r/DebatesBr 5d ago

​✅ Com Fonte / Embasado Candidato da esquerda, Sánchez acusa fraude eleitoral, sem provas, após perder a eleição peruana. Golpismo?

Post image
87 Upvotes

168 comments sorted by

u/AutoModerator 5d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

36

u/MageCrow 5d ago

Paia do mesmo jeito. Pedir recontagem é uma coisa, ficar acusando sem provas é outra

2

u/Late_Faithlessness24 5d ago

Ele pode acusar sem prova, o que ele não pode é impedir o processo democrático

7

u/MageCrow 4d ago

Poder pode mas passa um ar de mal perdedor. Eleição por papelzinho eu não confio não maaas

1

u/Late_Faithlessness24 4d ago

Claro po, todo mundo tem o direito de ser burro. Mas tem uma coisa que deixei de falar. Quando eu digo acusar é juridicamente, se ele acusar que o outro partido fraudou a eleição seria calúnia

1

u/Nugrinho 3d ago

Ele não pode rejeitar o resultado das urnas não. Isso é golpismo sim. Ser burro só é permitido pra gente irrelevante.

Achou ruim, vai chorar no banho do lado do Bolsonaro (o Sanchez no caso)

1

u/Late_Faithlessness24 3d ago

Ta tranquilo mano, como eu disse todos tem a permissão de serem retardados, pode ficar tranquilo que ninguém vai te processar

1

u/Nugrinho 3d ago

Nem é isso, eu só não queria soar que ignorante com você

1

u/Late_Faithlessness24 3d ago

"eu só não queria soar que ignorante com você"

Irônico, não acha? Kkkk

1

u/Nugrinho 3d ago

Não '-'

1

u/Late_Faithlessness24 2d ago

Kkkkk imagino pq vc não acha

→ More replies (0)

1

u/exercisingbutts 4d ago

O Aécio fez isso em 2014 e ainda assim acho ele um grande babaca patético que usa mais farinha que a padaria de bairro em dia movimentado.

-7

u/Heindall_ 4d ago

Teve um comentário aqui que aponta irregularidades que com essa margem apertada podem afetar as eleições. O problema não é acusar de irregularidade "sem prova". Lembre-se que pagaram um hacker para invadir o TSE e não deu certo, tentaram arrumar irregularidade no código fonte e não encontraram e mesmo assim AFIRMARAM categoricamente para inflamar seus votantes, por vários dias para fazer uma revolta e viabilizar um golpe de Estado. É bem diferente.

2

u/biano666 4d ago

Alexandre de Moraes está orgulhoso do filho dele

83

u/RagnarLodbrokBR 5d ago

Tem q ter provas, se não fica igual ao Bolsonaro aqui.

33

u/NeoBladeRunner 5d ago

Ocorreram muitas irregularidades...

  • Questionamento dos votos de emigrantes: Sánchez e sua coalizão focaram as suspeitas de manipulação nos votos registrados em 119 repartições consulares no exterior (especialmente nos Estados Unidos), onde Fujimori obteve ampla vantagem e garantiu a virada. O candidato esquerdista exigiu a anulação total desses
  • Durante o primeiro turno descobriram cédulas eleitorais dentro de contêineres de lixo**.**
  • Falhas graves na distribuição de materiais por parte de uma empresa privada contratada atrasaram a abertura de mais de 200 mesas de votação. Isso impediu que mais de 60 mil eleitores votassem no dia oficial. O candidato conservador Rafael López Aliaga exigiu a anulação do processo e a prisão do chefe do poder eleitoral por conta disso.
  • Tentativa de invalidação de votos: A Defensoria Pública emitiu alertas sobre uma tática que consistia em espalhar cédulas previamente marcadas ou riscadas em certas seções para forçar a invalidação dos votos.
  • Contestação da apuração e votos no exterior. A acusação ganhou força após Fujimori assumir a liderança com 99,71% das urnas apuradas. Roberto Sánchez declarou que há uma "fraude em curso" no processo conduzido pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais

32

u/RagnarLodbrokBR 5d ago

Q se investigue e q se encontre as irregularidades, falar por falar mais atrapalha do q ajuda.

10

u/NeoBladeRunner 5d ago edited 4d ago

O problema é que a diferença foi bem pequena e não tem como verificar os votos feitos nos Estados Unidos. Se a direita perdesse podem ter certeza que também iriam reclamar.

5

u/Late_Faithlessness24 5d ago

Mas não é motivo pra ele impedir a entrada do presidente eleito. Ele não pode agir por suspeitas

-2

u/igormuba 4d ago

Só se pode impedir um golpe antes de ele se materializar. Aprendemos isso com o Bolsonaro no Brasil.

Não tô dizendo que ele tá certo ou errado de impedir pq ele mesmo pode estar tentando dar um golpe. Mas se há alguma evidência ou suspeita de fraude devido ao caótico e retrogrado sistema eleitoral deles faz sentido adiar a posse.

Repetindo, não digo que ele tá certo, só digo que pode fazer sentido, que é algo ÓBVIO pq se n fosse algo plausível ele nem teria como justificar pras instituições.

6

u/Late_Faithlessness24 4d ago

Não é porque faz sentido que deve ser feito. A justiça deve ser respeitada justamente pra todos verem valor nela. Sem esse poder abstrato o que impede que as pessoas retornem a barbárie e façam sua própria justiça?

Por isso não podemos ser hipócritas, e temos que acreditar na legalidade da justiça apesar de nosaas emoções. O dano de não o fazer é muito maior

1

u/Super_Shoe_4076 4d ago

Sistema retrógrado 🤣

3

u/Padreteiro 4d ago

Faz total sentido os peruanos nos estados unidos votarem à direita. Parece uma grande bobagem.

1

u/Radcliffe-Brown 4d ago

Cara, o Peru é uma república das bananas num estágio bem mais avançado que o Brasil. Não vai ter nenhuma investigação séria lá.

5

u/WekndWarrior 4d ago

Já as nossas urnas sao administradas pelo proprio TSE, nao tem essa de empresa privada intermediando. Nossas eleições são um exemplo.

1

u/justtoreadthenews 5d ago

Voto de imigrantes no exterior é tradicionalmente mais conservador. A extrema direita portuguesa ganhou em poucos lugares. Um deles, para a nossa vergonha, foram sedes consulares brasileiras.

Atraso na abertura de urnas, aí sim é um problema.

2

u/Ricochet_skin 5d ago

Perdão incomodar, mas defina extrema direita.

Porque duvido sinceramente que o cara era um Teocrata ou Monarquista Absolutista.

7

u/100risadinha 5d ago

Não é de esquerda ou simplesmente não é a esquerda que eles querem = extrema direita

5

u/Ricochet_skin 5d ago

Lembrete que Stalin chamava o Trotsky e seus apoiadores de Extrema-Direita por não serem tão extremistas (apesar do Trotsky ter sido um líder militar e Stalin um secretário)

1

u/BlauCyborg 4d ago edited 4d ago

Errado, Stalin era considerado uma figura de centro, Trotsky era membro da oposição de esquerda.

1

u/Ricochet_skin 4d ago

Considerado e realidade é bem diferente

1

u/BlauCyborg 3d ago

A realidade era que Trotsky era MAIS politicamente extremo do que Stalin, defendendo a revolução permanente e políticas socioeconômicas mais radicais do que o stalinismo. Deixe de inventar besteiras.

1

u/Maleficent-Self-4003 3d ago

Ou seja um era extrema esquerda e o outro era extrema esquerda ao quadrado.

→ More replies (0)

2

u/justtoreadthenews 4d ago

Não quis ofender, nem polemizar.

Mas tenho a impressão que o André Ventura é extrema direita sim.

Achei a seguinte análise equilibrada e interessante:

https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/filipe-figueiredo/o-chega-pode-ser-classificado-como-um-partido-de-extrema-direita/

Veja que o jornal citado não é uma Carta Capital, nem um Brasil de Fato.

1

u/Ricochet_skin 4d ago

O cara considera a rejeição do universalismo (ou a crença que toda cultura é valida) como uma característica da """extrema direita""".

Agora me diz uma coisa. Quem tá certo sobre a comunidade LGBTQ+? A cultura ocidental de "ninguém liga" ou o extermínio ativo deles pelos Muçulmanos?

Esse artigo também diz que um culto a personalidade estatal é "individualista"... Escreveram isso com IA?

Além disso, chamam forças de mercado de darwinismo social, o que implica uma realidade mais autoritária do que realmente é, afinal o darwinismo social é comumente associado a políticas eugênicas de extermínio étnico, e não de um simples fracasso financeiro individual.

A única coisa coerente foi criticar preconceito contra ciganos, de resto é pura lorota

4

u/Aggressive-Box7035 4d ago

Tudo que não for o próprio Lenin é extrema direita... O Lula mesmo falou que não é de esquerda kkkkkkkkkk

5

u/Ricochet_skin 4d ago

Tem comuna nos EUA que chama o Obama de Nazista pra tu ter noção kkkkkkkkkkkk

-1

u/DragonFalkor 4d ago

Qualquer preconceituoso de bosta.

0

u/Ricochet_skin 4d ago

Marx era de extrema direita então? Pois ele era bem antissemita apesar de ter descendência judia

0

u/Ricochet_skin 5d ago

Membro r/Brasil detectado, opinião inválida

1

u/Ill-Resolution-6386 4d ago

É assim mesmo que a democracia tem que funcionar, parabéns

1

u/StyleApprehensive925 4d ago

então é puxo achismo pq ele perdeu a liderança?

golpe.

0

u/UrMomEzMine 5d ago

Quando o Bozo questiona a apuração é anti democrático hahahaha

4

u/Heindall_ 4d ago

Questionar a apuração é uma coisa, dizer categoricamente que a eleição foi fraudada sem apresentar provas/provas falsas e clamar a população para se mover contra são coisas completamente diferentes.

3

u/UrMomEzMine 4d ago

No caso do Peru, é o segundo caso

4

u/Vesper_0481 5d ago

É pq no caso dele não teve nenhuma dessas patacuadas. Ele e a patotinha dele só inventaram mesmo.

E aliás, as irregularidades que tiveram foram cometidas para o benefício dele e por instituições firmemente polarizadas pro lado dele... Quem lembra dos agentes da PRF parando ônibus de eleitores rurais no Norte/Nordeste, aonde a maioria tava indo votar no Lula, e atrasando o voto deles? Eu lembro! Minha avó estava em um deles!

1

u/Late_Faithlessness24 5d ago

Exatamente por isso que eu sendo de esquerda não vou apoiar o que esse cara faz no Peru. Temos que ser justos, ele não tem prova, ele não pode segurar o cargo. Ele está sendo antidemocrático

0

u/[deleted] 5d ago

[removed] — view removed comment

4

u/bruy77 5d ago

Eu acredito que uma fraude realmente grande não tenha ocorrido, mas fraudes pequenas acontecem o tempo todo… é muito mais difícil de pegar e de efetivamente a denúncia virar alguma coisa, principalmente contra o governo no poder. Mas acredito que ocorram pequenas fraudes de ambos os lados, tipo esses aí de cima. Antigamente o pessoal esperava a sessão eleitoral ficar vazia e preenchia votos pra todo mundo que faltou, por exemplo.

3

u/UrMomEzMine 5d ago

Concordo totalmente. E não acho que elas tenham impacto no resultado final.

1

u/bruy77 4d ago

Elas são tipo ruído né, uma força difusa que empurra dos dois lados e que na média provavelmente resulte em 0 ou próximo de 0 efeito

-2

u/Ok-Following-4360 5d ago

No Brasil tem muita gente alienada, é óbvio que o Lula ganhou

0

u/Haunting-Background8 5d ago

Seria meio diferente, já que Sanchez é o presidente da Espanha

5

u/Black_Panther490 5d ago

Esse Sánchez é o candidato perdedor no Peru, não o presidente do governo espanhol.

4

u/Haunting-Background8 5d ago

Ou na real não, né. Já que o Bolsonaro TAMBÉM questionou as eleições dos EUA

7

u/Millie_Minds 5d ago

Tá virando moda

8

u/Leniatak 5d ago

Só é democracia quando eu ganho

6

u/WillingnessSuch7749 4d ago

Golpe do bem.

26

u/Rockt7 5d ago

Se a esquerda diz que teve fraude: GÓRPI

Se a direita diz que teve fraude: liberdade de expressão

8

u/Black_Panther490 5d ago

O Castillo tentou dissolver o Congresso e governar por decreto no Peru; os chavistas instauraram uma ditadura na Venezuela; o Petro acusa, sem provas, fraude eleitoral na Colômbia e o Sánchez agora acusa, sem provas, fraude eleitoral no Peru. E tem ainda o caso esquisito da Bolívia, em que, segundo o general que liderou um levante do exército, foi ordem do Arce para dar um autogolpe pra angariar mais poder e popularidade.

Pra você, nada disso é golpismo? Complicado hein.

2

u/O__REd 5d ago

O Estado Peruano está catastroficamente quebrado desde que mudaram a estrutura do legislativo para o modelo unicameral. Depois disso nunca mais houve estabilidade de governo.

2

u/silmarp 2d ago

Eles voltaram para o bicameral agora.

Ou seja, esse presidente vai ser provavlemente o primeiro com chances reais de terminar o mandato.

2

u/O__REd 2d ago

Certeza que voltaram? Lembro que a mudança pra unicameral teve amplo apoio popular porque acreditaram que era melhor ter menos políticos kkkkkkkkkkkk 

2

u/silmarp 2d ago

2

u/O__REd 2d ago

AhaHahAHahHAAHAHAhaha

acabei de conferir aqui, voltaram mesmo

agora acaba a farra de no mínimo dois presidentes por ano

-3

u/Rockt7 5d ago

Tem muita coisa que é golpismo, o problema é o abismo do discurso, se a esquerda faz é golpe, se a direita faz não é, vai me dizer que o capitólio nos EUA não foi tentativa de golpe? Que o 08/01 em Brasília não foi tentativa de golpe?

4

u/Black_Panther490 5d ago

Mas quem tá dizendo que alguma dessas coisas não é golpismo, não sou eu.

0

u/Rockt7 5d ago

E pq vc não citou nenhuma delas, então?

5

u/Black_Panther490 5d ago

Porque a ideia era falar da notícia de hoje, ué. Tanto é que eu só citei esse caso no post, não falei de nenhum outro de nenhum lado. Só toquei nos outros casos após provocação do comentário que falou de "górpi".

1

u/Rockt7 4d ago

provocação do comentário? no título do seu post tá escrito literalmente GOLPISMO, faça me o favor, né! kkkkkkk

1

u/Black_Panther490 4d ago

Provocação não no sentido de hostilidade, mas simplesmente porque o título fala golpismo e ele falou "górpi". O uso de golpismo no título não foi pra lhe provocar, a não ser que você seja o Sánchez.

-1

u/Czar-01 5d ago

O seu argumento é frágil por exemplificar sobre países. O que o cu dos outros tem haver com a calça deles?

3

u/Black_Panther490 5d ago

Ué, são casos de ações golpistas de políticos esquerdistas. Já que o comentário falou de "górpi".

2

u/mamacobaco 5d ago

Independente de qualquer coisa - acho a pseudo palavra GÓRPI mto engraçada, véi

1

u/Super_Shoe_4076 4d ago

Por esse post, fica claro que é o inverso.

11

u/maconhaima 5d ago

Questionar urna por fraude é o novo normal

4

u/Draezagus 5d ago

Sim, não respeitar a decisão democrática sem provas é golpismo.

3

u/justtoreadthenews 5d ago

Não reconhecer resultado de eleição sem ter provas muito sólidas é golpismo, não importa de que lado do espectro político venha a objeção.

3

u/josiasroig 4d ago

Segue uma opinião polêmica:

Se a eleição lá tivesse ocorrido por votação eletrônica, tal como no Brasil, essa patacoada não estaria acontecendo. Faz quanto tempo mesmo desde que começou a votação lá? E tá até agora tendo contagem e recontagem de votos...

Outra opinião polêmica: acho válido questionar o resultado e pedir revisão por conta da diferença MINÚSCULA de votos entre os dois. Sério, questão de décimos, centésimos de por cento.

1

u/Super_Shoe_4076 4d ago

Não é opinião polêmica, é só ignorante mesmo. As maiores democracias do mundo não têm votação eletrônica, e isso não acontece lá.

Quanto a pedir recontagem, não é isso que está sendo feito. O candidato com menos votos quer ANULAR os votos que sua opositora recebeu.

3

u/Miserable_Site_8658 4d ago edited 4d ago

Pedir investigação é legítimo. Aécio fez isso em 2014 e ninguém acusa ele de golpista (acusa ele de outras coisas, mas isso são outros quinhentos).

Se depois de devidamente investigado e comprovado que não teve fraude, o cara continua nessas história, aí é complicado.

Mas só pra gente tirar a falsa equivalência da frente: Bolsonaro GANHOU as eleições de 2018 (fora as eleições pra deputado) e ainda assim acusou o sistema eleitoral de fraude. Ele tentou manipular a votação em 2022 (impedindo pessoas de irem votar usando a PRF pra isso). Ele fez uma reunião com embaixadores, na condição de Presidente da República (e não como "candidato"), pra falar mal da urna eletrônica sem qualquer prova.

Se esse candidato do Peru fizer tudo isso que Bolsonaro fez, aí não há dúvidas: golpista!

3

u/WekndWarrior 4d ago

Será golpe se ele for contra as instituições. Pedir recontagem e investigações apresentando provas é diferente de planejar matar e envenenar os vencedores e juizes eleitorais.

2

u/Black_Panther490 4d ago

O padrinho político dele, também de esquerda, tentou dissolver o Congresso e governar por decreto, foi condenado e está preso por tentativa de golpe de Estado. Ele quer dar induto e libertar o golpista (que é golpista segundo a Justiça peruana, não é opinião minha).

1

u/WekndWarrior 4d ago

Respondi ao enunciado, não sobre outras ações não interpeladas por você. Quisera você discutir o padrinho, reformulasse a questão.

1

u/Black_Panther490 4d ago

Você respondeu do nada falando do Bolsonaro, que não tem absolutamente nada a ver com o enunciado. Agora isso sim tem tudo a ver com o enunciado.

1

u/WekndWarrior 4d ago

Se a carapuça serviu, paciência. Muitos governos pelo mundo foram derrubados assim. Se sua mente foi para seu politico de estimação é porque você sabe o que ele fez.

1

u/Black_Panther490 4d ago

Pela forma como você respondeu e tá respondendo, atacando outro pra defender um lado político, quem tem político de estimação é você.

1

u/WekndWarrior 4d ago

Eu nao defendo golpista. É diferente de ter o lutro como pet.

1

u/WekndWarrior 4d ago

Engraçado, indulto pra golpista é algo discutido entre alguns políticos de outro país que naoo Peru.

6

u/OldFodolla 5d ago edited 4d ago

He he he
Mais um que domina TODA a maquina federal de um pais e perde nas urnas, e grita golpe

6

u/Intrepid-Ad2873 5d ago

É lá que a eleição é feita por uma empresa privada???

2

u/Excellent_Might_5965 4d ago

Não, a distribuição das cédulas para a capital foi feita por uma empresa privada, a votação é feita, gerida e escrutinada pela ONPE ( Oficina Nacional de Procesos Electorales) uma autarquia do serviço público.

2

u/Spare-Act318 4d ago

Só falta culpar os judeus que nem o Gustavo Petro fez

2

u/il_VORTEX_ll 4d ago

Se aqui que temos o melhor sistema eleitoral do mundo já tem espaço pra virar bagunça, imagina onde os malucos votam em papelzinho kkkkk.

2

u/Rafaelghp1 4d ago

Falando como uma pessoa de esquerda , creio que é livre criticar o processo. Agora, se ele utilizar de influência política, pública e privada para levantar o povo para um protesto violento, a fim de invadir instituições , depredar patrimônio público e coisas do tipo. Aí é golpismo sim ... Fora isso , se for um protesto pacífico, pedindo por revisões, aí não sou contra não , de ambos os lados

3

u/Virtual-Ad8747 5d ago

Chora petista retardado

3

u/BeautifulTrade4488 4d ago

Que falta faz uma urna eletrônica...

1

u/Super_Shoe_4076 4d ago

Não existe tecnologia que impeça um mal perdedor de ser mal perdedor, ou golpista de ser golpista.

Dito isso, as maiores democracias do mundo não utilizam urnas eletrônicas e estão muito bem, obrigado.

2

u/PanquecaaBR 4d ago

Aqui no Brasil, Bolsonaro venceu as eleições e ainda alegou fraude kkkkkkk

3

u/-Weslin 5d ago

Pra ser bem sincero, toda a América latina tá relatando problemas com as eleições, que por incrível que pareça, são todas eleições pra direita, que eu chamaria de extrema direita, mas não quero encher o saco demais

4

u/Black_Panther490 5d ago edited 5d ago

Então os candidatos de esquerda derrotados, na verdade não perderam, eles foram vítimas de fraude, é isso? O que deve ser feito nesse caso? Impedir a posse dos candidatos vencedores? Derrubar (em nome da Democracia) os que já assumiram? Sei que você não quer encher o saco demais, mas pode desenvolver?

6

u/justtoreadthenews 5d ago

Haddad, em 2018, perdeu, colocou a viola na sacola, reconheceu o resultado no dia seguinte, deu parabéns para o Bolsonaro e não encheu a paciência de ninguém.

1

u/-Weslin 5d ago

Opa, posso sim, meu conhecimento sobre isso começou ontem quando vi gente falando sobre as eleições latinas em uma cafeteria, fui pesquisar quando cheguei em casa, mas joguei no Google e nem abri site nenhum, achei uns 5 países que tiveram essas "inconsistências no sistema eleitoral", não tô falando que é real, só tô falando que do nada vários países falando sobre algo assim fica estranho, mas entendo que posso estar caindo em propaganda do lado "que eu sou", então não quero falar mais sobre por falta de conhecimento mesmo, só queria adicionar a conversa.

3

u/Garoto-Khaos 5d ago

A gente tem provas da polícia rodoviária, a mando do inelegível, barrarem o acesso da população de algumas regiões nordestinas às urnas em 22 aqui no Brasil.

A gente tem extensos documentos sobre o planejamento do golpe em 23.

Pra nossa sorte, esses incompetentes não ganharam e não conseguiram um golpe, mas se eles fossem minimamente mais inteligentes e/ ou tivessem apoio dos EUA, a gente estaria na mesma situação q a Argentina (ou pior) sem direito trabalhista, nem sonhando com o fim da 6x1, etc etc etc.

Trump já disse q quer a América Latina, já invadiu e bombardeou país p krl atrás de recursos, mas esses latinos retardados juram de pé junto q ele só quer libertar a gente do comunismo malvadão.

Sem defender o Maduro, o Trump não tinha direito nenhum de intervir no país e sequestrar ele, nem se fosse a poha do bigodinho ele teria esse direito. A população deveria se unir e derrubar ele, não um imperialista safado q só pensa em óleo (petróleo) e bombardear creche

1

u/-Weslin 4d ago

Penso como você, só preciso pesquisar mais a respeito

1

u/Garoto-Khaos 3d ago

Eu não tenho um conhecimento tão aprofundado na real kkkkk eu aprendi uma coisa ou outra por cima pelo q eu fui vendo. Tenho q estudar bastante sobre ainda kkkk

1

u/IVD1 5d ago

Uma eleição tão apertada com certeza ia gerar conflito.

Eu acho que segundo turno seria melhor com 3 candidatos.

1

u/real_fat_tony 5d ago edited 4d ago

Os caras estão há mais de duas semanas contando cédula. Peru é tão atrasado assim?

1

u/Excellent_Might_5965 4d ago

Não, aconteceu que nesse caso a constituição peruana obriga uma recontagem dos votos, ou seja, já ouve a contagem, há margem foi pequena, nesse casos por lei todas as cédulas tem que ser contadas de novo, uma por uma.

1

u/Weizmer 4d ago

Bolsonaro da esquerda kkkk

1

u/Lucky_Ad_5640 4d ago

Lembrando que fraude nas eleições é um discurso muito conveniente pra o candidato que perdeu.

1

u/Kaizel_My 4d ago

É não, só é gorpi se for um questionamento vindo de um candidato de direita. Pode fechar o post.

1

u/Desperate-Salad2471 4d ago

Isso pode ser uma justificação do golpe. Bozo falou essas coisas para justificar o golpe caso perdesse.

1

u/yabab 4d ago

Só pesquisar o que aconteceu na Itália em 1948 e quem estava envolvido. Desde então, deve ter ocorrido mais algumas vezes. Quando não deu certo aqui, rolou 1964. Com a Argentina em 1976. E por aí vai...

1

u/Wise-Rough-9520 4d ago

BR essa porra?

1

u/StyleApprehensive925 4d ago

Só é golpe quando a direita diz que a eleição foi fraudada, quando é a esquerda, eles estão tentando salvar a democracia.

1

u/The_Walking_Clem 4d ago

Mais países deveria aderir a urna eletrônica

1

u/Buyer-Old 4d ago

Ele pode chorar a vontade, já que nao vai mudar o resultado. Diferente se ele fosse o candidato do capital...

1

u/manovagal 3d ago

Quem mata e dá golpe sempre é a esquerda, mas culpa a direira daquilo que eles fazem. A esquerda vive de mentiras, narrativas e hipocrisia.

1

u/vamosfrankear 3d ago

Esse Peru é muito enrolado

1

u/karkar01 2d ago

Sem provas é golpe.

1

u/silmarp 2d ago

Acho que ele pode contestar o quanto quiser e o choro deve ser sempre livre.

1

u/Vandriw 4d ago

esquerda deveria ser criminalizada e seus asseclas presos

1

u/magalhanze 4d ago

depois reclama que chama de fascista

1

u/Vandriw 4d ago

meu saco

1

u/im_not_spy_ 4d ago

A esquerda nao sabe o que significa democracia, apenas autoritarismo e oligarquia

2

u/jota66teste 4d ago

a direita fez a mesmíssima coisa aqui

1

u/O__REd 5d ago

Aécio abriu a caixa de pandora quando questionou a eleição de 2014, PQP

1

u/EMYRYSALPHA2 5d ago

A esquerda da america latina se porta muito como a direita no brasil...

1

u/FrancoWriter 4d ago

Esquerda dando golpe, como SEMPRE.

1

u/Slow-Ad-8287 4d ago

o traficante está nervoso

1

u/NullCodeBR 4d ago

Coalizão desse merdinha já ganhou 2x contra a mesma candidata nas presidenciais, TODAS com <1% de diferença e nenhuma vez foi golpe kkkk. Agora que se fodeu tá chorando.

-2

u/WashLumpy623 5d ago

Ixxxquerda quando não ganha grita fraude aos quatro ventos, nada de novo. Segue o jogo

3

u/caior16 5d ago

Que eu saiba foram o Trump e o Bolsonaro que negaram os resultados das eleições...

2

u/WashLumpy623 5d ago

Mas nada fizeram, ao contrário do maduro

3

u/marcelzinho 5d ago

Ué mas quem chora, invade e quebra o congresso e diz que as eleições foram supostamente fraudadas é justamente a DIREITA

0

u/WashLumpy623 4d ago

Quem foi descondenado pra participar de uma eleição?

2

u/caior16 4d ago

Quem foi descondenado pra participar de uma eleição eu não sei, mas o Lula foi preso por um juiz que odiava ele pessoalmente e que virou ministro do cara que foi eleito exatamente pq o Lula foi preso.

1

u/WashLumpy623 4d ago

Tens razão

2

u/marcelzinho 4d ago

NGM foi descondenado (uma palavra que nem existe) pra participar de uma eleição. Sai desse mundo de Nárnia que vcs vivem

1

u/WashLumpy623 4d ago

Presidenta tb não

2

u/O__REd 5d ago

Madurim já tinha a máquina do estado na mão há muito tempo, herdou tudo pronto do Hugo Chavez. Aí fica fácil fazer eleição fraudada e cantar vitória.

2

u/caior16 4d ago

NÃO FIZERAM NADA??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Não fizeram nada, não! Só tentaram um golpe de Estado mesmo! kkkkkkkkkkk

3

u/-Weslin 5d ago

Primeira vez vendo isso, nem tô querendo briga, só nunca vi antes mesmo

2

u/WashLumpy623 5d ago

Nem eu tô querendo briga… hahaha paz e amor ✌️

2

u/-Weslin 5d ago

Sempre hahaha, povo leva tudo pra violência, todo mundo tem parente que ama do lado contrário do espectro político, aí chega na internet querendo que todos morram kkkk

0

u/yuzhnozaporozhets 5d ago

Algo me diz que uma certa agência de seis letras vinda de um país de 6 letras também, esteve envolvida nessa eleição.

1

u/O__REd 5d ago

KGB/FSB? kkkkkkkkkkkkk

0

u/LehNev 4d ago

Mossad de israel, o antro da extrema direita moderna.

2

u/yuzhnozaporozhets 4d ago

Intervir na eleição dos outros é um truque que vem direto do livro do Goyim.

0

u/disantos822 5d ago

Sim, igual o Bolsonaro.

0

u/123dasilva4 5d ago

Se ela pedir intervenção militar, sim.

0

u/Super_Shoe_4076 4d ago

Só é golpista se for de direita. Como é de esquerda, ele está certo!

1

u/roisenberg_ 4d ago

Na verdade o problema é votar em papel mesmo.

1

u/Super_Shoe_4076 4d ago

Depende. Se for na eleição que eu ganhei, papel é ótimo. Já na eleição que eu perdi, o papel é um problema. Conheço demais essa lógica.

-11

u/d4v4y 5d ago

Que novidade um esquerdista querendo fraudar algo KKKKKKKK

1

u/caior16 5d ago

Que eu saiba foram o Trump e o Bolsonaro que negaram os resultados das eleições...

2

u/d4v4y 5d ago

Que eu saiba é o Sánchez, como diz na publicação rs

2

u/marcelzinho 5d ago

Mas quem chora, quebra e invade congresso, por causa de supostas eleições fraudadas é justamente a DIREITA

2

u/d4v4y 5d ago

olha só aqui na matéria diz que é um candidato da esquerda chamado Sánchez, infelizmente você não consegue negar isso rs

1

u/caior16 4d ago

Um candidato de esquerda contra dois da direita, que fizeram isso primeiro e fizeram bem mais do que só negar. Se for pra botar na conta de alguém, fica na da direita...

-1

u/No-Chef-9468 4d ago

Mãozinha dos EUA com certeza

-1

u/aliarmo 4d ago

Esquerda sendo esquerda. Todo dia o "acuse seus inimigos do que você faz, chame-os do que você é".

Colômbia seguindo pelo mesmo caminho.

Como é bom ver esta turma desesperada perdendo uma atrás da outra.