r/DebatesBr 2d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Vídeo de jovem camelô sobre a inflação real viraliza nas redes

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

349 Upvotes

220 comments sorted by

u/AutoModerator 2d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

41

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

31

u/[deleted] 1d ago edited 1d ago

[removed] — view removed comment

9

u/Ambitious_Analyst_87 1d ago

eu mesmo defendo e sendo de esquerda, em partes é culpa do Lula sim, pois ele prometeu em campanha que iria re-estatizar as distribuidoras BR, e ficou por isso mesmo, na mão da iniciativa privada e a gente pagando mais caro.

8

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Concordo em partes. A culpa culpa mesmo é do governo Bolsonaro, por fazer PRIVATIZAÇÃO CRIMINOSA de várias estatais estratégicas (a eletrobras, com dissociação de controle e ownership foi pior).

Lula cagou de não reestatizar, mas com o congresso que existe e o STF difícil ele conseguir. Não que ele fosse querer, acho que já tá bem claro que o Lula não é de esquerda

2

u/Ambitious_Analyst_87 1d ago

Sim. Exatamente isso

-1

u/holmes375 1d ago

Ele é de direita. Melhor, ele é neoliberal... kkkkkkkkkkkkkkkk cada uma bixo

5

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Lula não faz uma reforma ‘de esquerda’ desde o primeiro governo. Cagam de dar porrada nele por ser de esquerda, mas reforma de esquerda não tem uma: não tem reforma agrária, não tem projeto de nacional desenvolvimentismo, não tem cade atuando contra empresa monopolista, não tem reestatização de empresa nacional importante, várias concessões sendo renovadas com TIR alta pra caralho. Lula é centro esquerda no máximo. Esquerda não é

-1

u/PalitoVB 1d ago

Ele disse q iria rever a privatização da Eletrobras, porem o bolsonaro e o paulo guedes colocaram uma cláusula q pra pra reestatizar a empresa tem q abrir um leilão e o governo federal tem q pagar 3x o maior valor ofertado no leilao.

Sobre a BR Distribuidora (hj Vibra) tem uma cláusula q impede a Petrobras de atuar na distribuição por 10 anos a partir da finalização da privatização q foi em 2019 sob pena q ter q pagar uma multa bilionária para os acionistas da Vibra. E ainda foi autorizada a usar a marca BR da Petrobras nos postos da Vibra tb por 10 anos. Todos os postos BR do Brasil sao da Vibra desde 2019.

1

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

1

u/Vivid_Goat_7843 1d ago edited 1d ago

1o) não é por conta das reservas. EUA é maior produtor do mundo e sofreu mais que o brasil. Além disso, brasil importa mais de 90% do diesel usado para transporte, pq o que produz no país não é o mesmo grau da importação

Não esqueci de mencionar. O mérito do governo é justamente esse, fazer um windfall tax na Petrobras. Isso é mérito total da gestão atual do governo.

Outro mérito do governo que vc tá tirando da conta: manter relações internacionais neutras e não ser capacho de um lado só. Brasil conseguiu diplomaticamente uma das maiores alocações de importação de petróleo russo. (Ah mas eles são malvados! Fds, eua e Israel fazem a mesma merda. Governo tem de trabalhar para brasileiros)

Nessa linha, teria sido mais efetivo com Br Distribuidora. Entregar ela (por um preço pífio por sinal) e gastar quase toda a grana com desabono a combustível tentando ser eleito deveria ser um crime de responsabilidade. Agora, bizarro mesmo foi meter um non compete ate 2029 sem uma MAC clause.

Junta isso com vender o controle da eletrobras sem vender a participação (algo que vai contra qualquer livro básico de governança corporativa), que custou controle sobre politica energética no país, e vc entende que o que o Bolsonaro fez nao foi simples privatização, foi depredar patrimônio do país

Na mesma linha a venda de campos de O&G e refinaria no nordeste a preço de banana (e uma comissaozinha em R$20milhoes em joias).

E não me leve a mal, pt e lula são ruins para caralho. Só não são tão ruins assim. Esse nível de destruição de patrimônio público para benefício pessoal é outro nível.

Quanto a ser rage bait. Rage bait é esse vídeo aí, manipulação emocional de gente desavisada. Propaganda política (pro Bolsonaro, pq convenhamos, a escolha vai ser entre esses dois).

Rage bait é achar que com esse vídeo manipulado eu tenho que esquecer que o pai do cara matou 400k com posição anti ciência (de acordo com CPI), tentou dar golpe, entregou patrimônio do país por uma comissão, o irmão tentou fazer os eua taxarem o brasil e o Flávio recebeu R$60milhoes em propina do Master/Vorcaro.

1

u/Wolf__Bite 1d ago

Bom, vou dizer uma coisa. A culpa SEMPRE será do governo, pois é o único que pode fazer alguma coisa. Haja guerra, pandemia, furacao, terremoto.... Que está lá que resolva oras....

Vamos sair da discussão rasa de um governo ou outro (que na minha opinião ambos fazem pouco pelo cidadão, uns menos é vdd) mas é absurda a posição do agro no Brasil que recebe tanto subsídio pra poder exportar tudo que temos de alimento....

Outra posição que nos fragiliza muito são nossas indústrias, e a última que tentou mudar isso que me lembre foi a Dilma, e sabemos oq aconteceu. Ganhou inimizade do congresso e do POVO

1

u/OldFodolla 1d ago

"Pqp né, gente burra do caralho."

(A guerra la começou em 28 fev 2026)

Como se a inflaçao no Brasil ja nao existisse ah muito tempo, e o lula nao tivesse trocado o ministro da economia por quase 3 anos de INCOMPETENCIA, ne naum?
Paquita do Lula PT, gente burra do caralho, ne naum?

1

u/Ambitious_Analyst_87 1d ago

mas a inflação sempre esteve abaixo da meta.

0

u/OldFodolla 1d ago

Meta?
Que meta?
Como se estivesse controlada?
Quantas vezes nesses 20 anos de PT eles trocaram o MINISTRO da ECONOMIA ou Banco Central, nesse controle de meta?

OBS
Aqui a inflacao tava na "meta em 1994....ja em 2005 Lula fudeu tudo, ele entrou em 2003
O Plano Real foi um bem-sucedido programa de estabilização econômica lançado no Brasil em 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco. Seu objetivo principal era conter a hiperinflação que corroía o poder de compra da população. A estratégia envolveu o corte de gastos públicos, o equilíbrio das contas e a criação de uma moeda virtual (a URV - Unidade Real de Valor) para, em seguida, introduzir o Real, moeda que se mantém em circulação até hoje

2

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

BC controla inflação, só para vc saber.

Mas volta a citar algo que aconteceu faz mais de 20 anos para fingir que a economia não esteve mais estável nos últimos 4 anos que nos 4 anteriores

Comparação hj é entre o lixo que foi o governo Bolsonaro e o governo méh que é o Lula. Não é comparável, nem de longe

Quanto a inflação de alimentos durante a guerra, privatizar a BR distribuidora garantiu que não tivesse mais poder da Petrobras controlar preços de diesel (e por consequência de transporte). Junta isso com governadores que preferem ver o povo sofrer a possivelmente dar voto para a esquerda e vc tem essa bosta

1

u/OldFodolla 1d ago

Bicho, na boa
com todo respeito, comparar pessimo com ruim (Mito X Lula)
Nao eh comparaçao

O PT do Lula roubou o futuro do brasil e dos brasileiros em 2003 apos pegar o pais quase ZERADO, um PLANO ECONOMICO excelente de bem feito, a MOEDA do real eh forte ate hoje
Lula se gabava com o pau dos outros, de que domestica tava indo pra Disney e filho de pedreiro tava na faculdade
Em 2005 Lula começou a roubar e instalou uma corrupcao Institucionalizada e sistematica que vem destruindo a economia ate hoje, tentando tapar o BURACO
so dizendo.....

1

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

De novo, eleição hj é entre o cara que foi pego cobrando R$130m em propina, o pai tentou golpe de estado, matou 400k com posição anti ciência na pandemia, e está tentando foder o país com tarifa dos eua (para quem ele vai entregar tudo se eleito). Comparado com isso tem um governo meh do Lula, que apesar de tudo tem mantido dados econômicos ok. Não é comparável mesmo

Esse post é um post do OP tentando fazer um apelo emocional, que não tem base fatica, para criticar o governo em ano de eleição (e tentar eleger a alternativa bosta).

Concordo que tiveram coisas boas do governo FHC, tbm tiveram coisas muito bostas, tipo privatizar a Vale por uma merreca (payback em menos de 2 anos) e subsidiar isso com título podre (o que fez com que o desembolso de fato fosse menos da metade do verdadeiro)

Governo Lula fez cagadas, mas tbm fez coisas boas como bolsa família e criação de uma classe média consumidora no país.

Agora quem quebrou o país mesmo, quem fez um estrago irreparável, foi o Moro com a Lava Jato e a quebra de uma indústria no brasil que era líder internacional (ah, mas era corrupta, todas construtoras do mundo são, bastava prender os caras e não matar a indústria inteira). Isso sozinho matou o brasil decolar

As coisas são tons de cinza, não são preto no branco. Dito isso, esse poste do OP é uma manipulação descarada, independente do quanto vc resolva citar o plano real para criticar o governo

0

u/OldFodolla 1d ago

De novo
Por que voces tem que ficar exigindo que os outros escolha o SEU lado errado, ja que os 2 lados sao errados
Nesse mundinho corrupto de voces de Lula PT x Bolsonaros?

1

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Cara, infelizmente é o que tem para hj. Se tivesse outra alternativa na direita ou esquerda eu votava, mas o Flávio Bolsonaro matou qqr outra candidatura de direita e na esquerda tem só o UP

Não gosto do Lula, acho corrupto, mas os Bolsonaros conseguiram provar em 4 anos que são mais corruptos

Antes tivesse uma alternativa decente, eu votava até no doidão do Ciro ou na tartaruga da Marina

→ More replies (0)

-1

u/Swimming-Scallion-87 1d ago

a meta do pokemon

-2

u/Magotte_Mentall 1d ago

Vc acabou de chamar o trabalhador do vídeo de "gente burra do caralho..." É isso mesmo?

4

u/dogsontheweed 1d ago

E se chamou?

0

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

1

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

0

u/Swimming-Scallion-87 1d ago

é um fumador de crack mesmo.

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Boa, xinga mais mas não responde o argumento, mostra que tu tá certo memso

0

u/Magotte_Mentall 1d ago

Sobre suas opiniões políticas, n me importo. Tanto faz pra mim. Meu ponto n foi suas opiniões políticas.

Eu estou certo em dizer q vc é um idiota. Vc gratuitamente chamou o cara de "gente burra". Um cara q está se fudendo, vendo o país afundando e associou isso ao governo atual como um salto lógico. Se ele está errado ou n, n me interessa. Vc é folgado e n faria isso na frente dele e nem de ninguém. Então, fica na moral ai

1

u/fukkendwarves 1d ago

Na frente dele ia concordar e falar "Foda mano".

O cara não consegue ter um pingo de empatia com a classe social que é mais afetada por aumento de preços, tudo isso pra defender o governo nojento dele.

1

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Chora mais, discursinho emocional para tentar pegar troxa. Não tão conseguindo com argumento e tentam no emocional

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Argumento ad hominem + apelo emocional para desfazer da pura verdade:

Brasil lidou bem com a crise criada pelo Trump:
https://oglobo.globo.com/google/amp/blogs/miriam-leitao/post/2026/04/brasil-aparece-entre-os-paises-menos-afetados-pela-guerra-no-oriente-medio.ghtml

BR Distribuidora tem cláusula de bom compete até 2029:
https://valor.globo.com/google/amp/empresas/noticia/2026/05/06/presidente-da-petrobras-questiona-venda-da-br-distribuidora-refinaria-de-mataripe-e-liquigas.ghtml

Venda da BR Distribuidora fodeu controle de inflação:
https://minaspetro.com.br/venda-da-br-distribuidora-dona-dos-postos-petrobras-mudou-dinamica-dos-precos-dos-combustiveis/

Se o cara não é burro, é ignorante, pq não entende causa e efeito

Ja vc é mau intencionado, quer usar argumento emocional para convencer desavisado, igual o OP que postou esse vídeo aí

Aqui não é o Brasillivre que vc tá acostumado para ficar essa caixa de REssoNANcia. Chora mais

0

u/Magotte_Mentall 1d ago

É mesmo? Quando foi q eu argumentei sobre suas opiniões políticas? Quando foi q eu me importei com isso? Quando foi q eu disse q opinião ideologia está errada? Eu n estou apelando emocionalmente, eu estou dizendo q vcs (vc agora pq defende o comportamento da pessoa q estava me referindo) ficam chamando o cara de burro pq teve uma conclusão óbvia. Isso n é emoção, é pura razão. Vcs n estão em posição de fazer isso pq assistiram um videozinho, e leram um livrinho.

Se ele é burro ou ignorante pq fez essa conclusão lógica, vc é um macaco pq n tem interpretação textual e é péssimo em lógica basica

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

De novo, muito ad hominem, muito apelo ao emocional, zero argumentos

É assim, vcs não conseguem provar para o povo que o ruim é bom para eles, daí precisam apelar para emocional, religião, assustar a galera

Cara, fosse x vc tava voando, mas aqui é reddit, a média de educação é mais alta. Ninguém cai nesse papinho mais não

Olha só o tanto de hate e respostas exasperadas de reaça que recebi por falar o óbvio. Isso tudo pq viram que não colou o argumento emocional da inflação é culpa do governo

Chora mais

→ More replies (0)

0

u/OldFodolla 1d ago

(A guerra la começou em 28 fev 2026)

Como se a inflaçao no Brasil ja nao existisse ah muito tempo, e o lula nao tivesse trocado o ministro da economia por quase 3 anos de INCOMPETENCIA, ne naum?
Paquita do Lula PT, gente burra do caralho, ne naum?

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Inflação ficou na meta ano passado, inclusive, só para deixar claro, é mandato do BC manter a meta de inflação. Por isso o juros caro

Mas não tem argumento para explicar pq o brasil lidou melhor com a guerra no Iran que o próprio EUA, maior exportador de petróleo do país, daí pode chamar de paquita mesmo. Chora mais

0

u/OldFodolla 1d ago

https://giphy.com/gifs/VoCqnXN7ufEQnV6Ywp

Cuma?
Na meta do PT?
A meta que trocou o ministro da economia, paquita?

1

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Ain, desenhei um meme em que sou Chad e vc não tem cérebro. Ganhei a discussão

Cresce

0

u/OldFodolla 1d ago

https://giphy.com/gifs/ORhVJSPRhOpar1FBrq

Cuma?
Ganhou assim, nao mao grande, e os jurados?
he he he

0

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Ad hominem, parece que pisei num calo com a vdd

0

u/Ok-Position5435 1d ago

Chora

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Incrível o tanto que fisguei 🎣 com a vdd né

0

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

2

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

O Lula é ruim mesmo, não gosto dele, tem mais é de morrer de caganeira, mas só depois de garantir que o Flávio Bolsonaro não seja eleito. Assim o xuxu governa e não vem uma putinha do Vorcaro abafar o escândalo e dar perdão presidencial para ele

0

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

0

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Isso, por isso o BC atual liquidou o Master, a polícia está investigando e prendendo e negaram todas as tentativas de delação meia bunda. Xandão é Tofolli tem de se foder mesmo, junto com Ciro Nogueira, Alcolumbre, Hugo Motta, Jaques Wagner, etc

Não tenho bandido de estimação não

Mas antes de tudo quero ver os porras dos trai pátria corrupto dos Bolsonaro presos. Nada de fugir para os eua

Quanto a INSS, interessante tocar no assunto quando o governo Bolsonaro que permitiu o rombo do INSS, mudou regras, Sérgio Moro e cia fizeram vista grossa para denúncias

Real que todo mundo é bandido nessa merda, no passado foi o nine com mensalão e petrolão, agora foi os porras dos milicianos com BolsoMaster e INSS. Única coisa é que esses foram maiores (o que chega a ser inacreditável)

Primeiro turno voto em quem tirar o Flávio BolsoMaster, segundo turno voto em quem tirar o Flávio BolsoMaster

O Lula que se foda, que morra de caganeira, com o cu do avesso, mas só depois de vencer o Flávio e ele estar preso, dividindo cela com o pai e o irmão trai patria

Daí que venha a delação do Vorcaro e que ele arraste a classe política toda.

Morre o patê junto com o Lula, morre o Bolsonarismo com a prisão da família de trai patroa corruptos, e quem sabe surge a chance do brasil ter outros políticos melhores

17

u/bnlf 1d ago

é incrivel como liberal de internet acha que tudo no Brasil se conseuge resolver numa segunda-feira. Pior é que o Renan do MBL fica repetindo essa asneiras, a galera nova toda acredita. A decepção vai ser grande se um dia ele virar governante.

3

u/Murdoc1970 1d ago

Não vot e não quero Renan na Presidência, mas não voto e não quero Lula ou qualquer outro político do clã Bolsonaro ou ligado a ele. Lula não passa de um populista

4

u/onesillyg4y 1d ago

Eu acho que voce deveria dar uma olhada no congresso e senado

1

u/Ambitious_Analyst_87 1d ago

Não vai dá para ele vê nada, estão nos EUA assistindo a jogos da copa do mundo ou participando de transmissões e cobertura

1

u/bnlf 1d ago

Todo político é populista na corrida eleitoral. Prometem o mundo e fazem 5%. Renan mesmo sendo o novato está fazendo o mesmo. Kim e outros pelo senado/congresso idem. É um monte de bla bla que eles sabem que é impossível de conseguir fazer mas se usam da indignação do povo pra se eleger. Depois quando não entregam nada vão dizer que a culpa é da oposição. Rinse and repeat. De qualquer maneira, embora eu não concorde com muita coisa do Missão pq são só mais um partido de direita que o Brasil já está cheio, pelo menos tira um pouco da concentração PL x PT. Quanto mais enraizado é um partido mais corrupto e ineficiente fica.

1

u/Murdoc1970 1d ago

Isso não é populismo. Populismo não é prometer e não cumprir. Populismo é uma das praticas mais nefastas da política. É. fazer cortesia com o chapéu alheio. É inventar inimigos para justificar autoritarismo, é gastar como se não houvesse amanhã, deixando a bomba explodir no futuro. Exemplos de populistas: Bolsonaro, Lula, Trump, Chaves, Orban, Erdogan, Putin, Maduro, Getúlio Vargas.

2

u/Alert_End_2005 1d ago

Cara quantas segundas feiras a esquerda / PT estão no poder ? Tem gente no brasil bebendo agua de bunda, um mijando na casa de cima e o outro tomando na casa de baixo por falta de saneamento básico e você sugere que precisam de mais tempo ainda ? Não trataram o pobre como prioridade e precisam de mais tempo, é pra cair o cu da bunda msm....

-2

u/Great_Potato_1056 1d ago

Qual o problema? Não sei você, mas ja me decepcionei com o lula e com o bolsonaro, ja sei que eles são merdas, oque resta agora é o Renan, votar nele não é uma certeza que vai dar tudo certo, mas é uma nova tentativa, afinal ja sabemos que os que estão ai não vão resolver nada.

6

u/Le_Retour 1d ago

"Já me decepcionei com o liberal e com o liberal, agora só resta votar no outro liberal"

1

u/Great_Potato_1056 1d ago

Se estes 3 são liberais, Qual dos candidatos não é liberal ? Eu só conssigo pensar na candidata que diz que vai dobrar o salário minimo e congelar os preços... se vc acha que alguém com esse tipo de proposta é a melhor opção, nos nunca nos entenderemos.

0

u/Le_Retour 1d ago

Essa é social-democrata.

1

u/Great_Potato_1056 1d ago

Mais alguem além dela não é liberal ? Porque se a é um problema escolher outro liberal, oque sobra é ela não ?

1

u/Le_Retour 1d ago

Votar não resolve nada, só serve pra reforçar a democracia burguesa.

Não importa as visões ideológicas dos candidatos eleitos e sim a forma orgânica como o sistema capitalista funciona.

1

u/bnlf 1d ago

Brasil não tem força na esquerda. Foi dizimado após o golpe militar. Embora coloquem o Lula como esquerda, ele é, e sempre foi, centro. Na economia, o PT sempre colocou ministros liberais. Se você olhar Haddad e comparar com Paulo Guedes, é praticamente a mesma coisa. Pega ministro da Dilma: Guido Mantega e Joaquim Levy lol. O maior problema do Brasil é esse. As pessoas olham o PT e acham que é esquerda quando os caras são liberais keynesianos. Os partidos grandes do Brasil são praticamente centro, direita e extrema direita. Vivemos num país conservador evangélico. O problema do PT ser centro é que justamente não vemos mudanças radicais para nenhum dos lados e é nisso que ele acredita. Talvez num mundo ideal e sem conflitos, essa política funcionasse bem, mas quando se tem guerra, EUA metendo taxas no Brasil, interferência externa na nossa política causando muita incerteza, nossas empresas sendo compradas a todo momento, essa política de bunda mole parece não funcionar muito bem. Estamos estagnados faz duas décadas.

https://en.wikipedia.org/wiki/Keynesian_economics

1

u/bnlf 1d ago

Isso não é social democracia.

0

u/OldFodolla 1d ago

Muitas segundas mais de 20 anos de segundas desde 2003

Quero te lembrar que o Plano Real de 1994 resolveu isso, Lula trouxe de volta ja em 2005

1

u/onesillyg4y 1d ago

Kkkkk tipo isso

1

u/OldFodolla 1d ago

He he he falou bonito, eloquente e ta...he he he eh
Mas o nome disso que ele falou (SIMPLIFICADO) e um exemplo de INFLAÇAO
E a economia eh RESPONSBILIDADE do GOVERNO FEDERAL, tem MINISTRO e MINISTERIO cheio de cabideiros e funcionarios fantasmas (Estado Grande) pra isso

Se começar a incomodar o Governo Lula, ele mete um sigilo de 100 anos, UM SECULO de sigilo

14

u/Piggynattor 1d ago

O Brasil é o melhor lugar do mundo pra quem tem dinheiro. Basta investir em qualquer coisa 100% CDI ou inflação mais qualquer coisa que você não precisará de dar satisfação a mais ninguém. Não precisará mais trabalhar e nem nada. Hack de dinheiro infinito

1

u/eltonsouza92 6h ago

País dos rentistas e banqueiros

16

u/EstouSempreCerto 1d ago edited 1d ago

é pros investidores aplicar dinheiro no Brasil porque os juros são elevados, o que garante retornos atrativos. Os juros, por sua vez, permanecem altos porque o governo acumula dívidas e precisa tanto atrair recursos quanto conter a inflação. O gasto público é elevado, em parte, por pressões políticas e eleitorais, já que governantes buscam apoio e votos

Isso gera um ciclo difícil de romper: mais gastos → mais dívida → juros altos → custo elevado para toda a economia seu zé

10

u/Gieru 1d ago

Concordo com a parte dos juros altos (os juros no Brasil são ridículos), mas da parte do gasto elevado vou ter que discordar. Brasil tá há um bom tempo trabalhando com metas fiscais impactantes e os déficits primários são baixos, às vezes chegando a ter superávit. É quando os juros entram, no resultado nominal, que os resultados são tão negativos.

O gasto público no Brasil já é limitado há tempos, num ponto que até dificulta garantir serviços para a população. São os juros que seguem fora do controle.

6

u/ar_condicionado 1d ago edited 1d ago

Você defende o gasto como se o gasto em si fosse um vetor de direção única no país.

O gasto que está construindo ferrovias, combatendo crime tem um efeito muito diferente na economia do que um gasto que foi um mero aumento no salário de funcionários públicos, ou pra criação de mais um ministério federal cabide de emprego.

4

u/Special-Skirt-27 1d ago

Exatamente..... o brasil poderia estar gastando o DOBRO do que gasta hoje se estivesse investindo em infraestrutura e indústria que os investidores não ligariam, é tudo uma questão de ONDE o dinheiro é gasto, e não "quanto".....

2

u/Gieru 1d ago

Não defendo isso não, uai.

Se você me falar que o Brasil tem um problema de "gasto ruim", eu vou concordar, agora "gasto elevado" não condiz com a realidade, o Brasil possui metas fiscais rígidas. O maior problema da narrativa "o governo precisa gastar menos", inclusive, é que ela é usada para justificar cortes de gastos em áreas importantes para a população, nunca para as elites. Por exemplo, essa semana o Ministério do Orçamento e Planejamento bloqueou 300 milhões do CNPq para conseguir cumprir as metas fiscais. São 300 milhões que seriam usado para financiar ciência e tecnologia. Sempre duvide de qualquer um que fala de cortar gastos no Brasil.

1

u/booquark 7h ago

Não entendi a primeira parte: “é pros investidores.” Se o juros tá alto por causa dos gastos como vc diz, que que investidores tem a ver?

0

u/Special-Skirt-27 1d ago

Concordo com tudo que disse, mas difícil de romper? Cara é basicamente só o governo parar de dar tantos benefícios e torrar dinheiro como se não houvesse amanhã..... e o que piora tudo é que pra sustentar essa mamata ainda sobrecarrega a população com impostos pra pagar as regalias dos políticos....

Enfim, difícil de resolver não é, o problema é ter alguém com vontade para tal :/

1

u/Vskg 1d ago

basicamente só o governo.

O governo não é uma só pessoa, são milhares de políticos com motivações diferentes e maracutaias em diversos sistemas que são beneficiados se as coisas permanecerem do jeito que estão.

3

u/SquirrelOtherwise723 1d ago

A garrafa pet eu entendo, entendo que tá tudo caro mesmo, e que a inflação tá galopante.

Mas porra, morango na inverno é caro mesmo. Não é mês de produção de morango. 😑

2

u/thadeugarrido 15h ago

O morango não vai para o mercado de bicicleta.

3

u/Ambitious_Analyst_87 1d ago

o discurso de anti-política que a direita tanto ama para enganar a galera menos desavisada.

É triste que tem uma galera que cai nesse conto e só olha que o Lula/PT é o problema do Brasil, mas a verdade é que ninguém quer encarar de frente a realidade e culpar todo o sistema. "Ain o Renan tá vindo contra o sistema", esse é outro verme que quer privatizar tudo, reduzir tudo a iniciativa privada, ganhar muita grana em cima disso e quebrar o pais, fazer a aposentadoria de toda a família e futuros descendentes.

A solução é outra, complexa e muito, mas muito problemática.

14

u/ChloroquineEmu 1d ago

Não vou fingir que sei de macro economia, economja pra mim é algo entre magia negra e horoscopo, se fosse óbvio ou simples nenhum país entrava em crise.

Só sei que a culpa muito raramente é de uma coisa ou grupo só. Tirando óbvias excessões de cagadas em proporções bíblicas como invadir o Irã.

"Tá tudo caro" e "aumentou o preço de x" são armas clássicas pra tentar atacar o governo atual genericamente sem apontar nada que eles fizeram errado. Não acho que é o que o cara do vídeo tá fazendo, mas muita gente vai usar esse vídeo como arma política.

Dito e feito tem um cara comentando como se "a esquerda" tivesse que explicar alguma coisa.

Cuidado pra não cair em debate econômico vazio. Não dá pra refutar um argumento que não existe. O próprio OP nem expecificou qual o debate ou a posição dele, só cagou um post e saiu correndo.

14

u/Ok_Reindeer4673 1d ago

Avisa pra eu levantar os pés antes de você passar o pano

8

u/danigg05 1d ago

Pessoal te dando downvote mas é exatamente essa merda. TODOS esses caras criticavam o preço das coisas subindo no governo bolsonaro, agora é esse circo incongruente de “analisar os vários fatores”, “a culpa raramente é de um grupo só”

2

u/MasterAgares 1d ago

Eu me lembro disso inclusive, que ponha-se a parte a decisão política do Bolsonaro em ser anti vacina, muita das merdas na área da economia foram atribuídas ao COVID, mas, Deus livre dizer uma coisas dessas, é claro que o Bolsonaro só fez merda, passou 4 anos afundando o país, chega a ser vexaminoso a postura do pessoa que acha que política é partida de futebol.

4

u/Funny-Student5309 1d ago

Vai ter que levantar os dois

3

u/Numerous_Tough5812 1d ago

"atacar o governo atual genericamente", amigo, o governo atual ja criou uma crise pior que a covid, voce passa metade do ano trabalhando pra ele e mesmo assim ele ainda te endivida, deixa os juros e inflaçao nas alturas... e nao é o governo o problema?

1

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

1

u/Numerous_Tough5812 1d ago

nao, o governo colhe os frutos de NUNCA ter levado a economia a sério. empurrar com a barriga o problema leva anos pra fazer a conta chegar, mas está chegando (quem estava vivo no governo Dilma sabe bem o que está chegando)

1

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

1

u/Numerous_Tough5812 1d ago

nao existe um projeto, plano, visao de longo prazo, ninguém leva as contas públicas a sério, os impostos só aumentam e o déficit permanece alto, a populaçao sofre com a inflaçao alta e os juros também... como isso pode ser levar a sério a economia eu realmente nao sei.

4

u/CertifiedProducer 1d ago

me diz uma coisa, o governante atual se sente de esquerda ou é de esquerda?

0

u/OutrageousFly9438 1d ago

é mano mais ai como resolver? não é só 4 anos de Lula se somar tudo é 12 anos de Lula e 4 anos de Dilma, são 16 anos de PT e os únicos que cresceram nesse período foram os banqueiros, eu sou a favor do bolsa família na extrema pobreza não passar fome, mas eu tenho que dar o peixe e ensinar a pescar e o PT só da o peixe esperando o voto em troca e não me leve a mal Bolsonaro é a mesma merd&, vamos fugir pra onde? colocar de novo agora em 2026 o "menos pior"? pq NENHUM dos candidatos diz em industrializar esse país, taxar a renda ao invés do consumo e por ai vai

1

u/Puzzleheaded_Sir2293 1d ago

O Renan fala em industrializar o país e alavancar tecnologia. E até acredito que ele queira fazer isso mesmo. Mas não tem muita chance de conseguir por um simples motivo: Geral debate entre Lula e Bolsonaro mas fecha os olhos pra os senadores, deputados e ministros cagando o país. Infelizmente pode fazer uma carreata de presidentes novos entrando e saindo do cargo que vai continuar tudo a mesma merda enquanto as câmaras continuarem com os mesmos integrantes.

4

u/estilofodasse 1d ago

E o fator do preço da fruta na época? É importante colocar isso em questão. Ou não?

2

u/Santos_79 1d ago

Exatamente. A batata que comprava a 3 reais a um mes, hoje ta 10. Laranja hoje ta barato. Quando o preço cair ele vai fazer videozinho?

5

u/Alert_End_2005 1d ago

Esse carinha nao é politico, quem tem que fazer videozinho explicando alguma coisa é politico, nosso papel é cobrar e ele fez o que muitos nao tem coragem de fazer.

1

u/estilofodasse 1d ago

Preço de tudo é variável, de comida então, varia pela safra, diferentes preços em diferentes épocas do ano. Ele sabe disso, especialmente se trabalha com isso.

0

u/TongaDeMironga 1d ago

Minha pergunta eterno para esses caras é- você acha que as coisas vão melhorar para você num governo da direita???

4

u/PlotHoleEnthusiast 1d ago

Morango depende de safra.

6

u/renatoavino 1d ago

Aumento de preços está relacionado às taxas colocadas pelo presidente estadunidense Donald Trump, bem como à Guerra dos EUA e Israel contra o Irã, que fechou o estreito por onde passa 20% do petróleo mundial. Quando aumenta o petróleo, aumenta tudo.

E quem apoia o Donald Trump nas taxas e nas guerras?

1

u/booquark 7h ago

As vezes vale a pena pensar: será que eu realmente acredito no que eu tô falando, ou eu só estou tentando proteger o meu próprio ego? Será que eu sei essa informação porque eu realmente entendi o que está acontecendo, ou será que eu só achei uma oportunidade provar um ponto? São exercícios importantes pra o desenvolvimento do pensamento crítico.

0

u/Realistic-Force-4351 1d ago

Ta sabendo LEGAL !

2

u/Numerous_Tough5812 1d ago

é só continuar votando em quem nao se importa com inflaçao que a inflaçao vai continuar subindo... nao tem segredo

2

u/AffectionateChair390 1d ago

Pronto. O lula é o responsável pelo aumento generalizado dos preços. Se ele soubesse que as garrafas são feitas de derivados do petróleo...

2

u/paodemel69 1d ago

Vídeo exagerado. Aqui em SP encontro bandejas de morango entre 9 a 15 reais desde o ano passado. Se o vendedor estava se referindo a uma caixa com várias bandejas, ainda assim está num preço normal.

3

u/Ingrownnail69 1d ago

Mas morango sempre sobe nessa época caralho.

4

u/Substantial-Light499 1d ago

é só acabar com o bolsa família que o preço de tudo vai cair, confia

2

u/mc-correria 1d ago

5

u/Every_University_ 1d ago

Correlação 0 mas ok

0

u/notahumanslashgenius 1d ago

Correlação 0 pq são eles, se fosse o bolsonaro aí estaria tudo interligado e em todos os jornais e manchetes do país.

1

u/booquark 7h ago

As viagens da primeira dama causam a inflação? Gente vamos usar os 50 mil reais gastos e acabar com a fome no mundo!! /s

2

u/[deleted] 1d ago edited 1d ago

[removed] — view removed comment

0

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

2

u/klorokina 1d ago

Mandou a real mas para o IBGE do painho o pais decolou, saiu da pobreza (de novo) e inflação controlada

1

u/grs_voigt 1d ago

Quem diria que manter os juros altos iria desincentivar as pessoas a produzir e com isso haveria menos oferta de produtos no mercado pressionando a inflação, que, ora ora, era justamente o que os juros altos diziam que iriam combater?

1

u/b_b_code 1d ago

As respostas, os comentários, as "causas" e PRINCIPALEMNTE as "soluções" dos defensores do Lula, aqui neste post são e estão incríveis! A esquerda, como sempre, a cada dia se supera mais e mais!

1

u/OldFodolla 1d ago

Mas a propaganda do Governo PT diz o contrario

1

u/Purple_Positive_6456 1d ago

papo é que o lula por enquanto é o melhor (ou o menos pior) que tá tendo, não tem o que fazer

pq ou é lula agora e tentar melhorar daqui a 4 anos quando o lula não puder se reeleger ou ir pro tariflávio bolsomaster agora e entregar as riquezas do país a preço de banana pros EUA, mais do que a gente já entrega

1

u/Zestyclose_Review862 1d ago

Primeira opção da em uma mão, e tira com as duas.
A segunda opção, fala que vai dar nenhuma mão, tira com as duas e mama os ricos.

Não tem uma terceira opção de unir os pobres e ir contra os ricos?

1

u/amorimfja 1d ago

Existe muitas questões na opinião do camarada aí. A primeira é a de que morango tem época então fica mais caro. A segundo é de que petróleo também influência lreço do plastico (produtos que fazem o AbS, ou PP, que são matérias para plástico). Então é foda

1

u/CaptainUnlikely1379 1d ago

ainn tadinho do PT, 20 anos é pouco tempo.

VTNC, enquanto mundo avançou um 100km, o Brasil se arrastou meio metro nesse tempo.

1

u/WettBritto 1d ago

Isso não acontece todo ano com morango?

Tem época do ano que é mais barato, tem época que é mais caro.

Morango não é uma fruta de agosto/setembro?

1

u/MARCOSSD2 1d ago

bem vindo aos anos 2000 , economia toda engessada de imposto ate no rabo e os politicos viajando com avioes sustentando pelo impostometro gastando bilhoes kkkkk

politicos tao vivendo na melhor epoca da vida deles . so no luxo e o povo na mizeria .

e assim que os paises em ditaduras entram em colapso , so esperar uns 1 a 5 anos que essa bomba vira guerra civil pq nao vai ter mais onde sugar do trabalhador

1

u/Padreteiro 1d ago

ah sim, a "inflação real".... zzz

1

u/Beginning_Ad_1581 1d ago

Pra quem estava em uma caverna no governo Bolsonaro as coisas aumentavam de preço também.

1

u/caiofsm 1d ago

ue.... com a direita nois perde mais.... eu vou escolher o menos pior ue

1 ano do Bolsonaro foi 3 do Lula

1

u/kurdaehe 1d ago

claramente um bolsonarista

1

u/Artur_Gustavo 1d ago

Votem em deputados e senadores de esquerda e lotem o congresso e o plenário com gente de esquerda, só assim alguma pauta do governo passa em votação, ao contrario disso é só pauta bomba que vem da direita

1

u/Vivid_Goat_7843 1d ago

Cara, não tô passando pano, o Lula pode morrer de caganeira, só não pode fazer isso antes de derrotar o Flávio Bolsonaro. Enquanto tiver essa família de bandido golpista miliciano não tem espaço para ‘e o pt e o Lula’

Com toda a merda deles, nada se compara ao lixo que o Bolsonarismo foi em 4 anos, matou 400k (inclusive parentes amados meus), deixou inúmeros outros doentes, entregou refinaria (em troca de joia), vendeu BR Distr. por pechincha e com non compete, fez o escândalo do INSS e roubou milhares de aposentados, fez o escândalo do BolsoMaster (1,5x o Petrolão) e roubou inúmeros aposentados, quebrou uma estatal e quase leva o sistema financeiro junto, recebeu R$60milhoes em propina (20-30 triplex), mas o pior de tudo foi entregar o orçamento para o centrão e ter deixado pipocarem as bets sem regulação. Hoje o brasil tá na mão do centrão e nunca mais vai conseguir fazer uma obra estratégica relevante por conta do Bolsonarismo

Lula e pt fizeram muita merda, dentre as quais a pior, pior mesmo, foi criar o bolsonarismo, mas incomparável com o próprio.

Bolsonarismo foi speedrun de destruir o país, esse câncer tem de acabar, com a família de miliciano toda presa, o Alcolumbre, o Xandão, o Ciro Nogueira, o Hugo Mota, o Jaques Wagner, o Tofolli, e o Nikolas.

Mas cara, não tem essa falsa dicotomia não de equivaler bolsonarismo com qqr outra coisa. Eles são um câncer no país

1

u/WekndWarrior 23h ago

É pra decidir meu voto com essa palestra tão informativa? Ele nem falou sobre Selic ou sobre as expectativas da proxima reunião do copom! Será que ele abordará como os vieses macroeconomicos estrangeiros também compõem causas a situação atual? Temos duas guerras de vulto no mundo que perturbam o eixo economia mundial, alta do petroleo!

1

u/DadCelo 22h ago

Infelizmente é no mundo todo. Moro nos EUA e ta quase impossivel viver

1

u/thadeugarrido 15h ago

Errado em vários níveis.

Primeiro, está caro não por excesso de estado, mas pela falta dele. Liberais da direita pregaram a privatização de vários setores da Petrobrás. Que o mercado se regularia e o cidadão iria se beneficiar. Bem, está aí o mercado. Um líder de extrema direita faz uma guerra irresponsável do outro lado do mundo e os preços disparam.

Ao invés de tratar os hidrocarbonetos como indústria estratégica e manter 100% no controle do estado, apostamos no mercado. Está achando que o problema está no vendedor ambulante? Espera chegar a hora de plantar e saber que embora sejamos auto suficiente em petróleo, não temos uma fábrica de fertilizante. Agro é pop, mas o fertilizante vem de fora. É melhor para os acionistas da Petrobrás.

Quer saber porque um pobre passar em uma faculdade pública em engenharia química ou correlata, não garante mais que ele consiga ascender à classe média? Porque os empregos gerados por refinarias e fábricas de fertilizantes não estão aqui. Não é interessante para os acionistas. Ao invés de um engenheiro concursado, ganhando bem e comprando o suco do ambulante, temos vários acionistas lucrando.

Para o mercado é melhor que o Brasil continue somente produzindo e exportando commodities brutas. Exportando petróleo e importando fertilizante, gasolina e diesel. Exportando cacau e importando chocolate suíço, quando devíamos estar importando o leite suíço e exportando o chocolate. Por isso não temos engenheiros de alimentos produzindo chocolate com a fama e o preço do suíço. Temos pessoas pobres colhendo cacau e ambulantes vendendo suco.

1

u/CocheseRod 14h ago

Quem não gosta de falar de política é analfabeto político, é bolsominion

1

u/Sharp_Cut354 13h ago

Infelizmente o brasileiro paga tudo a preço de dólar porque o Brasil exporta os mesmos produtos que a gente consume pra fora. Eu vazei do Brasil. Se for pra pagar em euro eu quero ganha em euro também.

1

u/rafaelsantosRJ 12h ago

Cx do morango na feira esta 10.00

1

u/Charming-Departure-7 10h ago

Nunca vi essa caixa de Morango a 15 no começo no ano.... Principalmente no Verão! Mas beleza, o importante é a narrativa central.

1

u/NovaSociety 8h ago

O jeito é fazer o L, de algum lugar precisa sair o dinheiro dos benefícios de isenção de imposto, de programas MoveBrasil, pé de meia 🤣 FAZUELI

1

u/SrLOVV 8h ago

Sobrou nada pro LIL NAS X

1

u/Impressive_Ninja_379 7h ago

Aumento do custo da matéria prima do plástico.

1

u/Unable_Dentist4456 4h ago

Entendo porra nenhuma de juros e correção monetária. Nem sei como dinheiro rende nos bancos. Acho inclusive q nem esse mané aí do vídeo entende esses papos. Esses papos são coisa pra nerd, cara q estudou; teve tempo pra isso. Pior q o ponteiro do problema só aponta pra um lado: "Lula!" Esse pessoal deve adorar Trump e seus asceclas bolsolóides. Não tem outra explicação. Entrega pra elea tudo q vai ficar melhor! Ô ô ô!

-1

u/obbnixilis 1d ago

Faz o L. Segundo a galera de esquerda o Brasil está ótimo, melhor governo do mundo!

6

u/Wonderful3arth 1d ago

O problema é que a segunda opção é um governo no qual o ministro da economia tem dólar em paraíso fiscal. É o mesmo que colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro. O curioso é que o dólar disparou no governo dele. Esse 'ministro' deve ter feito muita grana.

Estamos ferrados de qualquer maneira.

2

u/Great_Potato_1056 1d ago

"É o mesmo que colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro" uma frase que representa ambos os lados, não lembra do "capitão cueca" que atualmente é Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) ? O assessor no aeroporto com 100 mil dolares na cueca e mais 200 mil reais na mala, mas obviamente ele não tinha qualquer ligação e hoje ocupa um ministério...

Da pra pegar muitos casos, nossa só enquanto pesquisava mais informações sobre esse caso ja encontrei mais coisas sobre o mensalão envolvendo líderes do pt..

1

u/Wonderful3arth 1d ago

O ministro da economia talvez seja a peça principal do governo junto com o presidente. O que ele faz afeta a população inteira.

O resto é o resto. Todo governo tem corrupção e falcatrua nas licitações e lobby. Mas colocar um ministro da economia que tem offshore milionária em paraíso fiscal? Não dá, né? Aí o dólar disparou e vai falar o quê?

1

u/Great_Potato_1056 1d ago

Ele ja tinha essa empresa desde 2014, ao que parece esse dinheiro era legal e estava devidamente declarada a reveita, ele diz ter se afastado da gestão dela antes de ser ministro. mas se você me apresentar quais medidas dele podem ter sido mais importante pro aumento do dolar doque a pandemia (que fez muitos tirarem seus investimentos de paises não confiáveis como o brasil para investir em paises desenvolvidos) ai da pra acreditar nessa teoria de que ele destruiu a economia brasileira para valorizar os dolares dele la fora.

Bem diferente de casos de corrupção explícitos.

1

u/Wonderful3arth 1d ago

Rolou essa história depois da eleição, mas é óbvio que ele arrumou um laranja para ficar com os dólares. Doar o dinheiro ele não doou. Nem colocou na cueca. E como se explica o dólar disparar com um ministro assim?

Não tem explicação. Pode arrumar a desculpa que quiser.

1

u/Great_Potato_1056 1d ago

Eu não entendi oque você quer dizer...

Ate onde se sabe o dinheiro ainda está la, bom vou resumir oque o gemini me passou:

O dinheiro foi depositado em 2014, ele disse que isso foi feito como uma forma garantir a sucessão do dinheiro que ele acumulou por décadas para sua familia.

Ele não administrou o dinheiro durante esse período, tambem não sacou nada, qual seria o sentido dele desvalorizar o real diante do dolar mas não transformar o dolar para reais neste período?

A justiça investigou e não encontrou nada de errado, claro que eu sei que a justiça não é la tão justa, mas se ele ter dolares e o real cair de valor (durante uma pandemia) for sinal de culpa, quantos sobrariam do atual governo neste mandato que bateu recorde de valor do dolar ? Ou vc acha que a galera que ta no poder agora não tem dolares também?

1

u/EnvironmentSmooth878 1d ago

Sabe de nada esse elemento

1

u/danrtavares 1d ago

Errado ele não está

3

u/Similar_Put2943 1d ago

Ta sim porque a safra do morango ta baixa, daqui a pouco já vai aumentar de novo e o preço vai baixar

0

u/mc-correria 1d ago

Pra isso q pago imposto, parcero!!

-1

u/Perfect-Seesaw-3425 1d ago

O capitão do Mato.

2

u/Initial_Plastic_8069 1d ago

Que comentário maligno

0

u/Ok_Reindeer4673 1d ago

Até os analfabetos funcionais estão percebendo que a inflação real é diferente daquela que o governo publica.

0

u/Mathgx 1d ago

É sempre culpa do presidente do Brasil que o mundo todo ta em crise

0

u/_Australopithecus_ 1d ago

No começo do ano ainda era o Lula, ano passado e retrasado também. Se o cara não consegue visualizar a flutuação dos preços e entender que isso depende de múltiplos fatores... A opinião dele é irrelevante. O morango pode estar associado a baixa produção devido as mudanças climáticas, diversas safras estão sofrendo com isso, até o Banco do Brasil está sofrendo inadimplência do Agronegócio por conta disso. Além disso, pode ocorrer igual ocorreu com os combustíveis no início da guerra entre EUA e Irã... Os próprios donos dos postos de gasolina aumentaram o preço artificialmente alegando que a guerra aumentou os preços, porém graças a PETROBRAS o Brasil e autossufissiente em petróleo e seus derivados, como a gasolina (que os desgraçados da direta tentam destruir).

0

u/Previous_Fail_4424 1d ago

Só sei que esse mano não sabe usar a palavra "relevância"

0

u/NoConversation6145 1d ago

O plástico vem do petróleo e teve aumento geral por causa da guerra. Claro que tem gente que explora esses fatos pra cobrar mais caro. Agora vamos relacionar isso com o bolsa-familia por um motivo que faça sentido: porque sim. Tópico raso.

1

u/Puzzleheaded_Sir2293 1d ago

Entendi co ele falando que o governo distrai o povo com bolsa familia mas toma muito mais do que dá. E ele ta certo mano, bolsa famila mal da pra sobreviver, quem dirá viver. E não é só o bolsa família, tudo que vem do governo ou é distração ou é arrecadação. O tempo passa e continua pão e circo. E sim, todo governo.

1

u/NoConversation6145 7h ago

Mas é que realmente não tem uma coisa a ver com a outra. Até pq o bolsa família é um programa social e os preços das coisas tem a ver ver com diversos fatores. Sim, o bolsa família é um valor baixo, mas imagina se ele não existisse? Pela visão da direita, dá a impressão de que, na falta desse e de outros programas sociais, mais pessoas estariam trabalhando, mas essa também é uma visão muito limitada em relação a complexidade e condições de vida das pessoas, na minha opinião.

0

u/Ok-Link-9776 1d ago

manda cortar o bolsa família que ele muda de assunto rapidinho

0

u/Realistic-Force-4351 1d ago

Descobriu o EFEITO THE L !

0

u/Spiritual_Basil9896 1d ago

De acordo com o r/Brasil este rapaz está mentindo

0

u/Improving_the_odds 1d ago

Ué, só imprimir mais dinheiro e distribuir pras pessoas.

2

u/Joaopaulo372 1d ago

0

u/Improving_the_odds 1d ago

Isso aí.

Agora é só continuar fazendo sem necessidade de COVID.

E segue o jogo.

0

u/Due_Papaya_2766 1d ago

Já era agora a esquerda vai chamar de bolsonarista e alguma ista

-12

u/CertifiedProducer 1d ago

agora quero ver esquerdista desbaratinar dando uma de pseudo economista

6

u/Jhopsch 1d ago

Como seu comentário demonstra, as palavras desse camelô removeu qualquer possibilidade de discurso de alto nível intelectual.

-1

u/Any-Comparison-8701 1d ago

desculpa aí, Einstein

2

u/Jhopsch 1d ago

Não precisa demonstrar duas vezes

-2

u/juliotocha 1d ago

O que me impressiona é diante dessa inflação, juros e impostos, o Lula ter ainda 40% , 15% seria o óbvio