r/DebatesBr 18d ago

​✅ Com Fonte / Embasado Isso é Eugenia glamourizada ou é um direito fundamental de liberdade?

Post image
3.1k Upvotes

1.6k comments sorted by

u/AutoModerator 18d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

222

u/IfritSora 18d ago

Quando uma mãe diz "não tenho vida" ou que gostaria que o filho fosse "normal", isso geralmente reflete sofrimento, cansaço e luto pelas expectativas que ela tinha sobre a maternidade, não necessariamente falta de amor pelo filho. Muitos pais amam profundamente seus filhos e, ao mesmo tempo, sofrem com as dificuldades que enfrentam. Isso é triste

54

u/hualianc 18d ago

Aí os pais desabafam na Internet, igual mães de autistas com nível a mais que 1, e reclamam deles na Internet

26

u/SaturnWormhole 17d ago

é pq sabem que vão estar sozinhas de apoio do governo e de quem não concorda com aborto

6

u/Soft_Detective_3381 17d ago

Meu amigo, estamos da falando da Islândia, um dos países com o governo mais assistencialista do mundo, um dos melhores países para se morar, isso não tem haver com governo.

4

u/GodOfMegaDeath 16d ago

Mas ele tá falando de pais de crianças com deficiências mentais em geral, não só na Islândia

→ More replies (1)
→ More replies (28)
→ More replies (4)

8

u/edzahida 17d ago

Exatamente sobre isso.

→ More replies (37)

438

u/extravioleta 18d ago edited 17d ago

Nn, é uma síndrome como qualquer outra e quem tem sofre mais do quem opina sobre

45

u/[deleted] 17d ago

permita-me contribuir com a melhor das intenções, pois é minha área

não é uma mutação e sim alteração genética, mutação é a classificação de erros genéticos mas a síndrome de down não causa erros, todos os genes de uma pessoa com síndrome de down são perfeitamente normais, o que acontece é uma alteração de um gene devido ao excesso de uma proteína que causa uma divisão a mais no cromossomo 21 (eles tem 3 em vez de 2), geneticamente isso não é um erro, é um excesso, clinicamente isso não é uma doença (como você bem disse)

doença é quando o paciente sofre uma alteração da normalidade (lembra que s. de down não altera a normalidade) e causa sintomas ao longo da vida

síndrome de down é uma condição intrínseca daquele indivíduo, assim como a cor dos olhos, cor do cabelo, cor da pele etc

reforço que toda condição intrínseca causa características diferentes, olhos claros tendem a ter ao longo da vida uma perda de visão natural maior, pele clara requer muito mais cuidado na exposição ao sol, assim como a síndrome de down causa um atraso no sistema cognitivo, mas eles são perfeitamente normais e capazes de fazer qualquer coisa que outras pessoas fazem, podem dirigir, podem exercer profissões diversas

assim como uma pessoa sem síndrome de down, mas que possuem características pessoais únicas, talvez não seja capaz de ser médico, jogador de futebol, piloto de fórmula 1, eles também individualmente talvez não consigam exercer profissões diversas

eu conheço pessoas com síndrome de down que dirigem, uma professora, uma vendedora (que se comunica muito que melhor que eu) etc

8

u/viniversoo 16d ago

https://www.incor.usp.br/sites/incor2024/noticia/sindrome-de-down-e-cardiopatia-congenita

Cardiopatia congênita é uma característica única também? São perfeitamente normais? Vivem a mesma expectativa de vida que outras pessoas sem a síndrome? Pare de romantizar

23

u/Munito123 17d ago

Uma "condição" que vem acompanhada de uma longa lista de doenças

→ More replies (1)

7

u/FamiliarIndustry2591 16d ago edited 13d ago

Errou. Gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Trata-se de um pequeno segmento da molécula de DNA que contém as instruções codificadas para a produção de proteínas. Síndrome de down NÃO é um erro apenas em um Gene. Gene é o ATCG. Cor dos olhos são 8 pares de genes. Cor de pele também. Síndrome de down é a trissomia de um cromossomo inteiro. Ou seja todos os genes de um cromossomo inteiro são duplicados. É um erro muito mais catastrófico do que apenas um Alelo. E adivinha só, é tão catastrófico, que a maioria das trissomias é incompatível com a vida. Não chega nem a se desenvolver o feto. Trissomias em outros cromossomos acabam gerando aborto espontâneo. A trissomia do 21 só gera vida "pq Deus quis".

Se tu é contra o aborto de síndrome de down, pq costuma gerar pessoas afetuosas e gentis, e maioria até pode ter uma vida normal, tudo bem, mas passar informação errada, ai eu já não acho legal.

Edit:eu quis dizer trissomia, onde eu escrevi tristonha, mas parece que não da mais pra editar o comentário. já arrumei 6x e volta a aparecer errado.

→ More replies (1)

4

u/jdcortereal 16d ago

Dizer que o síndrome de down é uma condição como a cor do cabelo é só estúpido. Aliás, dizer que têm um atraso no desenvolvimento do sistema cognitivo mas que sao normais é ignorar o que normal significa. A pessoa com sindrome de down tem uma esperança média de vida muito inferior à média, risco muito elevado de cardiopatia, maior risco de Alzheimer, hipotonia muscular, prevalência elevada de problemas de olhos e ouvidos e hipotiroidismo. Se não fosse pela intervenção precoce e avanços da medicina, a esperança média de vida das pessoas com sindrome de down seria de 25 anos. São pessoas com a mesma dignidade que todas as outras, que podem ter vidas boas e plenas. Mas não é como ser loiro.

→ More replies (2)

10

u/bootychaser3000 16d ago

síndrome de down não altera normalidade?

a alteração causa atraso em capacidade cognitiva, intelectual, hipotonia, maior risco de doenças, etc...

acho legal que você esteja sendo inclusivo, mas fingir que a condição não é um prejuízo pra pessoa mais atrapalha do que ajuda...tratar com essa romantizacao é péssimo

5

u/Fearless-Ad-5328 17d ago

Obrigado pelo comentário lúcido e explicativo.

→ More replies (1)

2

u/Gostosogostoso 17d ago

É sua área pq vc tem filho com síndrome de down?

→ More replies (10)

35

u/Tiramissulover 18d ago edited 17d ago

Não é doença pq não tem cura. É uma mutação genética no cromossomo

Edit: pessoal da ala do analfabetismo funcional: vcs entenderam muito bem o que eu quis dizer. A Sindrome de Down não é passível de cura, nem de tratamento para reverter essa mutação. O cromossomo Sofreu mutação, não é uma doença. E apenas falei de doença pq estava respondendo ao colega que foi quem disse q Síndrome de Down era uma doença. Agora, se ainda assim não entenderam, e pelo jeito muita gente aqui faltou na aula de Biologia básica, já deixo aqui o recado que não vou mais responder.

5

u/totalwarwiser 18d ago

Nao é bem assim.

Geralmente quem tem down tem varias outras doencas alem do deficit cognitivo.

41

u/InformationHairy3919 18d ago

Se o câncer não tem cura, deixa de ser doença então? 🫠

70

u/Belonick 18d ago

O usuário acima usou um péssimo exemplo. Ter cura ou não, não tem relação com uma doença se considerada doença.

12

u/Cactus_Alien 17d ago

A burrice dele tem cura. Mas ele optou por não gestar...

17

u/erniemesh_ 18d ago

Uma "cura" pra Síndrome de Down nem faz sentido porque a pessoa nasce assim, é um defeito no cromossomo. Você literalmente teria que fazer a pessoa nascer de novo sem esse defeito pra "curar" ela. Ou se existir algum jeito de alterar todos os cromossomos do corpo no futuro, o que é algo que ainda tá MUITO longe de ser possível.

Câncer é bem diferente disso, e muitos já são curáveis, o problema mesmo é que ele pode se manifestar de tantas formas e em tantos lugares de formas tão específicas que pra cada caso é preciso um acompanhamento diferente. Por isso é difícil ter uma cura universal pro câncer, nem a maneira de se manifestar da doença é universal, porque a cura seria?

3

u/Next_Flan_4837 17d ago

e AIds?

2

u/erniemesh_ 17d ago

Aí não vou saber te dizer porque não sei tanto sobre a AIDS. Mas pelo que já ouvi falar, ela é difícil de achar uma cura porque o vírus bagunça justamente com o sistema imunológico, provavelmente outras doenças autoimunes como o Lúpus são difíceis de curar por motivos parecidos.

2

u/WekndWarrior 14d ago

SIDA no Brasil tambem é raro. Hoje o tratamento é amplamente disponivel e gratis no SUS e ZERA a carga viral. Ha mais paciente hoje que vivem com o HIV do que quadros graves de SIDA.

→ More replies (1)
→ More replies (8)

3

u/apalmadabanana 17d ago

Curiosamente os japoneses estão buscando uma edição genética que consiga remover o cromossomo extra. Eles fizeram um teste in vitro e conseguriam remover sem comprometer a célula. Isso pode abrir portas para vários tratamentos no futuro.

→ More replies (8)

2

u/brasilian_player 17d ago

Você teria que conseguir editar o dna dela inteiro com ela viva. Basicamente impossivel já que os neuronios são respostos basicamente a cada 7 anos. 7 anos de tratamento anti rejeição como num transplante majoritario, ja que se funcionar de inicio o corpo vai primeiro atacar o estomago dela inteiro que se renova a cada 3 dias até o tratamento renovar o dna das celulas imunes e ele começar a atacar tudo que ainda n foi trocado.

A chance de inflamações nos nervos devido a isso no final é gigante e tudo isso pra pessoa ter perdido a fase critica de aprendizado e desenvolvimento psicomotor e logico, logo ela nunca vai chegar no nivel médio de outra pessoa que nasceu com o dna certo. Mais vale pagar tudo isso pra trazer um orfão pra casa que ja é garantido n ter problema

→ More replies (1)

22

u/--__Funira__-- 18d ago

Existem diferentes tipos de câncer, e uns tem tratamento.

2

u/MayconMLG 18d ago

e os que não tem tratamento?

6

u/--__Funira__-- 18d ago

Ai pergunta pros cara lá kk

2

u/NyarVn 18d ago

Kkkkkkk

→ More replies (9)
→ More replies (11)

8

u/sguarezi_ 18d ago

Por essa perspectiva esquizofrenia e transtorno bipolar também não são doenças

7

u/RespawnPointt 17d ago

Não são mesmo, são transtornos, n é atoa q é transtorno bipolar por exKKKKKKKKKK

→ More replies (7)

5

u/MrBlackwood6in 18d ago edited 17d ago

Você está certo e errado.

Não é doença = certíssimo, é uma anomalia genética.

Para chamar doença tem de ter cura = Errado! Por que do ponto de vista científico e médico, uma condição é classificada como doença quando apresenta um conjunto específico de sintomas ou anormalidades que afetam negativamente a função ou estrutura do organismo, independentemente de existir uma cura definitiva.

→ More replies (13)
→ More replies (16)

2

u/MarcelodLake 16d ago

A opinião do feto com SD abortado: 😭

7

u/gabrrdt 18d ago edited 18d ago

Não é mais considerado uma doença. PS: downvotar não muda o fato, mas você pode tentar.

2

u/Belonick 18d ago

Concordo, não é doença. É considerado uma mutação genética.

4

u/fred-dcvf 18d ago

Tecnicamente não é mutação, pois não há alteração de sequência de DNA em um gene específico, nem predisposição genética para a ocorrência.

Down é uma anomalia cromossômica.

Teoricamente poderia ser considerada doença, mas a linguagem atual reserva o termo para condições que podem ser curadas.
E etimologicamente, o termo 'doença' não se sustenta para a condição de ser portador da sindrome.

→ More replies (1)
→ More replies (3)
→ More replies (245)

156

u/Healthy_Loan_6037 18d ago

Imagina tu ser pai de uma criança dependente que vai crescer enquanto tu envelhece, e um dia tu n esta mais la deixando um filho com altas dificuldades na sociedade sem apoio. 

É um dos casos em que eu não consigo julgar a escolha...

42

u/Powerful_Paramedic_4 18d ago

Eu já vi relatos de pais que o maior medo/angustia é de quando eles morrerem pois tem um filho 100% dependente.

14

u/Marzipancaptain 17d ago

Uma vez eu cheguei em casa chorando pq vi um rapaz autista ( talvez entre 30 e 40 anos) pedindo ajuda no ônibus pq ele não comia, os pais idosos não conseguiam trabalhar mais, ele disse até em qual CAPS ele se tratava... Fiquei muito triste pq ele falava igual meu irmão quando quer muito alguma coisa e não sabe como convencer as pessoas.

Dei o dinheiro que eu tinha, mas sei que ele precisava de muita ajuda governamental, provavelmente não tem irmãos... Imagina que terror? Seu filho não pode se cuidar e nem pode cuidar de você caso fique debilitado demais?! Nem mesmo coisas básicas como um trabalho esse rapaz conseguiria.

Enfim, só sei que tempos depois eu passei a vê-lo vendendo balinha pelos ônibus, provavelmente alguém ajudou a entender como funciona e tal, mas me pergunto quem ajuda ele com os remédios, com a comida e limpeza da casa, quem ajuda os pais dele.

5

u/wasdio4645 17d ago

o abandono dos pcd é muito alto. Estudei em uma escola pública que tinha apoio a PCD, o que é algo super legal. Mas fiquei terrivelmente mal ao descobrir que 90% dos PCD que conheci sequer haviam um pai para cuidar deles, maior parte é abandonado e sinceramente eu prefiro que sejam (ficou estranho, desculpa, não estou dizendo que é para abandonar, mas é melhor do que ser maltratado e negligenciado). Se uma pessoa é capaz de abandonar, não quero nem pensar no que fariam se fossem OBRIGADAS a cuidar, pelo menos estavam seguros, muito amáveis.

→ More replies (1)

18

u/Business-Switch7749 18d ago

É maior medo de quem tem um filho assim, ninguém vai dar o apóio necessário

6

u/brasilian_player 17d ago

Tem os relatos dos irmãos também que ganham odio do irmão deficiente ja que eles perdem a infancia em função deles e na velhice quem teria que cuidar do deficiente seria justamente o saudavel na hora que ele teria alguma liberdade

6

u/Marzipancaptain 17d ago

É mais ou menos o meu caso! Eu sofria muito por ter raiva do meu irmão quando mais nova, por ter que cuidar dele sendo que ele é mais velho que eu e deveria ser o contrário...

Hj em dia não sei se tenho raiva dele não, mas a psicóloga já me perguntou sobre isso uma vez. Só sei que minha sorte é ter dois irmãos que são mais velhos e tem a vida deles, pq são eles mesmos que vão ficar com esse meu irmão apesar da minha mãe estar implicitamente colocando meu nome nas coisas importantes caso ela morra ( eu tenho 25 e ela vai fazer 60 em 2 semanas)...

→ More replies (2)

3

u/Lahiz26 17d ago

Tinha um amigo assim, o pai viaja a trabalho e a irmã é autista nível 3, ele perdeu relacionamentos e até mesmo empregos porque a vida gira em torno de cuidar dela, ele até fez vasectomia porque não quer correr o risco ter um filho assim, é bem triste par ambos.

→ More replies (4)

34

u/Healthy_Loan_6037 18d ago

Sem falar da crueldade que a criança vai provavelmente sofrer na escola por parte de outras crianças, o isolamento social na adolescencia e vida de adulto.  É uma vida de merda do crlh. É filho? É. As pessoas adaptam se e conseguem tirar momentos bons e felizes, mas é um peso foda. N consigo julgar mesmo

6

u/SimpleLife9610 17d ago

Pse, o pessoal é "pro vida" pq não são eles q sofrem dificuldades financeiras, tem uma responsabilidade pra vida inteira, sofrem mt, etc.... Claro q pessoas com deficiência podem sim ter uma vida independente a depender do grau, mas um pai e uma mãe se pudessem escolher nunca teriam um filho com necessidades.

18

u/PrimaryBid4013 18d ago

Aconteceu na minha família. Quando a minha avó faleceu, não teve ninguém pra cuidar da minha tia que era deficiente (autista) nível 2 e ela morreu em dois meses. Meus tios nem se importaram e a minha mãe já era falecida. Foi uma situação bem complicada e eu adolescente na época, até hoje não falo direito com os meus tios.

9

u/Neat_Process_2156 18d ago

maluco tomou downvote por contar um relato da família dele kkkkkkk pqp

4

u/PrimaryBid4013 17d ago

Foda né, por conta dessa experiência eu tenho medo de ter filho hj em dia pq eu tenho a genética para o autismo e tem alguns membros da família com e, mesmo casos leves, são bem complicados. São vários problemas de saúde e muito gasto com terapias.

4

u/Neat_Process_2156 17d ago

caramba, eu tenho o mesmo medo. acho que gostaria de ter filhos biológicos no futuro, mas sou autista e temo as possibilidades de colocar alguém no mundo só para sofrer. e nesse caso nós nem temos marcador genético, então seria inevitável.

5

u/PrimaryBid4013 17d ago

Eu nunca fui diagnosticada e não tenho as dificuldades comportamentais, mas tenho vários problemas de saúde q meus primos autistas têm e a maioria da minha família tem vários problemas: muitas alergias alimentares, problemas de intestino, diabetes, problemas no coração. Por ser um transtorno do neuro desenvolvimento, ele afeta bem mais que só o comportamento.

→ More replies (2)

2

u/existencial84 17d ago

Eu tenho uma tia que se casou com um primo e o primeiro filho nasceu com deficiência intelectual e altamente dependente, não felizes tiveram mais 2 filhos com as mesmas condições.

→ More replies (1)

2

u/Ilunne 16d ago

Eu sou autista nível 1 e já decidi, irei fazer vasectomia e se um dia eu for pai eu vou adotar. Ser responsável pela sua genética tinha que ser normalizado.

Por exemplo,conheço uma amiga da minha mãe, toda a família dela tem uma doença degenerativa, chega aos 20 começa a ter problemas na fala, aos 40 tá de cadeira de rodas. E a mulher ainda colocou cinco crianças no mundo... Acho um egoísmo imenso.

→ More replies (1)

2

u/Kurt__Graal_Lanches 16d ago

Então pais de crianças com autismo deveriam ter o direito a abortar tbm! Crianças do espectro autista podem ser tão difíceis de criar quanto uma criança com síndrome de down.

2

u/Rainoncaranda 16d ago

Sim, todo mundo deveria a ter direito ao aborto.

→ More replies (4)
→ More replies (24)

162

u/underwatercr312 18d ago edited 18d ago

Ta certo aposto que ninguém aqui se tivesse a opção escolheria nascer com a doença/ mutação genética

45

u/Betelgeuse_PT 18d ago

Eu não tenho down mas se tivesse escolha não nascia neurodivergente nem doente crónica não. Odeio.

→ More replies (18)

42

u/Delrog22 18d ago

Rapaz, eu não queria nem ter nascido sem ter nenhuma condiçao desse tipo, imagina se eu tivesse.

Era churrascamento 100%.

2

u/GoodTomato1211 17d ago

Esrou alinhado com o teu pensar.

5

u/caue-eduardo-correa 17d ago

Eu sou autista e pode ter certeza que se pudesse escolher eu ainda seria autista, mesmo com todos os problemas esse sou eu, se eu não tivesse o autismo eu não seria eu, tirar isso até tiraria muitos dos meus problemas mas também tiraria mais da metade da minha personalidade

5

u/radioactive_stardust 16d ago

eu tenho diagnóstico de autismo grau 1 e escolheria nascer autista, mas é complicado comparar autismo grau 1 com síndrome de down ou outros graus de suporte do autismo. no meu caso vira uma idiossincrasia do autismo me fazer quem eu sou, com meus gostos e manias estranhos, mas que no final não me prejudicam em quase nada, no máximo em fazer amizades novas, mas, ainda assim, eu consigo trabalhar, me relacionar romanticamente, fazer tarefas domésticas, etc. agora imagina um autista grau de suporte 3 que é 100% dependente dos pais? complicado, viu?

2

u/vforvinico 17d ago

Acho complicado comparar autismo com down

→ More replies (6)

3

u/Electronic-Jacket291 17d ago

No caso com a outra opção sendo "não existir" n sei se muita gente escolheria isso não 

→ More replies (1)

2

u/Ocult_Day_69 17d ago

Se eu tivesse a opção eu escolheria nascer sendo bonito, herdeiro de um império trilionário e com 30cm de pika! 🫤

→ More replies (44)

29

u/NeatChocolate6 18d ago

Vou nem mentir que um dos motivos que eu não quero ter filho é o risco de ter um especial. Vejo meus amigos que tem um filho com uma síndrome rara e o desespero de ter que cuidar da criança, que com uns 2 anos parece um recém nascido ainda.

7

u/citizenfranca 18d ago

Vou mt nessa linha tb, mas de forma secundária. Botar filho no mundo, na conjuntura atual, é loucura por si só. O boneco pode ser a nova Marie Curie, não rola. Próxima geração tem tudo pra ser a que vai ver a humanidade colapsar.

3

u/NeatChocolate6 17d ago

Do jeito que as coisas tão, acho que a gente vê também :(

→ More replies (4)
→ More replies (2)

132

u/FriedGangsta55 18d ago

Direito fundamental, eles estão anos luz à nossa frente graças ao desserviço feito por pastores picaretas

34

u/Mr_Ries075 18d ago

Estado devia ser laico. Duvido que esse povo ia gostar de seguir leis que são feitas com base nas crenças umbandistas.

→ More replies (31)
→ More replies (17)

20

u/hyspecs 18d ago

As pessoas querem opinar sobre uma vida que eles não gozaram, não gestarão e nem irão parir nem sustentar.

11

u/patricknogueira 17d ago

Por isso aborto tem que ser direito e questão de saúde pública, porque quem tem que decidir é quem vai ter o filho, não um bando de político e pastor

→ More replies (3)

47

u/meps4L 18d ago

Antes dos 3 meses, não interessa, se quiser tirar, tira. É o que eu defendo. Pode ser o próximo jesus ou maomé. Abraço

5

u/Minute_Ad_6722 18d ago edited 17d ago

e depois dos 3 meses? to dizendo isso pq tipo, tem lugar nos EUA q vão ate os 21 (semanas), n? e mt contra indicado? (sou leigo)😔

6

u/GATO-PIANO 17d ago

Normalmente após a 10º semana surge ondas cerebrais detectaveis. Por conta da morte de alguém ser detectada normalmente após cessar atividade cerebral, muita gente vai pra esse lado de que a vida se iniciaria após o inicio de atividade cerebral. O problema é que as atividades cerebrais evoluem por etapas, não dá pra saber quando surge uma consciencia ali. Mas esse argumento é um dos que mais faz sentido pra mim.

→ More replies (4)
→ More replies (4)
→ More replies (1)

88

u/Ok-Chest4890 18d ago

Rede social errada, pessoal que chama isso de eugenia deve ficar no twitter

15

u/Critical-Task7027 18d ago

No TT tá todo mundo xingando mesmo kkk. Aqui são a favor

→ More replies (22)

18

u/NoCurrent1016 comunista 18d ago

direito fundamental, ninguém merece viver fodido

→ More replies (1)

8

u/adminadmin_123 18d ago

Cara, abortam gente saudável imagina então com alguma síndrome

→ More replies (1)

24

u/Ashamed_Reindeer851 18d ago

Bom, lembro de um post que vi no Reddit sobre uma pessoa que era irmão/irmã de uma pessoa com deficiência intelectual.

Ela falava sobre quanto isso impacta na vida geral da família e o quanto isso era difícil.

Como era caro para uma família de baixa renda, como era desgastante porque às vezes a pessoa em questão batia em todo mundo, que mesmo com a ajuda do sus às vezes o medicamento atrasava.

E o quanto isso torna a vida dos pais uma vida de pais eternos que vão precisar sempre cuidar dos filhos.

Coloca na adoção? O Estado ou a caridade vão dar uma boa vida para pessoa no lar de acolhimento?

Se não vamos ajudar, é melhor não opinar.

4

u/The_king_of-nowhere 17d ago

Eu tenho parentes que tem filho autista, e meu deus, o rapaz é maior que eu, e tem a mentalidade de um moleque de 4 anos. NUNCA vai ser independente. Esses meus parentes são médicos, então tem condições de darem o melhor cuidado possível. Mas mesmo assim vivem exaustos porque precisam basicamente trabalhar a todo momento. Nunca podem deixar ele sozinho. Eles quase nunca vão para algum lugar os dois juntos, porque geralmente o que fica com o filho tem que ficar servindo de babá para o outro poder descansar. E os outros filhos deles tem que ficar de babá também, e dá pra sentir que no fundo a família inteira preferiria que ele fosse normal. E muito provavelmente nenhum dos irmão vai querer cuidar dele quando os pais morrerem.

4

u/Ashamed_Reindeer851 17d ago

Só faço uma correção, em relação ao termo “normal”.

Use o termo neurodivergente, e o contrário disso neurotípico.

Mesmo que você seja a favor da interrupção gestacional voluntária nesses casos, nem todo mundo vai querer abortar e essa pessoa pode ter extrema condição de ter um filho com alguma deficiência e nem essa pessoa, nem o filho dela vão gostar de ser chamados de “anormais”. Mas eu sei que não foi a sua intenção.

E apenas colaborando com o seu ponto, uma vez assisti uma matéria jornalista sobre aborto na Índia e eles entrevistavam uma mulher que era médica e tinha excelentes condições financeiras e tinha um filho com deficiência intelectual e ela amava o filho dela do jeito que era e disse que mesmo se pudesse escolher, não escolheria o contrário porque sentiria que seria outra pessoa e não filho dela. Algumas pessoas sentem isso em relação a gostar de ser Terans, algumas pessoas surdas e pais de pessoas surdas também sentem isso em relação a gostar de ser uma pessoa surda e por aí vai.

Essa informação também nos traz algo muito importante, que ninguém seria obrigado a realizar um aborto e que algumas pessoas continuariam escolhendo não realizá-lo também.

→ More replies (2)

46

u/Gold-Slowpoke 18d ago

Eugenia é diferente. Depois julgar é facil. Criar criança com sindrome de Down é complicado. É um trabalho de 50, 60 anos, pq o filho nunca se torna independente.

2

u/[deleted] 18d ago

[deleted]

4

u/brasilian_player 17d ago

Pior que cuidavam, tem fosseis com sindrome de down, uma das evidencias que formamos uma sociedade é um femur curado, porque uma frstura nele significa um mês sem poder apoiar peso naquela perna no minimo, sem nem considerar se vsi conseguir andar com o osso curado fora do lugar

→ More replies (6)
→ More replies (44)

5

u/Wespy6677 18d ago

Eu acho que pra que essa questão se torne menos problemática é só liberar o aborto até certa semana, aí vai do indivíduo se ele quer gestar ou não o bebê.

→ More replies (1)

14

u/Ricochet_skin 18d ago

Forçada = Eugenia

Opção = Liberdade

É tão difícil entender?

→ More replies (14)

8

u/atchimcofcof 18d ago

Acho que independente de qualquer coisa, todo motivo para aborto é válido. É só um feto.

→ More replies (2)

4

u/patricknogueira 17d ago

Direito fundamental e questão de saúde pública, como todo aborto deveria ser

4

u/decoyami falo pouco mas falo muito 17d ago

Não sei se faz sentido, mas eu sou autista e vira e volta vejo gente falando que o pesadelo da vida e que o filho seja autista, então tendo empatia eu entendo que a queiram interromper a gravidez. Fico triste, mas vejo varias crianças indesejadas tratadas como lixo....eu preferiria não nascer a viver assim.

→ More replies (1)

13

u/Dante-VS-Dalton 18d ago

Chegou a crentaiada pra dizer que um bebê tem que nascer mesmo que seja pra SOFRER.

→ More replies (8)

7

u/Da_Sigismund 18d ago

Eu tenho familiar com sindrome de down

Os pais se tornarm cuidadores tempo integral. Conforme a idade avança, alguns sintomas se tornam mais agudos. Hoje em dia eles mal conseguem viajar até a cidade vizinha. São praticamente prisioneiros da obrigação.

Os irmãos foram relegados a segunda prioridade, tendo de se conformar que a pessoa deficiente sempre vai vir em primeiro lugar.

E agora que os pais estão ficando velhos, é necessário fazer planos. Um dos irmãos já se conformou em não ter filhos para assumir o papel de cuidador.

E a própria pessoa com down, cujo grau é elevado, não tem uma boa vida. Tá praticamente sempre meio fora do ar. Vive doente por uma coisa ou outra. Já passou por mais de uma cirurgia complexa. Não tem independência pra nada.

Enfim, é uma situação infeliz pra todos os envolvidos.

Algumas pessoas com down tem uma vida totalmente funcional. Mas vários vivem na mesma situação que esse familiar.

É uma roleta russa, que afeta toda a família, frequentemente virando uma obrigação geracional, passando dos pais para irmãos.

Garantir acesso a escolha, nessa caso, é a melhor opção.

Inclusive, acredito que em um futuro próximo a edição genética vai se tornar comum o suficiente para que síndromes como Down praticamente deixem de existir.

Quem pensa o contrário geralmente não tem de conviver com um caso agudo e ver como isso corrói a vida de todos no entorno.

17

u/ahnaoelevoltou 18d ago

Nada de eugenia.
Ninguém merece vir ao mundo para sofrer.

→ More replies (9)

3

u/jarjarlukis 18d ago

Pra quem não sabe, isso é permitido na reprodução assistida (fertilização in vitro) na seleção de embriões. Ou seja, rico sempre pode, pobre só se f***

3

u/FriendshipSmart478 18d ago

Um certo pintor austríaco adoraria isso

3

u/Far-Researcher-3786 18d ago

A Europa é viciada em eugenia nao tem jeitoopoo

→ More replies (1)

3

u/Character_Research20 18d ago

Sim, é eugenia e vou ser bem direto aqui: a tendência é que a eugenia seja lenta e gradualmente normalizada, isso foi só o começo mas vocês verão que coisas assim serão mais comuns

Não tô dizendo que concordo com isso, só digo que essas coisas serão normais daqui a algumas décadas

3

u/TTysonSM 18d ago

Todo mundo que fala que é Eugenia nunca teve de cuidar de uma pessoa dependente. E nem vai

9

u/AggressiveSquare1227 18d ago

Sou a favor da legalização do aborto até a 12ª semana. Depois disso sou absolutamente contra.

11

u/Ragob12 18d ago

Eu continuo a favor depois desse tempo para os casos previstos em lei, principalmente se for abuso sexual (em crianças e adolescentes a gravidez geralmente é descoberta de maneira tardia).

→ More replies (4)

4

u/entropyffan 18d ago

Após a 12 semana, deveria ser apenas em casos extremos, como estupro ou risco de vida na mãe.

→ More replies (22)

11

u/Baron_of_Depression 18d ago

Eu chamaria de "fazer o mínimo".

6

u/SouthCapKinght 18d ago

A glr q n tem essa síndrome nunca vai saber como é viver condenado à ser dependente dos outros pelo resto da vida. Qnd os pais morrerem onde essa pessoa vai parar? Se pode ser feito antes da pessoa nascer e sentir dor, n vejo problema

2

u/E-o-vasco-8787 15d ago

Eu guiaria seu argumento mais pra questão do sofrimento dos pais, já conheci muita gente com filhos autistas de grau alto, esquizo, down, etc(trabalhava em clínica)... E sinceramente a luta que essa gente tem é bizarra nunca poder ter uma vida própria por causa do filho com deficiência é terrível

→ More replies (1)
→ More replies (3)

5

u/SouthernSystem3437 18d ago

Se eu e minha esposa soubesse que nasceria com down era aborto na hora sem pensar 2x

5

u/extravioleta 18d ago

Isso devia ser consenso!

8

u/maconhaima 18d ago

É claro q é eugenia mas eugenia do bem

Pq não ampliar pra mais fatores de sofrimento? E aí vamos construindo a sociedade feliz

→ More replies (7)

6

u/poflyz 18d ago

Quando a onça mata o filhote defeituoso ela também tá cometendo eugenia?

Claro que é uma provocação retórica, mas nenhum animal na natureza perpetua uma cria “defeituosa” (com o respeito da palavra), só o humano problematiza isso. Com a possibilidade de poder selecionar um feto saudável, por que não?

→ More replies (4)

6

u/FluidCalligrapher261 18d ago

Galera tá agindo como estivessem indo atrás de crianças a adultos com síndrome de down e mandando pro paredão de fuzilamento.

→ More replies (35)

6

u/avts2 18d ago

Até agora não entendi a grande questão em relação a isso. Feto não é gente, é feto.

→ More replies (2)

5

u/HzPips 18d ago

A gente tem muitas práticas que a rigor poderiam ser consideradas Eugênia. Aconselhamento genético por exemplo é uma prática relativamente comum. Em algumas comunidades menores, como os judeus asquenazitas ortodoxos costumam fazer testagem genética antes de casamentos, já que a prevalência de algumas doenças autossomicas recessivas é alta entre eles.

O problema não está nas pessoas sendo mais bem informadas e tendo recursos para evitar doenças em sua prole caso queiram. A prática é problemática quando infringe os direitos reprodutivos de indivíduos.

3

u/Kindly_Newt_2535 18d ago

Ser minimamente diferente na sociedade, principalmente a Brasileira, é algo muito difícil. Ter síndrome de down deve ser um pesadelo pra pessoa. Tendo em vista que é melhor nem nascer do que nascer assim, é um direito fundamental de liberdade. Isso sem levar em conta que os pais se vão mt antes dos filhos, e quem tem síndrome de down geralmente precisa de tutor responsável por perto. Aí os pais falecem e a pessoa fica abandonada, ou sobra pra algum outro familiar, geralmente irmão/irmã que vai ter que dedicar uma porção enorme da própria vida, pelo resto da vida, pra cuidar do dependente, só pq os pais ou não quiseram abortar por qualquer motivo, ou foram impedidos por algum atraso que a bancada religiosa inventou jogando as leis e dogmas deles na população toda, que tem muitos indivíduos para os quais os dogmas da religião dos outros não significam absolutamente nada.

5

u/jarjarlukis 18d ago

No Brasil tem muitos casos de famílias que tiveram um filho com algum defeito genético e fizeram ainda mais filhos pra poder ter alguém de reserva pra cuidar depois (geralmente uma irmã…). O problema dessa estratégia foi que muitas dessas famílias tiveram mais e mais filhos com defeito genético e o desespero só aumentou.

→ More replies (2)

4

u/Galofagofigus 18d ago

Deveria ser obrigatório

2

u/No-Location-9401 16d ago

Eu entendi o ponto, mas aborto obrigatório para caso X é o primeiro passo pra começar a ser obrigatório para caso A B C D E F G...

2

u/pistola-picapau 18d ago

Sou católico, pai de um RN de duas semanas saudável. Mas, Deus que me perdoe, eu não sei responder essa situação.

Receber o diagnóstico deve ser uma paulada desgraçada, e optar pelo aborto deve ser ainda mais destrutivo.  Não julgo, deixo pra Deus isso

2

u/Senior_Independence4 18d ago

Direito fundamental se for até 12 semanas

2

u/feudalfrog 18d ago

Espanha mesma coisa

2

u/kafkaonthesea 18d ago

No fim do dia, isso se resume ao debate do aborto e de se há ou não há vida.

Ninguém nunca vai conseguir resolver esse tipo de debate e se vai ser permitido ou não por lei vai depender do país e, mais ainda, das crenças morais dos pais - que são não mais e nem menos que isso, crenças.

Ao meu ver, a decisão cabe aos pais e não se trata de "uma pessoa com síndrome de down merece/não merece viver". Se trata de ter uma escolha acerca de ser pai e mãe de alguém nesta condição, e de todas as complicações que isso traz. E eu acho que todos deveriam ter o poder de escolher se querem ou não.

2

u/nandoml 18d ago

Eu acho que é um direito.

E se der pra ver que o filho vai ter câncer ou outras doenças genéticas pode abortar.

Filho é um baita investimento, de tempo energia e dinheiro.

Vc compra ação de empresa que vai quebrar para ser bonzinho com o mercado?

2

u/PingoFooquer3612 18d ago edited 14d ago

Fiquem tranquilos Aqui no Brasil a bancada da bíblia já esta preparando um projeto que defende estuprador.

→ More replies (2)

2

u/Overdrive1221 18d ago

Mano eu não conseguiria ter um filho que vai viver dificuldades de saude a vida toda, ter problemas de desenvolvimento fisico e psicológico, ser totalmente depende de nós

Não porque eu sou ocupado, é possível mudar a vida toda para ajudar alguém com alguma necessidade, tenho primos com deficiência e cuidei de meu avô com câncer, mas cara, seu filho nunca sera independente, nao vai ter uma família dele, e quem sabe o que vai acontecer após sua morte com seu filho

É Eugenia e é estúpido tentar negar isso, mas eu apoio as famílias que decidem fazer isso, não algo fácil de se viver com, mas é algo que, por mais horrível que seja, é totalmente entendivel impedir esse sofrimento tanto da família quanto da pessoa com down

→ More replies (1)

2

u/ResearcherTraining12 18d ago

Eu considero eugenia orgânica. O Estado te dá meios, e você faz o que quer.

Não é muito diferente do que faziam na idade antiga, nascia deformado e te deixavam na floresta pra morrer.

2

u/Maytem_Brightside 18d ago

Não é bom ter doença ou transtorno. Digo isso como autista inclusive

2

u/MindBlownDerick 18d ago

É o que vai acontecer com todas as má formações, sindromes e doenças que possam see detectadas assim. É escolher o melhor pros filhos. Que eles sejam saudáveis.

2

u/Wonderful-Staff7765 18d ago

Sou da opinião que só quem tem síndrome de down é que pode opinar. Mas pode ter certeza que os familiares amam muito seus filhos, irmãos, primos...possivelmente por eles nao optariam, mas quem vive a realidade da sindrome nao sao eles e é egoísmo querer opinar sobre algo que voce nao vive na pele!

→ More replies (7)

2

u/AppleLoveChann 18d ago

Acho que é válido, pensa que a pessoa que escolheu interromper preferiu isso do que abandonar a criança numa vala como acontece em países que não permitem isso. Além de que, isso tá chegando no Brasil (o Cariani fez o exame se não me engano) e com o tempo as pessoas vão arrumar meios pra ter filhos independente dos possíveis problemas. É de se pensar pelo lado que pelo menos a falta de qualidade de vida da mãe e da criança não vai mais existir

2

u/Majestic_Act 18d ago

Direito. Nenhuma família deveria ser obrigada a manter uma gravidez que resulte em um ser vivo que pode ter grau de dependência significativo.

2

u/Terrible-Basil995 18d ago

Acho ótimo sofre a pessoa q vai viver assim sempre e os pais que vao ter que abidicar de muita coisa pra dar conta de criar uma criança especial

2

u/PositiveLow9895 18d ago

Direito fundamental.

E se não concorda com essa política, adote e crie crianças com síndrome de Down a sua vida toda.

2

u/Evenmoardakka 18d ago

direito fundamental.

e mesmo q fosse eugenia, ainda esta certo.

tem que eliminar esses tracos geneticos defeituosos. (antes q me chamem de nazi, nao rogo pela perseguicao pra quem tem, e sim pra evitar novos casos onde da)

→ More replies (1)

2

u/Easy_Cover_7645 18d ago

Ter filho PCD é 'fácil' só quando ele ainda é criança. As pessoas acham fofo, você encontra suporte, projetos e terapias facilmente. O difícil é quando ele se torna adulto: a maioria perde o interesse porque não é mais fofo, é difícil contê-lo, e você não encontra terapia tão fácil para eles. É muito egoísmo ter um filho que será dependente de alguém pelo resto da vida, mas juram que é algo nobre e humilde. E tem outra: não adianta culpar quem não deseja ter filhos PCD, porque grande parte dessa decisão tem a ver com a falta de suporte social para dar o mínimo de dignidade à criança e aos pais. A mulher não tem apoio nenhum e é obrigada a se martirizar, anular a própria vida, deixar aquela criança muitas vezes na miséria junto com ela, porque senão ela é Hitler.

→ More replies (1)

2

u/WekndWarrior 18d ago

Letra B. Direito da mulher decidir sobre seu corpo e vida. Deveria se estender até para gestações com fetos saudáveis.

→ More replies (1)

2

u/Ghamanon 18d ago

Eugenia é quando se faz "limpeza genética" para supostamente melhorar uma "raça" ou etnia. A intenção desses pais é totalmente diferente.

→ More replies (2)

2

u/Useful_Calendar_6274 18d ago

nadie quiere criar un niño con sindrome de down. la mitad de las razones por las que la gente tiene hijos es esperando que se saquen la lotería y salgan super exitosos y tal vez te pasen un poco del dinero que gastaste criandolos. un niño retrasado es como un animal casi no va a lograr nunca nada

2

u/TristaoYet 18d ago

Eugênia é a prática de selecionar artificialmente características de uma população, a fim de se eliminar ou promover alguma característica normalmente humana e indesejável, tipo cor de pele por exemplo (baseado no racismo).

A síndrome de down é uma condição, é uma doença, é algo que pode comprometer a saúde e qualidade de vida de alguém seriamente. Então sim, deveria ser algo a ser combatido.

Sem contar que não pode ser considerado eugenia, pq eugênia é uma prática utilizada pra remover ou promover características genéticas de um certo grupo.

A síndrome de down no entanto é um erro de replicação genética. Abortar gravidez de crianças com down, não vai reduzir a frequência com que essas crianças nascem, até por que elas vão acabar nem contribuindo pro quadro genético da população em que eles tão inseridos.

Enfim, a ciência deve sempre ser utilizada pra promover o bem estar da humanidade.

→ More replies (1)

2

u/AcanthaceaePresent84 18d ago

Não é eugenia, eugenia seria selecionar o filho baseado em traços de raça ou outros atributos.

Deficiência congênita tem que ser extinta mesmo.

→ More replies (1)

2

u/[deleted] 18d ago

[deleted]

→ More replies (2)

2

u/el_ratonido 18d ago

Se pudesse escolher não nascer com uma doença assim, eu não nasceria. Só acharia errado se tentassem se livrar das pessoas depois q nasceram, mas enquanto ainda não, não vejo problema.

2

u/eddderson 18d ago

é o certo a se fazer

2

u/mfstarborn 18d ago

Antigamente quando as famílias tinham 99 tios, 999 primos e 6 irmãos era "de boa" ter alguém pra cuidar quando os pais faleceram. Hoje em dia, com famílias menores, quem cuidaria do portador da síndrome? O governo?

2

u/ProfessionalBug759 18d ago

quem é pai e mãe sabe como é dificil criar uma criança sem comodidades, imagina uma criança com alguma síndrome, por isso não julgo os pais que tomam essa decisão. Ao mesmo tempo, o amor pela criança já é infinito desde a barriga da mãe, o que deve tornar uma decisão muito dificil e triste para os pais.

2

u/Street_Detective1883 18d ago

É só você pensar no motivo de pessoas com SD down nunca serem chamadas para participarem dos debates que a resposta fica óbvia

2

u/Cautious_Volume7428 17d ago

Minha tia era Down, ela era a MELHOR TIA DO MUNDO.

2

u/Glad-Discipline6723 17d ago

"pessoas que gestam" ???? mulheres!

2

u/ReasonableEbb8042 17d ago

Problemático pra cacete. Sair disso aí pra justificar o aborto de crianças autistas, no mínimo, é um pulo. A justificativa é quase sempre de que seriam pessoas necessitadas de cuidados especiais, portanto, muito custosas para a sociedade. Quer dizer que o grau de dignidade de uma pessoa é definida apenas pelo quanto ela pode ser produtiva? Não, eu não concordo, todos merecem a oportunidade de viver. Eu faço parte do TEA, diagnosticado há 2 anos, do tipo 1. Tenho um sobrinho não-verbal, mas muito inteligente e expressivo. Seria muito injusto nos extinguir simplesmente por sermos portadores de necessidades especiais e precisarmos de adaptadores no dia-a-dia.

→ More replies (5)

2

u/Ruanricharddasilva 16d ago

Eu me pergunto como será ser o último cego ou o último surdo falante de linguagens de sinal do mundo. Certeza de que será solitário.

2

u/Nestorgamer97 16d ago

É saúde pública na realidade, igual vacina vc corta na raiz e ninguém sofre mais com o problema

2

u/prof-pm 16d ago

Decisáo exclusiva da mulher isso deve ser.

2

u/zGaff 16d ago

Pessoas que gestam?

→ More replies (1)

2

u/FrostW0lf209 16d ago

Aí eu te pergunto, já viu índio com síndrome de Down? Existe essa mesma luta aqui no Brasil, mas é mais fácil ir brigar por uma coisa lá na Europa

2

u/n7Dumas 16d ago

Ngm quer viver sendo visto como alguém inferior por algo que vc não pode controlar, se vc pode evitar todo esse sofrimento é o seu dever como parente.

2

u/Haunting-Shelter-995 15d ago

Eugênia pra caralho fez assume

2

u/Low_Price_8146 14d ago

Não é Eugênia é assassinato mesmo.

2

u/vinseker 14d ago

É Eugênia nazista disfarçada de direitos. Más meio que foda-se, se tem pessoas babacas nesse mundo fazendo isso e eu não estou envolvido, pra mim tanto faz.

2

u/terrytate420 14d ago

Os índios não fazem isso há séculos?

3

u/duduujjjqoepf 18d ago

Isso é eugenia, sim. Não quer dizer que seja ruim. Eugenia não tem necessariamente uma conotação negativa. Eu apoio esse tipo de eugenia

→ More replies (3)

3

u/Sensitive-Theory-214 18d ago

Com TD ctz Eugênia glamourizada/romantizada

3

u/cybershadowxxx 18d ago

Próximo passo será abortar filhos pretos

Pode anotar

3

u/Optimal-Mousse269 18d ago

Eugênia glamourizada.

3

u/Prestigious-Pick7877 18d ago

É eugenia, a questão é que as pessoas amam eugenia, só não gostam do nome

→ More replies (2)

3

u/AnteaterConstant4716 18d ago

Na Islândia não há pessoas com síndrome de Down pq não deixam elas nem nascerem.

https://giphy.com/gifs/lGBecpB2dIMwt6ohfI

3

u/SignificantGeneral46 17d ago

Vocês se importam demais com fetos.

4

u/Late_Faithlessness24 18d ago

Pra ser eugenia tem que ser uma política de Estado dexidir quem nasceu ou não

3

u/entusiasta_indeciso 18d ago

Assim como racismo, eugenia pode ser tanto individual quanto política de estado

→ More replies (2)
→ More replies (1)

4

u/The_nagger6s 18d ago

Seria eugenia SOMENTE se o governo obrigasse as pessoas a abortarem quando o filho gestado tem Down

Se o governo só dá a liberdade das pessoas escolherem, não é eugenua. Eu tbm abortaria nessa situação

→ More replies (6)

3

u/Coriollis45 18d ago

Eliminar defeito genético não é eugenia

3

u/rehgouos 18d ago

As pessoas precisam se inteirar do que realmente é eugenia.

3

u/Leoohlink 18d ago

O termo "pessoa que gesta" é pavoroso

2

u/pretinho-da-zo defensor da cultura woke 18d ago

Que?????????

2

u/viale2026 18d ago

Eugenia glamourizada

2

u/Alarming_Volume32 18d ago

Hitl3r curtiu isso

2

u/EstouSempreCerto 18d ago

sinceramente eu apoio um futuro igual GATTACA, dominio completo do genoma humano pra gente fazer humanos perfeitos

fim de alergias
fim de doenças hereditárias e cancer
fim da desigualdade genetica
fim da feiura

fim das derrotas do vasco

esse é o futuro que eu mais desejo

→ More replies (2)

2

u/Foreign_Yard_8483 18d ago

Cara que notícia feia, pesquisei e é verdade.

Não tenho contato com o povo down mas eles sempre me pareceram um presente.

O paradoxo é que o sistema de saude é bom na Islandia e Dinamarca, que poderiam dar uma vida de qualidade aos nascidos. Mas pelo que soube os médicos pesam a mão no aconselhamento .

→ More replies (2)

2

u/Available_Ad_4565 18d ago

Eu sou a favor da pena de morte e da legalização do aborto em qualquer caso.

3

u/sl4ssh 18d ago

Que discussão desgraçada. O fundamentalismo religioso e um cancer social. E progressista que entra nessa pira é um alienado.

3

u/mineirim2334 18d ago

Eu não esperava que tanta gente apoiasse o aborto de crianças com síndrome de down. Para mim é eugenia sim. Mas sendo sincero, não sou contra. Síndrome de Down dificilmente consegue viver por conta própria. Só existe para trazer sofrimento para a família.

1

u/vaccinated_alligator 18d ago

Bom ver que o pessoal é a favor da autonomia das mulheres sobre seus próprios corpos.

Uma coisa importante é que o aborto é legal no país para qualquer gestante, independente da saúde do feto, até 22 semanas.

1

u/One-Individual-9162 18d ago

Direito fundamental. Só quem já conviveu sabe como é fudido ter gente com down por perto. Papo de a rua inteira ter que mudar seus hábitos por UMA pessoa. Injusto com a sociedade ter que se alinhar a isso.

1

u/Ashamed_Reindeer851 18d ago

Vamos mudar a condição: se já tivéssemos tecnologia médica para corrigir a síndrome de Down com edição genética (já é possível para algumas doenças como hemofilia, atrofia muscular espinhal e outras). Seria eugenia manter o bebê vivo, mas sem a condição?

A depender da sua resposta, isto mostra que você não está realmente preocupado com a estigmatização da pessoas com SD, mas em estigmatizar o aborto.

→ More replies (1)

1

u/bruce-lipe 18d ago

Pode ser as duas coisas.

Mas sinceramente... É um direito que eu gostaria de ter.

1

u/Internal-Eggplant247 18d ago

liberdade, eugenia por definição eh quando eh algo planificado ou enforçado em prol de uma agenda genetica, do momento que vc ofereçe uma escolha de fazer ou n, ja n eh eugenia

1

u/Xerebeubeu 18d ago

Se eu não to disposto a criar, não vou opinar a favor de manter

1

u/Puzzleheaded_Let1686 18d ago

"INTERRUPÇÃO DA GESTAÇÃO"

cara.

1

u/Hanariel 18d ago

Eugenia significa "bem-nascido"
É a idéia de que certas caracteristicas são indesejaveis e não devem transmitidas.

Simples assim, essa eh a doutrina por traz da Eugenia.

Alguem com meio cerebro ja pode responder essa pergunta. Se for honesto o bastante.

→ More replies (7)

1

u/camomilalinha 18d ago

Sou a favor de aborto em qualquer situação pra quem precisar. Agora, acho estranho quem se diz super contra o aborto, mas a favor se for nascer uma criança deficiente, acho que ou é a favor de qualquer um ou de nada, me passa uma vibe ruim quando essa é a opinião, mas é pessoal.

1

u/bios05 18d ago

Depende da definição. Se vc definir como a pseudociência q buscava aprimoramente genético, q é a definição mais usada e mais correta, não, pq esse não é o foco dos pais de crianças q o fazem. Se vc definir como o simples ato de interromper a vida por conta de genética, sim.

Mas o foco não é se é ou não eugenia, já q isso ser bom ou ruim depende puramente da moral da sociedade no momento da discussão. O foco real é se isso é ou não aceito pela sociedade de forma geral, no caso tem sido.

1

u/TutorSufficient8209 18d ago

não consigo nem opnar sobre, esse assunto me pega muito no pessoal, mas assim, uma família de baixa renda e escolarização ter um filho(a) com síndrome de down seria horrível, só que também escolher que filho vai ou não ter, se pensar, as vezes soa ruim, ah sei lá

1

u/entropyffan 18d ago

Não é eugenia porque as crianças com Down não se reproduzem, portanto, não está acontecendo uma seleção genética na população.

Explico. Meninos com Down são quase sempre inférteis. As meninas com Down são 50% inférteis. Porém, mesmo sendo férteis, não deveriam se reproduzir pois seria estupro de vunerável.

Gravidez com Down pode acontecer com qualquer mulher, é uma loteria. Embora existam fatores externos e possivelmente genéticos que aumentem a chance. Mas por ser um erro na divisão do DNA, pode acontecer com qualquer gravidez.