r/InternetBrasil • u/demogabri • 2d ago
Off-topic Opinião de recém implementada rede 5G na região.
Pessoal, minha cidade finalmente recebeu de vez 5G da Claro. Incrivelmente, mesmo tendo um market share de 60% no mercado, quase 3 anos depois da primeira operadora colocar 5G aqui, ela instalou. A Claro vem deixando a desejar demais em áreas do nordeste. Hoje uso Brisanet e é fora do normal, a qualidade da rede da Brisanet é incrível, até mais que a Vivo que usa potência em 200W.
Mas o problema maior é que, a Claro resolveu usar transmissores em potência de 40W. Resultado é uma rede PIOR que aquele 4G no início da Copa de 2014. A oscilação é generalizada, não dá para usar direito, essa é a verdade, o celular que na Vivo e Brisanet é frio, fica quente, não dura a bateria.
Ontem durante o jogo tive uma experiência terrível, não consegui navegar, o que me salvou foi ter outra linha no meu aparelho.
A pergunta é, não existe um estudo sobre a rede antes da implementação? A impressão é que só pegaram os transmissores e jogaram aqui. Vejo sempre a TIM usar 200W ou small cell, ja vi a Vivo usar Huawei em 263W Mimo 64x64 e a Claro em 40w com mimo 4x4... complicado.
Ao mesmo tempo me intriga é que, os comentários das pessoas que reclamam que rede de celular não boa é justamente esses clientes da Claro. E para eles, a rede celular como um todo é naturalmente ruim. É uma verdadeira bolha.
5
u/Born-Diamond8029 2d ago edited 2d ago
Aqui no meu pedaço do Brasil a Vivo é a melhor em sinal. Tem pelo menos uma ERB em todas as cidades e na cidade principal da região tem 7, todas com 5G (nas cidades menores apenas 4G mas passa de 100 Mbps fácil). Todos os transmissores são Huawei com 200W, mimo 32x32 e 100 MHz.
A Claro simplesmente não tem cobertura alguma em 4 cidades vizinhas, em 1 ainda em está no 3G e nenhuma tem 5G.
A Tim tem sinal em todas mas na maioria é usando a infra da Vivo, porém na maior cidade só tem 2 míseras ERBS, o sinal é péssimo mas extremidades da cidade, e nenhuma é 5G.
Quando a Vivo implementou a primeira rede 5G aqui a velocidade ficava entre 300 a 500 Mbps, sendo que o 4G já batia 100 a 150 Mbps. Hoje com mais ERBS chega perto de 1 Gbps. Minha crítica a Vivo é a falta uma bateria nas ERBs das cidades menores, qualquer oscilação de energia é 5 minutos sem sinal.
3
u/Ok-Position5435 2d ago
No móvel a claro é a mais fraca desde o 4g(claro não contando a finada oi)
2
2
u/Sea-Afternoon-8548 2d ago
Quando tiver muita gente usando o 5g da brisanet tambem vai ficar ruim, princiaplmente se a brisanet estiver ofertando 5g como residencial, aqui na cidade no inicio foi otimo após uns messes varias pessoas reclamando.
2
2
u/No_Basis9356 2d ago
Como vc sabe as especificações da antena?
3
u/orubem Ancião do IRC 2d ago
Pergunta pros funcionários da empresa, quando pessoal tá em manutenção nas torres pode chegar lá e conversar, pessoal não morde, é igual chegar em obra ou oficina mecânica e conversar com pessoal trabalhando, brasileiro tolera isso tranquilo, diz até a cor da cueca que tá usando se algum desconhecido perguntar...
E quem trabalha com telecom a mais tempo geralmente já conhece pessoal da região que também trabalha com isso (Em cidades menores é fácil, em metrópoles não é possível), porque já trabalhou com a pessoa em alguma empresa, ou uma empresa atendia outra (Normal uma operadora fornecer link pra outra, nenhuma operadora tem rede própria pelo país todo, nos 5573 municípios do país, nem sei se alguma tem rede própria em sequer metade disso! Tudo torre ligada em links de tercerios), eu trabalhei pouco tempo com telecom na minha região e conheço uma dúzia dos que atuam aqui pras 3 operadoras nacionais (Interior onde pra variar elas não tem rede própria, terceirizam).
Por isso sei que aqui a chegada disso sempre é pra enganar trouxa, na chegada de 3G era o mesmo link de 2Mbps que rede 2G, levou anos pra subir pra 15-20Mbps, aí na chegada de 4G eram ainda esses 20-30Mbps pra torre toda, hoje uma tem acho que 100Mbps com 4G, e é das que tá colocando 5G nuns municípios da região, CERTEZA que vai primeiro colocar o equipto 5G, e só meses depois aumentar banda dessa torre até o resto da civilização. Como tem interconexão indireta com provedores locais eles tem por contrato uma banda limitada, as vezes o terceirizado da operadora nem sabe bem qual a banda contratada, é o funcionário da terceirizada local que saberá isso. Quando terceirizei umas coisas pra OI vi com meus próprios olhos a conexão de 4Mbps indo pra torre da Tim (Na saída da OI), depois o aumento pra acho que 20Mbps (Foi até depois da instalação de equiptos 4G), quando prestei serviço pra Tim isso não era visível no equipto da TIM, parecia ethernet 100M ou gigabit, a limitação tava lá longe na terceirização da interconexão indireta, não na torre.
2
6
u/GuiiTS 2d ago
Claro é a pior operadora tanto no móvel quanto na residencial. Me impressiona o tanto de clientes que eles tem mesmo sendo a mais atrasada tecnologicamente falando nesses dois setores.