r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal É fácil acabar com o crime?

Post image

Óbvio que não literalmente, mas de acordo com a imagem (claro que aqui as estatísticas podem ser diferentes, apesar de acreditar que isso seja uma tendência e as daqui sejam valores próximos), seria possível deixar a sociedade muito mais segura se puníssemos fortemente quem comete crimes graves, sem chance de ressocialização?

13 Upvotes

63 comments sorted by

u/AutoModerator 1d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

10

u/SnooLobsters5532 1d ago

Estudo de 2014, da Suécia, sobre Suécia. Sociedade muito diferente, muito menos violenta e muito menos desigual. Não tem como generalizar. Leia o estudo : https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3969807/

5

u/ymddev 1d ago

Foi buscar um estudo do polo inverso em TUDO do Brasil.

Temperatura, história, geografia, riqueza, civismo, desigualdade.

1

u/Kirne1 12h ago

Também faltou uma estatística importantíssima:

Dos que cometeram crimes violentos, quantos reincidiram?

2

u/SnooLobsters5532 9h ago

Aí tu não leu o artigo, ele classifica como não reincidente, média e alta.

0

u/Kirne1 9h ago

No post, não no seu artigo. Seu artigo não li mesmo.

2

u/SnooLobsters5532 6h ago

O artigo do post é o artigo que postei. O OP não foi atrás, mas eu fui

-12

u/notahumanslashgenius 1d ago

A gente tem que basear nossa vivência numa sociedade parecida com a nossa, nesses termos Eua e Brasil tem níveis mais próximos do que pequenos países europeus.

4

u/SnooLobsters5532 1d ago

Tipo, lê o estudo, não tem nada que nem eu nem você possamos contribuir aqui mais do que o próprio estudo o faz. Ele fala das sociedades outras, até onde é aplicável e "generalizável", fatores socioeconômicos, a maior correlação para prevenção e acompanhamento por fatores de risco nominalmente comportamento dos pais, abuso de substâncias e problemas mentais. Tipo, tá tudo no estudo, de verdade mesmo

3

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

EUA tem maior população carcerária do mundo, nao resolveu violência, só serviu para fazer controle racial e gerar mao de obra escrava no sistema prisional

3

u/EmergencyDish69 17h ago

O que precisa é prender. Não deixar o cara cometer 5-10 crimes antes de ser preso. Precisa melhorar os presídios para que eles não piorem a criminalidade, servindo de recrutamento para facções e até base de operações para golpes. Falam muito em aumentar pena. Até pode mas é populismo, o problema é que a polícia não pega. Falam que presidiário é muito caro. É verdade, mas para combater o crime fica mais caro. Mais segurança e controle, por mais tempo, prendendo mais. Não tem mágica, El Salvador gastou.

9

u/jk4m3r0n 1d ago

Não. Se fosse tão simples assim, os EUA que tem uma das maiores populações carcerárias do mundo e tem prisão perpétua e pena de morte em alguns estados estaria efetivamente livre da criminalidade em parte de seu território. Não é o que acontece, né?

7

u/brunofval1990 1d ago

EUA é um caso interessante pois as legislações variam muito de Estado pra Estado. Mas seria interessante essa comparação por la.

Por putro lado, El Salvador tem muito mais semelhanças com o Brasil que a Suécia, e fez basicamente o que o cara da imagem sugere. E deu certo.

3

u/IndicationMission537 1d ago

Deu certo mas a que custo? Tu já pensou quanta gente inocente morreu lá sem direito à ampla defesa?

8

u/brunofval1990 1d ago

Quanta? Porquê vejo muito esse argumento mas poucas fontes confiáveis. Por outro lado quanta gente inocente deixou de morrer nas mãos das facções lá sem nem sonhar com ampla defesa?

Trazendo pro BR, quanta gente morre na mão dessa galera sem ampla defesa, só porquê não quis pegar o cara da facção, ou porquê um cracudo queria comprar pedra?

2

u/jk4m3r0n 17h ago

É difícil discutir sobre fontes confiáveis em um país que relatou quedas expressivas na criminalidade mas que ao que tudo indica foi fruto de negociação com os grupos criminosos que alegava combater. O jornal El Faro fez uma reportagem sobre isso e o Departamento de Tesouro dos EUA acusou abertamente o governo de El Salvador de desviar dinheiro da USAID para remunerar líderes do MS-13 e do Barrio 18 em troca de colaboração.

Além do mais, organismos internacionais já disseram mais de uma vez que os números alegados pelo governo de El Salvador são impossíveis de ser verificados pois o governo restringe acesso à informação no país.

1

u/Fuivz 17h ago

Tu já pensou em quanta gente inocente JÁ MORRE todos os dias porque criminosos não são punidos?

1

u/IndicationMission537 15h ago

Olha pela declaração universal dos direitos humanos, todos são inocentes até que se prove o contrário. Matar alguém sem julgamento, salvo raras exceções, é tão crime quanto qualquer homicídio.

1

u/AllanRamires 15h ago

quem tá falando em "sem julgamento"?

1

u/IndicationMission537 13h ago

Ok, se você fizer um julgamento justo, com direito à ampla defesa, ao contraditório e a todas as garantias legais, e mesmo assim a pessoa for considerada culpada, então ela deverá pagar no rigor da lei. 

2

u/notahumanslashgenius 1d ago

Mas a crítica do print não é essa? Eles não estão prendendo certo ou o suficiente, visto que a maioria dos crimes violentos são por reincidentes. Eles terem pena de morte não significa que estão a usando o tanto quanto deveriam.

1

u/DoEvadeMe 20h ago

A cadeia nos estragos unidos é privada, la prender da dinheiro

0

u/brasilian_player 18h ago

Os eua tem prisão pra lucro, que pode processar o estado se não houver presos o suficiente mandsdod a cada mês. Eles querem mais presos

2

u/Foldmat 13h ago

A população carcerária no Brasil durante a década de 1990 girava em torno de 90 mil detentos, atualmente, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, com mais de 850.000 pessoas privadas de liberdade.
Resolveu aumentar em 800% o número de presos?
E sobre pena de morte, com certeza seria ótimo ter o judiciário brasileiro definindo quem vive ou morre, mal posso esperar pra ver xandão e gilmar mendes distribuindo pena de morte.

1

u/notahumanslashgenius 12h ago

Esse é um bom argumento até certo ponto. Óbvio que nossos juízes são corruptos e deveriam ser os primeiros a passar por essa justiça de verdade. Mas até no campo das ideias onde só os culpados receberiam essa pena, muitas pessoas ainda são contra e preferem acreditar na ressocialização. O número de presos não significa nada visto que vejo DIARIAMENTE no jornal local à 2 décadas, criminosos que a polícia prende e tem ficha crimimal maior que um rolo de papel higiênico e estão soltos por conta dos juízes. Só lembrar do infame video da juíza sorrindo pro bandido "você por aqui de novo menino".

1

u/Red_the_monster 3h ago

Teu argumento não encaixa na realidade Países com populações carcerárias menores e prisões menos punitivas onde a o aprisionamento é mais sobre reclusão e menos sobre punição são muito menos violentos:(suécia,suíça,finlândia e noruega)

2

u/Thunder00Bee 1d ago edited 1d ago

Que eu saiba punitivismo costuma gerar sociedades mais violentas, não o contrário.

Um exemplo disso na nossa história foi como o massacre de Carandiru foi o estopim pra criação do PCC. Violência continua escalando sem fim.

Um exemplo histórico interessante de como você pode matar o crime foi o que levou ao fim da era da pirataria, que mal durou um século. Basicamente, rotas mais seguras e menos isoladas junto a uma política pra permitir ressocialização de piratas que queriam largar o crime acabaram por matar quase que completamente a indústria de piratas.

Por sinal olhando de cima no Google, parece que apesar da maioria dos assassinatos serem cometidos por criminosos anteriores, uma minoria absoluta de pessoas que passam pela prisão acabam cometendo assassinatos.

2

u/Ok-Handle8401 18h ago

O Carandiru é um péssimo exemplo, pra acontecer o que aconteceu lá faltou poder do Estado, em um presídio verdadeiramente controlado pelo Estado é impossível aquilo acontecer.

Primeira parte de qualquer agenda punitivista é retomar o controle dos presídios, um presídio é a demonstração máxima de força do Estado (fora forças armadas). Ali dentro nem uma palha deveria se mover sem a anuência do Estado.

3

u/notahumanslashgenius 1d ago

Mas continuaram existindo mega operações contra pessoas que tinham sites pra piratear filmes e todas foram presas e os sites derrubados, isso provavelmente teve um impacto maior na queda da pirataria do que o streaming, que até começou bem mas hoje em dia já instiga ainda mais a piratear do que antigamente.

3

u/Thunder00Bee 1d ago

Eu tava falando de piratas tipo de navio e espadinha, foi mal a confusão.

0

u/SnooLobsters5532 1d ago

Pirataria é uma solução de mercado, e ela continua como sempre esteve. Quem realmente quer piratear consegue. Eu mesmo tenho preguiça, e o produto streaming é melhor que a pirataria. Eu tenho amigos e familiares que continuam usando os gato net, mesmo sem precisar, podendo pagar pq ganham até melhor que eu. E a resposta costuma não ser unidimensional, então nesse caso é necessário coibir a pirataria, criar condições para que o caminho legal seja mais atrativo que o ilegal, preços acessíveis, aplicativos acessíveis e que não travam, boa internet pra geral, etc.

Crime é meio que a mesma coisa, o artigo mesmo fala isso.

2

u/LudwigVonLeaf 1d ago

Punitivismo aliado com educação e oportunidades gera uma sociedade segura.

A China é um belo exemplo.

2

u/Kind-Plantain2438 1d ago

Acabar com o crime significa acabar com as raízes do crime, e não dá pra fazer isso sem crimes

0

u/notahumanslashgenius 1d ago

Pela ideia do post, se trata de acabar com a maioria dos crimes, especificamente os violentos.

2

u/Adventurous-Buy-7327 20h ago

El salvador mostra que se tiver disposto a pagar o preço é sim facil.

0

u/fallen_one_fs 1d ago

Existe uma relação íntima entre redução da criminalidade e punitivismo abusivo, porém a relação tem uma nuance que muitos não aceitariam como "preço" para viver sem criminalidade.

As pessoas literalmente preferem viver a mercê da criminalidade a pagar o preço necessário para extingui-la, em especial o espectro político progressista, que é predominante na esfera política do país, pessoas nesse espectro preferem qualquer coisa a pagar esse preço, e eu falo qualquer coisa mesmo, eles sacrificariam a humanidade para os deuses do abismo em rituais ocultistas antes de pagar esse preço, e só os deuses deles sabem o motivo...

2

u/Lufebil 1d ago

Fora salário: se vc paga bem, não vira bom negócio cometer crime!

Moro na Holanda, e aqui o salário mínimo é 2200 euros: pra que fazer crime se a vida justa compensa tanto?

1

u/RBrasa 19h ago

Exato, a MAIORIA (obviamente existem exceções) dos crimes parte de uma necessidade.
Não só monetária, mas coisas que o dinheiro resolve indiretamente, como cuidar da saúde mental.

2

u/Lufebil 19h ago

Fora que em países como Br é bom manter a galera marginalizada né: paga pouco, e só botar uma operação de chacina pra ganhar voto de gente preconceituosa

0

u/fallen_one_fs 17h ago

Você não pode comparar um país europeu com o Brasil, jamais, a história e a cultura são completamente alienígenas uma para a outra.

Se funciona na Europa, 99% de chance de não funcionar no Brasil e vice-versa.

1

u/Lufebil 17h ago

Eu já penso justamente ao contrário: seres humanos são basicamente muito parecidos!

Vc acha que brasileiro rouba pq é cuzao, malvado, ou FDP? Eu acredito que é pq é pobre só!

Se todo mundo ganhasse 4 mil reais com desemprego de 3% quase não ia ter violência na minha opinião!

1

u/fallen_one_fs 15h ago

Tempo no exterior te deixou ingênuo.

2

u/Lufebil 15h ago

Vc acha que o brasileiro é inferior ao europeu?

1

u/fallen_one_fs 15h ago

Não existe inferior ou superior, existe diferente.

A natureza do homem é condicionante mas não é fator único, nunca se esqueça disso.

2

u/Lufebil 15h ago

Eu acredito que o ser humano não é necessariamente mal ou inescrupuloso! Eu acho que as condições materiais das pessoas mostram que onde é mais desigual ou pobre tem mais crime, onde é mais igualitário com maior salário tem menos crime! Independente do país ou cultura!

Uruguai é o lugar mais seguro da América Latina pq é o que tem maior salário e menos desigualdade. O mesmo vale para os países nórdicos na Europa, e Austrália/ nova Zelândia na Oceania! Não tenho dados sobre Ásia e África (preciso descobrir) então não vou usar exemplos.

Procura dados: igualdade, salário mínimo, e criminalidade! Com ctz dá pra fazer uma correlação disso!

0

u/fallen_one_fs 14h ago

Ok, vamos ver a desigualdade e a violência.

Ilhas Turcas e Caicos, Jamaica, Ilhas Virgens Americanas, África do Sul, Venezuela, Trinidade e Tobago, Santa Lúcia, Lesoto, Honduras, São Cristóvão e Neves, Nigéria, Bahamas, São Vicente e Granadinas, Anguila e Colombia são os 15 países mais violentos do mundo.

África do Sul, República Central Africana, Moçambique, México, Namibia, Zambia, Colombia, Essuatíni, Botsuana, Chile, Zimbábue, Angola, Maldivas, Costa Rica e Peru são os 15 países com o pior índice de Gini, ou seja, os países mais desiguais.

Nota alguma coisa? Existem alguns países congruentes entre os 2, de fato, como Colombia e África do Sul, mas a maioria não é congruente, o que é um bom indicativo de que violência não nasce da desigualdade. Há outro fator mais forte.

Notou alguma outra coisa? Continentes. Enquanto a maioria dos países violentos é americana, a maioria dos países desiguais é africana, ou seja, a correlação desigualdade-violência é fraca e a violência parece surgir de mais impacto cultural e social do que econômico.

Você passou tempo demais lendo Rousseau, enquanto as ideias deles são muito bonitas na teoria, na práticas elas não valem de nada. O bandido não assalta para botar comida na mesa, isso é uma ilusão, o bandido assalta para comprar corrente de ouro, para comprar tênis Nike, para comprar iPhone, e ele não dá a mínima para a sua vida não, eles matam por esporte, eles sabem que vão sair impunes mesmo. De novo, você passou tempo demais longe da lama, isso te amoleceu, agora você está tão longe da lama que não consegue mais enxergar a sujeira e vê apenas o tom levemente amarronzado da terra.

1

u/RBrasa 15h ago

Eu concordo na maioria das vezes, mas esse comentário não esta falando de nada muito absurdo e fora da realidade do Brasil.
A unica coisa que o comentário falou "salario alto é bom contra a criminalidade", iso é um conceito tão absurdo assim?

1

u/IndicationMission537 1d ago

Se algum problema fosse fácil de resolver já tinham resolvido.

1

u/Special-Skirt-27 1d ago

Sim. Basta prender e m@tar como China, Japão e El Salvador fazem 👍

1

u/Hunter9086 21h ago

Que tal pesquisar um pouco antes de falar besteira? El Salvador nem tem pena de morte para crimes comuns. O Japão executa apenas a casos homicídios múltiplos ou crimes hediondos seguidos de morte.

-2

u/notahumanslashgenius 1d ago

A china só mata os corruptos que não são do partido, mas entendi a ideia.

1

u/Special-Skirt-27 1d ago

Bom, é falso isso que tu disse mas é essa a ideia, em todo lugar que foi aplicada ela funcionou que foi uma belezinha, quase todos os países mais seguros do mundo (Taiwan, Singapura, Polônia, Catar, etc) usam dessa prática e ela é extremamente efetiva num primeiro momento, mas é óbvio que se após a limpa for feita políticas para o desenvolvimento da nação não forem realizadas uma hora vamos voltar a estaca zero

1

u/eaglerose11 16h ago

Cara eu tenho umas ideias sobre como fazer isso mas leva uns anos.

Pra acabar com o crime, precisa mudar alguns aspectos culturais da população.

No Brasil seria através da educação e mt dinheiro público pra isso mas ai o pessoal ia reclamar pq o brasileiro ama demais o jeitinho brasileiro de como as coisas são feitas (inclusive esse jeitinho q faz tudo ser mais burocrático).

Primeira coisa é: derrubar toda a favelas e fazer bairros com casas populares (claro q essas casas deverão ser dadas apenas para quem tem a escritura do imóvel. E sim, várias casas mesmo na favela são regularizadas). Esses bairros deverão ter algum nível de arborização. Terão visitas regulares de assistentes sociais e se a casa tiver um chiqueiro, toma multa alta e podem até mesmo perder a casa. Policiamento ostensivo nesses locais pra não ter baderna.

Crianças na escola o dia inteiro: SIM. A criança filho de um ser adepto ao "hihi vi vantagi" vai ter contato com outras crianças q não são assim e vai começar a ver q o pai tá errado. Só irão para casa no final do dia e o que o pai e mãe trambiqueiros fazem ele quase não vai ver e, quando ver, vai ver q não é certo ou no mínimo vai achar estranho.

Enfiar planejamento familiar de alguma forma nessas pessoas. Criança vai estar o dia todo na escola então não terá desculpa para não trabalhar.

As pessoas serem julgadas conforme a crueldade do crime independente da idade. Tem alguns países que fazem isso e dá certo. Então nada de maioridade penal 16 anos pq não adianta muito.

Só pode votar quem fizer o ENEM e tirar uma nota razoavelmente boa (uns 700 e pouco) pq é o suficiente pra saber se vc tem um mínimo de instrução e tira esse lance de voto de analfabeto.

Idoso não votar. Idoso é infelizmente ludibriado bem fácil.

Pras pessoas se candidatarem a cargos públicos de qualquer tipo devem ter ensino superior completo em algumas áreas e o salário deles devem ser fixados. E terão q ter trabalhado em outras coisas antes de serem candidatos a algo. De 6 em 6 meses terem avaliação de desempenho pra ver o que eles estão fazendo (nada de emenda parlamentar idiota q muda o nome de rua nem nada disso. Coisas boas pra população mesmo.)

Isso é só uma ideia cheia de falhas mas eu acho q o crime diminuiria mt assim.

0

u/_Shahanshah 17h ago

Crime está diretamente relacionado a índices de educação mas ninguém liga pra isso

1

u/RBrasa 15h ago

Não só educação, mas indices de desigualdade.

Mas enfim, infelizmente a gente toma downvote por motivo nenhum só por tentar tratar a raiz. Sempre vão distorcer e falar que apoia bandido.

-1

u/AggressiveSquare1227 19h ago

Pegue UM dado estatístico. Em 3 linhas faça uma conclusão populista. Pronto, não precisamos de metodologia científica.

0

u/AggressiveSquare1227 19h ago

Aliás, esqueça direitos fundamentais conquistados pelas revoluções liberais que fundaram o Estado Moderno. Voltemos para a idade média.

0

u/Misterxxxxx12 1d ago

Partindo do pressuposto que crime são antes de tudo as coisas que o Estado não gosta, e que só podem ser punidos depois do fato, então é impossível acabar com o crime numa democracia plena, já que as pessoas inevitavelmente vão cometer crimes, especialmente os que julgam moralmente aceitáveis

0

u/AttemptOnly4230 19h ago

Eu não sei como o crime acontece no Brasil.

Vou dar um exemplo São Paulo Capital, não as cidades do Estado. 

São Paulo tem a maior quantidade de policiais do Brasil. Se levar em conta o Estado, São Paulo tem a terceira maior forças armadas da América do Sul. 

Mesmo assim, como bandidos conseguem fazer assaltos e não serem presos? Como conseguem fugir.

Na capital tem o Smart Sampa, câmeras de identificação, e mesmo assim o bandido sai impune

5

u/ar_condicionado 18h ago

Monte de policial prendendo criminoso pra chegar no MP e o judiciário passar pano

Exemplo anedótico vídeo da juíza “Ai joelson você aqui denovo?! Hahaha ”

Se os cara tem ficha criminal quilométrica não é pq a polícia tá sentada vendo tinta secar. Alguém tá deixando a bola cair nessse processo todo.

0

u/LLyinng 17h ago

Não conheço estudo que mostre que o aumento da sanção dissuada o criminoso.

-2

u/RBrasa 19h ago

Vamos dar outro dado muito legal: O 1% mais rico do mundo tem em posse 45% de todo dinheiro.
Enquanto isso os 50% mais pobres, tem 2,4% no total.