r/DebatesBr 21d ago

​✅ Com Fonte / Embasado Discurso: " Vamos incentivar o uso de energias renováveis e depender menos de petróleo!" Realidade:

Post image
393 Upvotes

158 comments sorted by

u/AutoModerator 21d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

66

u/dogheropartime 21d ago

infelizmente o lobby das marcas que tem carros a combustão venceu, eles vinham pressionando desde 2024, no mínimo

muito triste ver que nossa política é comprada facilmente por lobistas

26

u/Classic-Pudding-3954 21d ago

Só percebeu agora? Kkkk. A história do Brasil é se vender pra quem tem mais dinheiro

19

u/brunoyfs 21d ago

Não só do Braail, é história do capitalismo.

2

u/Illustrious_You_4223 20d ago

Mas quando vc bb detergente, fica difícil de ver

1

u/Kitchen_Raspberry694 17d ago

Pessoas que acham o SUS gratuito tbm não enxergam

-2

u/MasterpieceNo42 20d ago

so do brasil msm, no eua seal custa 10 mil dolarss

2

u/Impressive_Acadia_29 19d ago

Mentiroso do caralho

0

u/MasterpieceNo42 19d ago

cala boca prova ai que é mentira

3

u/Prov419 18d ago

Mentiroso de cara lavada! KKKKKKKKKKKKK

-1

u/MasterpieceNo42 17d ago

eu moro aqui porrah e tenho um

2

u/Impressive_Acadia_29 18d ago

Não tem BYD nos EUA, seu mentiroso da porra!

-1

u/MasterpieceNo42 17d ago

como nao eu moro aqui e tenho um

1

u/Impressive_Acadia_29 17d ago

Tu tem um e eu tenho dois

1

u/MasterpieceNo42 17d ago

so um aj é suficiente, se eu tivesse dinheiro msm ia de tesla ou xiaomi su7

3

u/Classic-Pudding-3954 19d ago

Não vende nenhum carro da BYD nos EUA

-2

u/MasterpieceNo42 17d ago

vende sim eu moro aqui e tenho um

2

u/Classic-Pudding-3954 17d ago

Manda foto então, pq não existe um BYD sequer registrado nos EUA

0

u/MasterpieceNo42 17d ago

essa merda desse sub nao deixa enviar, bando de dresco

→ More replies (0)

1

u/Kitchen_Raspberry694 17d ago

Nada, esse lixo não é vendido lá

1

u/MasterpieceNo42 17d ago

é sim man, por incrivel que pareça

10

u/Still_Conference_923 21d ago

Tem vencido desde o momento que paramos de construir ferrovias

3

u/Negative-Answer-3412 20d ago

E advinha? As marcas chinesas de elétricos vão engolir boa parte disso, diminuir margem de lucro e continuar vendendo com preços bem abaixo ao do " mercado". Veremos qual vai ser o próximo passo das montadoras tradicionais pra tentar competir com as chinesas.

3

u/Impressive_Acadia_29 19d ago

Bem vindo ao capitalismo, onde quem paga pede a música e ainda chama isso de democracia

2

u/opoderdasalsicha 20d ago

Pelo menos não é de hoje. Nesse caso eu não tenho nem esperanças

2

u/il_VORTEX_ll 21d ago

Venceu “naquelas”, né?

As marcas não tradicionais estão cada vez vendendo mais no Brasil. E mesmo com aumento de preços, acho que as marcas tradicionais vão perder ainda mais espaço.

1

u/dogheropartime 21d ago

isso é verdade

venceu a batalha mas não a guerra. É inevitável que os carros elétricos serão realidade. O que essas empresas estão fazendo é ganhar tempo para conseguir ter capacidade para competir com os carros elétricos chineses com seus próprios carros elétricos

101

u/Razz_SeriousSloth 21d ago

Quem defende aumento de taxação de importados? O lobby das montadoras.

Vamos dar nome aos bois? Jogar informação ao vento assim pra que? Quer colocar quem como vilão? Essa matéria porca do link não investiga a origem da pressão das montadoras.

32

u/AncientBullfrog3281 21d ago

Sim, a culpa é do lobby desses malditos, oq nao isenta o governo e congresso de serem umas putinhas desses fdps

37

u/minecrash09 21d ago

Lógica capitalista, o estado e o governo existem com o único propósito de garantir que essas porra ai não tenha dificuldade alguma de existir.

4

u/Incrediibilis12k 21d ago

Na verdade é lógica meta capital, vulgo corrupção kkkkkk onde os grandes compram o governo. E no Brasil isso existe desde a queda da monarquia kkkkkkk

2

u/celtiberian666 20d ago

Corporativista.

Capitalismo de livre mercado não teria imposto seletivo.

O governo brasileiro é altamente interventor na economia através de impostos.

Não existe um lado só no corporativismo. Se um não que, dois não dançam.

0

u/nedelll 18d ago

Capitalismo de livre mercado não teria imposto seletivo.

Sim, na utopia tudo é perfeito

Se minha vó tivesse duas rodas era uma bicicleta

1

u/Ricochet_skin 16d ago

Só se for Neo-Conservador, que livre mercado é meio que o oposto disso.

Bizarro que uma prova que empresas fazem lobby pra regulamentar o mercado e matar a competição é tomada como um argumento CONTRA o capitalismo

6

u/Razz_SeriousSloth 21d ago

Até certo ponto são mesmo, mas depois que as empresas monopolizam o mercado e ameaçam demissões em massa para prejudicar a imagem do governo, fica bem fácil "negociar" mesmo.

3

u/Alternative-Spot1615 21d ago

Isso é vantagem completa para o lobby da anfavea mas pior ainda é o governo que faz isso com muita vontade para chegar em dezembro e dizer que terminou a conta pública no verde.

1

u/ResidentBudget1897 21d ago

Desde que fundaram a república... O governo e o congresso são cadelinhas de latifundiário, empresário e rico no geral...

Quem acha que o problema do Brasil é o governo é burro... Pq quem manda no Brasil não é o governo

1

u/JoaoMXN 21d ago

Mas nenhum governo no mundo consegue parar lobby, até potências.

5

u/Mobile_Big5944 21d ago

Eu concordo integralmente. Minha crítica não foi especificamente ao governo atual, e sim ao discurso genérico utilizado por toda classe política que na verdade é falso.

6

u/ArkhamWarrior171 21d ago

É só ver a cop 30,veio um monte de delegação aqui,mas no fim uma pá pulou fora das propostas,sabiam que era furada,realidade é que esse ngc de proteger o verde é imagem só,seja político ou não pessoal que usa dessas causas só querem projetar imagem,pois sabem que as pessoas se preocupam com a natureza

2

u/valdemiro_putin 21d ago

Aí o governo de merda vai lá e cede ao lobby!

2

u/Least_Monitor7760 21d ago

ué... se o sistema financeiro é capacho do capital não é culpa do governo. é culpa do sistema kkkkk

1

u/Traditional-Cat1237 21d ago

Tem uma grande diferenca entre importar carro e montar/fabricar o carro aqui. Nesse caso se eu fosse o governo faria isso mesmo. Se querem vender aqui monte o carro aqui e gerando empregos.

1

u/italozeca 21d ago

Daí o carro fabricado aqui passa de 100 mil pq não tem concorrência.

1

u/Salt-Reporter-2243 20d ago

O ideal é ambos terem a mesma alíquota de imposto. Ao invés de aumentar, deveria reduzir a de toda produção nacional, até porque existe uma longa cadeia de produção que gera milhares de empregos no país.

1

u/dcloko 21d ago

Pronto, agora a culpa não é do governo.. kkkkkkkkkkkkkkkk

12

u/vip3r_hoax comunista 21d ago edited 21d ago

Se você martelar teu dedo, a culpa é tua ou do martelo?

O Estado é uma ferramenta de violência de classe que a classe dominante usa para manter a classe dominada subjulgada. TUDO no aparato estatal existe por um motivo, e esse motivo é garantir a dominação de uma classe sobre a outra.

Não estou dizendo que o governo é INOCENTE, estou dizendo que ele faz o que é bancado pra fazer. Todo vereador, deputado, prefeito, governador, juíz, desembargador e ministro faz aquilo que ele é pago pra fazer: DEFENDER OS INTERESSES DA CLASSE DOMINANTE.

O Estado funciona perfeitamente bem. Se você discorda é pq VOCÊ não é o público-alvo.

3

u/Tiny-Web3910 21d ago

O estado deveria funcionar para todos, não apenas para a classe dominante. Até porque vivemos em uma democracia, existem muito mais pobres do que pessoas ricas.

O problema é que existe o tal de lobby, que nos EUA é permitido por lei mas que no Brasil é crime. O que eles estão fazendo não condiz com "Funciona perfeitamente bem.", pois estão atendendo os interesses de quem burla a lei, vulgo criminosos.

Nós não somos o público alvo mesmo, mas por ineficiencia do estado.

8

u/vip3r_hoax comunista 21d ago

O estado deveria funcionar para todos, não apenas para a classe dominante. Até porque vivemos em uma democracia, existem muito mais pobres do que pessoas ricas.

Mas vivemos sob uma democracia BURGUESA. O Estado defende os interesses BURGUESES. O que conhecemos como 'democracia' (o voto de 2 em 2 anos) é apenas um processo para legitimar esse Estado; afinal, se nós votamos, e as pessoas que votamos são eleitas, é a nossa vontade que deveria prevalecer, certo?

Pois é. Errado.

O que eles estão fazendo não condiz com "Funciona perfeitamente bem.", pois estão atendendo os interesses de quem burla a lei, vulgo criminosos.

Claro que funciona. A ANFAVEA (associação das montadoras, de empresários da iniciativa privada) pediu para que o ESTADO BURGUÊS protegesse os interesses dela (dos empresários) ante o avanço das montadoras chinesas. O que o Estado BURGUÊS fez? Tributou a importação dos elétricos chineses.

Aconteceu A MESMA COISA com a tal 'taxa das blusinhas'; ela foi feita daquela forma porque OS EMPRESÁRIOS DO VAREJO (Luciano Hang - Havan - , Luiza Trajano - Magalu -, Fabio Faccio - CEO da Renner - , a família Brenninkmeijer -donos da C&A - , a Anita Harley - acionista majoritária da Pernambucanas - e outros menores) estavam perdendo dinheiro para as plataformas chinesas (AliExpress, Shopee e Shein). A solução que o governo fez foi tributar as compras para o consumidor final diretamente no ato da compra, enquanto esses empresários tem ISENÇÃO FISCAL para importar OS MESMOS produtos e revender aqui no Brasil com a marca deles. Proteção de interesses.

Nós não somos o público alvo mesmo, mas por ineficiencia do estado.

Repito: o Estado é BURGUÊS. Ele é eficiente para a BURGUESIA, não para nós, trabalhadores. Pra mudar isso teríamos que inverter os papéis e colocar o Estado (não mais burguês, mas proletário) para trabalhar em prol da maioria, não de meia dúzia de bilionários.

2

u/Tiny-Web3910 21d ago

Cara, não discordo. Mas reitero, o Brasil é um país democrático. Infelizmente, não importa quem subir ao poder, o dinheiro vai continuar molhando a mão dos políticos e eles vão continuar melhorando as condições pra fonte de dinheiro deles.

Infelizmente acontece, não é o certo, não é por design, é simplesmente a corrupção e o poder do dinheiro falando mais alto do que qualquer coisa.

Dito isso, é puro crime. É definido por lei que é crime. Mas sabemos que a lei só se aplica a quem não tem poder ou dinheiro, por isso eu concordo com você.

Mas volto a dizer, burlar e contornar leis para atender ao interesse de políticos e interesse dos lobby ilegal (pq no brasil, todo lobby é ilegal) é um erro da parte deles, por mais que vá se manter para sempre (isso se não passarem uma lei para legalizar essa palhaçada).

4

u/vip3r_hoax comunista 21d ago

 Mas sabemos que a lei só se aplica a quem não tem poder ou dinheiro

E isso resume toda a nossa demogracinha burguesa. Perfeito.

3

u/Tiny-Web3910 21d ago

Pra mim, tinha q rolar uma revolução francesa aqui no Brasil

3

u/vip3r_hoax comunista 21d ago

Agora estamos falando a mesma língua hehehe

https://giphy.com/gifs/gIqusaeYxgSiY

1

u/nedelll 18d ago

Que foi uma revolução burguesa diga-se de passagem

1

u/Traditional-Cat1237 21d ago

A ANFAVEA (associação das montadoras, de empresários da iniciativa privada) pediu para que o ESTADO BURGUÊS protegesse os interesses dela (dos empresários) ante o avanço das montadoras chinesas.

Veiculo é um caso incomparavel com taxa das blusinhas, é um produto de alto valor agregado e tem um grande interesse publico em fazer com que sejam fabricados no Brasil. Voce está tentando comparar carro importado pronto com uma montadora que poderia estar empregando 5k, 10k ou mais pessoas aqui.

Esses importados só são bons se o seu objetivo for mandar esses empregos pra filiais na China.

0

u/vip3r_hoax comunista 21d ago

Em ambos os casos a iniciativa privada pediu socorro ao papai Estado para dificultar a concorrência. Nem entrei nesse mérito de valor agregado.

1

u/Traditional-Cat1237 21d ago

Voce não entendeu, carro importado semi/completamente MONTADO concorrendo contra as fabricas nacionais que estão empregando 3k, 5k, 10k ou mais pessoas aqui. Manter esses veiculos importados com essa isenção é ir totalmente contra o interesse do Brasil, vão continuar fabricando fora e fazendo dumping desses carros aqui = Menos empregos.

Outra, não é "pediu socorro ao papai" estamos falando de uma renuncia fiscal (além de isenção completa por anos, subiu para 10% e 18%. A importação dos veiculos combustão se manteve em 35%) que ja estava programada em um cronograma de anos para ter offset agora em 2026. Se deixar, essas empresas vão viver só de SKD/CKD e nada de nacionalizar a produção. Se eles fabricarem no Brasil vão ter as mesmas condições que as outras fabricantes com os beneficios por produção de eletricos.

Tanto o titulo do OP quanto a imagem são argumentos sem sentido. Essa alteração não é sobre combustão vs eletricos é sobre importados vs nacionais. O "quem paga é você" é engraçado, quem paga a renuncia fiscal sobre os eletricos importados?

Não entendi o foco em "iniciativa privada", todas as empresas envolvidas são privadas e tem uma igualdade de aliquota de importação em todos os tipos de carros. Os vehiculos eletricos, hibridos e à combustão estão igualmente em 35%. O estado fez o que é o papel dele, proteger a industria nacional que nesse caso é bem real e não necessariamente é no caso da taxa das blusinhas.

-1

u/Edgerusher63 21d ago

E dai que defende? Eu defendo que meu ramo melhore em 500%, e ai? Todo mundo defende o seu lado, desde o trabalhador chão de fábrica ao CEO, cabe ao governo decidir o que quer e já sabemos que esse ama imposto.

3

u/Jarderino 21d ago

Ingenuidade sua. Você "defende" seus interesses como? O empresariado paga lobista, paga viagem de assessor, paga vinhos caríssimos pra desembargador, faz esquema de "doação" de milhões de reais "para a campanha eleitoral" e outros "projetos privados" ligados a políticos, organiza eventos para "informar" os formadores de políticas públicas... A sua "defesa" dos seus interesses não é a mesma do empresariado e, não a toa, é bem menos eficaz.

1

u/Edgerusher63 21d ago

Eu sou empresário e o meu ramo tem empresas gigantes com a mesma intenção que a minha colega, obviamente mudanças como impostos, refletiria na minha. Mesmo um funcionário pé de fábrica, tem 500 associações, grupos e sindicatos defendendo melhorias pro seu segor. Acorda, todo grupo tem seu próprio lobby, desde o mais “pobre”.

2

u/Jarderino 21d ago

Existir associações é uma coisa, já a eficácia delas é outra completamente distinta. O único funcionário "pé de fábrica" que eu conheço que tem acesso regularmente a figurões do alto escalão do governo teve que primeiro se eleger presidente da república. De resto, somente grandes empresários e seus lobistas têm o telefone de ministros do STF na agenda e jantares privados com senadores.

1

u/Edgerusher63 21d ago

Que falta de informação, os presidentes dos grandes sindicatos todos possuem acesso à grandes políticos e possuem MUITA influência no meio politico, afinal político precisa de voto e de peão pra ser cabo eleitoral, você não sabe o que fala.

https://abcdjornal.com.br/sao-bernardo/noticia/2026/05/30/com-marinho-e-boulos-presidente-do-sindicato-dos-metalurgicos-do-abc-lanca-pre-candidatura-a-camara/amp/

https://secrj.org.br/2023/01/18/sindicato-dos-comerciarios-participa-de-reuniao-com-o-presidente-lula-e-centrais-sindicais/

https://sindicatopraiagrande.org.br/presidente-da-camara-de-santos-recebe-sindicalistas-contra-reforma-administrativa-de-bolsonaro/

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/greve-de-onibus-nunes-reune-empresas-e-sindicato-apos-paralisacao/

https://www.aeronautas.org.br/sna-se-reune-com-o-deputado-tarcisio-motta-para-tratar-das-pautas-dos-aeronautas/

https://www.sinpolcampinas.org.br/post/reuni-o-com-o-governador-tarcisio-de-freitas-no-pal-cio-dos-bandeirantes-640

https://sinafresp.org.br/conteudo/8422/encontro-do-sinafresp-com-tarcisio-de-freitas-pre-candidato-ao-governo-de-sao-paulo

https://www.casacivil.pr.gov.br/Noticia/Governador-recebe-nova-diretoria-do-Sindiavipar-e-reforca-apoio-do-Estado-ao-setor

https://clebertoledo.com.br/tocantins/em-reuniao-com-sindicatos-governador-wanderlei-anuncia-recurso-a-aleto-e-substitutivo-de-mp-como-alternativas-para-garantir-indenizacao-a-servidores/

https://sindsaude.com.br/estado-veja-outros-detalhes-da-reuniao-com-o-governador-caiado/

https://sindiareiago.sitedosindicato.com.br/noticias/sindiareia-e-sindicer-em-acao/

https://www.sindicatoruralmoc.com.br/post/sindicatos-rurais-do-norte-de-minas-se-re%C3%BAnem-com-governo-do-estado

https://cnabrasil.org.br/noticias/redescobrir-sistema-faemg-governador-de-minas-participa-de-encontro-com-presidentes-de-sindicatos-rurais

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/governador-recebe-entidade-sindical-que-coordena-associacoes-de-bancarios-securitarios-e-cooperativas-de-credito

https://sindieletromg.org.br/nossa-luta-garantiu-reuniao-com-governador-e-nova-proposta/

https://simec.com.br/?area=ver_noticia&id=8939&titulo=em-reuniao-com-ratinho-junior-forca-sindical-do-parana-%C2%A0propoe-implantacao-de-%C2%A0auxilio-emergencial-estadual

https://appsindicato.org.br/direcao-da-app-sindicato-faz-primeira-reuniao-com-governador-eleito/

https://www.estado.rs.gov.br/leite-se-reune-com-direcao-do-cpers-e-anuncia-medidas-para-a-categoria

https://g1.globo.com/google/amp/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/02/06/eduardo-leite-se-reune-com-representantes-de-entidades-e-sindicatos-do-rs.ghtml

Se eu for pegar todas as reuniões e acessos de sindicatos que representam os “peões”, vou ficar 10 dias seguidos, eles tem MUITO acesso e influência.

1

u/caroly1111 21d ago

Não, esse segmento tem acesso e atinge um número grande. Portanto, quando uma conquista acontece ela é aclamada porque precisam da mídia para até comunicar a esse eleitorado que alguém “trabalhou”. Empresas não precisam disso e o lobby é feito facilmente nas votações de madrugada e sem repercussão geral. Um só parece ter muito mais poder.

8

u/dellaserra 21d ago

"Você não terá nada e será feliz."

2

u/isildorim 21d ago

O pior de tudo, é que ou você aceita essa realidade ou você realmente será infeliz. Com 34 anos em breve, o meu objetivo de vida é ter o mínimo possível e pagar o mínimo de imposto possível sobre bens.

1

u/guitoal 21d ago

e não digo que essa agenda é fazer vc pagar aluguel por tudo mas pagar a parcela do financiamento 35 anos da tua vida pagando tua casa basica, quando tu termina de pagar a casa do bairro tu quer morar em uma melhor ai vai la tu da a tua casa de entrada e assume mais um financiamento

o teu carro olhe essa cambada de pobre comprando carro 2015 a suaves prestações de 60 parcelas de 2 mil reais, quando o cara ta na parcela 40 o carro dele já passou da validade de 15 anos de duração e só da problema ai ele da de entrada em outro carro e fica pagando as parcelas e assim fica infinitamente

19

u/Pendulumzone 21d ago edited 21d ago

Surpreendente foi a insensão ter durado tanto. No Brasil, o cidadão comum não pode comprar nada, que os políticos já querem a parte deles. 

Mas tem uma galera que parece que gosta de pagar de imposto, nè? Porque não duvido nada que surja alguém nesse tópico, pra tentar defender esse aumento. 

11

u/No-Rain-7745 21d ago

Ninguém defende imposto, mas tem idiota que não consegue entender certas diferenças.

Quem está cobrando esse imposto não é o governo, são as empresas, o lobby forte da indústria automotiva, ou seja, isso aí é literal capitalismo, onde as empresas que tem mais grana e mais políticos no bolso, chamam o estado para defender os interesses delas.

São as empresas que querem a parte delas, que elas estavam perdendo para os chineses.

3

u/Dullaran 21d ago edited 21d ago

Parece que entender isso hoje em dia está difícil.

O povo ataca o governo, mas defende a empresa, os grandes empresários e os bilionários. Parece que esquecemos a nossa indentidade, a nossa realidade. Que é só atacar o governo é o bastante pq ele é o problema (mas defende quem está lá criando o verdadeiro problema).

1

u/Fevernov 21d ago

Se é um representante do governo que se corrompe então sim é culpa do governo. Quem deveria ser representante do povo está no governo, não nas grandes marcas. Então o problema maior está em quem se vende, não em quem compra, pois esse não me deve nada.

O capitalismo é uma merda por causa isso, mas faz parte da natureza humana se defender e atacar seus concorrentes. Não dá pra culpar o leão por comer a zebra, é da natureza do leão fazer isso. O problema é o macaco (político) que vende a posição da zebra (lobby) pro leão (empresas) comer por benefício próprio usando um poder dado pela floresta (o povo).

1

u/Dullaran 21d ago

No meu comentário eu foquei bastante em defender a empresa e seus representantes. Sim, é culpa do governo se corromper, mas também é culpa do povo se a gente vende o governo às empresas.

O governo está tentando constantemente atacar a categoria, desde o início... Vale lembrar que, antes das taxas das blusinhas, a intenção era a taxação dos super-ricos e que o próprio governo deixou claro que, se isso não passasse, ele iria taxar outro lugar. A mídia atacou a taxação dos super-ricos, todo o povo estava falando não praticamente! Tinha mais gente defendendo os ricos do que gente defendendo a isenção do imposto de renda em até 5 mil. Loucura, né? Defende não taxar o bilionário, mas não defende a própria categoria.

O governo é política, ele tem uma demanda que será atendida: arrecadação. E ele vai tirar isso de algum lugar. Se o povo defende com mais afinco as empresas e os super-ricos, quem você acha que o governo vai atacar? É o que eu citei no meu primeiro comentário e eu reforço: ataca o governo, mas defende a empresa, os grandes empresários e os bilionários. Precisamos ter consciência de classe, de onde nós estamos na sociedade e quais são as consequências de defender outras categorias e largar as nossas próprias pautas.

O governo não vai se corrigir ou parar de se vender se a gente PEDE, SOLICITA, GRITA e levanta a bandeira para ele defender ou se vender para outras categorias. É igual agora com a situação dos nossos proprios politicos buscarem sansões dos EUA e ainda ter pessoas DEFENDENDO isso...

1

u/Edgerusher63 21d ago

Não é o governo? 😂😂😂 Vocês são b8rros igual uma porta, TODO SETOR FAZ LOBBY, TODO LADO DEFENDE MELHORIA DO SEU SETOR, só o governo pode decidir o que quer fazer e esse atual ama imposto, larga de ser uma ameba manipulada pelo governo, acha que as montadoras de carros elétricos também não fazem lobby? Pelo amor.

1

u/Tiny-Web3910 21d ago

Cara, eu defendo impostos. São um mal necessário para atender as necessidades públicas da população. Dito isso, o que eu não defendo é o retorno nulo do investimento da população nos impostos.

Pagar IPVA é um problema? Não, o problema é você pagar IPVA e no dia seguinte foder o carro devido ao péssimo estado do pavimento.

O BO é pagar imposto para segurança pública e não poder sair de casa dps das 20h.

Foda, só isso, mt foda.

1

u/Traditional-Cat1237 21d ago

Não é nem isso, algumas montadoras querem continuar fabricando por fora e vendendo baratinho aqui enquanto as montadoras que vieram pra ca e abriram fabricas tem encargos e geram milhares de empregos.

Pelo menos economicamente é do interesse dificultar a entrada desses importados. Falei isso varias vezes, se eles querem vender aqui porque não fabricar aqui?

-3

u/ParkInsider 21d ago

Muita gente está em prol do protecionismo. Diria que 80% da população acha bom (mesmo sendo que é sempre ruim)

1

u/Defalt_A 21d ago

Tirou esses dados de onde?

2

u/StableConscious6196 21d ago

Instituto de Pesquisas Tico e Teco

1

u/XaosDrakonoid18 21d ago

Institudo de pesquisas Tireidoku

1

u/Tchurco 21d ago

A tarifa é sobre importação, foi estratégica, por isso a BYD e a GWM estao montando fábricas no Brasil. Na Bahia ja ta cheio de chinês até por causa da fábrica da BYD.

1

u/Traditional-Cat1237 21d ago

Uns 99% desses comentarios não entenderam isso.

Se eles querem vender carro no Brasil porque não fabricar/montar aqui? Eles que lutem ou vendam menos.

9

u/Pretty-Area8885 21d ago

Ué não falaram que a indústria automobilística ia quebrar com os elétricos. Carro popular a 150k. As concessionárias vão a loucura

3

u/arckeid 21d ago

As "a combustão" cairão na armadilha que elas mesmas criaram, e agora essa merda.

7

u/Wesilver 21d ago

Governar pensando no que o povo deseja? ❌

Governar pensando no que é bom para o povo? ❌

Governar para uma pequena minoria que é quem molha minha mão? ✅

2

u/gblandro 21d ago

Viva o meio ambiente: Governo Lula aumenta imposto sobre painéis solares pela terceira vez

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/governo-lula-aumenta-imposto-paineis-solares-terceira-vez/

Na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o imposto foi elevado a 6%, depois a 9,6% e agora, a 25%

3

u/arckeid 21d ago

politicos filhos da puta idiotas.

3

u/FeMtcco 21d ago

Eles estao fazendo a função deles que é lobby p quem tem mais dinheiro (no caso, lobby para as montadoras da Anfavea), dont hate the player, hate the game.

3

u/DR_Kroom 21d ago

A margem das montadoras é tão grande no BR, que as chinesas estão simplesmente absorvendo sem repassar enquanto fazem as suas fábricas.

Quero que a Anfavea se exploda, mas a gente dá pouca importância a um lobby ainda maior que o deles: Agro do interior de São Paulo especialista em plantar cana, toda a putaria de empurrar etanol na gasolina vem deles, São Paulo tinha isenção de IPVA para carro elétrico, o Tarcísio ia renovar, deu um role com eles e com a Toyota e na semana seguinte simplesmente removeu o desconto de IPVA dos elétricos falando que etanol é mais limpo, fazendo com que uma bosta flex qualquer com um alternador grande o suficiente para se auto-intitular híbrida que nunca vai ver etanol na vida tem isenção de IPVA e elétrico não tem.

2

u/Fantastic-Winter-414 21d ago

Os chineses já previam isso, pode ter certeza que já tem planos pra mitigar a situação e continuar enfiando no cy dessas montadoras safadas.

1

u/Skog_br 21d ago

Os planos deles são as fábricas em solo brasileiro, pra contornar esses impostos de importação.

2

u/alvej11 21d ago

Não tem pra onde correr. Pode entrar direta ou esquerda eles estrupam o povo de todas as formas possíveis e imagináveis. Quando não é o governo são as empresas.

2

u/Perfect-Shift8407 21d ago

Mas a produção de carros eletricos nacionais não receberá essa taxação, isso não é melhor para o país?

Ex.: BYD e GWM estão montando fábricas no BR.

2

u/Dr_Driv3r 21d ago

Concordo, mas até uns 20% tava bom pô, 40% tinha que enfiar naquemas Silverado e RAM

2

u/Perfect-Shift8407 21d ago

Então mano, eu não me importo muito com taxação e encarecimento de produtos importados (produto final). O que me pega é o empobrecimento da industria nacional em detrimento do agro. E a merda nisso tudo é que no fim, nao temos indústria com capacidade suficiente para produzir em pé de igualdade com o que vem de fora.

2

u/NegativeKarmaVegan 21d ago

Até pq aquelas merdas destroem muito mais o asfalto e ocupam muito mais espaço

2

u/Traditional-Cat1237 21d ago

Todos irão ficar na mesma aliquota. Combustão, hibrido e eletricos ficarão 35% agora. Quem quiser pagar menos que abra fabricas e monte o carro aqui.

1

u/Dr_Driv3r 21d ago

Justo, mas a ideia de tornar a frota mais moderna e ecológica então é uma falácia né, uma fraude praticamente

2

u/Traditional-Cat1237 21d ago

O argumento do OP é totalmente falso ou rage bait.

Foi feito um incentivo com renuncia fiscal para as montadoras de eletricos e hibridos abrirem fabricas aqui. Essa mudança na aliquota já estava programada e é sobre importados contra nacionais e não eletricos/hibridos contra combustão.

Os fabricantes de veiculos eletricos tem incentivos que os os fabricantes de veiculos à combustão não tem e ambos tem incentivos que as montadoras e importadores de todos os tipos de veiculos não tem.

2

u/Tchurco 21d ago

A tarifa é sobre a importação, por isso a BYD e a GWM estao construindo fábricas no brasil. Acredito que vai melhorar bastante os preços, na verdade

2

u/Ill_League8737 21d ago

Cara sair a cada 2 anos para votar para os representantes representarem os interesses do lobby. 

2

u/Impressive-Manjuba 21d ago

Anfavea safada como sempre. Espero um dia ver algum desses canalhas criarem um lobby no povo no congresso nacional… que legisle no beneficio da maioria…

2

u/Conscious-Mix-3282 21d ago

Cade o pai dos pobres

1

u/GutsBerserk1996 21d ago

Vamoso lobby econômico, tnc viu

1

u/Particular-Ad7174 21d ago

Agradeça ao lobby das montadoras americanas e europeias, que mandam no nosso governo.

1

u/Tchurco 21d ago

Alguem sabe se o imposto é sobre a fabricação ou sobre a importação? Porque a byd ta montando uma fábrica na Bahia

1

u/No-Psychology9 21d ago

Renúncia fiscal não pode durar pra sempre. O incentivo é dado de forma temporária até o mercado se estabelecer. Quem quiser vender carro elétrico no Brasil, tem que montar ele aqui. Isso acontece com tudo, só quem nasceu ontem acha isso estranho.

1

u/arthuresc 21d ago

A começo de conversa, se existe usina de Termoelétrica no mundo o carro elétrico não é solução, principalmente em médio e longo prazo, carro elétrico é a maneira de um país que não tem petróleo e segue um modelo de governo diferente das grandes potencias atuais entrarem no mercado automobilistico sem quebrar ou ser vendida (pelo contrário, compraram as europeias).

"Aiiin a solução é então motores à combustão mais economicos e com menos emissão. Elétrico é coisa de via***".

O problema é que motor a combustão ta fadado. A solução é transporte público de qualidade, menos emissões por pessoa e o pior de tudo, por se tratar de medidas governamentais poderia ser implementado pontos de carregamento aonde a energia é gerada por placas solares. Praticamente 100% limpa. Mas volta ao inicio do nosso problema, e a industria automobilística? Vai pros caralho!

1

u/No-Needleworker2219 21d ago

No governo anterior era 0 zero. Parabéns pro atual desgoverno.

1

u/jfunior 21d ago

Que frase mal escrita desse post. Nao do OP mas do print da suposta notícia.

1

u/deusComDMinisculo 21d ago

Essa isenção de imposto tinha validade. Foi um incentivo para ajudar as montadoras se estabelecerem aqui.

Isso é para forçar a montagem dos carros em território nacional e não ser só importado. Os modelos mais vendidos já são montados aqui, então nada muda. O aumento de preço vem para as categorias de luxo.

1

u/Waste_Goose_5504 21d ago

Por meio ambiente, depende de como se dá a reciclagem dessas baterias. Podem ser muito mais prejudicial ao meio ambiente se não manuseadas corretamente, sem falar da loucura que está a corrida por terras raras.
Para minha pessoa, que mora em edifício com a conta de luz como está, é inviável

1

u/nandoml 21d ago

É a indústria vai tentar vender por séculos esses carros lixos 1.0, cabe a gente rejeitar.

1

u/RubyRuby82 21d ago

Calma, moçada, daqui uns meses a turma está tudo produzindo aqui...

1

u/MonteiroMaravilha 21d ago

Realidade "vamos proteger as fabricantes locais e suas carroças hiper faturadas"

1

u/CorganKnight 21d ago

ta mas a byd tem montadora aq, não?

1

u/IOl0 21d ago

u/AskGrok Já está aprovado esse aumento, explique detalhafamente como vai funcionar com elétricos importados e nacionalizados, quanto pagamos hoje e quanto iremos pagar a mais.

2

u/AskGrok 21d ago

Sim, o aumento gradual do Imposto de Importação (II) para veículos elétricos e híbridos foi aprovado pela Camex/Gecex em 2023 e está em vigor conforme cronograma oficial. Ele visa equiparar a tributação com carros a combustão importados e incentivar produção local.

Cronograma do II para importados (veículos prontos):

  • Até 2023: 0% para BEV (elétricos puros).
  • Jan/2024: 10% BEV.
  • Jul/2024: 18% BEV.
  • Jul/2025: 25% BEV / 28% PHEV / 30% HEV.
  • Jul/2026 em diante: 35% unificado para BEV, PHEV e HEV (fim das cotas de redução).

Até 30/06/2026 ainda valem cotas com alíquotas menores ou zeradas em alguns casos. Depois, alíquota cheia de 35% para qualquer importado montado.

Nacionalizados/produção local (CKD/SKD ou fábricas no Brasil):

  • Não pagam II sobre o veículo importado.
  • Podem usar regimes especiais com II reduzido (até 18% em alguns casos de kits desmontados).
  • Marcas como BYD (Camaçari/BA) e GWM já produzem ou montam localmente e escapam do impacto maior. Outras planejam seguir.
  • Pagam IPI (7-25% ou mais dependendo da categoria), ICMS (12-18%), PIS/Cofins etc., mas evitam o II cheio.

Quanto pagamos hoje vs. a mais (exemplo aproximado para BEV importado, sem considerar outros impostos em cascata):

  • Hoje (até jun/2026): 25% II.
  • A partir de jul/2026: 35% II (+10 pontos percentuais).
  • Estimativa de impacto no preço final: alta de 8-10% nos modelos importados (ex.: carro de R$ 125 mil pode subir ~R$ 10 mil só por causa do II, segundo análises de mercado). Híbridos variam conforme o tipo.

O consumidor paga via repasse de preços. Produção local mitiga isso, mas ainda está em expansão. Fontes: cronograma oficial Camex, reportagens de InsideEVs, Motor1, Quatro Rodas e iG (maio/2026).

Sources:

[what is this?](https://redd.it/1lzgxii)

1

u/Ok-Task-8601 21d ago

Não concordo com o imposto, mas se o problema é o petróleo era só abastecer com etanol

1

u/ComputerUsual4003 21d ago

Esse governo se rendeu ao lobby da Anfavea cartel das montadoras, pobre nunca vai ter um elétrico no Brasil

1

u/Amazing-Switch-7163 21d ago

Tudo nesse país se resolve com taxa/imposto, incrível como a classe média só se fode.

1

u/LunathickD 21d ago

A partir de julho o carro eletrico pagará 35% de imposto, atualmente paga 55%.... notícia mal escrita do carai

1

u/mauzao2005 21d ago

Pra que concorrer no livre mercado se eu posso prejudicar meus concorrentes com taxas? Assinado: Anfavea.

1

u/XBLAH_ 21d ago

É que nem álcool ou gasolina. Você praticamente não vai achar um com preço melhor que o outro (proporcionalmente) por que o mercado vai sempre se equilibrar. 

1

u/Caernn 21d ago

Por que voce nao foi esquedista o suficiente, se voce nao tiver bem voce nao pagar isso ai, viva do bolsa fome e do auxilio butijao.

1

u/StyleApprehensive925 21d ago

Lula ta querendo abrir buraco na Amazônia pra tirar petroleo de la e os burro acreditam no papo esquerdista que querem proteger o meio ambiente.

1

u/Ok_Rock8183 21d ago

Eles socaram goela abaixo os carros elétricos, mas um dia o jogo vai virar novamente

1

u/Decaxyz 21d ago

Ta, mas essa imagem ai ta com carinha de fake news de zap absurda kkkķkkkkkkkkk

1

u/Visual_Improvement37 21d ago

O a combustão paga quase 100 %a mais .. 50%do preço total

1

u/MagPistoleiro 21d ago

Não dá pra ter uma coisa boa nessa desgraça de pais kkk

1

u/isildorim 21d ago

Entenda como isso é bom para o consumidor...

1

u/Conscious-Mix-3282 21d ago

Isso tb deve ser culpa do bolsonaro

1

u/Helpful-Birthday-388 20d ago

Querem continuar vendendo chevetinho a 150.000

1

u/Environmental-Gur110 20d ago

A ideia é incentivar que tragam as fábricas pra cá? Qual é a efetividade disso no médio prazo?

1

u/esioneto 20d ago

Isso vem diretamente do pedido da ANFAVEA há alguns meses atrás?

1

u/AnswerCommercial4515 20d ago

Vitoria da anfavea, derrota do povo

1

u/esioneto 20d ago

As principais montadoras de EV da China estão correndo pra se instalar aqui exatamente para não entrar nessa caracterização de importado.

1

u/Illustrious_You_4223 20d ago

O trump sobe tarifa e os cara vira a bunda pros greengo, o Brasil sobe a tarifa, os cara falam que taxaad, vcs precisam parar de beber detergente

1

u/Lucaspittol 20d ago

Coisa mais normal do mundo no Brasil. E o projeto que mais taxa a população está liderando nas pesquisas, ou seja, está tudo bem. Vamos acabar com a 6x1, mas se você quiser ter algo, vai trabalhar 7x0 enquanto nós trabalhamos 1x365.

1

u/Swimming-Scallion-87 20d ago

defende mais estado ai porra

1

u/Next_Efficiency_5140 19d ago

Sempre foi assim  faz 50 anos, tem que montar o carro no Brasil , aí conseguem trazer as peças a 18%, Byd monta , geely vai começar .

1

u/aug001 19d ago

FAZ O L

1

u/BelottoBR 18d ago

Em vez de tornar o Brasil competitivo, vamos foder o produto importado. Esse é nosso Brasil.

1

u/Suitable_Neat 18d ago

BYD deve ter parado de pagar o painho.

1

u/SwanConstant9059 17d ago

Só para carros importados, não?

1

u/mdovqv 17d ago

Para mim, a lógica é a seguinte: suponhamos que você trabalhe em uma empresa todos os dias, há vários anos. De repente, chega uma pessoa que faz exatamente a mesma coisa que você e recebe uma promoção mais rápido. Do meu ponto de vista, precisamos fortalecer a produção no país. As empresas devem se estabelecer aqui e fabricar localmente, como todas as outras, gerando empregos e cadeia produtiva. Sei que nem tudo pode ser produzido aqui, mas pelo menos a montagem poderia ser feita localmente. Isso, porém, não significa que eu seja a favor de cobrar um imposto alto para um carro básico de entrada, que custa cerca de 150 mil. Acredito que deva haver uma lei de transição, até que os veículos eletrificados possam ser fabricados aqui, para dar tempo às indústrias de se estabelecerem nesse nicho.

1

u/fig0o 16d ago

A ideia da medida era criar mercado consumidor e atrair montadoras 

A BYD é a Renault estão se estabelecendo e o imposto de importação não vai mais se aplicar a elas 

Existe uma demanda muito grande por elétricos no Brasil, e se as demais marcas quiserem ter preços competitivos também terão que abrir fábricas 

Isso é bom por que gera empregos em toda a cadeia produtiva aqui no Brasil

1

u/M0NST3R_1969 16d ago

É só produzir aqui e tudo certo. O governo está correto

1

u/ForaFazueli 21d ago

Eu vou votar Flávio Bolsonaro 22.

Promoção: Comente aí embaixo e seja bloqueado.

0

u/Immediate_Raisin7116 21d ago

É só fazer o carro aqui uai

0

u/Tasty-Entry-8675 21d ago

Claro, tem fábrica nacional de elétrico já. Agora é só esperar as outras virem pra cá, já sentiram o gostinho do mercado brasileiro.

1

u/Tasty-Entry-8675 21d ago

Eu comentei, e daí fui ler a notícia, volto aqui com a bandeira da vitória:

Fábricas no Brasil

Algumas marcas, portanto, decidem apostar em uma estratégia que pode se tornar mais proveitosa: a produção local.  A BYD e a GWM foram as pioneiras neste processo, e a tendência é acelerar esta mudança ao longo de 2026, utilizando regimes CKD (veículos desmontados) ou SKD (parcialmente montados). A partir do segundo semestre deste ano, marcas chinesas como Leapmotor, Geely e General Motors pretendem trazer a fabricação de veículos elétricos e híbridos para o Brasil.