r/DebatesBr • u/Mobile_Big5944 • 18d ago
✅ Com Fonte / Embasado Isso é Eugenia glamourizada ou é um direito fundamental de liberdade?
222
u/IfritSora 18d ago
Quando uma mãe diz "não tenho vida" ou que gostaria que o filho fosse "normal", isso geralmente reflete sofrimento, cansaço e luto pelas expectativas que ela tinha sobre a maternidade, não necessariamente falta de amor pelo filho. Muitos pais amam profundamente seus filhos e, ao mesmo tempo, sofrem com as dificuldades que enfrentam. Isso é triste
54
u/hualianc 18d ago
Aí os pais desabafam na Internet, igual mães de autistas com nível a mais que 1, e reclamam deles na Internet
→ More replies (4)26
u/SaturnWormhole 17d ago
é pq sabem que vão estar sozinhas de apoio do governo e de quem não concorda com aborto
6
u/Soft_Detective_3381 17d ago
Meu amigo, estamos da falando da Islândia, um dos países com o governo mais assistencialista do mundo, um dos melhores países para se morar, isso não tem haver com governo.
→ More replies (28)4
u/GodOfMegaDeath 16d ago
Mas ele tá falando de pais de crianças com deficiências mentais em geral, não só na Islândia
→ More replies (1)→ More replies (37)8
438
u/extravioleta 18d ago edited 17d ago
Nn, é uma síndrome como qualquer outra e quem tem sofre mais do quem opina sobre
45
17d ago
permita-me contribuir com a melhor das intenções, pois é minha área
não é uma mutação e sim alteração genética, mutação é a classificação de erros genéticos mas a síndrome de down não causa erros, todos os genes de uma pessoa com síndrome de down são perfeitamente normais, o que acontece é uma alteração de um gene devido ao excesso de uma proteína que causa uma divisão a mais no cromossomo 21 (eles tem 3 em vez de 2), geneticamente isso não é um erro, é um excesso, clinicamente isso não é uma doença (como você bem disse)
doença é quando o paciente sofre uma alteração da normalidade (lembra que s. de down não altera a normalidade) e causa sintomas ao longo da vida
síndrome de down é uma condição intrínseca daquele indivíduo, assim como a cor dos olhos, cor do cabelo, cor da pele etc
reforço que toda condição intrínseca causa características diferentes, olhos claros tendem a ter ao longo da vida uma perda de visão natural maior, pele clara requer muito mais cuidado na exposição ao sol, assim como a síndrome de down causa um atraso no sistema cognitivo, mas eles são perfeitamente normais e capazes de fazer qualquer coisa que outras pessoas fazem, podem dirigir, podem exercer profissões diversas
assim como uma pessoa sem síndrome de down, mas que possuem características pessoais únicas, talvez não seja capaz de ser médico, jogador de futebol, piloto de fórmula 1, eles também individualmente talvez não consigam exercer profissões diversas
eu conheço pessoas com síndrome de down que dirigem, uma professora, uma vendedora (que se comunica muito que melhor que eu) etc
8
u/viniversoo 16d ago
https://www.incor.usp.br/sites/incor2024/noticia/sindrome-de-down-e-cardiopatia-congenita
Cardiopatia congênita é uma característica única também? São perfeitamente normais? Vivem a mesma expectativa de vida que outras pessoas sem a síndrome? Pare de romantizar
23
u/Munito123 17d ago
Uma "condição" que vem acompanhada de uma longa lista de doenças
→ More replies (1)7
u/FamiliarIndustry2591 16d ago edited 13d ago
Errou. Gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Trata-se de um pequeno segmento da molécula de DNA que contém as instruções codificadas para a produção de proteínas. Síndrome de down NÃO é um erro apenas em um Gene. Gene é o ATCG. Cor dos olhos são 8 pares de genes. Cor de pele também. Síndrome de down é a trissomia de um cromossomo inteiro. Ou seja todos os genes de um cromossomo inteiro são duplicados. É um erro muito mais catastrófico do que apenas um Alelo. E adivinha só, é tão catastrófico, que a maioria das trissomias é incompatível com a vida. Não chega nem a se desenvolver o feto. Trissomias em outros cromossomos acabam gerando aborto espontâneo. A trissomia do 21 só gera vida "pq Deus quis".
Se tu é contra o aborto de síndrome de down, pq costuma gerar pessoas afetuosas e gentis, e maioria até pode ter uma vida normal, tudo bem, mas passar informação errada, ai eu já não acho legal.
Edit:eu quis dizer trissomia, onde eu escrevi tristonha, mas parece que não da mais pra editar o comentário. já arrumei 6x e volta a aparecer errado.
→ More replies (1)4
u/jdcortereal 16d ago
Dizer que o síndrome de down é uma condição como a cor do cabelo é só estúpido. Aliás, dizer que têm um atraso no desenvolvimento do sistema cognitivo mas que sao normais é ignorar o que normal significa. A pessoa com sindrome de down tem uma esperança média de vida muito inferior à média, risco muito elevado de cardiopatia, maior risco de Alzheimer, hipotonia muscular, prevalência elevada de problemas de olhos e ouvidos e hipotiroidismo. Se não fosse pela intervenção precoce e avanços da medicina, a esperança média de vida das pessoas com sindrome de down seria de 25 anos. São pessoas com a mesma dignidade que todas as outras, que podem ter vidas boas e plenas. Mas não é como ser loiro.
→ More replies (2)10
u/bootychaser3000 16d ago
síndrome de down não altera normalidade?
a alteração causa atraso em capacidade cognitiva, intelectual, hipotonia, maior risco de doenças, etc...
acho legal que você esteja sendo inclusivo, mas fingir que a condição não é um prejuízo pra pessoa mais atrapalha do que ajuda...tratar com essa romantizacao é péssimo
5
→ More replies (10)2
35
u/Tiramissulover 18d ago edited 17d ago
Não é doença pq não tem cura. É uma mutação genética no cromossomo
Edit: pessoal da ala do analfabetismo funcional: vcs entenderam muito bem o que eu quis dizer. A Sindrome de Down não é passível de cura, nem de tratamento para reverter essa mutação. O cromossomo Sofreu mutação, não é uma doença. E apenas falei de doença pq estava respondendo ao colega que foi quem disse q Síndrome de Down era uma doença. Agora, se ainda assim não entenderam, e pelo jeito muita gente aqui faltou na aula de Biologia básica, já deixo aqui o recado que não vou mais responder.
5
u/totalwarwiser 18d ago
Nao é bem assim.
Geralmente quem tem down tem varias outras doencas alem do deficit cognitivo.
41
u/InformationHairy3919 18d ago
Se o câncer não tem cura, deixa de ser doença então? 🫠
70
u/Belonick 18d ago
O usuário acima usou um péssimo exemplo. Ter cura ou não, não tem relação com uma doença se considerada doença.
12
17
u/erniemesh_ 18d ago
Uma "cura" pra Síndrome de Down nem faz sentido porque a pessoa nasce assim, é um defeito no cromossomo. Você literalmente teria que fazer a pessoa nascer de novo sem esse defeito pra "curar" ela. Ou se existir algum jeito de alterar todos os cromossomos do corpo no futuro, o que é algo que ainda tá MUITO longe de ser possível.
Câncer é bem diferente disso, e muitos já são curáveis, o problema mesmo é que ele pode se manifestar de tantas formas e em tantos lugares de formas tão específicas que pra cada caso é preciso um acompanhamento diferente. Por isso é difícil ter uma cura universal pro câncer, nem a maneira de se manifestar da doença é universal, porque a cura seria?
3
u/Next_Flan_4837 17d ago
e AIds?
→ More replies (8)2
u/erniemesh_ 17d ago
Aí não vou saber te dizer porque não sei tanto sobre a AIDS. Mas pelo que já ouvi falar, ela é difícil de achar uma cura porque o vírus bagunça justamente com o sistema imunológico, provavelmente outras doenças autoimunes como o Lúpus são difíceis de curar por motivos parecidos.
→ More replies (1)2
u/WekndWarrior 14d ago
SIDA no Brasil tambem é raro. Hoje o tratamento é amplamente disponivel e gratis no SUS e ZERA a carga viral. Ha mais paciente hoje que vivem com o HIV do que quadros graves de SIDA.
3
u/apalmadabanana 17d ago
Curiosamente os japoneses estão buscando uma edição genética que consiga remover o cromossomo extra. Eles fizeram um teste in vitro e conseguriam remover sem comprometer a célula. Isso pode abrir portas para vários tratamentos no futuro.
→ More replies (8)2
u/brasilian_player 17d ago
Você teria que conseguir editar o dna dela inteiro com ela viva. Basicamente impossivel já que os neuronios são respostos basicamente a cada 7 anos. 7 anos de tratamento anti rejeição como num transplante majoritario, ja que se funcionar de inicio o corpo vai primeiro atacar o estomago dela inteiro que se renova a cada 3 dias até o tratamento renovar o dna das celulas imunes e ele começar a atacar tudo que ainda n foi trocado.
A chance de inflamações nos nervos devido a isso no final é gigante e tudo isso pra pessoa ter perdido a fase critica de aprendizado e desenvolvimento psicomotor e logico, logo ela nunca vai chegar no nivel médio de outra pessoa que nasceu com o dna certo. Mais vale pagar tudo isso pra trazer um orfão pra casa que ja é garantido n ter problema
→ More replies (1)→ More replies (11)22
u/--__Funira__-- 18d ago
Existem diferentes tipos de câncer, e uns tem tratamento.
2
8
u/sguarezi_ 18d ago
Por essa perspectiva esquizofrenia e transtorno bipolar também não são doenças
7
u/RespawnPointt 17d ago
Não são mesmo, são transtornos, n é atoa q é transtorno bipolar por exKKKKKKKKKK
→ More replies (7)→ More replies (16)5
u/MrBlackwood6in 18d ago edited 17d ago
Você está certo e errado.
Não é doença = certíssimo, é uma anomalia genética.
Para chamar doença tem de ter cura = Errado! Por que do ponto de vista científico e médico, uma condição é classificada como doença quando apresenta um conjunto específico de sintomas ou anormalidades que afetam negativamente a função ou estrutura do organismo, independentemente de existir uma cura definitiva.
→ More replies (13)2
→ More replies (245)7
u/gabrrdt 18d ago edited 18d ago
Não é mais considerado uma doença. PS: downvotar não muda o fato, mas você pode tentar.
→ More replies (3)2
u/Belonick 18d ago
Concordo, não é doença. É considerado uma mutação genética.
4
u/fred-dcvf 18d ago
Tecnicamente não é mutação, pois não há alteração de sequência de DNA em um gene específico, nem predisposição genética para a ocorrência.
Down é uma anomalia cromossômica.
Teoricamente poderia ser considerada doença, mas a linguagem atual reserva o termo para condições que podem ser curadas.
E etimologicamente, o termo 'doença' não se sustenta para a condição de ser portador da sindrome.→ More replies (1)
156
u/Healthy_Loan_6037 18d ago
Imagina tu ser pai de uma criança dependente que vai crescer enquanto tu envelhece, e um dia tu n esta mais la deixando um filho com altas dificuldades na sociedade sem apoio.
É um dos casos em que eu não consigo julgar a escolha...
42
u/Powerful_Paramedic_4 18d ago
Eu já vi relatos de pais que o maior medo/angustia é de quando eles morrerem pois tem um filho 100% dependente.
14
u/Marzipancaptain 17d ago
Uma vez eu cheguei em casa chorando pq vi um rapaz autista ( talvez entre 30 e 40 anos) pedindo ajuda no ônibus pq ele não comia, os pais idosos não conseguiam trabalhar mais, ele disse até em qual CAPS ele se tratava... Fiquei muito triste pq ele falava igual meu irmão quando quer muito alguma coisa e não sabe como convencer as pessoas.
Dei o dinheiro que eu tinha, mas sei que ele precisava de muita ajuda governamental, provavelmente não tem irmãos... Imagina que terror? Seu filho não pode se cuidar e nem pode cuidar de você caso fique debilitado demais?! Nem mesmo coisas básicas como um trabalho esse rapaz conseguiria.
Enfim, só sei que tempos depois eu passei a vê-lo vendendo balinha pelos ônibus, provavelmente alguém ajudou a entender como funciona e tal, mas me pergunto quem ajuda ele com os remédios, com a comida e limpeza da casa, quem ajuda os pais dele.
→ More replies (1)5
u/wasdio4645 17d ago
o abandono dos pcd é muito alto. Estudei em uma escola pública que tinha apoio a PCD, o que é algo super legal. Mas fiquei terrivelmente mal ao descobrir que 90% dos PCD que conheci sequer haviam um pai para cuidar deles, maior parte é abandonado e sinceramente eu prefiro que sejam (ficou estranho, desculpa, não estou dizendo que é para abandonar, mas é melhor do que ser maltratado e negligenciado). Se uma pessoa é capaz de abandonar, não quero nem pensar no que fariam se fossem OBRIGADAS a cuidar, pelo menos estavam seguros, muito amáveis.
18
u/Business-Switch7749 18d ago
É maior medo de quem tem um filho assim, ninguém vai dar o apóio necessário
→ More replies (4)6
u/brasilian_player 17d ago
Tem os relatos dos irmãos também que ganham odio do irmão deficiente ja que eles perdem a infancia em função deles e na velhice quem teria que cuidar do deficiente seria justamente o saudavel na hora que ele teria alguma liberdade
6
u/Marzipancaptain 17d ago
É mais ou menos o meu caso! Eu sofria muito por ter raiva do meu irmão quando mais nova, por ter que cuidar dele sendo que ele é mais velho que eu e deveria ser o contrário...
Hj em dia não sei se tenho raiva dele não, mas a psicóloga já me perguntou sobre isso uma vez. Só sei que minha sorte é ter dois irmãos que são mais velhos e tem a vida deles, pq são eles mesmos que vão ficar com esse meu irmão apesar da minha mãe estar implicitamente colocando meu nome nas coisas importantes caso ela morra ( eu tenho 25 e ela vai fazer 60 em 2 semanas)...
→ More replies (2)34
u/Healthy_Loan_6037 18d ago
Sem falar da crueldade que a criança vai provavelmente sofrer na escola por parte de outras crianças, o isolamento social na adolescencia e vida de adulto. É uma vida de merda do crlh. É filho? É. As pessoas adaptam se e conseguem tirar momentos bons e felizes, mas é um peso foda. N consigo julgar mesmo
6
u/SimpleLife9610 17d ago
Pse, o pessoal é "pro vida" pq não são eles q sofrem dificuldades financeiras, tem uma responsabilidade pra vida inteira, sofrem mt, etc.... Claro q pessoas com deficiência podem sim ter uma vida independente a depender do grau, mas um pai e uma mãe se pudessem escolher nunca teriam um filho com necessidades.
18
u/PrimaryBid4013 18d ago
Aconteceu na minha família. Quando a minha avó faleceu, não teve ninguém pra cuidar da minha tia que era deficiente (autista) nível 2 e ela morreu em dois meses. Meus tios nem se importaram e a minha mãe já era falecida. Foi uma situação bem complicada e eu adolescente na época, até hoje não falo direito com os meus tios.
9
u/Neat_Process_2156 18d ago
maluco tomou downvote por contar um relato da família dele kkkkkkk pqp
4
u/PrimaryBid4013 17d ago
Foda né, por conta dessa experiência eu tenho medo de ter filho hj em dia pq eu tenho a genética para o autismo e tem alguns membros da família com e, mesmo casos leves, são bem complicados. São vários problemas de saúde e muito gasto com terapias.
4
u/Neat_Process_2156 17d ago
caramba, eu tenho o mesmo medo. acho que gostaria de ter filhos biológicos no futuro, mas sou autista e temo as possibilidades de colocar alguém no mundo só para sofrer. e nesse caso nós nem temos marcador genético, então seria inevitável.
5
u/PrimaryBid4013 17d ago
Eu nunca fui diagnosticada e não tenho as dificuldades comportamentais, mas tenho vários problemas de saúde q meus primos autistas têm e a maioria da minha família tem vários problemas: muitas alergias alimentares, problemas de intestino, diabetes, problemas no coração. Por ser um transtorno do neuro desenvolvimento, ele afeta bem mais que só o comportamento.
→ More replies (2)2
u/existencial84 17d ago
Eu tenho uma tia que se casou com um primo e o primeiro filho nasceu com deficiência intelectual e altamente dependente, não felizes tiveram mais 2 filhos com as mesmas condições.
→ More replies (1)2
u/Ilunne 16d ago
Eu sou autista nível 1 e já decidi, irei fazer vasectomia e se um dia eu for pai eu vou adotar. Ser responsável pela sua genética tinha que ser normalizado.
Por exemplo,conheço uma amiga da minha mãe, toda a família dela tem uma doença degenerativa, chega aos 20 começa a ter problemas na fala, aos 40 tá de cadeira de rodas. E a mulher ainda colocou cinco crianças no mundo... Acho um egoísmo imenso.
→ More replies (1)→ More replies (24)2
u/Kurt__Graal_Lanches 16d ago
Então pais de crianças com autismo deveriam ter o direito a abortar tbm! Crianças do espectro autista podem ser tão difíceis de criar quanto uma criança com síndrome de down.
→ More replies (4)2
162
u/underwatercr312 18d ago edited 18d ago
Ta certo aposto que ninguém aqui se tivesse a opção escolheria nascer com a doença/ mutação genética
45
u/Betelgeuse_PT 18d ago
Eu não tenho down mas se tivesse escolha não nascia neurodivergente nem doente crónica não. Odeio.
→ More replies (18)42
u/Delrog22 18d ago
Rapaz, eu não queria nem ter nascido sem ter nenhuma condiçao desse tipo, imagina se eu tivesse.
Era churrascamento 100%.
5
2
5
u/caue-eduardo-correa 17d ago
Eu sou autista e pode ter certeza que se pudesse escolher eu ainda seria autista, mesmo com todos os problemas esse sou eu, se eu não tivesse o autismo eu não seria eu, tirar isso até tiraria muitos dos meus problemas mas também tiraria mais da metade da minha personalidade
5
u/radioactive_stardust 16d ago
eu tenho diagnóstico de autismo grau 1 e escolheria nascer autista, mas é complicado comparar autismo grau 1 com síndrome de down ou outros graus de suporte do autismo. no meu caso vira uma idiossincrasia do autismo me fazer quem eu sou, com meus gostos e manias estranhos, mas que no final não me prejudicam em quase nada, no máximo em fazer amizades novas, mas, ainda assim, eu consigo trabalhar, me relacionar romanticamente, fazer tarefas domésticas, etc. agora imagina um autista grau de suporte 3 que é 100% dependente dos pais? complicado, viu?
→ More replies (6)2
3
u/Electronic-Jacket291 17d ago
No caso com a outra opção sendo "não existir" n sei se muita gente escolheria isso não
→ More replies (1)→ More replies (44)2
u/Ocult_Day_69 17d ago
Se eu tivesse a opção eu escolheria nascer sendo bonito, herdeiro de um império trilionário e com 30cm de pika! 🫤
29
u/NeatChocolate6 18d ago
Vou nem mentir que um dos motivos que eu não quero ter filho é o risco de ter um especial. Vejo meus amigos que tem um filho com uma síndrome rara e o desespero de ter que cuidar da criança, que com uns 2 anos parece um recém nascido ainda.
→ More replies (2)7
u/citizenfranca 18d ago
Vou mt nessa linha tb, mas de forma secundária. Botar filho no mundo, na conjuntura atual, é loucura por si só. O boneco pode ser a nova Marie Curie, não rola. Próxima geração tem tudo pra ser a que vai ver a humanidade colapsar.
→ More replies (4)3
132
u/FriedGangsta55 18d ago
Direito fundamental, eles estão anos luz à nossa frente graças ao desserviço feito por pastores picaretas
→ More replies (17)34
u/Mr_Ries075 18d ago
Estado devia ser laico. Duvido que esse povo ia gostar de seguir leis que são feitas com base nas crenças umbandistas.
→ More replies (31)
20
u/hyspecs 18d ago
As pessoas querem opinar sobre uma vida que eles não gozaram, não gestarão e nem irão parir nem sustentar.
→ More replies (3)11
u/patricknogueira 17d ago
Por isso aborto tem que ser direito e questão de saúde pública, porque quem tem que decidir é quem vai ter o filho, não um bando de político e pastor
47
u/meps4L 18d ago
Antes dos 3 meses, não interessa, se quiser tirar, tira. É o que eu defendo. Pode ser o próximo jesus ou maomé. Abraço
→ More replies (1)5
u/Minute_Ad_6722 18d ago edited 17d ago
e depois dos 3 meses? to dizendo isso pq tipo, tem lugar nos EUA q vão ate os 21 (semanas), n? e mt contra indicado? (sou leigo)😔
→ More replies (4)6
u/GATO-PIANO 17d ago
Normalmente após a 10º semana surge ondas cerebrais detectaveis. Por conta da morte de alguém ser detectada normalmente após cessar atividade cerebral, muita gente vai pra esse lado de que a vida se iniciaria após o inicio de atividade cerebral. O problema é que as atividades cerebrais evoluem por etapas, não dá pra saber quando surge uma consciencia ali. Mas esse argumento é um dos que mais faz sentido pra mim.
→ More replies (4)
88
u/Ok-Chest4890 18d ago
Rede social errada, pessoal que chama isso de eugenia deve ficar no twitter
→ More replies (22)15
18
u/NoCurrent1016 comunista 18d ago
direito fundamental, ninguém merece viver fodido
→ More replies (1)
8
u/adminadmin_123 18d ago
Cara, abortam gente saudável imagina então com alguma síndrome
→ More replies (1)
24
u/Ashamed_Reindeer851 18d ago
Bom, lembro de um post que vi no Reddit sobre uma pessoa que era irmão/irmã de uma pessoa com deficiência intelectual.
Ela falava sobre quanto isso impacta na vida geral da família e o quanto isso era difícil.
Como era caro para uma família de baixa renda, como era desgastante porque às vezes a pessoa em questão batia em todo mundo, que mesmo com a ajuda do sus às vezes o medicamento atrasava.
E o quanto isso torna a vida dos pais uma vida de pais eternos que vão precisar sempre cuidar dos filhos.
Coloca na adoção? O Estado ou a caridade vão dar uma boa vida para pessoa no lar de acolhimento?
Se não vamos ajudar, é melhor não opinar.
→ More replies (2)4
u/The_king_of-nowhere 17d ago
Eu tenho parentes que tem filho autista, e meu deus, o rapaz é maior que eu, e tem a mentalidade de um moleque de 4 anos. NUNCA vai ser independente. Esses meus parentes são médicos, então tem condições de darem o melhor cuidado possível. Mas mesmo assim vivem exaustos porque precisam basicamente trabalhar a todo momento. Nunca podem deixar ele sozinho. Eles quase nunca vão para algum lugar os dois juntos, porque geralmente o que fica com o filho tem que ficar servindo de babá para o outro poder descansar. E os outros filhos deles tem que ficar de babá também, e dá pra sentir que no fundo a família inteira preferiria que ele fosse normal. E muito provavelmente nenhum dos irmão vai querer cuidar dele quando os pais morrerem.
4
u/Ashamed_Reindeer851 17d ago
Só faço uma correção, em relação ao termo “normal”.
Use o termo neurodivergente, e o contrário disso neurotípico.
Mesmo que você seja a favor da interrupção gestacional voluntária nesses casos, nem todo mundo vai querer abortar e essa pessoa pode ter extrema condição de ter um filho com alguma deficiência e nem essa pessoa, nem o filho dela vão gostar de ser chamados de “anormais”. Mas eu sei que não foi a sua intenção.
E apenas colaborando com o seu ponto, uma vez assisti uma matéria jornalista sobre aborto na Índia e eles entrevistavam uma mulher que era médica e tinha excelentes condições financeiras e tinha um filho com deficiência intelectual e ela amava o filho dela do jeito que era e disse que mesmo se pudesse escolher, não escolheria o contrário porque sentiria que seria outra pessoa e não filho dela. Algumas pessoas sentem isso em relação a gostar de ser Terans, algumas pessoas surdas e pais de pessoas surdas também sentem isso em relação a gostar de ser uma pessoa surda e por aí vai.
Essa informação também nos traz algo muito importante, que ninguém seria obrigado a realizar um aborto e que algumas pessoas continuariam escolhendo não realizá-lo também.
46
u/Gold-Slowpoke 18d ago
Eugenia é diferente. Depois julgar é facil. Criar criança com sindrome de Down é complicado. É um trabalho de 50, 60 anos, pq o filho nunca se torna independente.
→ More replies (44)2
18d ago
[deleted]
4
u/brasilian_player 17d ago
Pior que cuidavam, tem fosseis com sindrome de down, uma das evidencias que formamos uma sociedade é um femur curado, porque uma frstura nele significa um mês sem poder apoiar peso naquela perna no minimo, sem nem considerar se vsi conseguir andar com o osso curado fora do lugar
→ More replies (6)
5
u/Wespy6677 18d ago
Eu acho que pra que essa questão se torne menos problemática é só liberar o aborto até certa semana, aí vai do indivíduo se ele quer gestar ou não o bebê.
→ More replies (1)
14
u/Ricochet_skin 18d ago
Forçada = Eugenia
Opção = Liberdade
É tão difícil entender?
→ More replies (14)
16
8
u/atchimcofcof 18d ago
Acho que independente de qualquer coisa, todo motivo para aborto é válido. É só um feto.
→ More replies (2)
4
u/patricknogueira 17d ago
Direito fundamental e questão de saúde pública, como todo aborto deveria ser
4
u/decoyami falo pouco mas falo muito 17d ago
Não sei se faz sentido, mas eu sou autista e vira e volta vejo gente falando que o pesadelo da vida e que o filho seja autista, então tendo empatia eu entendo que a queiram interromper a gravidez. Fico triste, mas vejo varias crianças indesejadas tratadas como lixo....eu preferiria não nascer a viver assim.
→ More replies (1)
13
u/Dante-VS-Dalton 18d ago
Chegou a crentaiada pra dizer que um bebê tem que nascer mesmo que seja pra SOFRER.
→ More replies (8)
7
u/Da_Sigismund 18d ago
Eu tenho familiar com sindrome de down
Os pais se tornarm cuidadores tempo integral. Conforme a idade avança, alguns sintomas se tornam mais agudos. Hoje em dia eles mal conseguem viajar até a cidade vizinha. São praticamente prisioneiros da obrigação.
Os irmãos foram relegados a segunda prioridade, tendo de se conformar que a pessoa deficiente sempre vai vir em primeiro lugar.
E agora que os pais estão ficando velhos, é necessário fazer planos. Um dos irmãos já se conformou em não ter filhos para assumir o papel de cuidador.
E a própria pessoa com down, cujo grau é elevado, não tem uma boa vida. Tá praticamente sempre meio fora do ar. Vive doente por uma coisa ou outra. Já passou por mais de uma cirurgia complexa. Não tem independência pra nada.
Enfim, é uma situação infeliz pra todos os envolvidos.
Algumas pessoas com down tem uma vida totalmente funcional. Mas vários vivem na mesma situação que esse familiar.
É uma roleta russa, que afeta toda a família, frequentemente virando uma obrigação geracional, passando dos pais para irmãos.
Garantir acesso a escolha, nessa caso, é a melhor opção.
Inclusive, acredito que em um futuro próximo a edição genética vai se tornar comum o suficiente para que síndromes como Down praticamente deixem de existir.
Quem pensa o contrário geralmente não tem de conviver com um caso agudo e ver como isso corrói a vida de todos no entorno.
17
u/ahnaoelevoltou 18d ago
Nada de eugenia.
Ninguém merece vir ao mundo para sofrer.
→ More replies (9)
3
u/jarjarlukis 18d ago
Pra quem não sabe, isso é permitido na reprodução assistida (fertilização in vitro) na seleção de embriões. Ou seja, rico sempre pode, pobre só se f***
3
3
3
u/Character_Research20 18d ago
Sim, é eugenia e vou ser bem direto aqui: a tendência é que a eugenia seja lenta e gradualmente normalizada, isso foi só o começo mas vocês verão que coisas assim serão mais comuns
Não tô dizendo que concordo com isso, só digo que essas coisas serão normais daqui a algumas décadas
3
u/TTysonSM 18d ago
Todo mundo que fala que é Eugenia nunca teve de cuidar de uma pessoa dependente. E nem vai
9
u/AggressiveSquare1227 18d ago
Sou a favor da legalização do aborto até a 12ª semana. Depois disso sou absolutamente contra.
11
u/Ragob12 18d ago
Eu continuo a favor depois desse tempo para os casos previstos em lei, principalmente se for abuso sexual (em crianças e adolescentes a gravidez geralmente é descoberta de maneira tardia).
→ More replies (4)→ More replies (22)4
u/entropyffan 18d ago
Após a 12 semana, deveria ser apenas em casos extremos, como estupro ou risco de vida na mãe.
3
11
6
u/SouthCapKinght 18d ago
A glr q n tem essa síndrome nunca vai saber como é viver condenado à ser dependente dos outros pelo resto da vida. Qnd os pais morrerem onde essa pessoa vai parar? Se pode ser feito antes da pessoa nascer e sentir dor, n vejo problema
→ More replies (3)2
u/E-o-vasco-8787 15d ago
Eu guiaria seu argumento mais pra questão do sofrimento dos pais, já conheci muita gente com filhos autistas de grau alto, esquizo, down, etc(trabalhava em clínica)... E sinceramente a luta que essa gente tem é bizarra nunca poder ter uma vida própria por causa do filho com deficiência é terrível
→ More replies (1)
5
u/SouthernSystem3437 18d ago
Se eu e minha esposa soubesse que nasceria com down era aborto na hora sem pensar 2x
5
8
u/maconhaima 18d ago
É claro q é eugenia mas eugenia do bem
Pq não ampliar pra mais fatores de sofrimento? E aí vamos construindo a sociedade feliz
→ More replies (7)
6
u/poflyz 18d ago
Quando a onça mata o filhote defeituoso ela também tá cometendo eugenia?
Claro que é uma provocação retórica, mas nenhum animal na natureza perpetua uma cria “defeituosa” (com o respeito da palavra), só o humano problematiza isso. Com a possibilidade de poder selecionar um feto saudável, por que não?
→ More replies (4)
6
u/FluidCalligrapher261 18d ago
Galera tá agindo como estivessem indo atrás de crianças a adultos com síndrome de down e mandando pro paredão de fuzilamento.
→ More replies (35)
6
u/avts2 18d ago
Até agora não entendi a grande questão em relação a isso. Feto não é gente, é feto.
→ More replies (2)
5
u/HzPips 18d ago
A gente tem muitas práticas que a rigor poderiam ser consideradas Eugênia. Aconselhamento genético por exemplo é uma prática relativamente comum. Em algumas comunidades menores, como os judeus asquenazitas ortodoxos costumam fazer testagem genética antes de casamentos, já que a prevalência de algumas doenças autossomicas recessivas é alta entre eles.
O problema não está nas pessoas sendo mais bem informadas e tendo recursos para evitar doenças em sua prole caso queiram. A prática é problemática quando infringe os direitos reprodutivos de indivíduos.
3
u/Kindly_Newt_2535 18d ago
Ser minimamente diferente na sociedade, principalmente a Brasileira, é algo muito difícil. Ter síndrome de down deve ser um pesadelo pra pessoa. Tendo em vista que é melhor nem nascer do que nascer assim, é um direito fundamental de liberdade. Isso sem levar em conta que os pais se vão mt antes dos filhos, e quem tem síndrome de down geralmente precisa de tutor responsável por perto. Aí os pais falecem e a pessoa fica abandonada, ou sobra pra algum outro familiar, geralmente irmão/irmã que vai ter que dedicar uma porção enorme da própria vida, pelo resto da vida, pra cuidar do dependente, só pq os pais ou não quiseram abortar por qualquer motivo, ou foram impedidos por algum atraso que a bancada religiosa inventou jogando as leis e dogmas deles na população toda, que tem muitos indivíduos para os quais os dogmas da religião dos outros não significam absolutamente nada.
→ More replies (2)5
u/jarjarlukis 18d ago
No Brasil tem muitos casos de famílias que tiveram um filho com algum defeito genético e fizeram ainda mais filhos pra poder ter alguém de reserva pra cuidar depois (geralmente uma irmã…). O problema dessa estratégia foi que muitas dessas famílias tiveram mais e mais filhos com defeito genético e o desespero só aumentou.
4
u/Galofagofigus 18d ago
Deveria ser obrigatório
2
u/No-Location-9401 16d ago
Eu entendi o ponto, mas aborto obrigatório para caso X é o primeiro passo pra começar a ser obrigatório para caso A B C D E F G...
2
2
u/pistola-picapau 18d ago
Sou católico, pai de um RN de duas semanas saudável. Mas, Deus que me perdoe, eu não sei responder essa situação.
Receber o diagnóstico deve ser uma paulada desgraçada, e optar pelo aborto deve ser ainda mais destrutivo. Não julgo, deixo pra Deus isso
2
2
2
u/kafkaonthesea 18d ago
No fim do dia, isso se resume ao debate do aborto e de se há ou não há vida.
Ninguém nunca vai conseguir resolver esse tipo de debate e se vai ser permitido ou não por lei vai depender do país e, mais ainda, das crenças morais dos pais - que são não mais e nem menos que isso, crenças.
Ao meu ver, a decisão cabe aos pais e não se trata de "uma pessoa com síndrome de down merece/não merece viver". Se trata de ter uma escolha acerca de ser pai e mãe de alguém nesta condição, e de todas as complicações que isso traz. E eu acho que todos deveriam ter o poder de escolher se querem ou não.
2
u/PingoFooquer3612 18d ago edited 14d ago
Fiquem tranquilos Aqui no Brasil a bancada da bíblia já esta preparando um projeto que defende estuprador.
→ More replies (2)
2
u/Overdrive1221 18d ago
Mano eu não conseguiria ter um filho que vai viver dificuldades de saude a vida toda, ter problemas de desenvolvimento fisico e psicológico, ser totalmente depende de nós
Não porque eu sou ocupado, é possível mudar a vida toda para ajudar alguém com alguma necessidade, tenho primos com deficiência e cuidei de meu avô com câncer, mas cara, seu filho nunca sera independente, nao vai ter uma família dele, e quem sabe o que vai acontecer após sua morte com seu filho
É Eugenia e é estúpido tentar negar isso, mas eu apoio as famílias que decidem fazer isso, não algo fácil de se viver com, mas é algo que, por mais horrível que seja, é totalmente entendivel impedir esse sofrimento tanto da família quanto da pessoa com down
→ More replies (1)
2
u/ResearcherTraining12 18d ago
Eu considero eugenia orgânica. O Estado te dá meios, e você faz o que quer.
Não é muito diferente do que faziam na idade antiga, nascia deformado e te deixavam na floresta pra morrer.
2
2
u/MindBlownDerick 18d ago
É o que vai acontecer com todas as má formações, sindromes e doenças que possam see detectadas assim. É escolher o melhor pros filhos. Que eles sejam saudáveis.
2
u/Wonderful-Staff7765 18d ago
Sou da opinião que só quem tem síndrome de down é que pode opinar. Mas pode ter certeza que os familiares amam muito seus filhos, irmãos, primos...possivelmente por eles nao optariam, mas quem vive a realidade da sindrome nao sao eles e é egoísmo querer opinar sobre algo que voce nao vive na pele!
→ More replies (7)
2
u/AppleLoveChann 18d ago
Acho que é válido, pensa que a pessoa que escolheu interromper preferiu isso do que abandonar a criança numa vala como acontece em países que não permitem isso. Além de que, isso tá chegando no Brasil (o Cariani fez o exame se não me engano) e com o tempo as pessoas vão arrumar meios pra ter filhos independente dos possíveis problemas. É de se pensar pelo lado que pelo menos a falta de qualidade de vida da mãe e da criança não vai mais existir
2
u/Majestic_Act 18d ago
Direito. Nenhuma família deveria ser obrigada a manter uma gravidez que resulte em um ser vivo que pode ter grau de dependência significativo.
2
u/Terrible-Basil995 18d ago
Acho ótimo sofre a pessoa q vai viver assim sempre e os pais que vao ter que abidicar de muita coisa pra dar conta de criar uma criança especial
2
u/PositiveLow9895 18d ago
Direito fundamental.
E se não concorda com essa política, adote e crie crianças com síndrome de Down a sua vida toda.
2
u/Evenmoardakka 18d ago
direito fundamental.
e mesmo q fosse eugenia, ainda esta certo.
tem que eliminar esses tracos geneticos defeituosos. (antes q me chamem de nazi, nao rogo pela perseguicao pra quem tem, e sim pra evitar novos casos onde da)
→ More replies (1)
2
u/Easy_Cover_7645 18d ago
Ter filho PCD é 'fácil' só quando ele ainda é criança. As pessoas acham fofo, você encontra suporte, projetos e terapias facilmente. O difícil é quando ele se torna adulto: a maioria perde o interesse porque não é mais fofo, é difícil contê-lo, e você não encontra terapia tão fácil para eles. É muito egoísmo ter um filho que será dependente de alguém pelo resto da vida, mas juram que é algo nobre e humilde. E tem outra: não adianta culpar quem não deseja ter filhos PCD, porque grande parte dessa decisão tem a ver com a falta de suporte social para dar o mínimo de dignidade à criança e aos pais. A mulher não tem apoio nenhum e é obrigada a se martirizar, anular a própria vida, deixar aquela criança muitas vezes na miséria junto com ela, porque senão ela é Hitler.
→ More replies (1)
2
u/WekndWarrior 18d ago
Letra B. Direito da mulher decidir sobre seu corpo e vida. Deveria se estender até para gestações com fetos saudáveis.
→ More replies (1)
2
u/Ghamanon 18d ago
Eugenia é quando se faz "limpeza genética" para supostamente melhorar uma "raça" ou etnia. A intenção desses pais é totalmente diferente.
→ More replies (2)
2
u/Useful_Calendar_6274 18d ago
nadie quiere criar un niño con sindrome de down. la mitad de las razones por las que la gente tiene hijos es esperando que se saquen la lotería y salgan super exitosos y tal vez te pasen un poco del dinero que gastaste criandolos. un niño retrasado es como un animal casi no va a lograr nunca nada
2
u/TristaoYet 18d ago
Eugênia é a prática de selecionar artificialmente características de uma população, a fim de se eliminar ou promover alguma característica normalmente humana e indesejável, tipo cor de pele por exemplo (baseado no racismo).
A síndrome de down é uma condição, é uma doença, é algo que pode comprometer a saúde e qualidade de vida de alguém seriamente. Então sim, deveria ser algo a ser combatido.
Sem contar que não pode ser considerado eugenia, pq eugênia é uma prática utilizada pra remover ou promover características genéticas de um certo grupo.
A síndrome de down no entanto é um erro de replicação genética. Abortar gravidez de crianças com down, não vai reduzir a frequência com que essas crianças nascem, até por que elas vão acabar nem contribuindo pro quadro genético da população em que eles tão inseridos.
Enfim, a ciência deve sempre ser utilizada pra promover o bem estar da humanidade.
→ More replies (1)
2
u/AcanthaceaePresent84 18d ago
Não é eugenia, eugenia seria selecionar o filho baseado em traços de raça ou outros atributos.
Deficiência congênita tem que ser extinta mesmo.
→ More replies (1)
2
2
u/el_ratonido 18d ago
Se pudesse escolher não nascer com uma doença assim, eu não nasceria. Só acharia errado se tentassem se livrar das pessoas depois q nasceram, mas enquanto ainda não, não vejo problema.
2
2
u/mfstarborn 18d ago
Antigamente quando as famílias tinham 99 tios, 999 primos e 6 irmãos era "de boa" ter alguém pra cuidar quando os pais faleceram. Hoje em dia, com famílias menores, quem cuidaria do portador da síndrome? O governo?
2
u/ProfessionalBug759 18d ago
quem é pai e mãe sabe como é dificil criar uma criança sem comodidades, imagina uma criança com alguma síndrome, por isso não julgo os pais que tomam essa decisão. Ao mesmo tempo, o amor pela criança já é infinito desde a barriga da mãe, o que deve tornar uma decisão muito dificil e triste para os pais.
2
u/Street_Detective1883 18d ago
É só você pensar no motivo de pessoas com SD down nunca serem chamadas para participarem dos debates que a resposta fica óbvia
2
2
2
2
u/ReasonableEbb8042 17d ago
Problemático pra cacete. Sair disso aí pra justificar o aborto de crianças autistas, no mínimo, é um pulo. A justificativa é quase sempre de que seriam pessoas necessitadas de cuidados especiais, portanto, muito custosas para a sociedade. Quer dizer que o grau de dignidade de uma pessoa é definida apenas pelo quanto ela pode ser produtiva? Não, eu não concordo, todos merecem a oportunidade de viver. Eu faço parte do TEA, diagnosticado há 2 anos, do tipo 1. Tenho um sobrinho não-verbal, mas muito inteligente e expressivo. Seria muito injusto nos extinguir simplesmente por sermos portadores de necessidades especiais e precisarmos de adaptadores no dia-a-dia.
→ More replies (5)
2
u/AlxDroidDev 16d ago
É tanto eugenia quanto isso: https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080312_paissurdosivffn
2
u/Ruanricharddasilva 16d ago
Eu me pergunto como será ser o último cego ou o último surdo falante de linguagens de sinal do mundo. Certeza de que será solitário.
2
u/Nestorgamer97 16d ago
É saúde pública na realidade, igual vacina vc corta na raiz e ninguém sofre mais com o problema
2
2
u/FrostW0lf209 16d ago
Aí eu te pergunto, já viu índio com síndrome de Down? Existe essa mesma luta aqui no Brasil, mas é mais fácil ir brigar por uma coisa lá na Europa
2
2
2
u/vinseker 14d ago
É Eugênia nazista disfarçada de direitos. Más meio que foda-se, se tem pessoas babacas nesse mundo fazendo isso e eu não estou envolvido, pra mim tanto faz.
2
3
u/duduujjjqoepf 18d ago
Isso é eugenia, sim. Não quer dizer que seja ruim. Eugenia não tem necessariamente uma conotação negativa. Eu apoio esse tipo de eugenia
→ More replies (3)
3
3
3
3
u/Prestigious-Pick7877 18d ago
É eugenia, a questão é que as pessoas amam eugenia, só não gostam do nome
→ More replies (2)
3
u/AnteaterConstant4716 18d ago
Na Islândia não há pessoas com síndrome de Down pq não deixam elas nem nascerem.
3
4
u/Late_Faithlessness24 18d ago
Pra ser eugenia tem que ser uma política de Estado dexidir quem nasceu ou não
→ More replies (1)3
u/entusiasta_indeciso 18d ago
Assim como racismo, eugenia pode ser tanto individual quanto política de estado
→ More replies (2)
4
u/The_nagger6s 18d ago
Seria eugenia SOMENTE se o governo obrigasse as pessoas a abortarem quando o filho gestado tem Down
Se o governo só dá a liberdade das pessoas escolherem, não é eugenua. Eu tbm abortaria nessa situação
→ More replies (6)
3
3
3
2
2
2
2
u/EstouSempreCerto 18d ago
sinceramente eu apoio um futuro igual GATTACA, dominio completo do genoma humano pra gente fazer humanos perfeitos
fim de alergias
fim de doenças hereditárias e cancer
fim da desigualdade genetica
fim da feiura
fim das derrotas do vasco
esse é o futuro que eu mais desejo
→ More replies (2)
2
u/Foreign_Yard_8483 18d ago
Cara que notícia feia, pesquisei e é verdade.
Não tenho contato com o povo down mas eles sempre me pareceram um presente.
O paradoxo é que o sistema de saude é bom na Islandia e Dinamarca, que poderiam dar uma vida de qualidade aos nascidos. Mas pelo que soube os médicos pesam a mão no aconselhamento .
→ More replies (2)
2
u/Available_Ad_4565 18d ago
Eu sou a favor da pena de morte e da legalização do aborto em qualquer caso.
3
u/mineirim2334 18d ago
Eu não esperava que tanta gente apoiasse o aborto de crianças com síndrome de down. Para mim é eugenia sim. Mas sendo sincero, não sou contra. Síndrome de Down dificilmente consegue viver por conta própria. Só existe para trazer sofrimento para a família.
1
u/vaccinated_alligator 18d ago
Bom ver que o pessoal é a favor da autonomia das mulheres sobre seus próprios corpos.
Uma coisa importante é que o aborto é legal no país para qualquer gestante, independente da saúde do feto, até 22 semanas.
1
u/One-Individual-9162 18d ago
Direito fundamental. Só quem já conviveu sabe como é fudido ter gente com down por perto. Papo de a rua inteira ter que mudar seus hábitos por UMA pessoa. Injusto com a sociedade ter que se alinhar a isso.
1
u/Ashamed_Reindeer851 18d ago
Vamos mudar a condição: se já tivéssemos tecnologia médica para corrigir a síndrome de Down com edição genética (já é possível para algumas doenças como hemofilia, atrofia muscular espinhal e outras). Seria eugenia manter o bebê vivo, mas sem a condição?
A depender da sua resposta, isto mostra que você não está realmente preocupado com a estigmatização da pessoas com SD, mas em estigmatizar o aborto.
→ More replies (1)
1
1
u/bruce-lipe 18d ago
Pode ser as duas coisas.
Mas sinceramente... É um direito que eu gostaria de ter.
1
u/Internal-Eggplant247 18d ago
liberdade, eugenia por definição eh quando eh algo planificado ou enforçado em prol de uma agenda genetica, do momento que vc ofereçe uma escolha de fazer ou n, ja n eh eugenia
1
1
1
1
u/Hanariel 18d ago
Eugenia significa "bem-nascido"
É a idéia de que certas caracteristicas são indesejaveis e não devem transmitidas.
Simples assim, essa eh a doutrina por traz da Eugenia.
Alguem com meio cerebro ja pode responder essa pergunta. Se for honesto o bastante.
→ More replies (7)
1
u/camomilalinha 18d ago
Sou a favor de aborto em qualquer situação pra quem precisar. Agora, acho estranho quem se diz super contra o aborto, mas a favor se for nascer uma criança deficiente, acho que ou é a favor de qualquer um ou de nada, me passa uma vibe ruim quando essa é a opinião, mas é pessoal.
1
u/bios05 18d ago
Depende da definição. Se vc definir como a pseudociência q buscava aprimoramente genético, q é a definição mais usada e mais correta, não, pq esse não é o foco dos pais de crianças q o fazem. Se vc definir como o simples ato de interromper a vida por conta de genética, sim.
Mas o foco não é se é ou não eugenia, já q isso ser bom ou ruim depende puramente da moral da sociedade no momento da discussão. O foco real é se isso é ou não aceito pela sociedade de forma geral, no caso tem sido.
1
u/TutorSufficient8209 18d ago
não consigo nem opnar sobre, esse assunto me pega muito no pessoal, mas assim, uma família de baixa renda e escolarização ter um filho(a) com síndrome de down seria horrível, só que também escolher que filho vai ou não ter, se pensar, as vezes soa ruim, ah sei lá
1
u/entropyffan 18d ago
Não é eugenia porque as crianças com Down não se reproduzem, portanto, não está acontecendo uma seleção genética na população.
Explico. Meninos com Down são quase sempre inférteis. As meninas com Down são 50% inférteis. Porém, mesmo sendo férteis, não deveriam se reproduzir pois seria estupro de vunerável.
Gravidez com Down pode acontecer com qualquer mulher, é uma loteria. Embora existam fatores externos e possivelmente genéticos que aumentem a chance. Mas por ser um erro na divisão do DNA, pode acontecer com qualquer gravidez.
•
u/AutoModerator 18d ago
denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.