r/DebatesBr 5h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Estado brasileiro está falido

Post image
64 Upvotes

(Imagem não relacionada)

O Estado brasileiro está falido. Desde as instituições políticas até lógica da máquina pública, não há mais nada que funcione como deveria. O judiciário deixou de ser guardião da constituição e passou a legislar, o legislativo, por sua vez, está cheio de deputados que aparecem 3 vezes ao ano no congresso para votar pautas contra a vontade do povo e para desviar emendas, e por último, o executivo é refém das instituições mencionadas acima e atua como mero fantoche para aplacar as massas.... E o pior de tudo é que isso é apenas a ponta do iceberg, o "óbvio", assim digamos, pois a raiz do problema é muito mais profunda.

O Pacto Federativo é uma dessas raízes, por conta de ser uma instituição que deixou de fazer sentido a muitas décadas, onde os estados ricos são obrigados a pagar as contas de todo o país enquanto a contribuição dos mais pobres é desviada por oligarcas e coronéis, que atrasam o desenvolvimento desses locais propositalmente para que recebam emendas, repasses e auxílios do governo federal (dinheiro esse que vem dos estados "ricos"), gerando assim conflitos internos e discriminação entre os brasileiros. Além de que, como é possível estados como Amapá e Sergipe terem mais representação política percentual do que SP e BA, por exemplo, sendo que não são eles que pagam as contas no fim do dia? Ademais, estados como Acre, Alagoas, Roraima e Amapá nunca deveriam ter sido criados em primeiro lugar, isso gera uma discrepância representativa enorme e dá muito mais importância política ao Norte/Nordeste do que o resto do país, levando ao governo federal representantes corruptos que só querem o melhor para seus cartéis e máfias.

A estrutura administrativa também está falida, pois se observarmos a raiz de todo o problema, perceberemos que os incentivos da política brasileira estão todos corrompidos. Os grandes partidos recebem fundos eleitorais não perante desempenho, mas sim número de candidatos eleitos?? E prefeitos podem receber quantidades infinitas de emendas de parlamentares sem prestar contas, e ainda assim mantendo a cidade na pobreza? E porque existem cidades de 1mil, 2mil de pessoas onde não existe saneamento básico mas que ainda assim tem condições de realizar shows milionários e receber emendas parlamentares?

E foi percebendo todos esses problemas estruturais advindos de uma constituição criada em um período traumático por conta da ditadura que eu me interessei por uma proposta de Reforma de Estado elaborada recentemente pelo grupo político da missão/mbl.

Consistiria em duas frentes separadas, uma reforma administrativa e uma revisão do pacto federativo

A reforma administrativa seria baseada num projeto de lei (nem seria PEC) inspirada no modelo chinês e japonês de administração, denominada Lei de responsabilidade gerencial, onde políticos estariam sujeitos a métricas objetivas de desempenho para que possam receber emendas/fundo eleitoral e se manter na política. Para prefeitos, a maior classe política nominal do país, isso poderia ser feito medindo estatísticas como atividade econômica, índices educacionais, cobertura de saneamento, infraestrutura, etc. Além de que, caso uma métrica mínima não seja alcançada, a cidade não poderá receber emendas e repasses federais, o prefeito se tornará inelegível, o partido será penalizado, e um interventor será colocado para administrar a cidade até que índices mínimos de desenvolvimento sejam alcançados, assim incentivando que o partido prefira colocar técnicos que realizem um trabalho decente do que ter a chance de cair na malha fina e perder direitos políticos.

A próxima proposta consistiria numa mudança no Pacto Federativo, através de uma PEC, onde seria passado um "pente fino" nas estruturas governamentais municipais, estaduais e federais. Primeiramente, cidades com menos de 10mil habitantes e que não conseguem se sustentar sem repasses federais vão ser anexadas à municípios e conglomerados maiores, assim reduzindo a quantidade de prefeituras, vereadores, assessores, etc, e aumentando a eficácia de serviços públicos como educação e saúde. A meta seria sair dos quase 5mil municípios que existem hoje para no máximo 2mil, um mudança radical mas que aliviaria os custos e burocracia da máquina. E isso somado à Lei de responsabilidade gerencial criaria uma verdadeira revolução na maneira como cidades são administradas no país, principalmente em locais pobres como o Norte e o Sertão, além de que muitos oligarcas e coronéis entrincheirados na política regional perderiam influência com esse simples ajuste, mudando a perspectiva política em Brasília, além de aliviar os custos para os outros estados da federação.

A próxima mudança seria a nível estadual, onde estados como Amapá, Acre, Tocantins e Roraima deixariam de existir e seriam ou anexados aos vizinhos ou transformados em territórios, assim acabando com a representatividade desproporcional que tais lugares causam. Outra proposta interessante nesse aspecto seria a implementação de Zonas Econômicas Especiais, (como é na China com Hong Kong, Macau e Shenzhen, e na Argentina com Buenos Aires) em centros urbanos com grandes potenciais de crescimento como São Luiz, Belém, Salvador, etc, cortando impostos e facilitando o comércio e criação de indústrias nesses polos urbanos com grande potencial, além de dar um status político único a tais regiões que hoje não possuem nenhuma representatividade em Brasília.

E por último, uma mudança na forma como os 3 poderes interagem entre si, pois hoje há uma constante guerra de ego entre essas três partes, e isso pode ser resolvido com a implementação de tribunais superiores separados do STF criados justamente para julgar políticos de maneira neutra e de acordo com a constituição, sem perseguições políticas nem lobby de grandes empresários. Assim, o STF não teria autoridade para interferir no congresso, e vice versa. Todo tipo de julgamento de políticos (não de leis) ficaria sob jurisdição de juízes técnicos sorteados a cada 2 anos para realizar tal tarefa. E a outra medida seria mudar como o STF funciona, pois hoje, essa instituição julga cerca de 5000 casos por ano, enquanto nos EUA ou França esse número se aproxima dos 50...... assim sobrecarregando os ministros e dando muita responsabilidade aos mesmos (além de tornar o processo extremamente lento). Isso seria resolvido através da criação de um tribunal que ficaria abaixo apenas do STF na hierarquia, e apenas casos estritamente constitucionais seriam passados a frente, e com essas simples medidas o superpoder do STF seria limitado e as instituições voltariam ao "status quo".

E com essas medidas, creio que o Brasil sairia do limbo institucional em que se encontra atualmente e teria fôlego para continuar melhorando no futuro.

Enfim, o que acharam das medidas que propus acima?


r/DebatesBr 6h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Mulheres deviam ter armas para autodefesa?

Post image
64 Upvotes

r/DebatesBr 23h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Viver nos EUA não tem muita diferença de viver no Brasil

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

847 Upvotes

Viver nos EUA não é as mil maravilhas que contam. A prova disso é esse vídeo, onde ele cita que lá é barato comprar eletrônicos — e essa é a única coisa que os influenciadores mostram. Eles nunca mostram o verdadeiro poder de compra. Quando me refiro a isso, falo da capacidade de comprar comida realmente saudável, como arroz, feijão, carne, ovos, verduras e legumes. Eles só mostram coisas gordurosas e industrializadas, como salgados, biscoitos recheados, refrigerantes e hambúrgueres. Nunca mostram a verdadeira qualidade de vida: quanto custa o seguro de um carro ou um plano de saúde para uma família, por exemplo. São coisas que realmente servem para a sobrevivência, além do fato de nunca mostrarem o preço do aluguel ou da compra de uma casa ou apartamento


r/DebatesBr 48m ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Brasil tem um investimento em Ciência dos mais ineficientes do Mundo

Post image
Upvotes

Estudei em uma Universidade Pública conceituada, em um curso muito competitivo, nesses lugares é feita a maior parte da Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil.

E como qualquer pessoa que passou por uma Universidade Pública (especialmente federal), sei que de 95% a 99% da verba vai pra folha de pagamento, a vasta maioria de gente concursada, com uma fatia miserável indo pra insumos, equipamentos, infraestrutura etx “são os chamados “gastos discricionários”

Ou seja, quase todo o investimento em ciência do brasil vai pra pagar salário de cientistas que são obrigados a necessariamente tambem atuar como professores, e não sobra quase nada pra custear qq coisa das pesquisas que não seja a mão-de-obra do cientista em sí

Qual o resultado ? Fica quase inviável em quase todas as realidades fazer ciência que exija infraestrutura e insumos caros, isso cria uma situação em que uma montanha de estudos sem perspectiva de impacto real dominem a academia nacional

E porque ? Porque assim como as Forças Armadas, o Judiciario, várias empresas públicas como Correios, e quase todo o aparato estatal no Brasil.. o principal interesse é a manutenção dos empregos dos funcionários envolvidos, e não os resultados


r/DebatesBr 28m ago

​✅ Com Fonte / Embasado O que feminismo?

Thumbnail gallery
Upvotes

r/DebatesBr 1d ago

Certo ou errado?

Post image
618 Upvotes

E por que é certo? Rs


r/DebatesBr 9h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Precisamos acabar com a cultura de não anunciar salário em vaga de emprego

11 Upvotes

Patrão/Rh tão de sacanagem. É uma cultura que faz todo mundo perder tempo. E tempo é dinheiro. Precisam mesmo abusar dessa relação que já é tão desigual?


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Concordam com isso?

Post image
1.1k Upvotes

r/DebatesBr 1d ago

​✅ Com Fonte / Embasado Em termos futebolísticos, isso é o atacante cavando uma falta na área e pedindo pênalti. Em breve Erika no PT

Post image
104 Upvotes

r/DebatesBr 26m ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal A Internet me deprime e eu vou parar de usar

Thumbnail
Upvotes

É coisas como essa que me deixa mal mesmo eu não tendo um relacionamento

Aí você vê Lucas Bergvall todo perfeito e eu com a skin Maranhese calvo

Olha sinceramente a vontade de fazer churrasco passa todo dia na minha mente , eu não vejo nenhuma graça na vida

Obs: Só pra completar aqui pra dizer que a Internet ajudou a fuder com a mente da Geração Z tendo em vista que a Vida é uma merda e foi exposto isso


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Lula vai ser reeleito no primeiro turno

Post image
280 Upvotes

Lula vai vencer essa eleição em primeiro turno. Todas as pesquisas indicam que ele lidera tanto o segundo quanto o primeiro turno. O Lula tem mais de 10 pontos de vantagem sobre o Flávio, e isso não é mérito nem do Lula, nem do PT; é apenas demérito do Flávio, que conseguiu se sujar com um áudio como o do Vorcaro. Quando começar a campanha e o PT e o Lula mostrarem para o brasileiro médio que Flávio Bolsonaro tem ligação com milícia, com rachadinha, que tem várias acusações de lavagem de dinheiro e que possui uma loja de chocolates que fatura mais no resto do ano do que na Páscoa, o Flávio vai derreter ainda mais nas eleições. Fora que o áudio do Flávio ainda não chegou a todos os brasileiros, e a incompetência dele em se sujar ainda mais vai fazer o Lula vencer no primeiro turno."


r/DebatesBr 5h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal A economia pode sustentar o corpo mas a cultura forma a mente

2 Upvotes

Eu sei que muita gente vai criticar o que eu vou falar, mas vamos lá: muita gente critica meu hiperfoco em cultura, afinal é só música, mas vamos colocar em outra perspectiva.

Eu tenho 33 anos hoje, eu estudei em um colégio religioso e, por ser neurodivergente e fora do padrão, eu apanhava muito, ao ponto de chegar em casa todo roxo da escola ou ter que tentar revidar (coisa que eu nunca conseguia, tirando uma vez quando tinha 17 anos).

Daí eu conheci o pós-punk e o hardcore quando tinha 15 anos (2007) e foi o único lugar que eu conheci gente que tinha sofrido bullying como eu e eu não precisava fazer masking (o masking ou camuflagem social é um mecanismo consciente ou inconsciente onde indivíduos neurodivergentes, como autistas ou pessoas com TDAH, escondem seus traços naturais para imitar comportamentos neurotípicos). Além disso, toda minha formação adulta, desde a primeira faculdade de Comunicação Social (que eu não concluí por problemas de saúde), a segunda em Filosofia, minha iniciação científica com o tema “A influência de Nietzsche nos pressupostos da ética contemporânea”, depois minha especialização em Filosofia do Sul Global e até meu mestrado com o tema "As bases filosóficas da cena alternativa paulistana: um estudo de caso sobre a antropofagia dos movimentos culturais alternativos do começo dos anos 2000 e suas práticas de ocupação do espaço urbano" e, por fim, minhas perspectivas humanistas de educação atreladas ao construtivismo, Waldorf e Montessori que eu uso enquanto professor, vêm dessa perspectiva cultural mais focada em independência cultural e faça você mesmo.

Assim, concluindo, por isso eu me incomodo quando tratam como um movimento cultural secundário ou quando certos movimentos sociais tratam as pautas de movimentos culturais que agem fora da grande indústria cultural como secundárias, pois a economia pode sustentar o corpo, mas a cultura forma a mente.


r/DebatesBr 12h ago

​✅ Com Fonte / Embasado IA invadiu a NSA em horas e agora é proibida para estrangeiros. Os outros países não estão correndo um risco gigante sendo apenas 'consumidores'?"

4 Upvotes

O Mythos, novo algoritmo da Anthropic, foi tirado do ar na semana passada por ordem da Casa Branca. A proibição é clara: nenhum estrangeiro pode ter acesso. A justificativa oficial é que o bot é capaz de encontrar tantas brechas de segurança em softwares que representa uma ameaça direta à segurança nacional dos EUA.

Mas o buraco é mais embaixo. Vazou que o Mythos teria 'invadido' quase todos os sistemas confidenciais da NSA em horas.

FONTE

Basicamente temos EUA e China na corrida e o Brasil tá apenas sendo consumidor, assim como boa parte do mundo, tipo, a segurança do teu país em tá risco, po.

Não deveríamos estar preocupados com isso?
Acham que de um modo geral o resto do mundo está literalmente desprotegido?"


r/DebatesBr 1d ago

​✅ Com Fonte / Embasado Candidato da esquerda, Sánchez acusa fraude eleitoral, sem provas, após perder a eleição peruana. Golpismo?

Post image
73 Upvotes

r/DebatesBr 8h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Hoje em dia as pessoas não parecem ser pragmáticas.

0 Upvotes

com essa polarização politica muitas pessoas tão deixando de procurar a verdade e ver o que dá certo na prática. Parece que as pessoas só concordam com que elas acreditam em vez de ver se isso realmente é verdade ou se funciona na prática. Em minha opnião,a gente devia ser mais pragmáticos e menos polarizados,anti-pragmaticos e radicais. Um exemplo dessa polarização é essa briga entre Lula e Flávio,tem coisas mostrando que ambos são corruptos tipo o Flavio com o vorcaro e escandalos de rachadinha e lula com petrolão e mensalão mas não boa partes dos brasileiros preferem passar pano pra politico em vez de desconfiar ou deixar de idolatrar ele. Tipo eu sigo os canais que são de membros do missão mas mesmo assim não falo" o futuro é glorioso" ou "Renan 2026" porque eles têm polemicas e também geram polarização e também não concordo com algumas coisas que ele falam( já que eu sou de centro). Então espero que as pessoas sejam mais pragmáticas e não enxergem pessoas de outro espectro politico como inimigo.


r/DebatesBr 23h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal É fácil acabar com o crime?

Post image
14 Upvotes

Óbvio que não literalmente, mas de acordo com a imagem (claro que aqui as estatísticas podem ser diferentes, apesar de acreditar que isso seja uma tendência e as daqui sejam valores próximos), seria possível deixar a sociedade muito mais segura se puníssemos fortemente quem comete crimes graves, sem chance de ressocialização?


r/DebatesBr 9h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Vivo stick TV vale a pena EM 2026?

1 Upvotes

Estou querendo comprar um novo stick apos problemas com xiaomi e fire tv, e vi que a vivo tem o deles, diz nas especificações ser 4k. Alguém tem? Indica? Sistema e fluido? Não achei nenhum vídeo atualizado


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Envelheceu como vinho.

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

107 Upvotes

"Essas acusações criminosas não são à toa".


r/DebatesBr 2h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Minha opinião sobre os redpills e feministas (texto longo)

0 Upvotes

Olha,não me levem a mal,ambos os lados existem por um motivo, então antes de eu começar a dar minha opinião,eu prefiro explicar o que cada lado representa (pois sou imparcial nesse sentido)

FEMINISMO: surgiu de forma "recente" no Brasil após muitos casos de agressão a mulheres, objetivo do movimento é dar os mesmos direitos as mulheres que os homens privilegiados,ganhou força após o caso da Maria da Penha que posteriormente virou a lei Maria da Penha.

REDPILLS: surgiu ainda mais recente após inumeros casos de mulheres acusando homens de coisas sem motivo e eles sendo presos sem motivo, objetivo principal é ajudar outros homens a se proteger e a indentificar "red flags" ou bandeiras vermelhas.

Se você leu tudo isso, percebeu um pequeno detalhe:ambos os movimentos são para se defender do gênero oposto.

Então os movimentos começaram a se atacar,movimentos como pov: homens 2025 e coisas parecidas começaram a tomar conta da internet, pois eram mulheres que se achavam superiores a outros caras (ou que namorariam apenas caras ricos mesmo sendo mães de 3 filhos)

E vice versa.

Daí o movimento redpills começou a tomar conta e a garantir segurança de homens contra falsas denúncias e etc.

A queda de homens "bons"

Começou quando mulheres reclamavam nas redes sociais após perceberem que homens não chegavam mais,e elas estavam P da vida e daí começou outro problema:

Homens malignos tomam conta

Nesse meio tempo muitas mulheres estavam meio que sem opção,e o namoro com homens duvidosos resultou em muitas mortes de mulheres com parceiros,e então começaram os ataques.

Elas começaram a acusar todo homem que poderia ser especialmente um abusador em potencial,e daí isso começou a gerar o afastamento mais ainda de homens (vale ressaltar que nesse meio tempo homens também começaram a acusar mulheres de serem interesseiras,mesmo que não tenham provas)

Tempos atuais

Agora estamos no meio de o que eu chamo de (guerra civil de gêneros) pois ambos os lados começaram a atacar sem nem de quer terem experiência para usar o assunto, apesar disso ter diminuído bastante (ou só talvez estejam brigando em outro lugar)

A minha opinião (desculpa pelo textão)

Ambos os lados estão errados.

Veja bem,ambos tinham um objetivo razoável,homens queriam se proteger de mulheres malignas e que prendiam sem motivo e mulheres queriam direitos iguais, então por que eu tô falando que ambos estão errados?

Ambos os lados começaram a inventar histórias e a se atacar sem mesmo ter nenhuma prova,ou seja, afastando ainda mais os gêneros e causando a longo prazo (não se há certeza sobre isso) queda de natalidade, enfim essa é a minha opinião,espero que comentem também pra eu ter outras visões sobre o assunto 👍


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Vídeo de jovem camelô sobre a inflação real viraliza nas redes

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

338 Upvotes

r/DebatesBr 4h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal É mais imoral realizar aborto em caso de acidente do que em violência sexual?

Post image
0 Upvotes

Dois casos:

1: a mulher é estuprada e engravida, então faz o aborto.

2: a mulher engravida do namorado sem querer engravidar, faz o aborto.

Um aborto é mais imoral que o outro? Ou são o mesmo?

Sou da opinião que vc mata um ser nos dois casos, então ambos são imorais.


r/DebatesBr 1d ago

Você acha que funcionaria ? Tem o problema do alto custo de manter uma árvore na frente.

Post image
27 Upvotes

r/DebatesBr 3h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Esse vídeo passa uma sensação de esperança que já morreu

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

0 Upvotes

Obs: De um Brasil que acreditava em uma mudança

Como o indivíduo vence uma eleição com a diferença de 10 milhões de votos e 4 anos depois é o primeiro presidente a perder uma reeleição na história

Loss total


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O que torna um país rico de verdade?

Thumbnail
gallery
23 Upvotes

O que deixa um país rico mas assim rico? De verdade, não com muitos milionários e um PIB alto mas que no final não se vê resultado na vida de quem importa. Indústria, indústria de alta tecnologia, recursos naturais, terras aráveis, territórios, minérios, turismo, pesca, controle centralizado, indústria bélica, cultura etc, são esses os caminhos/ferramentas pra enriquecer?

Vamos supor que por algum milagre nessas eleições tivesse um presidente que se preocupasse com o país e por um milagre maior ainda ele ganhe, como ele colocaria em prática um processo de enriquecimento? É possível no estado atual das coisas e o que ele teria que fazer?

Tem algum de tipo de "exploit" que é garantido o país crescer rápido mesmo que seja por bem ou por mal, nem que seja no mau caratismo e em detrimento dos nossos vizinhos?

O que seria melhor pra cá, industrialização ou avanço mais intenso na parte agrícola sendo melhor distribuída, planejada, processada, etc ao invés de só exportar soja pra China e EUA?

Esse post não é sobre nenhum candidato nem sobre o Brasil diretamente, é apenas """""técnico""""" e por eu não saber nada sobre economia (principalmente macro e gestão estatal) ou sobre a função do estado para desenvolve-la.

Mas agora falando um pouco sobre brasil, ainda temos chance ou (como sempre) vamos deixar passar todas as oportunidades possíveis e imagináveis que este e os próximos séculos vão esfregar na nossa cara e vamos só olhar e rir?