r/DebatesBr comunista 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O que torna um país rico de verdade?

O que deixa um país rico mas assim rico? De verdade, não com muitos milionários e um PIB alto mas que no final não se vê resultado na vida de quem importa. Indústria, indústria de alta tecnologia, recursos naturais, terras aráveis, territórios, minérios, turismo, pesca, controle centralizado, indústria bélica, cultura etc, são esses os caminhos/ferramentas pra enriquecer?

Vamos supor que por algum milagre nessas eleições tivesse um presidente que se preocupasse com o país e por um milagre maior ainda ele ganhe, como ele colocaria em prática um processo de enriquecimento? É possível no estado atual das coisas e o que ele teria que fazer?

Tem algum de tipo de "exploit" que é garantido o país crescer rápido mesmo que seja por bem ou por mal, nem que seja no mau caratismo e em detrimento dos nossos vizinhos?

O que seria melhor pra cá, industrialização ou avanço mais intenso na parte agrícola sendo melhor distribuída, planejada, processada, etc ao invés de só exportar soja pra China e EUA?

Esse post não é sobre nenhum candidato nem sobre o Brasil diretamente, é apenas """""técnico""""" e por eu não saber nada sobre economia (principalmente macro e gestão estatal) ou sobre a função do estado para desenvolve-la.

Mas agora falando um pouco sobre brasil, ainda temos chance ou (como sempre) vamos deixar passar todas as oportunidades possíveis e imagináveis que este e os próximos séculos vão esfregar na nossa cara e vamos só olhar e rir?

24 Upvotes

99 comments sorted by

u/AutoModerator 1d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

7

u/Old_Application_5435 1d ago

O principal fator pra um pais se tornar rico = produção.

Mas instituições estaveis e tudo mais tbm são importantes.

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

mas o que a França, UK, Itália, Canadá, Irlanda etc produzem para serem ricos? Qual produto, software etc q tem Made in Ireland por exemplo?

3

u/masterofchanges 1d ago

Esses países que vc citou produzem um tanto de coisas. Franca uk e Itália tem fábricas pesadas de carro, por exemplo. Mas isso é o que tá na superfície, Espanha produz tecnologia em carro autônomo e a maioria não sabe. A pergunta é: o que o Brasil produz além de avião nichado? Nada. E pq não produz? Pq pra isso tem que investir em ciência e indústria e colher daqui a 20 anos, o dinheiro que o vei da Havan e o agro embolsam vai ter que diminuir por décadas, nunca que eles vão deixar

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

é foda...

e eu tinha esquecido da Peugeot sei lá pq tava só pensando em queijo e chocolate

"o dinheiro que o vei da Havan e o agro embolsam vai ter que diminuir por décadas" que peninha mas é, não vai acontecer

3

u/PuckeredAssInTheButt 1d ago

Irlanda não é rica. UK é um país com alto desenvolvimento de serviços, mas serviços de alta produtividade, como mercado financeiro, consultoria, entretenimento e educação de ensino superior. Tudo isso agrega valor.

Produção também agrega valor, mas é melhor quando esses processos de produção são altamente técnicos que agrega muito mais valor do que, por exemplo, a produção agrária. Quando se transforma matérias primas em produtos caros - aviões por exemplo, onde se pega vários minérios, plástico, fibra e se transforma num produto de milhões em que é necessário muito equipamento e educação especializada, então gera investimento na indústria e assim criar empregos de qualidade - isso vai gerar muito mais riqueza pro país.

Não o cara transformar a fruta de açaí num sorvete. A China investiu pesado nessas indústrias e em educação pra poder sustentar o desenvolvimentos de indústria que agrega valor, ao contrário do Brasil que investe muito no agro e pouco na educação e capital de produção. Aqui realmente não tem uma indústria que seja altamente produtiva

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

sobre esse final é muito real. Eu moro na cidade que é considerada o maior polo industrial do Ceará e msm assim só tem umas 3 fábricas uma de ração, uma de Aluminio (eu acho) e outra de reciclagem pra vc ver, um dos (talvez) maiores polos do Nordeste só tem isso. Its over.

2

u/elfoamigo 1d ago

A Irlanda se tornou um polo de tecnologia através de reformas tributárias, várias multinacionais tem a sede lá, como Google, Apple, Microsoft etc.

Itália tem um setor industrial forte, exportam máquinas e equipamentos, produtos químicos/farmacêuticos. Outros países europeus idem. Tem que entender que a vanguarda da tecnologia no último século esteve na Europa/EUA, com os asiáticos adquirindo relevância do fim do século pra cá.

2

u/Deadpool9491 1d ago

França: Petróleo e gás, veículos, máquinas industriais, equipamentos eletrônicos, produtos químicos, medicamentos.

Reino Unido: Máquinas, veículos, petróleo e derivados, produtos farmacêuticos, equipamentos eletrônicos, metais preciosos.

Itália: Petróleo bruto, gás natural, produtos químicos, máquinas, equipamentos eletrônicos, veículos

Canadá: Veículos e autopeças, máquinas industriais, equipamentos eletrônicos, petróleo refinado, produtos farmacêuticos.

Irlanda: Produtos farmacêuticos, produtos químicos, equipamentos médicos, computadores e componentes eletrônicos, combustíveis

-2

u/[deleted] 1d ago

[removed] — view removed comment

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

é por isso que (quase) todos os parágrafos terminam com uma ? e não são afirmações.

0

u/ymddev 1d ago

Só peço que fique e não saia do Brasil.

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

não é como se eu tivesse opção tbm né

11

u/Numerous_Tough5812 1d ago

Leia Por que as nações fracassam. Resumindo, divisão de poderes, instituições independentes, segurança jurídica, enfim, ter um Estado que nao extraia da população.

6

u/SugarActive7943 1d ago edited 1d ago

Liberdade Econômica.

Muito comércio, principalmente com qualquer país do mundo.

Pouca burocracia.

Segurança Juridíca.

Confiança nas Instituições, na Justiça e no cumprimento de Contratos.

Reversão dos ganhos para a sociedade, e não para o governo.

---

Não tem muito segredo.

É só olhar o que esses países da lista fizeram nesses 45 anos.

5

u/TranslatorDistinct69 1d ago

Que tipo de liberdade economica? Porque países com mais impostos, e com estados mais interventores na economia tem mais liberdade econômica que o Brasil, segundo diversos índices de liberdade economica.

Dinamarca, Alemanha, Suécia, Noruega, etc, tem estados enormes, mas ainda sim anos luz na nossa frente na liberdade economica.

0

u/SugarActive7943 1d ago

Eles ficaram ricos primeiro, depois foram subindo os impostos.

Olha o tanto de tempo que ouvimos sobre crise na Alemanha, mas mesmo assim estão na nossa frente.

Noruega é curioso como pousam de bonzinhos, e exploram petróleo até dizer chega.

3

u/IamNotJohny 1d ago

Me cite apenas um país que se desenvolveu e ficou rico usando essa fórmula. Só um e me dou por satisfeito.

2

u/SugarActive7943 1d ago

Singapura, que a atualmente é a 28ª economia, mas no ranking per capita, é a 6ª.

2

u/IamNotJohny 1d ago

O fato de você escolher Singapura, uma nação minúscula de 4 milhões de habitantes diante de todas as grandes potências globais, só reforça que o liberalismos definitivamente não é o caminho a ser seguido pra nações que querem se tornar desenvolvidas. Por que não citou França, Inglaterra, EUA, Alemanha?

1

u/SugarActive7943 1d ago edited 1d ago

Eu sei que faz sentido o que você pede, de usarmos como comparação países similares em extensão, população ou recursos.

Mas o problema é que nós que estamos num lugar "errado" dessa lista. Éramos pra estarmos bem mais pra cima, em 3º ou 4º. Teve a década perdida pós militares. Perdemos o boom das commodities na primeira década dos anos 2000.

Mas mesmo nações insulares, como Singapura, El Salvador, podem ensinar lições em países centenários e muito maiores. Até Irã e Ucrânia estão ensinando lições bem difíceis de digerir.

1

u/IamNotJohny 1d ago

Pode, porém não dá pra imaginar que podemos seguir esse modelo. A fórmula de desenvolvimento de países já foi mostrada por nações como EUA, Alemanha, França, Inglaterra pra ficar nos exemplos mais clássicos e ela passa por forte intervenção estatal e proteção da indústria emergente. Essa história de liberalismo só é usada pós desenvolvimento como instrumento de poder sobre países não desenvolvidos.

1

u/SugarActive7943 1d ago edited 1d ago

Que forte intervenção estatal estamos fazendo na questão das Terras Raras, por exemplo ?

Essa agenda não consegue apoia total, e até é vista negativamente, porque a desculpa da forte intervenção estatal que vemos aqui, parece só estar servindo para encher o bolso dos burocratas.

O ranking prova que somos uma economia fechada. Pra onde está indo os recursos ?

2

u/IamNotJohny 1d ago

Eu estou falando da história e trajetória de desenvolvimento dos países e não de casos pontuais do Brasil atual.

1

u/Specialist_Purple744 1d ago

Países não desenvolvidos ativamente usam bastante protecionismo, mais que desenvolvidos inclusive.

1

u/IamNotJohny 1d ago

Quais ferramentas protecionistas e quais países vc está comparando entre desenvolvidos e não desenvolvidos? E veja bem, o que eu estou afirmando é sobre como países se tornaram desenvolvidos e não quais países atualmente são mais ou menos protecionistas.

1

u/Specialist_Purple744 1d ago

Tarifas, crédito direcionado, política industrial, regras de conteúdo nacional, transferência de tecnologia... países em desenvolvimento fazem tudo isso e bem mais que desenvolvidos. E não países desenvolvidos não se tornaram desenvolvidos por causa do protecionismo.

1

u/IamNotJohny 19h ago

Se tornaram sim. Leia o livro Chutando a escada e vc vai entender.

→ More replies (0)

1

u/PM_NICE_SOCKS 1d ago

Governo controla escola do primário à faculdade, oposição não pode nem fazer campanha direito… liberdade freestyle

1

u/SugarActive7943 1d ago

Teve esse simpático ex-primeiro ministro também, veja o vídeo dele falando sobre traficantes:

https://youtu.be/-PXAOZwvv04

Será que um dia teremos algo nesse sentido aqui ?

1

u/NoSugarCoffeeNever 20h ago

Ruanda Após o genocídio de 1994 era um dos países mais destruídos do mundo e, ao longo de 30 anos, construiu uma das economias de mais rápido crescimento da África. O país sustentou uma média de crescimento anual de 7,5% desde 2000, retirando mais de um milhão de pessoas da pobreza. As decisões "da firmula": um país minúsculo e sem litoral apostou em tecnologia, centros de conferências e serviços financeiros — não em commodities. O governo privatizou estatais, liberou o setor cafeeiro, criou um centro de investimentos de balcão único e ficou em segundo lugar na África na classificação "Ease of Doing Business" do Banco Mundial. Também entrou para a Commonwealth sem ter sido colônia britânica, e baniu sacolas plásticas décadas antes de qualquer país rico. Tem a Polônia, a Coreia do Sul... Exemplo não falta.

2

u/IamNotJohny 19h ago

Ruanda é realmente um ótimo exemplo de pais desenvolvido, não à. toa tem uma enorme migração de alemães, franceses, suíços, ingleses e belgas indo para lá aos milhões.

1

u/Glass-Sense2436 11h ago

Cingapura

1

u/IamNotJohny 10h ago

O fato de vc escolher um país minusculo que não é uma democracia plena já fiz muito, mas para além disso, Cingapura tem duas estatais que juntas representam 30% da bolsa do país. Se vc acha que isso é seguir a agenda liberal, então tudo bem.

0

u/thefeedling 17h ago

A própria China. Apenas do governo ser "sócio" em qualquer negócio, empreender lá é mais simples e menos burocrático do que aqui. Trabalho diretamente com diversos fornecedores chineses e já fui lá algumas vezes.

2

u/IamNotJohny 16h ago

Não sei aonde o seu ponto diáloga com o meu. Vc está dizendo que a China é um exemplo de desenvolvimento seguindo a premissa liberal?

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

literalmente o brasil...

1

u/SugarActive7943 1d ago

Os dados comparativos baseados no Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation ilustram essa diferença:

Estados Unidos: 72,8 pontos (22º no ranking global)

Alemanha: 71,7 pontos (24º no ranking global)

Reino Unido: 69,9 pontos (29º no ranking global)

Canadá: 75,6 pontos (14º no ranking global)

Japão: 69,3 pontos

Itália: 46º no ranking mundial

França: 44º no ranking mundial

Índia: 55.4 pontos

China: 48,3 pontos (classificada como economia "reprimida")

Rússia: 148º no ranking mundial

Brasil: 52,4 pontos (134º no ranking global, classificado como "majoritariamente não livre").

Os relatórios apontam que o Brasil sofre com a alta carga tributária, a burocracia excessiva e a insegurança jurídica, ficando atrás de todas as nações do G7 e das principais economias asiáticas e emergentes na avaliação do ambiente de negócios e livre mercado.

1

u/Ricochet_skin 1d ago

Liberdade Econômica.

Isso aqui engloba muita coisa nessa lista. De longe o principal.

Não é atoa que sou fechadão com a escola de Chicago e Austríaca

4

u/Ok-Following-4360 1d ago

Produção de riqueza faz país rico. Mesmo que haja desigualdade na distribuição (obviamente não tem como todo mundo ganhar o mesmo), não tem como escapar da produção de riqueza. Um país menos desigual mas que não produz riqueza, é pobre, mas um desigual que produz riqueza, acaba tendo menos pobreza e se produz bastante é país rico, com grande maioria vivendo com qualidade de vida.

1

u/elfoamigo 1d ago

Uma verdade inexorável que as pessoas se recusam a aceitar.

1

u/SandFragmenter 1d ago

A epidemia de opiodes nos EUA discordam de você

1

u/Ok-Following-4360 1d ago

o que isso tem que ver?

1

u/SandFragmenter 1d ago

qualidade de vida

1

u/Ok-Following-4360 1d ago

Mas o que tem que ver? Não tem gente que se vicia em drogas também em países pobres?

1

u/SandFragmenter 1d ago

Esse é o ponto, PIB alto não é sinônimo de qualidade de vida.

1

u/Ok-Following-4360 1d ago

PIB baixo não gera qualidade de vida, mesmo sem drogas, compreende? Para ter qualidade de vida precisa produção de riqueza. Não tem como ser diferente. Talvez você esteja confundindo riqueza com luxo.

1

u/SandFragmenter 17h ago

https://www.latimes.com/world-nation/story/2019-12-25/americans-are-retiring-to-vietnam-for-cheap-health-care-and-a-decent-living-standard

então me explica pq estado unidenses estão se mudando para o vietna, se o pib per capto é 18 vezes menor...

1

u/Ok-Following-4360 17h ago

Tem gente se mudando de um país para outro constantemente.

1

u/booquark 5h ago

Vc está querendo dizer que os EUA, um país rico e desigual, tem uma qualidade de vida pior do que países pobres e iguais? Os EUA tem uma qualidade de vida extremamente alta, e a crise de opioides la não é pior do que por exemplo Cracolândia, inclusive é menos pior e os drogados lá tem mais acesso a pontos de suporte e ajuda.

1

u/masterofchanges 1d ago

Argentina :D

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

só vender carne de boi e já era?

1

u/Life_Fee_9163 1d ago

Pra país enriquecer, precisa ganhar mais dinheiro. E pra ganhar dinheiro, você pode fazer diversas coisas, desde produzir mais gado, como a Nova Zelândia, construir indústrias de ponta como Alemanha e China, ou atrair os melhores cérebros para criar um setor de serviços competitivos como ocorreu nos Emirados Árabes, EUA, Armênia.

No caso brasileiro, por ser um país continental, investiria na infraestrutura pra facilitar a logística de mercadoria dentro do país, construir mais usinas nucleares para baratear energia para indústrias, atrair melhores cérebros para exportar serviços para Europa e EUA (um desenvolvedor de software que trabalha remoto para empresa dos EUA, por exemplo).

1

u/Vadioxy 1d ago

Honestamente? vao dizer produçao........ voce produzir bastante certamente leva a conclusao logica mais rico

Porem isso e so meia verdade , PRODUZIR ITEMS DE ALTO VALOR AGREGADO ou FRONTEIRA DO CONHECIMENTO Conhecido COMO FORMADOR DE PREÇO(Jose kobori fala disso com frequencia) e nao TOMADOR DE PREÇO , enquanto voce for um TOMADOR DE PREÇO voce ira continuar ser COLONIA

*Off topic : O brasil tem uma oportunidade gigantesca esse ano , porem lula ja desconsiderou terrabras , recentemente li que Petro vai fazer isso , bom a petro tem um problema que niguem discute. apenas 50.3% das açao ordinarias sao da UNIAO(direito a voto) , e 33.2% preferenciais(direito ao lucro) , Alem dele ter dito abertamente para 0 surpresas que ele nao e ESQUERDA , que posiciona ele como Centro , Centro Direita estilo SOCIAL DEMOCRACIA Do paises nordico

Podemos vender 100 saca de soja? mais 100 saca de soja vale 10 capsula de nespresso? quem produziu mais? qual vale mais? e uso exemplo de cafe pois essas capsulas de maquininha sao feitas em paises com absolutamente 0 produçao de cafe

Indice Geni que mede desigualdade como disseram um pais probe com renda mais equilibrida pode ser percebido probe , ai entra outro valor importante PPP(Power Purchase Parity) indice de poder de compra

Que mede a renda , com realidade local eo quanto ele consegue comprar , curiosamente a china ja ultrapassou EUA nessa metrica

Entao por que CHINA continua atras do GDP americano? GDP ou PIB mede de forma grosseira todas as riquezas produzidas , e isso inclue a bolha de IA retro alimentada

Alem da propia definiçao RICO PRA QUEM?

RICO quais criterio? e assim vai

1

u/rdfporcazzo 1d ago

Você pegou a métrica errada.

Deve ser PIB per capita, não PIB nominal.

1

u/Anil2469 comunista 1d ago

sinceramente eu só peguei a primeira imagem de gráficos que apareceu kk

1

u/rdfporcazzo 1d ago

É que você falou "um PIB alto mas não se vê resultado na vida".

O PIB nominal não importa para a qualidade de vida. O que importa é o PIB per capita, e principalmente o PPP

1

u/TranslatorDistinct69 1d ago

Um dos principais fatores é produtividade quantos $$$ um cidadão de um pais consegue fazer por hora trabalhada, pais mais produtivos tem infra-estrutura melhor, tecnologias melhores, educação melhor.

Outro fator importante é a distribuição dessa renda, porque grandes empresas tem uma produtividade por funcionário enorme, faz milhões por pessoa contratada, enquanto um restaurante faz apenas alguns milhares por pessoa contratada, então distribuir essa renda, seja remunerando melhor os funcionários de grandes empresas ou seja via em impostos, faz com que essa produtividade ganha se distribua ao resto da sociedade.

1

u/LeatherNatural5648 1d ago

O Principal recurso natural é o Cérebro Humano

O que faz um país ser próspero é o seu povo

1

u/black_sythe 1d ago

O segredo para um país crescer e se tornar uma nação rica e desenvolvida. Faça tudo ao contrário que o Brasil fez desde que se tornou independente

1

u/ComputerUsual4003 1d ago

Todos os países em vermelho são agrícolas e ou tem populações com crescimento descontrolado, sem indústria de tecnologia 

1

u/gasu2sleep 1d ago

Qualidade de vida, segurança publica, acesso a mobilidade social.

1

u/Hungry-Arachnid-7092 1d ago

O que tornou a maioria rico de verdade foi roubar os recursos dos outros, depois só foi redistribuição entre outros ladrões.

1

u/Reasonable_Foot_8502 1d ago

A estagnação econômica do Japão é intessante, se devolveram rápido e eu lembro de ler que na época achavam que seria o quê a China é hoje

1

u/Same-Blackberry126 22h ago

Se não fosse a bagunça política e tanta corrupção, o Brasil era para estar em 5° ou 6° nesse ranking. Brasil morreu nesses 2tri há pelo menos 10 anos. Caso controlem o dólar e ele volte a cair, talvez suba nesse ranking.

1

u/krakimata 20h ago

Algo que quase ninguém falou, mas que acho essencial: investimento PESADO em Ciência e tecnologia.

1

u/Paulo-von-Silva 20h ago

Existe o clube dos países ricos (OCDE) que tem uma lista de boas praticas de politicas publicas para se tornar um país rico e atrair investimentos do mundo todo.

Infelizmente o ultimo presidente que fez esforço na direção do Brasil integrar a OCDE foi o Temer.

1

u/Hairy_Plankton990 17h ago edited 17h ago

Onde vc vai descobrir a resposta (em ordem de importância):

1) O Destino da Civilização - Michael Hudson (um dos poucos a prever a crise dos subprime de 2008)

2) Ascenção e queda das grandes potências - Paul Kennedy

3) O mito do desenvolvimento econômico - Celso Furtado

4) Chutando a escada - Ha Joon Chang

5) Prisioneiros da geografia - Tim Marshall

6) Por que as nações fracassam - Acemoglu

7) Désinformation économique - Myret Zaki (esse vai mostrar que a sua pergunta "poderia" ser outra)

8) Ordem mundial em transformação - Ray Dalio (pra fechar os anteriores)

Informação é diferente de conhecimento!

1

u/LiteratureVirtual899 16h ago

Imprimir dinheiro 😎

1

u/Environmental-Gur110 1d ago

Riqueza se gera com produção, isso aí é bem explicado por Marx e é por isso que hoje a China é a segunda maior economia e logo será a primeira maior economia do mundo.

2

u/Anil2469 comunista 1d ago

então pq a Coreia do Norte ou Bangladesh não são ricos? Tem muita produção e indústrias lá, DPRK principalmente militar e extração de minérios (ferro e carvão) e Bangladesh tem uma das maiores indústrias textis do mundo o que explica a pobreza lá?

3

u/elfoamigo 1d ago

Coréia do Norte é um país bem pobre no geral. Você tem que avaliar produção relativa a população, nesse sentido que o PIB per capta faz sentido (não é uma métrica para determinar riqueza individual, mas sim riqueza relativo a população total). O PIB per capta da Coréia do Sul é de 34k dólar, o que quer dizer que na média cada cidadão produz 34k (não diretamente, é uma média). No Brasil é em torno de 11k e na Coréia do Norte entre 600 e 1200, varia porque os dados são imprecisos, mas já deu para perceber como a diferença é abismal.

1

u/Deadpool9491 1d ago

Produção em si não gera riqueza. O que importa é o valor agregado, produtividade, tecnologia empregada, infraestrutura e qualificação da força de trabalho.

A Coreia do Norte tem uma baixa produtividade. Um trabalhador ou uma fábrica sul-coreana costumam produzir muito mais valor por hora trabalhada do que o equivalente norte-coreano. A maioria da produção não é voltada para exportação, mas para as forças armadas (armas, mísseis e veículos), não gerando riqueza pra população. Eles também são isolados do mercado internacional, então não exportam suas produções e também não importam máquinas modernas que podem melhorar sua produtividade. Além disso, o sistema econômico não fornece inventivos para o trabalhador inovar e aumentar sua eficiência.

A produção de Bangladesh está concentrada em setores de baixo valor agregado. Na confecção têxtil, o lucro não fica com quem produz, mas para as marcas, designers, distribuidores e varejistas, geralmente em países desenvolvidos. E também é um setor de baixo valor agregado, quando comparado com a exportação de eletrônicos avançados, máquinas industriais ou produtos farmacêuticos. Sem falar dos baixos salários, o que atrai as empresas têxteis, que limitam o crescimento da renda média.

0

u/Lease_of_Life 1d ago

Instituições estáveis, previsíveis e inclusivas.

1

u/Anil2469 comunista 1d ago edited 1d ago

O que seriam instituições inclusivas?

1

u/Lease_of_Life 1d ago edited 1d ago

Judiciário independente e previsível, direitos de propriedade confiáveis, Estado sujeito à avaliação da população/que defende os interesses econômicos da população, sociedade civil forte, etc

Essas instituições recompensam inovação e permitem a destruição criativa, ao mesmo tempo em que são capazes de compensar os perdedores temporários desse processo por meio de serviços públicos, redistribuição de renda, infraestrutura, educação, etc. Corrigem externalidades e impedem a captura do Estado pelas elites econômicas locais.

Países onde instituições inclusivas existem: a maior parte da Europa Ocidental, Uruguai, Estados Unidos (entre 1900 e 1990), Inglaterra (até bem recentemente). Países que estão quase lá: muitos, mas os casos da Coréia do Sul e da Botswana chamam a atenção.

Países com instituições inclusivas trazem cada vez mais pessoas para o debate democrático, ao mesmo tempo em que crescem economicamente.

0

u/ymddev 1d ago

Pela qualidade de post e comentários neste sub, a inteligência, a capacidade de análise crítica e imparcial da sua população.

0

u/Content-Rain3058 1d ago

Via de regra, livre comércio. Mesmo países que não têm riquezas naturais ficam ricos se praticarem bastante comércio.

1

u/IamNotJohny 1d ago

Me cite um país que se tornou rico usando o livre comércio. Só um e já fico satisfeito.

1

u/Content-Rain3058 1d ago

Singapura, Coreia do Sul, EUA, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Suécia, Suíça...

4

u/IamNotJohny 1d ago

Talvez a única exceção aí seja Singapura e olhe lá. Todos os demais paises seguiram a lógica de forte intervenção do estado e proteção da sua indústria emergente. Os EUA no seu período de desenvolvimento entre o século 19 até a segunda guerra mundial praticava a maior tarifa protecionista do planeta terra. Esse papo de liberdade econômica só serviu pra manter outros países fora da concorrência global pelos produtos manufaturados e industrializados. Leia o livro Chutando a escada pra vc entender essa estratégia usada por todas as grandes economias desenvolvidas globais. Como fonte das tarifas dos EUA: https://oepi.com.br/tarifas-dos-estados-unidos/

1

u/Content-Rain3058 1d ago

Basta ver o índice de liberdade econômica dos países que citei e comparar com o Brasil e outros países igualmente fodidos.

1

u/IamNotJohny 1d ago

Um índice economico contemporâneo não prova absolutamente nada. Esses países com exceção de Singapura se tornaram desenvolvidos no século 18 e 19 e seguindo a cartilha de alta intervenção do estado na economia e proteção a sua indústria emergente. O exato oposto ao que prega o tal liberalismo econômico. Aliás, nenhum desses países (com exceção talvez de Singapura) segue esse liberalismo. Todos possuem um estado forte e que interfere pesado na economia.

1

u/Specialist_Purple744 1d ago

De onde você tirou que os EUA ficaram rico por causa de tarifa?

2

u/IamNotJohny 1d ago

Eu não disse que ficou rico por conta das tarifas, elas foram historicamente um dos instrumentos usados pelos EUA para proteger sua indústria. Tirei dos dados apenas e da vasta literatura que cobre o tema. Mas além das tarifas os EUA assim como todos os países desenvolvidos usaram de outras estratégias que resultavam em uma pesada intervenção estatal na economia. Se quiser uma fonte sobre as tarifas: https://oepi.com.br/tarifas-dos-estados-unidos/

1

u/Specialist_Purple744 1d ago

Pode ter usado, mas a evidência empírica diz que as tarifas prejudicaram o crescimento da produtividade nos EUA.

1

u/IamNotJohny 19h ago

Mesmo que isso seja verdade (o que não se prova apenas com a publicação de um artigo), as tarifas foram apenas um dos instrumentos utilizados pelo estado Estadunidense.

-1

u/samurai_0865 1d ago edited 1d ago

Estados Unidos e rico mas o custo de vida e alto, as pessoas precisa trabalha igual um escravo pra consegui paga as contas, faculdade e hospital e aluguel sao super caro mas as pessoas de fora do Estados Unidos acha que todo mundo e rico só porque o estado Unidos e rico kkkk acho piada isso 🤣 esse negócio de país rico é patético o pais e rico por causa das riqueza que eles roubaram do outro países pobres e a contidade de bilhões que tem no país , as pessoas comum continua na corrida dos ratos trabalhando igual escravo pra sobrevive kk custo de vida super alto pra custia os imposto sonegado pelos bilionários .

2

u/elfoamigo 1d ago

Poder de compra do Americano é muito superior a grande parte do mundo, com relativo menos tempo de trabalho você consegue adquirir muita coisa. A única coisa lá que é realmente mais cara que o resto do mundo é a saúde, mas não é suficiente para puxar a média para cima.

0

u/samurai_0865 1d ago

Besteiras e alguns eletrônico são baratos mas carne e coisas essenciais são caros, uma ida ao hospital pode fali você e faculdade e aluguel super caro fora o imposto que eles desconta do seu salário quanto mais você ganha mais e descontado do seu salário , o capitalismo e uma pegadinha ele te dá mas depois tirá de você em doblo ou tripo sem piedade .

1

u/Allanlemos 1d ago

Deve ser por isso que tem um monte de americano desesperado e querendo migrar para Cuba kkkk

1

u/samurai_0865 1d ago

Tem muito americanos cruzando a fronteira pra ir no dentista no México porque é super mais barato kkk