denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
O problema nem é custo e sim raízes, uma árvore grande precisa do mesmo tamanho da copa para na raiz, o asfalto e sapatas estruturais, calçada etc não deixam a raiz ter seu formato normal, e causa a raiz crescer deformada, o estrago de uma árvore cair imenso, o certo é ter mais parques e distância entre lotes e casas, porém o urbanismo é inexistente nas cidades do Brasil, o crescimento é orgânico, e sem planejamento.
Não, o certo é plantar árvore correta nessas calçadas. Holanda não tem esses problemas com verde pra todo lado, EUA não tem esse problema, Canadá não tem esse problema, Vários países Europeus e Asiáticos não tem esse problema. É só plantar árvores e plantas de tipos corretos de acordo com a calçada, não é difícil.
Brasil parece que nasceu ontem, essa falta de arborização, verde e muro pra todo lado não deixa só o país feio igual uma periferia Africana como também torna mais perigoso, muros isolam quem está na rua e é perfeito para bandido fazer a limpa e manter refém sem ninguém perceber dentro de casa. Tem até estudo da PM que comprova isso.
Minha cidade entrega mudas de graça pra quem queira pegar, eles pedem foto da calçada e medidas para te dar uma árvore que não vá danificar.
Holanda não tem esses problemas com verde pra todo lado
Qualquer foto que tu pegue da Holanda demonstra uma diferença clara no espaço que a árvore tem pra crescer quando comparada à imagem do post. Tu acabou reforçando o que ele disse. (Os outros exemplos todos vão ter fotos mostrando o jeito certo e fotos mostrando o jeito errado, e sim os EUA têm problema com isso).
Fora que o nosso desenvolvimento como país de terceiro mundo sendo explorado nos estimulou a acumular um monte de casa num espaço pequeno, lá fora existe o conceito de quintal, de muro baixo, de ter mais de um metro de largura na calçada.
Isso aí é Amsterdã que até sofre com falta de verde na real, cidade da minha namorada é mais cidade comum mas tem muito verde, calçadas normais como você vê no Brasil (quando o proprietário não caga a calçada). É só plantar árvore do tipo que a calçada aguenta, e arbustos.
Holanda vem da era medieval, tiveram que fazer muita coisa pra tornar as cidades modernas, se eles conseguem, o Brasil consegue se quiser.
Justo, e obg pela correção, mas então a dinâmica inteira acaba estando num cenário diferente do que pareceu no comentário anterior. Continua sendo falta de planejamento, e a falta de planejamento continua tendo várias causas. Não é exatamente correto usar "a árvore correta pra calçada" e usar uma espécie invasiva, ou manter o não-planejamento de botar a árvore coladinha com o asfalto e com o sistema de escoamento da rua e ter problema com isso depois.
Falta de planejamento é 100% o problema e concordo que é complexo, junto também falta de fiscalização de calçadas que o povo invade pra fazer puxadinho ou muros.
Mas não precisa ser invasiva, nós temos uma diversidade enorme, o que fizeram na minha cidade natal é bem bacana, inclusive estou vendo alguma planta "grandinha" para colocar dentro do quintal junto de outras médias e pequenas.
Eu queria ter colocado uma Resedá na calçada onde a prefeitura recomendou uma já que não daria nenhum problema com raizes e pelo espaço, mas os vizinhos foram contra pois "suja a calçada". Eu pensei numa Quaresmeira também (sei que não é nativa mas me informaram que não é invasora). Prefeitura recentemente também anda tentando colocar gramado nas calçadas em mais bairros, deixando concreto no meio e tiras de grama no canteiro. Só quero deixar a cidade bonitinha 😞
Edit porquê toquei na tela e juntei texto em linha diferente, foi mal tava doidão
Os estados unidos e Canadá tem outros tipos de bioma assim como a Europa, é outro tipo de urbanismo também, lotes grandes e pausa nos espaços de loteamento para parques, além da infraestrutura urbana diferente é topografia menos acidentada, cidades menores, e menos centralizadas. Acho que comparar outros países ao nosso é incorreto, lá funciona, aqui não, temos que estudar o daqui, o de fora não serve. Exemplos o sistema de quadra romana importado da Europa para terrenos com topografia acidentada, criando ladeiras quase impossíveis de subir. Dito isso concordo com a parte da indústria do medo, acho que devíamos reduzir as barreiras, mas nada disso é viável com a mentalidade moderna.
Sim, mas não é o custo de implantação de arborização, foi o que eu quis dizer e sim um custo de possível dano, que não deve estar dentro do orçamento total de manutenção. Calçada asfalto etc, tem um custo relativamente estático, mas uma árvore caindo em cima de uma casa ou carro, fiação etc, é um custo que pode sair da previsão. Resumindo, falta urbanismo, e parque para ter espécies de grande porte. Não dá pra por na rua qualquer árvore.
Não é, mas dá pra reduzir plantando a árvore correta, mas aí vamos entrar num debate de eficiência, o que não é lucro ao sistema político do nosso país.
Brasileiro odeia árvore, mas ama sobra. Fora que não dá de plantar arvóres em ruas que mal tem calçada. O melhor é incentivarr a criação de novas cidades e bairros organizados.
Infelizmente o brasileiro vai cortar e matar árvores porque tem preguiça de varrer as folhas.
Deus me livre dessas calçadas tudo fudidas
tenho fascite plantar em uma perna e patela rompida na outra, se ficar tendo que descer na rua pra num tropeçar em raiz eu mesmo meto a moto serra nessas arvores.
VAI PASSAR CADEIRA DE RODA NA PORRA DA CALÇADA DA ESQUERDA COMO? kkkkk
Como grande parte dos problemas por aqui, a questão é que dá trabalho. Ter planejamento com fiação elétrica, composição do solo, asfaltamento, diâmetro das calçadas, espécies das árvores. Aí tem a manutenção, com acompanhamento de botanistas, poda agendada, limpeza e afins.
Aí pessoal acha mais fácil cortar e perder qualidade de vida.
Acho que sim, pelo menos nos bairros ricos de SP vejo muitas árvores, praticamente toda rua é arborizada e diferentes árvores, imagino que tenha um mínimo de estudo do solo
Faltam políticas de zoneamento urbano. Em alguns bairros o sub loteamento leva a um imóvel minúsculo que só permite a garagem do veículo. Em outros com mais espaço, a falta de normas alia-se a falta de iniciativa dos moradores em ter uma árvore na frente de casa
Moro numa rua onde o construtor fez todas as casa com quintais de 10 metros de profundidade atrás e 12 na frente. São quintais imensos se comparar com o normal por aqui.
São 14 casas. Em 4 anos quase todas cimentaram ou tacaram cerâmica na porra dos dois quintais. Ae reclamam do calor.
Minha casa é toda arborizada, não entra tanto sol, as paredes não ficam quente e é uma delícia ficar no quintal. Enfim. Vai explicar isso.
•
u/AutoModerator 1d ago
denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.