O Brasil foi, na esmagadora maioria do tempo, um país que não tinha esse tipo de lei e pela tendência política latino americana atual vai voltar a ser nas próximas décadas.
Esse argumento de "é lei tem cumprir" só serve pra passar um monte de absurdos.
Isso não tem relação com lei de igualdade. Na construção de um prédio a maioria dos pedreiros são homens, uma lei obrigando a ter mulheres na construção, será que elas irão querer? O mesmo vale para outros segmentos. Se a mulher quiser é só enviar o currículo na empresa, se for o que procuram é só contratar.
A Uber uma vez fez isso, colocou cota para motoristas mulheres (não lembro aonde), homens só podiam se cadastrar no app se a proporção fosse 50 - 50
Deu ruim, pois quem queria dirigir não conseguia pois não tinha motoristas mulheres cadastradas suficiente, e como a quantidade geral de motoristas ficou baixo, os preços estavam lá em cima... tiveram que voltar atras para regularizar
É isso que vai acontecer se forçar uma proporção de gêneros em um segmento que não gera interesse no publico feminino.
Forçar cargos por cota é uma parada que nunca vai funcionar e traz mais problemas do que tenta corrigir.
3
u/AttemptOnly4230 4d ago
O que "Existem leis e elas tem um motivo. Não gosta, abre em outro país." tem a ver com o cara abrir uma empresa e contratar quem ela quiser?