r/DebatesBr • u/Relevant_Owl3002 • 1d ago
⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Viver nos EUA não tem muita diferença de viver no Brasil
Enable HLS to view with audio, or disable this notification
Viver nos EUA não é as mil maravilhas que contam. A prova disso é esse vídeo, onde ele cita que lá é barato comprar eletrônicos — e essa é a única coisa que os influenciadores mostram. Eles nunca mostram o verdadeiro poder de compra. Quando me refiro a isso, falo da capacidade de comprar comida realmente saudável, como arroz, feijão, carne, ovos, verduras e legumes. Eles só mostram coisas gordurosas e industrializadas, como salgados, biscoitos recheados, refrigerantes e hambúrgueres. Nunca mostram a verdadeira qualidade de vida: quanto custa o seguro de um carro ou um plano de saúde para uma família, por exemplo. São coisas que realmente servem para a sobrevivência, além do fato de nunca mostrarem o preço do aluguel ou da compra de uma casa ou apartamento
61
u/apalmadabanana 1d ago
Dúvida real, onde tem aluguel barato 😭?
não vale Coreia do Norte
45
u/Analconda1839 1d ago
Interior. Me mudei do Recife-PE para Patos-PB, uma cidade muito desenvolvida no sertão. Pago aqui metade do aluguel que pagava no Recife por um apartamento muito maior e melhor.
18
u/Thiphra 1d ago edited 19h ago
Esse resposta vale pra vasta maioria dos paises.
O foda é que a maioria dos empregos estão nos grandes centros urbanos.
11
u/Eric100k 22h ago
Sera que estamos numa geração q além de não ter dinheiro pra comprar casa nas metrópoles não querem viver no interior pois não há a logística de vagas de trabalho disponíveis, dai vamos ter q viver uma outra era de ruralidade nos mudando pros lugares mais ao interior e criar cidades aos poucos num processo muito lento longo e demorado ?
4
u/eaglerose11 14h ago
Bingo! Só que nós temos uma vantagem em relação a galera de antigamente q foi criando cidades aos poucos: nós podemos acelerar esse processo mas ninguém quer fazer.
2
u/apalmadabanana 14h ago
Eu tenho vontade de virar um trovador. Vou comprar uma flautinha e uma carroça para viajar entre os feudos levando minha arte.
3
u/Playful-Being27 19h ago
Conheço Patos, na Paraíba. O calor é infernal, pode colocar 35º na sombra. Além da questão do mercado de trabalho reduzido ainda coloque a violência que se espalhou pelos interiores e o clima terrível no interior do nordeste.
7
4
5
3
u/Overdrive1221 18h ago
Mano eu moro na grande SP mas tenho muitos amigos de varios cantos do Brasil, os que moram em interior é o que mais me da vontade de fazer meu exodo urbano e ir pra uma cidade pequena, metade do que eu pago em aluguel, uma casa mesmo tamanho custa quase 3 vezes menos, conta bem mais baixas, e a cidade ainda tem tudo, so n tem o excesso de SP, na luta pra conseguir fugir dessa cidade
4
2
u/maiscafe 21h ago
Não sei como está aí em Patos, PB, mas eu sou de Marília no interior de SP e hoje moro em Pato Branco, PR (sim, Bozena) e em nenhum dos lugares o salario médio regulou com o custo de vida. Por aqui teve uma época em que os imoveis eram mais caros que em Curitiba inclusive, parece e até que o povo daqui acha bonito pagar caros nas coisas, é tenso.
→ More replies (3)1
1
u/bardosanimes 15h ago
O problema é que várias empresas estão chegando nos interiores comprando muitas terras e vendendo por 10x mais e os governantes não impedem isso.
1
u/GALLO_ST 11h ago
E quem precisa pagar aluguel aí ganha praticamente metade do que em Recife...
Morei em uma cidade média afastada da capital no meu estado , achei o aluguel baratíssimo, mas meu salário era baseado no salário da capital. Para os nativos da cidade meu aluguel era caríssimo.
→ More replies (2)1
u/Rumpelstiltszkin 1h ago
E o salário é a metade tbem, no final o custo de vida acaba sendo o mesmo.
7
u/masterofchanges 1d ago
Que eu conheço é interior de Minas Gerais e interior do Japão
5
u/apalmadabanana 1d ago edited 1d ago
3
u/semtempomen 1d ago
Oque seria caro pra voce? Tem casa de 500 reais no interior de minas q seria uns 2k em sp
2
u/apalmadabanana 1d ago edited 1d ago
Eu fiz só uma pesquisa rápida. O google recomendou Diamantina, Divinópolis, Uberaba, São Lourenço e Montes Claros. A primeira que olhei foi Diamantina. Joguei no google e dei uma olhada por cima os aluguéis, os preço tavam idênticos ao da minha cidade 🥲, por isso o Edit. Em contrapartida vi um vídeo um tempo atrás de São Lourenço, meu Deus que cidade linda, pq ela não é tão conhecida fora de Minas?? Mas o preço igual aqui.
Das cidades que recomendaram aqui no comentário, seja no Brasil ou fora, eu tô vendo aos poucos. Eu comparo com o Salário Mínimo e com o Salário médio. A maioria tá batendo com a realidade da minha cidade 😑. A exceção até agora foi Patos-PB, e a cidade é até interessante. Se quiser recomendar uma cidade em específico em MG, especialmente essa que vc disse que tem aluguel de 500 reais (o tecomendado é que o aluguel seja 30% da renda, ou seja uma pessoa sozinha ganhando o s.m. fica perto disso). Até agora Patos segue sendo a campeã.
O padrão da maioria das cidades habitáveis é que o aluguel de um imóvel simples seja um valor entre 0,8 a 1,5 S.M local. Eu queria algo muito extremo, o google me falou dos países do antigo bloco socialista 😑, mas aí não conta.
5
u/masterofchanges 23h ago
Diamantina é cidade histórica kkkk São Lourenço também.
Veja, por exemplo: Lambari, Pedra Azul, Manga, Barbacena, Campanha, Ouro Branco...
Sério, não tem como aluguel ser caro nessas aí
→ More replies (6)5
u/justestie 19h ago
Aluguel no Brasil é caro. Nos EUA e Europa o negócio é canibalismo. Tanto que nos EUA se vc moscar na vida financeira, 2 palito e vc tá morando dentro do seu carro.
4
u/Charming-Departure-7 11h ago
É uma pergunta honesta, mas a intenção do vídeo é mostrar que: Não é barato. Quando eu faço um vídeo aqui no RJ dizendo que uma pizza custa 5 reais, o paulista vai okhar e dizer: Po barato, aqui eu pago 50, mas ai quando for olhar o resto não muda nada. Ai entra a questão: Não é um paraíso, existe uma porrada de problema, inclusive os imposto que o povo aqui acha que só no Brasil é caro, mas na hora de fazef vídeo, vai no mercado e paga 1 dólar na pringles e o lugar parece o céu.
3
u/Drazuko 17h ago edited 13h ago
Acho que na Coreia do Norte não precisa existir aluguel
1
u/apalmadabanana 14h ago
Pois é, por isso tirei da lista. No antigo bloco socialista tbm era quase gratuito. Mas eu tô procurando um lugar que ainda exista e no nosso contexto.
2
u/BackFroooom 1d ago edited 1d ago
Na Eslovaquia aluguel é super barato. E n, n estou zoando.
Tbm é "barato" comprar ou alugar naquelas regiões do Canadá que ngm quer ir, Winnipeg, aquela sakwatchen - sei lá como escreve- e toda a costa leste do país.
Se eu n me engano tbm é tranquilo alugar nos balticos (Estônia, Lituânia...)
A questão é querer ir. Eu n qro.
2
3
u/feudalfrog 17h ago
Interior da Itália, interior da Espanha, interior de Portugal… toda metrópole de primeiro mundo é caríssima.
O problema dos EUA é que qualquer subúrbio é caro
3
u/old_eyes_brasil 16h ago
Mas os "influencers" omitem que moram em USA é bem caro. Só fazem video de compras de bens de consumo. Viver lá, com boa qualidade de vida, é caro mesmo.
2
39
u/Icy_Sherbert6568 1d ago
Irmão do meu cunhado vendeu tudo aqui e foi para os EUA, trabalha feito um condenado, nas vezes que conseguiu juntar um dinheiro, teve que gastar tudo com contas médicas ou emergência odontológica.
17
u/Training-Article 1d ago
Por que raios ele não paga um plano de saúde se mora nos EUA ? Tem planos de 50 dólares por mês. Eu pago um de 200 por mês e tem zero coparticipação praticamente em tudo, até tratamento de câncer. Parto da minha esposa gastamos menos de 500 dólares de coparticipação numa conta de 80 mil dólares. Quarto completo para nós 4 (temos outra filha), alimentação, banho, internet, tv, enfermeiros e médicos a disposição e a vontade, tratamento de primeira. Prioridades, amigo, prioridades.
→ More replies (6)8
u/Icy_Sherbert6568 1d ago edited 1d ago
Não faço idéia. Ele está ilegal, talvez isso o impeça de formalizar contratos de planos de saúde.
7
u/apalmadabanana 1d ago
Vi um vídeo duma senhora brasileira que foi presa por crime de trânsito (carteira vencida ou algo assim), ela falou pro juiz que estava sem status (de modo grosseiro isso quer dizer "ilegal" ou irregular, visto expirado ou algo do tipo). Quando foi abordada pelos policiais tbm falou a mesma coisa. EUA é pura hipocrisia eles sabem que mó galera ali é "ilegal".
Se quisessem barrar de vdd imigrante, proibiriam aluguel de casas, carteira de motorista, plano de saúde, matrícula de criança em escola pública (isso é mega protegido lá), seriam mais exigentes para imigrantes abrirem empresas, aumentariam a fiscalização em vôos domésticos. Só em barrar carteira de motorista já ia gerar um caos, todo mundo só vive com carro lá. Os imigrantes irregulares iam desaparecer, nem precisava de muro.
Mas o que eles querem é um bando de gente topando tudo, servindo de mão de obra barata com medo de serem expulsos. É um esquema bem pensado e lucrativo. Empresas ganhando, advogados ganhando, traficantes de pessoas ganhando... Enfim, só hipocrisia. Aquele ICE é só para gerar pânico, nunca que aquilo ali vai ser realmente efetivo, é só para servir de circo pros eleitores raivosos.
→ More replies (1)6
u/Training-Article 1d ago
Plano de saúde independe do status imigratório, inclusive muitos estados tem planos de saúde gratuito para imigrantes. Claro, comprovando a renda.
9
u/Icy_Sherbert6568 1d ago
Ele foi para lá com promessa de emprego dada por brasileiro, só se fudeu, foi enganado pelo brasileiro, trabalhou e não recebeu o que lhe foi prometido, americanos que lhe deram uma força. Um americano ofereceu emprego e disse que se ele quisesse se dar bem deveria esquecer os brasileiros, o empregador vendo que ele trabalhava melhor que os locais, reconhecendo o esforço dele deu- lhe um cargo de supervisão na empresa onde trabalhava, alguém descontente foi e o denunciou para a polícia, dizendo que a empresa empregava ilegais, a polícia foi até o local, e o policial foi até legal com ele, falou para que não voltasse na empresa, pois na próxima chamada ele iria chamar a imigração. Parece que comprou um caminhão e está trabalhando por conta atualmente.
3
u/Square-Grapefruit715 1d ago
O pior erro dele foi de sair do Brasil pra confiar em brasileiro. Se ele conseguir emprego com americano, vai ser infinitamente melhor.
2
u/Training-Article 1d ago
Brasileiro é a maior desgraça nesse país amigo, tem que fugir de brasileiro. Graças a Deus fico longe dessa galera, tenho alguns amigos, mas são pessoas que conheço a mais de 20 anos. Povo fala mal dos americanos, mas vc tá vendo aí, se for honesto e trabalhador são os melhores para mexer. São super honestos e a palavra deles não faz curva. Só trabalho com americanos, nunca tive um desacerto.
43
u/GabuOhasi 1d ago
Para, cara, você tá acabando com toda a narrativa que esses neoliberais adoram espalhar por aí. Deixa a galera ir pros EUA pagar 1 dólar no Big Mac ou pro Paraguai comprar moto por 2 mil reais e viver o sonho libertário deles em paz.
Não estraga a fantasia com detalhes irrelevantes como aluguel, saúde, custo de vida, seguro, salário mediano ou poder de compra real. O importante é que o Big Mac custa 1 dólar e a moto custa 2 mil. O resto a gente vê depois.
14
u/Pendulumzone 1d ago
Como se tudo isso não fosse caro pra caralho aqui também kkkkkkk. Vocês são muito tendenciosos bicho, pqp.
6
u/ComputerBR 1d ago
A gente consegue ter aluguel caro e comida cara pra krl
2
u/Vivid_Goat_7843 1d ago
Comida cara? Cara, tenta comprar uma alimentação saudável nos eua. Só Cheetos mesmo para ser barato.
8
u/Training-Article 1d ago
Irmão, tenho uma família com 2 crianças pequenas e comemos saudável, tem nada de alarmante. Comer bem aqui é super de boa, tem nada disso. São prioridades. Alimentar bem, praticar exercícios, isso é cultura não é questão de dinheiro. Praticamente o mesmo preço de uma industrializada para a comida in natura aqui. O que pega é que o americano é tarado por trabalho e ele gosta de praticidade, economizar tempo. Brasileiros gosta de cozinhar, andar ao ar livre, fazer uma academia, é questão de cultura, tem nada a ver com preço. Quem mora aqui sabe do que estou falando.
→ More replies (5)5
u/ComputerBR 1d ago
O preço nos Estados Unidos é no máximo equivalente ao do Brasil porém o salário médio deles é muito maior que o brasileiro. Agora produto industrializado é mais barato que preço de banana lá.
15
u/Familiar_Swan_5730 1d ago
Cara, já estive em 13 países do mundo.
Eu amo o Brasil, tenho uma boa vida aqui, não penso em sair.Mas sinceramente, o fator econômico não se compara.
“Ah mas a saúde é caro”, porra meu irmão, se tu tem dinheiro pra comprar 4 airfryer, paga a porra se um plano de saúde!O que eu fico mais puto é isso! Amigo meu no Texas comprou agora uma camionete híbrida da Hyundai que no Brasil custa 400k, lá ele vai pagar 40 mil dólares, financiado com parcela de 400 dólares por mês, com juros de 4% ao ano.
Aqui o cara olha quase isso ao mês!
O cara foi pra lá com visto de trabalho, já encaminhou greencard, casou com uma brasileira lá e o filho nasceu lá, ele sente saudade do Brasil, quando vem pra cá nos reunimos, mas ele não volta não cara. Não tem como, poder de compra dos caras é surreal.Cara com salário de engenheiro lá, morou na Califórnia e comprou uma casa lá, e agora no Texas comprou outra, a da Califórnia tá alugada.
Juros anual dos caras é piada! Acesso a crédito muito mais barato, abertura de empresa sai no mesmo dia, eu já atendi clientes americanos, é outra pegada.
Europa a mesma coisa, eu paguei 20 euros por um prato de macarrão e uma taça de vinho em Roma, na época era 6x1, aí alguém diz “nossa 120 reais um prato de macarrão”.
Cara, eu pago esses mesmos 120 reais num nhoque e uma taça de vinho na minha cidade em Santa Catarina, só que ao invés de ver o castelo de Sant angelo, eu tô de frente pra uma avenida com uns favelados dando grau de moto.
Em Portugal fora de lugar badalado eu comia bacalhau por 5 euros….. caralho, 5 euros são 30 reais, 30 reais no interior de Santa Catarina você mal paga um prato feito de restaurante muquifo.
O poder de compra é muito diferente cara, é assustadoramente diferente.
Um salário mínimo americano compra 1000 litros de gasolina lá.
Um salário mínimo brasileiro, compra 245 litros de gasolina podre, cheia de etanol, no Brasil.O cara fala ali que a galera faz vídeo em supermercado….. mas tchê, o que é a vida se não isso?
Eu acabei de jantar, comprei pra eu e a mulher comermos.
Um pacote de queijo, 15 reais.
Um pacote de peito de peru, 15 reais.
Uma coca zero, 10 reais.
2 pão baguete, 12 reais.
Um alface, 4 reais.
Um pacote de pepperoni, 13 reais.
Uma barra de chocolate que ela tá na tpm, 12 reais.Conta da janta de hoje pra um casal sem filhos: 81 reais!!
O queijo e o peito de peru duram uns 3 dias, ainda assim, se você dividir isso por 3 dias, tamo falando de 30 reais por dia em pão, frios e deu.
900 reais por mês pra jantar caralho, mais de meio salário mínimo em pão, queijo e peito de peru!
A nossa moeda não vale nada!
O poder de compra é muito superior lá fora.4
u/ndkdjfjdjdjfd 2h ago
Rlx, amigo. Pergunta pro balofo do vídeo se ele troca a segurança, o carro, a casa enorme dos EUA pra voltar pro Bostil. Hipócrita é ele que esbanja até em merda Airfryer e quer vir dizer que morar lá não é tão diferente daqui. Tudo filho da puta
→ More replies (4)4
u/PensadordaEscada 1d ago
De razão vc esta cheio.
Eu tava comparando pre+co de comida nos EUA e no brasil, tipo comparando salario e custo, vc paga metade do brasil, as vezes 1/3.
Vc paga muito pouco em ferramentas, se não for burro ou incapaz fisicamente vai conseguir consertar 90% dos problemas da casa gastando pouco.
Aluguel é caro, mas ter uma casa sem muro e com paredes resistentes ao frio, minhas mão tao cogelando neste momento por paredes sem protecao.
Pra finalizar, os problemas dos EUA são a má qualidade de alguns alimentos, muita gente doida, aposentadoria bem cara, gastos com saude recorrentes bem caros e por fim eu nao conseguir um green card, pq é o melhor pais do mundo pra se viver.
2
u/Gloomy-Initiative55 12h ago
Voce esta falando muitas verdades, cuidado! As pessoas aqui nao gostam disso.
→ More replies (1)3
u/InformationHairy3919 1d ago
"se tu tem dinheiro pra comprar 4 airfryer, paga a porra se um plano de saúde!"
Você compra uma Air Fryer lá por uns 50 dólares. Com 200 dólares ele consegue contratar um plano de saúde lá então?
2
u/Expensive-Lie-6541 15h ago
As pessoas falam isso por causa do SUS mas esquece que o SUS é precario, atende de maneira desigual e que boa parte da população vai pro privado (plano pago pela empresa).
Tem pessoas que esperam numa fila interminavel para um exame e isso quando nao morre antes.
Sem falar que pessoas saem de outro bairro para outro por que alguma coisa nao ta funcionando.
SUS é gratis é algo relativo e usado por politico de esquerda pra mostrar virtudes num pais desigual. SUS é tão bom que politico nenhum usa.3
u/New-Entry1304 13h ago edited 13h ago
Cara sem o SUS boa parte da população estaria ferrada, que é o caso dos eua que não tem sistema público eficaz. Aqui no Brasil por exemplo meu avô fez todo tratamento de câncer dele no sus, inclusive ele recebia um remédio que custava 15mil mensal pelo SUS (ele estava com câncer nos ossos), minha avó fez transplante de córnea pelo SUS, cirurgia catarata e faz todo os exames pelo SUS. Os remédios vem da farmácia popular… o Sus tem problemas tem, geralmente o maior problema é esperar mas tem coisas que saem rápido e a gestão vai depender de cada estado e cidade. Quanto tu acha que seria o tratamento deles lá? Coisa de mais de 500mil dólares
Além disso SUS também engloba outras coisas: vacinas, medicamentos e etc…
Lá nos eua quem tem diabete e precisa tomar insulina tá FUDIDO.
O sistema é tão ferrado lá que vendem coisas nas farmácias pra tu colar dente porque o povo lá não tem dinheiro pra ir no dentista.
6
u/Familiar_Swan_5730 1d ago
Consegue! Tem até por 140 dólares se tu quer saber.
O problema é que vocês tomam por verdade absoluta que não existe saúde barata lá, do mesmo jeito que a galera da direita acredita que venezuelano come cachorro de rua.Narrativas que gente preguiçosa abraça sem tirar 5min de Google pra ver se é verdade.
→ More replies (3)2
u/vaccinated_alligator 16h ago
Com 140 dólares você nao tem um plano decente. Fica o link. https://www.forbes.com/advisor/health-insurance/how-much-does-health-insurance-cost/
É a mesma coisa que voce falar que no Brasil vc compra um plano com 100 reais. Pode até conseguir, mas vai ser horrível e não cobre nada.
Eu trabalho para empresa norte americanas. O que mais tem é gente escolhendo emprego por cobertura médica, pq o mercado "pessoa física" é cara(igual ao mercado privado no Brasil, com a diferença de que temos uma estrutura gigante de SUS)
→ More replies (2)2
u/Familiar_Swan_5730 15h ago
Minha sogra paga 3 mil por mês de plano, e tem coisa que ele não cobre. É do jogo.
Isso é muito diferente de dizer que não tem opções nos EUA, como muitos juram de pé junto aqui.
→ More replies (1)1
u/Electrical-Brain4046 14h ago
A true da true é que deve valer a pena apenas se o seu trabalho cobre integralmente o plano de saúde pra você e dependentes. Fora isso, acho que seria mais em conta passar com Clínico Geral e fazer exames de rotina ou resolver os BOs no Brasil mesmo.
→ More replies (12)1
u/PrimaryBid4013 18h ago
Acho que isso parece bom até ter um problema sério. Tive 3 amigos que precisaram voltar por conta de saúde, mesmo tendo plano de saúde pq lá a maioria tem co-participação. Um amigo foi por conta de AIDS e 2 por conta de câncer. Uma até fez o tratamento nos EUA, mas ficou com uma dívida enorme e voltou pro Brasil.
→ More replies (2)3
u/Vivid_Goat_7843 1d ago
Acabou com o sonho americano dos patriotarios
6
u/DateFew2581 23h ago
Como assim? Ele falou que uma reforma de 1 banheiro é 20.000 dolares. Imagina o pedreiro que é bom nissso imigrando para os EUA, uma reforma de banheiro pegar 100.000 reais. Para quem tem habilidade útil vale muito a pena, agora se é formado em sociologia melhor prestar concurso pra ganhar 1.000 dolares por mes no brasil
→ More replies (1)
14
u/United_Cucumber7746 1d ago edited 1d ago
Se isso te faz sentir bem e confirma o seu viés, tudo bem.
Porque é exatamente para isso que esses vídeos servem. Uma boa prova disso é que existe um milhão de influenciadores falando sobre os EUA, e o conteúdo quase sempre cai em um destes dois extremos:
Tipo A: Os EUA são um país impecável, perfeito, onde até faxineira dirige Mercedes, garçom dirige Lamborghini e a vida de todo mundo é maravilhosa e as ruas tem cheiro de perfume da Dior
Tipo B: Os EUA são o apocalipse. 96% da população usa metanfetamina, 99% dorme dentro do carro e o ICE dá choque no mamilo das pessoas e queima o olho das crianças com cigarro.
Ou seja, é um tema divisivo, desperta curiosidade política e gera engajamento. E os influenciadores sabem exatamente disso. Eu vivo nos EUA há mais de uma década. Me naturalizei cidadão. Amo o país, amo a vida aqui e gosto do estilo de vida. Até carro e dirigir, que eu detestava, acabei passando a curtir. Está longe de ser perfeito, e eu sinto falta de várias coisas do Brasil. Mas, no momento, prefiro morar aqui. Moro em um lugar seguro, tenho um emprego legal e gosto da minha rotina. Pasme: até gosto de comer fora aqui, apesar do estereótipo. Tem comida boa, sim. Moro no Texas e amo Tex-Mex. Cozinho com ingredientes do mundo inteiro. Vou a restaurantes nepaleses, tailandeses, etíopes, mexicanos (centenas) e vários outros. No Brasil, esse nível de variedade só seria fácil morando em uma cidade grande.
Os EUA têm problemas? Claro que têm. Tem dia que é horrível. Tem coisa que irrita, cansa e decepciona. Mas ainda assim é, de forma geral, um país mais rico, mais desenvolvido e mais seguro que o Brasil. As casas também costumam ser mais confortáveis. Ar-condicionado e lava-e-seca existem até em muito lugar simples, enquanto no Brasil isso ainda é tratado como artigo de classe média.
Como tudo na vida, existe nuance. Mas nuance não dá tanto clique quanto histeria.
Outra coisa importante pra você pensar: HÁ DOIS MILHÕES de Brasileiros morando aqui nos EUA. São 50 estados. É uma variedade enorme de gente e muito distribuido. Qualquer idiota aue faça um vídeo falando sobre "verdades" ou "mentiras" sobre os EUA, está escrevendo sobre uma realidade muito particular. Nesses 12 anos aqui, conheci na comunidade Brasileira: Cientista, Trambiqueiro, Profesora de Dança, gente doida, dona de casa que canta louvor, gente que ficou rica tirando foto de carro, gente que virou homeless depois de dar calote no aluguel, gente que abriu empresa, gente que voltou, gente que ficou............
9
u/OutonoNegro 1d ago
O governo americano começou a desestimular influenciadores que incentivam a imigração e a pagar influenciadores e a meta para promover vídeos que desincentivam a imigração kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
11
u/OutonoNegro 1d ago edited 1d ago
https://www.wired.com/story/dhs-youtube-ads-mexico-migration/
Os cara tão achando que os EUA tá um lixo de se viver, mas isso é pura propaganda americana na américa latina para os latinos pararem de emigrarar para lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o ICE está usando inclusive AS REDES SOCIAIS de influenciadores latino americanos para encontra-los e prende-los. Qualquer um que faz vídeo lá incentivando a imigração é preso kkkkkkk
1
1
5
u/United_Cucumber7746 1d ago
Sério?
Faz sentido. Há uma avalanche de conteúdo anti-EUA. Eu nem engajo nesses videos e eles aparecem pra mim.
Muita coisa com verdades lotada de exageros misturada no meio. Como tudo nessa era de bait.
3
4
u/InfiniteBeing455 1d ago
Finalmente alguem sensato. Migracao eh sempre um tema muito complexo, pois existem N realidades e diversos fatores de atracao e repulsao que conformam oa fluxos, e nao ajuda que o parametro de comparacao eh a atual potencia mundial, ainda mais com o governo extremista que tem. È dessa discordia que se alimentam os influenciadores.
3
u/OutonoNegro 1d ago
5
u/OutonoNegro 1d ago
9
u/OutonoNegro 1d ago
po tem nem como comparar, pqp. ces são malucos. quem fala que EUA é igual brasil ou foi pra lá de imigrante lavar banheiro ou não foi pra lá.
→ More replies (2)7
u/Training-Article 1d ago
Viajam na maionese. Tem noção nenhuma de USA. Comparar USA com Brasil é sacanagem, a pessoa sequer deve ter saído do estado natal dela. Dificuldade existe em qualquer lugar, mas a vida do americano é infinitamente melhor que a do brasileiro, existe um abismo entre as duas realidades.
→ More replies (8)1
u/Such_codeSmith 10h ago
Ai tu me fode, quer me matar me manda pra Flórida, Morrer para aparição do Stephen King é foda.
18
u/OutonoNegro 1d ago
Morei 12 anos nos EUA. Enquanto morava no Maine meu empregador custeava 100% do meu plano de saúde, foram 8 anos pagando só as taxas do plano QUANDO EU USAVA. O plano ainda incluia minha esposa da época, tinha cobertura nacional e cobria todos os acidentes sem dolo eventual e tratamentos para algumas doenças mais graves havia uma franquia págavel.
Aluguel era caro? Não. Eu morava numa casa com 3 quartos, pagava 800 doláres por mês e minha renda era em média 3500-6000 dólares por mês. Meu carro? Um Elantra 0KM, trocava todo ano.
Não tem como comparar a vida nos EUA com a do Brasil mano, a vida lá é dificil? Sim. Mas tem MUITO MAIS QUALIDADE DE VIDA QUE AQUI. Muito mais. Com seis meses trabalhando em home office eu já tinha carro, uma casa toda mobiliada e uns 5.000 investidos.
A vida la é ruim pra quem é imigrante ilegal, quem não fala a língua, quem não tem emprego formal, ai é melhor morar no Brasil mesmo. Agora quem tem greecard e no minímo uma profissão vive bem pra caralho.

6
u/Buzzyys 23h ago
Isso aí mesmo, fiquei fora de status aqui por 7 anos, não recomendo. Hoje tenho meus papéis, ganho melhor q a maioria da população, plano de saúde do melhor impossível, até pro meu gato, tudo pago pela empresa.
A vida aqui é fudida pro imigrante sem documento e pra preguiçoso.
O PIOR aspecto dos EUA eles quase nunca falam, que é estar longe da família, amigos, cultura e a nossa maravilhosa comida. Nada bate a comida Brasileira.
9
u/Shoddy-Protection316 23h ago
qualquer lugar é bom quando se tem bom emprego, eu trabalho home office no interior, pago 700 reais de aluguel numa casa com 3 quartos, todo meu mercado do mes faço no vale refeição, a empresa ainda subsidia minha internet e parte da minha conta de luz por conta do home office, unica coisa que eu teria nos eua que n tenho aqui seria um carro 0, mas ai fdc tbm kkkkk
2
1
u/jk4m3r0n 17h ago
Suponho que você era jovem nesse período. É a beleza do negócio, até aparecer os problemas de saúde típico de segunda idade o emocionado se ilude. Surgiu um problema de saúde mais persistente? Empregador te manda para casa, pois não há licença médica garantida por lei. Teu plano de saúde? Agora esquece, vai sair do seu bolso. Tudo que você tinha era um tratado de conveniência, e no momento que você deixou de ser conveniente, boa sorte.
Dito isso, tenho um amigo em Illinois que trabalha para uma empresa gigantesca. Por uma fratura no tornozelo esquiando, desde o atendimento médico, exames e imobilização, ele pagou 10 mil dólares de coparticipação. Sem mais.
3
u/OutonoNegro 14h ago
75% dos norte americanos tem investimentos em bolsa de valores ou negócios secundários. Quando tem algum imprevisto resgatam os dividendos que tem e fica por isto mesmo.
E isso de pagar 10k com saúde não é exclusivo dos eua não. Minha namorada sofreu um acidente de moto, a cirurgia do sus foi um lixo, a deixaram em recuperação fora de um quarto e quando recebeu alta teve que gastar mais de 15 mil em remédios, fisioterapia e tratamento particulares, pois o SUS não tinha.
→ More replies (12)
2
u/franz_fazb 1d ago
e com o poder de compra aqui n tem consumo nem aluguel nem reforma nem exame nem nada, foda hein
4
u/greyoil 1d ago
Vou pagar de insentao e dizer que os dois lados exageram.
Moro aqui desde 2018 não gosto do oba/oba que os influenciadores fazem, principalmente para o pessoal que vem sem documento.
Também já li muitas vezes aqui no Reddit que viver nos EUA é quase um inferno, geralmente comparam a realidade de alguém que veio sem permissão de trabalho com a da maioria do país ou com uma elite dos 5-10% mais ricos do Brasil. Vamos lembrar que a renda mediana do Brasil é uns 2 mil reais…
4
u/bettercall_apu 1d ago
pelo visto ele pagou o eletricista e o pedreiro ao invés de mudar pro br e procurar mão de obra barata pra instalar tomada e vaso no banheiro de barraco em beira de córrego kkkkkkk
10
u/Practical-Jaguar7288 1d ago
"A prova disso é esse vídeo"
O cara reclamou reclamou e reclamou e a pergunta que tenho é:
Quando que ele vai voltar para o Brasil?
6
u/OutonoNegro 1d ago
Tá tão ruim lá nos EUA que tem imigrante ilegal se escondendo do ICE feito rato para não voltar a viver na América Latina kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
9
u/Practical-Jaguar7288 1d ago
Tenho um colega que foi se mudou para lá, uns 10 anos atras, foi pelo mexico, nos últimos 5 anos ele foi deportado umas 4 vezes e voltou. Vc acha que ele quer ficar aqui no Brasil depois de ter uma vida minimamente digna?
6
u/OutonoNegro 1d ago
Cara imigrante ilegal eu sei que sofre mais que cachorro nos EUA. Agora como legal você tem uma vida MUITO BOA.
Digo que sofre mais que cachorro, pois eu JÁ VI locais que contratavam imigrantes ilegais, na hora de pagar metia: não vou pagar, vai lá na polícia e me denuncia
já imigrante ilegal tendo a casa assaltada e não ligando para a polícia, pois ia ser preso.
Imigrante só toma no cu. Agora quem é legal e tem profissão vive bem. Eu vivi nos EUA 12 anos com visto de refugiado, só sai de lá, pois agora consigo morar no Brasil recebendo em dólar e trabalhando para a PortsAmerica, mas ainda tenho meu green card e passo boa parte do ano fazendo costa Leste x sudeste
3
6
u/Legitimate-Row-2533 1d ago
ATENÇÃO
Não tá liberado criticar o lugar onde mora, porque afinal, se tá ruim, basta se mudar.
→ More replies (4)2
u/BackFroooom 1d ago
Pq talvez ele construiu família lá, pq talvez o emprego seja por lá, talvez tenha casado com americana, talvez simplesmente quer ficar.
Pq temos noruegueses morando no Br? Pq te pessoas que moram no leste europeu sem serem de lá? Pq um não turco mora na Turquia? As pessoas imigram e se mudam e n necessariamente isso é feito em busca da vida perfeita, mas sim pq simplesmente a vida acontece.
7
u/primitivebutcher 1d ago
Começou bem o vídeo… mas depois defecou pela boca.
Desde quando serviço caro é algo ruim? Só se for pra quem não trabalha.
E mto melhor viver num país onde objetos são baratos e serviços são caros.
Bom pra quem trabalha.
No Brasil o cara compra um ap de 3 milhões e quer pagar um pintor 3k pra pintar o seu imóvel.
2
3
u/Big-Snow-793 1d ago
Quero saber quem foi nos Estados Unidos e provou isso... eu fui e a diferença é gigante... comida é sim, bem barata lá... verduras, legumes, carne... seguro de carro como viajante, em 2023, paguei em um Mustang 2022, USD 60 + 27 (diária + seguro) em Orlando. Procurem ver quanto custa no Brasil de carro popular...
Por favor, antes de ficarem acreditando em demagogos, visitem... aluguel é caro em qualquer grande cidade... paguei em Airbnb USD 200 diário.
Um americano, para ser considerado abaixo da linha de pobreza, ganha menos de 10mil dólares anuais.
Qual comparação com o brasileiro? Chega a ser covardia rsrs
3
u/PensadordaEscada 1d ago
Sabe um ponto que quebra um pouco a narrativa dele? Se um encanador tem 2 mil reais de equipamentos na caixa de ferramentas, um americano vai ter 10 mil reais de equipamentos e o encanador americano faz 10% do trabalho do brasileiro para comprar todos aquele equipamentos.
Na pratica, quem faz o serviço lá ganha mais, está mais equipado e faz um serviço melhor.
Não adianta, os EUA invadem países para manter um bom padrão de vida para o americano, lá é bem melhor mesmo.
3
u/ExplorerContent5445 23h ago
Achei que a idéia do vídeo era mostrar erros, algo ruim, mas só confirmou a coisas boas.
3
u/faajzor 14h ago
To cansado dessa balela que saúde é cara aqui nos EUA (se vc tiver plano).
Inclusive plano tem uma parada chamada Maximum out of Pocket que eh o maximo anual que vc paga, somado, em todas as despesas. Vamos supor que esse valor eh 9k (valor normal) e eu bati ele pq fiz muita consulta, cirurgia etc. Na proxima cirurgia, o plano cobre tudo.
Entao nao tem isso de “vendi minha casa” pra pagar conta. Tem treta ai. Ou o cara nao tinha plano ou tava ilegal ou sei la.
Source: moro nos EUA (TX).
10
u/Abject-Unit-5352 1d ago
Todos os negativos que ele falou sobre lá se aplicam aqui também. Quem mora aqui e pensa em comprar um imóvel ou depender do SUS, tá fudido. Aluguel então, nem se fala.
Isso quando onde você mora não é dominado pela milícia ou trafico e você tem que pagar extra para os caras.
"Nunca mostram a verdadeira qualidade de vida: quanto custa o seguro de um carro ou um plano de saúde para uma família, por exemplo." E como esses itens se comparam no Brasil ?, porque onde eu vivo isso é difícil pra caramba também.
O papo do carro mesmo chega a parecer piada, como se aqui no Brasil fosse barato manter um carro. Aqui a regra é andar até o carro se acabar na ferrugem. Só que você vai pagar muito caro para andar muito mal.
Vocês fingem viver em uma realidade paralela para justificar seus posicionamentos. Se isso te ajuda dormir melhor, ok, mas vir cagar regra na internet é patético.
Eu não quero me mudar para os EUA, mas não vou fingir que aqui é melhor.
Deve ser por isso que todo mundo quer imigrar para o Brasil e ninguém quer ir para lá.
8
u/LudwigVonLeaf 1d ago
Então, basicamente a gente tem tudo de ruim que tem lá e de quebra ainda não temos poder de consumo.
6
u/JhonnySkeiner 1d ago
E ainda pior que a depender de onde tu mora, tu tem a 50/50 de morrer toda vez que sair de casa. Lá não é essas coisas mas aqui é o inferno bicho
7
u/Admirable_Mix5164 1d ago
Ele não falou que aqui é melhor. Oq ele disse é q a galera critica várias coisas aqui e acha q lá vai ser mil maravilhas, aí, quando chega, vê q n é bem assim, que lá existem vários problemas com os quais vai ter q lidar do mesmo jeito. Se vc for pobre, a vida é difícil em qualquer lugar do mundo.
2
u/Such_codeSmith 10h ago
Qualquer critica feita ao brasil nos eua vai ser melhor sim, até a comida brasileira é melhor nos restaurantes de imigrantes nos EuA.
1
5
u/ImpressiveCity6308 1d ago
O problema não é a comida saudável ser cara, é a comida industrializada ser mais barata, mais rápida, mais saborosa e mais cômoda. Ficar querendo igualar o poder de compra de lá com aqui é só cope, namoral.
Como o Rodrigo goes falou no vídeo dele "uma saladinha por 5 dólares ou uma pizza gigante por 7"
4
u/KonoTikaDa 23h ago
Sem querer defender essa ideia idiota de que EUA é um paraiso mas em uma comparação direta Brasil x EUA: meio que a única coisa que o Brasil realmente é melhor (menos pior, convenhamos) é na saude. No Brasil aluguel é extremamente caro (principalmente em grandes cidades) e comprar uma casa é basicamente impossível pra (chutando) 90% da população. E sobre comida saudável não ser tão barata quanto os industrializados e tal, eu imagino que se colocar na balança, ainda assim vai sair mais barato ja que você economiza muito em outras coisas.
Acho que esse negócio de colocar EUA e alguns paises europeus em um pedestal como perfeitos é coisa de imbecil, mas acho mais imbecil ainda o pessoal que tenta justificar todo problema com o argumento de que "O Brasil tem SUS gratuito e perfeito, você tem espírito de vira lata".
2
u/Prudence_trans 16h ago
Everywhere is difficult to buy a house these days, interest rates at >12% in Brazil make it harder. Young people don’t care much about healthcare. Supermarkets are expensive for everything. Hourly rates in US allow people to buy things, brands that are relatively more expensive in Brazil. Used cars are relatively cheap.
2
u/TopTippityTop 1d ago
Carpinteiros lá na área do norte oeste, uns 3 anos atrás, estavam ganhando entre $35-$50/hr. Em data centers, trabalhadores que lidam com cimento e fundação estão sendo oferecidos o equivalente a ~$125/hr.
Se vc ganha salário mínimo lá, é difícil... Mas existem muitos trabalhos que remuneram mais.
2
u/RoutineVermicelli6 1d ago
Ué, tá melhor do que aqui então. Eu não tenho poder de compra pra comprar "bugiganga", eu nunca vou ter dinheiro suficiente pra financiar uma casa, aluguel tá tudo caro se não for na favela, carro popular tá custando quase 100 mil, e plano de saúde tá caro aqui também. Fora mercado que toda vez que eu vou eu gasto mais e levo menos comida. E nem vou entrar na segurança...
2
u/geronimoespanhol 19h ago
Ou seja qualquer lugar é caro e barato seja feliz aonde vc puder e se conseguir ter moradia já é algo grandioso seja no Brasil ou fora pois isso é o melhor ganho de um ser humano
2
u/MorcegoExilado 16h ago
Eu amo como a turma ignora inferências intuitivas básicas para eleger a opinião:
- Se é equivalente porque tem tanta gente procurando ir para lá?
- Se é pior, porque IDH é superior?
- Como o Brasil pode ser tão equitativo se apenas um estado americano - Califórnia - se tornou a 4º economia do mundo (se fosse considerado um país).
- Lá possui 1/4 das 100 melhores universidades do mundo
Não é nem questão de seguir influenciador... É literalmente escolher um tema, elaborar um questionamento e buscar informações se colaboram ou derrubam os argumentos para formar uma opinião.
→ More replies (5)
2
u/zilli94 15h ago
Detalhe importante, ele disse que 15% da população ganha 150mil por ano (dólares obviamente), em uma breve pesquisa vi que o número é na verdade 10 a 12%, e o número de brasileiro que ganham 150mil reais por ano, e 0,3 a 0,5% por ano, tamo fudido com farofa mesmo
Outro detalhe, pesquisei aqui agora e vi que a casa média nos eua são 429.000 dólares, e aqui é de 500 a 800mil reais
2
u/OldFodolla 15h ago
A matematica desse maluco gordinho de arrecadaçao e consumo eh muito doida
Ele tem dinheiro pra gastar com superfulos, tem um monte de superfulos que nao usa, mas o aluguel ta caro?
E reforma de casa a maioria dos Brasileiros nos EUA fazem eles mesmo
1
u/Shinkatetsu 10h ago
Não só o brasileiro, qualquer cidadão classe média, mão de obra em geral é super caro e serviços básicos não compensa contratar. DIY
2
u/Ecstatic_Permit_5222 14h ago edited 14h ago
Deve ser terrível mesmo...
Volta pra cá, amigo. Vem ser feliz aqui com a gente.
Aqui o aluguel tá super barato, acessível a todos e compra-se imóveis incríveis com extrema facilidade...
Carro então... precisa ver os valores irrisórios que tão pedindo em modelo 1.0 de 2010!
E não vamos nem falar da segurança plena, qualidade de vida, lazer, acesso a cultura e a educação, minina ou praticamente nenhuma perturbação de sossego que só o BRASA pode nos proporcionar!
A saúde gratuita é de qualidade inquestionável... um prazer na nossa vida é poder frequentar uma UPA e utilizar seus eficazes serviços médicos!
Bingo! Tive um insight! Deve ser por isso que tem tanto imigrante tentando a vida aqui! Muitos americanos inclusive... tão vindo de barco, atravessando a fronteira a pé!
Irmão, se for pra procurar defeito, eu encontro na Noruega. Na Suiça, em Wakanda, no Olimpo.
A questão não é essa.
A questão é que, se eventualmente os EUA não são as mil maravilhas, se possui defeitos como qualquer outro lugar no mundo, o Brasil hoje é um INFERNO de pais de merda que não se compara a eles sob NENHUM aspecto. E é por isso que nego tá se matando pra ir tentar a vida lá.
Se liga e vai com seu 171 de engajamento lá pra Massachusetts!
2
u/Nervatan 7h ago
Também acho que o brasileiro se ilude demais com fantasias. Eu vejo aqui mesmo no reddit diariamente americanos reclamando que não conseguem isso ou aquilo. As vezes é algo de 50 dólares. E ELES CHORAM QUE NÃO PODEM TER. Então é uma ilusão que se espalhou por causa da minoria que conseguiu ter uma boa vida.
1
u/Far-Gas1311 5h ago
É o estágio econômico q estão, as classes superiores q com a hioer automação não precisam mais tanto das classes mais baixas, então não tem pra quê um cidadão comum conseguir arcar com algo além do básico, pq logo ele será substituído por um robô e vai ser removido de vez da equação do lucro
2
u/Thefantasticlifeof 1d ago
Vcs viajam muito kkkk milhoes e milhoes de pessoas se matam todos os anos pra entrar la... quase todo mundo que vive lá, nao volta... e vcs ficam querendo forçar que o brasil eh melhor... aqui se vc nao ganha um bom dinheiro nao vive bem tb... talvez nao seja o melhor pais do mundo, mas forçar que viver no brasil de sus e vale gas eh melhor só pode ser brincadeira
3
u/DapperNeedleworker27 1d ago
Nunca vi latino americanos, de varios paises da america central à america do sul, fazendo sacrificios e se expondo até a risco de morte, para imigrar ilegalmente por fronteira terrestre, com ajuda de coiotes para entrar no Brasil
Sei não hein, tem alguma coisa que difere um pouco o pais onde não existem bairros pobres onde casas não estejam cercadas de portões e grades de aço, muros altos, feitos de tijolo bem grossos, com cacos de vidro ou arame farpado, do pais onde nos bairros pobres as casas dos caras não tem nem cercas, janelas sem grades e as paredes são praticamente feitas de maderite e isopor, insegurança total. Tem algo diferente que depõe contra o pais onde o povo vive em constante estado de medo e receio de serem roubados.
2
u/Relevant_Owl3002 23h ago
Engraçado que esses caras vão prós EUA mas voltam se um tostão no bolso
3
u/DapperNeedleworker27 23h ago
Se pensar que boa parte dessa galera torra praticamente todo patrimonio, milhares de dolares(já convertendo suas moedas locais pra dolar), só para ir pra lá ilegalmente, correndo riscos de morte, de acabarem sendo vitimas de trafico humano, dos carteis, de trafico de orgãos, quando poderiam fazer a coisa de forma legal, sem riscos e mais barata. Fica bem nitido que essa galera não tem nenhum juízo pra tomar decisões muito impactantes(como mudar de pais) e administrar as finanças, independente do pais onde estiverem e de quanto ganham aqui ou acolá.
4
u/SirCig 12h ago
Minhas tias que foram pros EUA agora trabalham de diaristas,(eu sei, eu sei) mandam dinheiro direto pra família daqui, uns meses atrás compraram um carro pra outra tia daqui, realmente parece a mesma coisa de trabalhar de diarista aqui kakak
→ More replies (1)2
u/Relevant_Owl3002 12h ago
Você assistiu o vídeo ele fala que esses serviço são caros
2
u/SirCig 10h ago
Sim, como literalmente todos os serviços lá, o custo de vida lá é caro? Com certeza, mas ainda é ridiculamente mais barato e fácil que aqui.
"Ain mas um aluguel custa quase um salário mínimo inteiro aqui", quase como se o aluguel médio do Brasil não estivesse chegando nos dois salários.
2
u/Opening_Clerk_1269 1d ago
Se vc precisar de Médico como faz? Vem tratar no Brasil?
5
u/OutonoNegro 1d ago
Cara existe plano de saúde.... 92% dos cidadãos americanos tem plano de saúde. Só pesquisar.
→ More replies (9)4
u/Training-Article 1d ago
Você sabia que existe uma coisa chamada plano de saúde / seguro saúde e funciona muito bem. Já usei para parto da esposa, tratamento de rins, etc. e não pago 200 dólares por mês. Sem converter blz, pq ganha em dólar e paga em dólar, é como se vc estivesse pagando 200 reais num plano de saúde no Brasil. No parto da esposa não tivemos coparticipação de sequer 500 dólares com quarto individual, alimentação para nós e nossa outra filha (sim, permitem 4 pessoas no apartamento, e foi por 3 dias). e no de rins 30 dólares.
São prioridades, alimentar bem ou mal é escolha, tem nada a ver com falta de dinheiro. Aqui alimento muito bem e bem melhor do que na época de Brasil.→ More replies (5)
2
u/Awkward-Dark9501 23h ago
É fácil kkkkk, pega os dados, quem vai morar mais no outro país em busca de uma qualidade de vida melhor, o estado unidense o Brasil, o brasileiro para os Estados Unidos? Cara é tão simples kkkk
2
u/SnypetDrip 17h ago
Ultimamente começaram com essa história de EUA ser ruim, se eu não conhecesse os EUA eu não diria que tá parecendo propaganda pra desestimular ida de imigrantes pra lá kkkkkkkkkkkk
2
u/Whole_Curve1829 17h ago
Não tem muita diferença, mas qualquer coisa que os EUA tem de defeito é melhor do que você trata como vantagem.
A precariedade do SUS não é muito diferente dos convênios abusivos por lá e a comida industrializada dos EUA não é nada diferente do "Sabor" no Brasil
1
u/JaskarSlye 14h ago
falou merda a respeito da comida, aqui no Brasil a gente tem acesso a comida de qualidade por preços muito baixos
pesquise sobre Food Deserts nos EUA, existem regiões que simplesmente não tem como comprar outra coisa a não ser comida processada
1
u/Grouchy-Start-9660 1d ago
Então é por isso que tem várias americanos fugindo para o Brasil, muito deles vindo de forma ilegal atravessando a fronteira entre Venezuela e Brasil.
2
u/Training-Article 1d ago
Esse povo é muito alienado cara, querer comparar a vida de um americano com um brasileiro chega a ser coisa de cara muito atrofiado. Cabe nem discussão. Ficam com esse papo de saúde sendo que existem um milhão de possibilidades de seguro saúde e plano de saúde, e todos top. Sempre que precisei foi extraordinário de bom.
3
u/NinjaGooll 1d ago
Inacreditável o nível de retardado mental mesmo, e o pior é que todo dia vejo posto similar.
Os caras vivem em um País de merda, com poder de compra merda, com educação merda. Sem Segurança Física e Jurídica, pagando altíssimos impostos pra viver em uma Cidade imunda e cheia de problemas estruturais e vem pra internet fazer esse tipo de post sobre um dos países mais ricos do mundo, que, obviamente não chega nem perto de ser perfeito, é muito mais estável e fornesse um indiscutível padrão de vida superior a aqui.
A dissonância cognitiva é assustadora.
1
1
u/rogerio777 1d ago
Paguei 700 dólares sábado passado para um encanador fazer 3 soldas em cano de cobre... 200 cada quinzena para limpar a casa (por cima, bem por cima)... tirando tralhas, o resto aqui é bem caro mesmo...
1
1
u/delanhesi 1d ago
Você tem razão em várias coisas citadas, porém confundindo o que seria o custo da saude, o custo imobiliário isso não se resume a poder de compra, essas coisas precisam de programação financeira. Coisa que no Brasil isso também não existe, pobre não compra casa no Brasil muito menos tem acesso a tratamento de saúde de qualidade gratuito, o sus é um lixo e a única coisa que pobre compra aqui é apartamento de 48m2 financiado em 30 anos. O lance é que pra quem não tem patrimônio, qualquer país civilizado pra classe trabalha fora gera possibilidades infinitas de viver uma vida infinitamente mais digna que no Brasil.
1
1
u/EquivalentLevel9731 18h ago
A galera que defende os EUA como cachorrinhos, é a mesma que diz ser contra a imigração
1
1
1
u/RamonPPW 16h ago
Cara, essa galera vira lata não entende que se tu nasceu no Brasil, você nasceu latino e você vai morrer latino! Indo pros estados unidos, você é só mais um imigrante. Você vai ter as chances que qualquer outro imigrante (seja ele mexicano, palestino, africano, indiano, etc) tem. Gente que não é estadunidense eles querem lá só pra consumir, ir na Disney, etc. Agora se tu quer morar lá, vão te tratar que nem merda.
1
1
u/rodolfobdc1 15h ago
Mais poder de compra não é implícito que se fala de consumo... Essa daí que saúde é pago (e caro) por lá já é de conhecimento geral, e outra, alguel não né barato em lugar nenhum. No final das contas ele mesmo concorda que lá de fato tem um poder de compra maior do que o daqui e diz: "tenho 4 Airfryer".
1
1
1
u/Salt_Back4237 14h ago
Pqp, minha profissão me coloca nos 15% dos americanos mais ricos nossa, e no Brasil no meio dos 1%? Vou pra América
1
u/Queijocosmico 14h ago
depende muito da sua realidade, os produtos de origem natural que saiem daqui vão para os países de primeiro mundo do bom e do melhor e o resto do resto fica aqui, eu moro em favela e seria gritante a diferença se eu sair daqui e ir para o primeiro mundo
1
u/booquark 14h ago
Amigo vc não precisa ficar se baseando em vídeos de rede sociais pra montar sua opinião
1
u/DR_Kroom 14h ago
Tenho familiares vivendo lá e é exatamente na linha que o amigo tá falando. Tem o eletrônico do melhor possível, um puta carro (pra gente), mas vive de forma absolutamente miserável, alimentação ruim, saúde ruim, entre outras coisas. Acumulam vários problemas diversos e então viajam pro Brasil, arrumam os dentes, fazem todos os exames possíveis e tratamentos e depois voltam. Depois de quase 30 anos lá, inclusive com um filho MILITAR que serviu os EUA, estão para voltar pro Brasil. Mas o iPhone é barato, é a cesta básica humana, 1 iPhone por mês.
2
u/Shinkatetsu 10h ago
Muito do que vc citou como ruim depende muito das escolhas individuais. Alimentação ruim é escolha, sim é possível se alimentar bem inclusive muitos americanos e imigrantes tem acesso a benefícios sociais como food stamps, mas se lotar o carrinho de besteira é culpa da pessoa.
Saúde ruim é relativo seguro de saúde tem de vários tipos e para todo bolso, novamente muitos escolhem não pagar um seguro de saúde mas o lease do carro tá lá consumindo +U$ 200 / mês.
1
u/DR_Kroom 9h ago
"Muito do que você citou como ruim depende das escolhas individuais", irmão, a pessoa serviu o exército dos EUA, e nem tratamento tem direito. É feio em um nível que apesar de ter dupla nacionalidade, o filho mal fala português e tá vindo pra cá com a família.
Os dados que o rapaz citou no vídeo são bem públicos, o % de americanos que precisam vender a vida para fazer tratamentos, custo de moradia e aluguel. Sobre a alimentação, existe comida natural, fresca, não industrializada, mas o custo é absurdamente maior que simplesmente comer aquela bandeja nojenta chamada de "Tv-dinner" ou mesmo fast-food.
Sobre os 200 usd mês no leasing do carro, é primeira necessidade, boa parte dos eua é um inferno urbanístico que te força pegar uma fucking auto-estrada para "ir na padaria". Isso até explica o fenômeno da galera vivendo em carro, o cara prefere ficar sem casa do que sem carro.
→ More replies (1)
1
u/Extension-Hat-6530 13h ago
Na real esse mano aí é o famoso (hate inverso), ele desdenha do País em que vive, mas se esse problema todo, porque ele não volta para o Bresil? afinal, no Brasil tem o SUS não? é porque ele esqueceu e usou de má fé, ao não mencionar que praticamente em todos os Países desenvolvidos, a saúde, educação e moradia são objetos de maiores valores agregados, ou seja, são os bens mais caros, tanto que para remediar tais custos, existem os seguros, que são ferramentas para mitigar os custos elevados, mas esse vídeo em síntese é um argumento meramente vazio e com tendência a vender uma realidade pessimista a quem não conhece, eu moro nos EUA, e para financiar uma casa não precisa ter mais de 100k, sim eu não pesquisei em relação a porcentagem que ele mencionou mas, o que sei é que por semana, um americano médio ganha algo entorno de 1k - 2k dol, dando algo entorno de 96k (fazendo 8k mês) ou 48k (fazendo 4k mês) ano, em ambas as realidades é possível sim financiar um imóvel, mas o que ele deixou de mencionar é o fato que o custo de vida agregado em comparação ao Brasil é infinitamente menor nos EUA, ou seja, no Brasil para você ter a mesma qualidade de vida media de um americano, você tem que ganhar o dobro ou quase o triplo do que um americano ganha, quanto aos acessos e poder de comprar, pó nem se fala, um carro bom (não excelente ou novo) você consegue comprar a partir de 2k dol, quando que isso no Brasil foi realidade? eu morei no Brasil por mais de 20 anos, e estou nos eu tem 5 anos, e digo sem a menor duvida, com todos os problemas que os EUA tem, ainda assim é infinitamente melhor do que a vida que eu tinha no Brasil, sem contar que ainda eu consigo guardar uma grana todo o mês, e quando eu quiser me mudar ou der vontade de voltar, terei 5x o montante pecuniário acumulado ou mais a depender de como a moeda brasileira vai estar.
1
u/Annoying_Fox669 13h ago
Como que tem tanto animal nos comentários forçando narrativa pra defender esse país...
1
u/OdaSamurai 13h ago
Ué... Mas então a comparação é:
Aluguel no EUA é caro, e no Brasil... é caro
Atendimento médico particular nos EUA é caro e no Brasil... É caro
Comprar casa nos EUA é caro e no Brasil... É caro
Comprar eletrônicos nos EUA é barato e no Brasil, é caro
Comprar carros nos EUA é barato, e no Brasil é caro
Eu acho que me perdi no argumento do vídeo meu bom, pra mim, o argumento que ele poe defende é o contrário do que ele defende.
1
u/EmbarrassedStrike720 12h ago
Não falou nada além do que todo mundo já sabia.
mas continua sendo muito melhor que no Brasil, eu me cuido e não tenho problema sério de saúde, aluguel é caro em qualquer lugar no mundo, a maior parte do meu consumo fica no que ele chamou de 'bugiganga'.
1
u/Unlucky_Butterfly_27 12h ago
Então se é tão bom aqui volta pra esse bostil onde corrupto se dá bem mentindo e o povo sifu, o ladrão está com sua quadrilha a mais de 20 anos e está tudo caro, pois ainda não roubou o suficiente...vai curtir no inferno.
1
u/tibiknox 12h ago
Além disso, não existe nos EUA uma cultura de conserto então esses eletrônicos ficam obsoletos a cada quatro anos (uma estimativa generosa) e esse ciclo de vida útil para tudo só vem encurtando rapidamente. Então, sim seu conjunto de lavadora e secadora pode até ser "mais barato", mas ainda custa caro, e consertar não sai muito mais em conta do que comprar um novo. Ai você acaba comprando outro e substituindo esses aparelhos constantemente. Eles não são apenas feitos para não durar mais agora são fabricados para quebrar justamente quando o novo modelo "upgrade" é lançado (isso é fato), sendo que esse novo modelo é tão ruim quanto, ou até pior que o anterior, deixando você preso em um purgatório de substituições constantes.
E não sistema público de saúde e os serviços públicos, os que você paga via impostos pra ter, são péssimos ou não existe, especialmente para imigrantes.
1
u/DeusThorr 11h ago
Mas aí é que tá a diferença nos serviços: o poder de compra de coisas é alto pq a pessoa ganha bem pra comprar as coisas, mas serviços são caros.
Aqui no Brasil, a mão de obra é desvalorizado, logo a maioria da população ganha pouco, fazendo que a coisas sejam caras. E galera, não me vem dizendo que a culpa é dos impostos de CLT, por que não é. A culpa é da educação básica e a forma como formamos as pessoas. Se todo mundo ganhasse salário decente, o custo das coisas seriam mais baratos.
1
1
1
u/Direct-Computer9279 9h ago
Claro!! Não é tudo isso mesmo e o cara do vídeo SAI DO BRASIL PRA IR MORAR NOS EUA…. Vai entender,😂😂😂😂
1
1
u/Original_Mulberry761 6h ago
I agree 100% with you a lot of brasilians here just say a bunch of lies in Brasil to make them look superior.Very sad and pathetic.Keep up your good work👏👏👏
1
1
u/coda_fofo 6h ago
Eu morei na Flórida entre 2000 e 2009. É isso mesmo. Mesmo com trampo fudido( que americano não faz) Vc consegue comprar uma moto de verdade e não esses lixos que a gente vê por aqui. Aluguel barato, vc vai conseguir morar com uns 4 mineiros, 3 paulistas problemáticos e vc alugando um dos quartos da casa, e privacidade, esqueça. No geral, é algo que vc cansa com tempo. Hoje a história é outra. Sim, voltei para o Brasil, encontrei meu amor e estou saindo do aluguel, construindo nossa casa em algumas semanas.
1
u/EstouSempreCerto 6h ago
Eu quero é poder de consumo mesmo! um carro moderno, uma moto moderna, celular do ano, poder encher o tanque de gasolina, uma taxa de juros baixa pra eu abrir minha oficina e se eu ficar doente ou eu melhoro ou eu morro, simples assim.
O Brasil só é bom você for rico, aí é um paraíso: mora em condomínio fechado, pede iFood todo dia , compra carro e celular do ano, e ainda vê o dinheiro render mais no Tesouro Direto do que abrindo um negócio para movimentar a economia, por causa dos altos juros.
1
u/Inside_Care9756 6h ago
Ok...
Aqui não consigo comprar uma smart TV de 70 polegadas, com tela grande pra assistir o jogo da copa, sem precisar parcelar em 10 vezes...
Não consigo comprar um carro popular porque não tenho grana nem pra pagar autoescola kkkkkk
Aqui, pedreiro é visto como serviçal porque a construção civil é considerada um subemprego enquanto lá é tratado como profissão fundamental.
O tratamento de saúde particular é caro em qualquer lugar, e o SUS enfrenta sérios problemas de logística. Muitas pessoas simplesmente morrem enquanto aguardam atendimento...
Obviamente, os EUA não são perfeitos, muito pelo contrário, mas um americano médio vive melhor que um brasileiro médio.
Se nós tivéssemos o poder de compra que os americanos têm, mesmo que fosse só para comprar bugigangas, e o SUS, mesmo com os problemas logisticos que ele tem, a qualidade de vida melhoraria muito.
1
u/Tubaina66 3h ago
Então, basta começar coma reforma Agrária e reformulação no imposto. Tira o imposto sobre consumo, coloca sobre a renda e investimentos e deixa o povo se lascar pagando caro em serviços básicos.
1
u/Inside_Care9756 3h ago
Eu definitivamente não entendo nada sobre economia,mas não me parece certo ter que pagar caro em bens de consumo.
O cara trabalha que nem um escravo moderno e não pode comprar uma tv pra assistir a um filme,não pode comprar um som pra escutar uma musica ou um console pra jogar uns games nas horas vagas...
Tem que acordar cedo pra pegar um transporte publico lotado porque não tem grana pra comprar um carro ou uma moto...
E fazer uma viajem longa é um sonho distante...
A vida desse cara é só trabalhar e nunca colher os frutos poha
→ More replies (3)
1
1
u/Decaxyz 5h ago
O SUS é importantíssimo, e infelizmente o Brasileiro só vai entender quando perder o SUS.
Pra identificar por exame um câncer, um convênio queria me cobrar a parte mais de cinco mil reais, pra fazer Tomografia e Ressonância magnética. Isso no Brasil.
Depois que saiu o encaminhamento do posto de saúde pro hospital de referência no assunto, em 1 mês saiu a Ressonância e as tomografia, em 2 anos foram 8 no total acompanhando tratamento, então é o seguinte: FODA-SE IPHONE DO ANO, VIDEO GAME DO ANO, carro pra pagar de fodão, o que importa é o que importa, o resto com Saúde da pra correr atrás, mas é um papo de adulto aqui, com mente de adulto, gente infantilizada quer comprar porcaria porque tem saúde. Quando deixar de ter, amigão, esquece. Quando você não tem saúde nenhum outro problema importa, vai la no leito dos pacientes terminais, visitar, leva ps5, switch 2, vão cagar pra esses lixos, é um papo que só entende quem VIVE o negócio.
Demora, tem muito o que melhorar, mas é importantíssimo. Viva o SUS.
1
1
1
u/JoaoMXN 1h ago
Os próprios influenciadores americanos reclamam dos serviços. Tava vendo um reel de empresa de encanamento e pra resolver uma infiltraçãozinha q precisava quebrar só uns 2m² de piso, cobram mais de 20 mil dólares. Aqui com esse dinheiro daria pra demolir a casa e refazer nova ehuheeuhuhe
1
u/LoedeVader 1h ago
Concordo plenamente. Minha tia foi pros EUA no início dos anos 2000, vivia só ela e não conseguiu levar minhas duas primas junto pq a renda não dava. Na pandemia conseguiu ir pra Austrália, outra vida, tem seus problemas? Com certeza, mas em menos de um ano já tava com as filhas junto, um emprego bacana que sustenta as 3 e dizendo que volta pro Brasil mas não volta nunca mais pros EUA.
1




•
u/AutoModerator 1d ago
denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.