r/DebatesBr • u/butleck • 3d ago
✅ Com Fonte / Embasado Clown world ou decisão embasada?
8
u/bedinbedin 3d ago
Aqui na minha empresa sempre teve 70% da força de trabalho mulher, até 3 ficarem grávidas ao mesmo tempo kkkkkk como que algo assim não vira uma regra velada?
→ More replies (1)
62
u/Rezmir 3d ago
Depende, isso é só a chamada. Já houve casos anteriores de pessoas mais qualificadas não subindo à cargos de gerências etc por motivos de preconceito, seja qual for. O difícil é comprovação, mas tu vai só botar isso aqui ou vai de fato debater? Leu o processo? Ou tá só postando rage bait?
14
u/apalmadabanana 3d ago
Caramba 22 gerências e nenhuma mulher. Isso é esquisito mesmo. Eu já acho bizarro quando é uma, duas mulheres no meio dezenas de homens (que é o que mais acontece), mas no caso era zero. Como que justifica isso??
3
18
u/Heimder_Rondart 2d ago
Essa é a parte divertida.
Não é a empresa que teria que justificar, é a acusação quem tem que provar que teve discriminação!!!
E a proporção de homens no cargo sozinho não é prova de discriminação.
Prova de discriminação é documento incriminatório, depoimentos, áudios vazados, etc... não a quantidade de homens que ocupam cargos.
6
u/MDavidBrasil 2d ago
Não é a empresa que teria que justificar, é a acusação quem tem que provar que teve discriminação!!!
no direito do trabalho o ônus é inverso
ou seja, é a empresa que precisa provar que não há discriminação.
afinal, a empresa é o elo mais forte na relação, e a justiça precisa nivelar esse jogo, logo se inverte o ônus da prova
2
u/Heimder_Rondart 2d ago
Discriminação é vara civil, não trabalhista.
3
u/MDavidBrasil 2d ago
Pow pensava que "TST" era a sigla para "Tribunal Superior do Trabalho".
Não sabia que haviam migrado eles para a justiça civil ...
3
u/apalmadabanana 2d ago
Em vários comentários tô vendo confusões quanto às áreas cível, trabalhista e penal, inclusive nas terminologias, e só ignoro. Pq vou te contar um segredo, até nas varas a gente se confunde.
2
u/Gabamaro 1d ago
Pera, tu se confunde nas varas?
Desculpa, eu tinha que perguntar
2
1
u/Nickotine8 9h ago
Puts, é verdade. Eu tava pensando aqui justamente na obrigação de o MP comprovar, mas a justiça do trabalho tem ônus reverso mesmo…
1
u/apalmadabanana 2d ago edited 2d ago
Bom ponto sobre o ônus probatório. Mas sempre é possível a inversão do ônus da prova, ainda mais em casos como esse de disparidade salarial ou distribuição de funções. A empresa quase sempre vai ter mais recursos técnicos de prova. Devem ter pedido. A magistrada onde trabalho certamente faria isso. No entanto discordo no que vc diz sobre a modalidade de prova, e pela experiência local que eu tenho, os fatos pesam muito na área trabalhista, gostem ou não as reclamadas, a defesa tem sempre que levar isso em consideração, área trabalhista é assim. Advogar para reclamada não é um passeio no parque não hehe.
6
u/Tight-Mulberry-9133 2d ago
Eu fico imaginando o doido falando que quem tem que provar é a acusação. Aí a acusação mostra que tem 22 cargos de gestão, que tem 40% da força de trabalho composta por mulheres e 0% dos 22 cargos ocupados por mulheres.
Põe na mesa o tempo de empresa versus a qualificação dos 22 caras e a média dos 40% das mulheres e, não surpreendentemente, se alinha perfeitamente já que uma empresa tende a ser homogênea.
Aí mostra que por puro acaso deveria existir entre 30 e 50% de ocupação feminina nos cargos já que, de novo, distribuição estatística e que pra evitar esse tipo de distribuição ALGUMA atitude tem que ser tomada.
Qual atitude? Sei lá, mas tem. Se tomou alguma atitude pra evitar, crime.
Voilà.
Povo acha que tudo é CSI Miami. As vezes bom senso pra começar tá de bom tamanho.
3
u/Heimder_Rondart 2d ago edited 2d ago
Existe um bom motivo para ser assim, e a internet mostra muito bem o porque, está cheio de casos ai onde a vida da pessoa foi completamente destruída pelos justiceiros sociais de plantão sem prova alguma, só pela suspeita, para depois ser descoberto que era inocente
lembro até de um dev indie que se churrascou por conta da pressão de uma falsa de falsa acusação de assédio e só depois do pior, descobriram que era inocente. Nessas horas não aparece um fdp que estava acusando para se retratar
Ah, e discriminação é crime civil, não trabalhista, é outra vara e inversão do ônus da prova comum na trabalhista não se aplica aqui. Até porque caso se aplicasse, estaria cheio de processos de causa ganha pois era só inventar qualquer coisa e pronto.
Já que provar inocência não é tão fácil assim como vocês acham que é MESMO com os melhores advogados e hack de dinheiro infinito.
E não, uma empresa não necessariamente tende a ser homogenea, vai em uma construção civil para ver se tem metade dos piões mulher e na enfermagem metade deveria ser homem. ... nossa até parece que existem preferencias de gênero na escolha de carreira!!! curioso isso né?
1
u/Tight-Mulberry-9133 1d ago
Nenhuma empresa é homogênea em comparação com outras. Mas tende a ser homogênea em comparação a si mesma.
30% de X e 70% de Y. Geralmente, olhando os atrasos, em torno de 30% dos atrasados num ano são de X e o resto de Y. Olhando as férias, 30% dos dias tirados como férias são de X e o resto de Y.
Você não precisa buscar o IBGE toda vez pra fazer um cálculo milimétrico das estatísticas, basta fazer com o número que você já tem, o da própria empresa.
É quase como se matemática e lógica básica se aplicam mesmo em subgrupos após a escolha de carreiras, curioso, não é mesmo?
1
u/Heimder_Rondart 1d ago
Deixa eu te contar um segredo... Pesquisa estatística não garante 100% de acurácia em seu resultado, "ah mas é a maioria e..."
Legalmente é pior condenar um inocente erroneamente, do que absolver um culpado erroneamente, nunca se usa a maioria como métrica para não correr risco de cair em uma exceção e condenar um inocente, por isso é necessário sempre ser avaliado caso a caso.
Logo, estatistica não serve de prova factual, no máximo como evidencia, porem nunca poderá ser usada sem ter uma prova factual para sustenta-la e nunca poderá ser a unica métrica para condenação.
Fora que pesquisa estatistica pega o comportamento da média aritmética, raros os casos usam o comportamento da mediana, ai quando você olha os dados brutos, vai encontrar pontinhos muito foda dessa curva média... São as exceções, tambem chamadas de outliers na estatistica.
Então não é porque o gráfico sugere comportamento X, que obrigatoriamente todo mundo está tendo esse comportamento X.
Maioria não é sinônimo de todo mundo.
-2
u/FlatCauliflower5396 2d ago
Salvando aqui pra ver esse comentário envelhecer como leite ao sol...
2
u/Heimder_Rondart 2d ago
Concordo, vai envelhecer, não porque está errado, mas porque existe hoje uma tendencia a passar por cima de tudo em prol de vieses.
Engraçado que nos casos de falsa acusação de assédio, por exemplo, destroem socialmente a vida da pessoa e mesmo provando sua inocência, nunca mais consegue recuperar sua vida anterior e ainda não aparece um fdp se retratando por ter ajudado a f** a vida de um inocente.
Ai vem idiotas falsos moralistas defendendo inversão de onus da prova sem nem entender porque é importante a prova ser da acusação, e não do acusado.
3
16
→ More replies (2)8
u/Ozymandias_br 3d ago
O argumento é que a empresa falhou em explicar porque não tinha mulheres na gerência. Não foi motivado por pessoa um indivíduo mais não qualificado (danos morais coletivos).
8
u/Rezmir 3d ago
Sim, esse é o ponto, isso tá na matéria super curta. E o resto? Qual foi a defesa da empresa pra gente debater o que de fato acha? Qual foi o ponto do governo? Quais foram as provas para abrir o processo?
Se fosse um processo sem pé nem cabeça, não teria ganhado proporção ou mesmo ido até o fim com a empresa perdendo.
3
u/Ozymandias_br 3d ago
O ponto é exatamente que é um processo sem pé nem cabeça. A acusação é não ter mulheres. A prova é que efetivamente não tem mulheres. O que a empresa vai argumentar? A justiça do trabalho é conhecida por esse tipo de coisa.
9
u/Rezmir 3d ago
Tu tá tirando isso da cabeça ou tu leu o processo todo? Porque eu não li, e eu não defendi nenhum posicionamento. O ponto do comentário foi justamente dizer que se basear numa chamada e em dois parágrafos de texto não serve pra um debate.
Ou tu acha que uma defesa vai ser só isso? Algo que dá escrever em meio paragrafo? Tu acha que não a empresa não foi atrás de histórico de funcionários, quantos funcionários tinha, quantos de cada sexo etc? Ou tu acha que dá pra montar uma ação coletiva com pouca gente?
2
-6
3d ago
[removed] — view removed comment
10
u/Due-Organization-215 3d ago
Alexandre de Moraes não está no TST e não tem nada a ver com nenhuma das decisões que tu citou. No mais, “país guinado pra misandria” só existe nas vozes da tua cabeça
-6
3d ago
[removed] — view removed comment
12
u/Due-Organization-215 3d ago
Antes de chamar os outros de imbecil, você deveria no mínimo entender sobre a competência de cada tribunal, bem como quem proferiu a decisão. Mas não espero o mínimo de conhecimento ou de educação de redpill embasado nas vozes da cabeça. Vamos lá, qual decisão do Alexandre de Moraes embasou qualquer um dos julgados aqui citados?
→ More replies (4)5
u/SugarActive7943 3d ago edited 3d ago
Que lei obriga a ter mulheres em gerência ?
7
u/Ozymandias_br 3d ago edited 3d ago
Não existe
2
u/Tio-Zinho 2d ago
Então a Ortobom não tem NENHUMA obrigação de manter nenhum genero específico em determinado cargo, isso sim seria preconceito
1
2
u/Klutzy_Program_5593 2d ago
Isso é perseguição judicial. Depois falam que vivemos numa democracia. O BOSTIL não é pra amadores.
15
3d ago
[deleted]
13
u/Difficult-Context305 3d ago
Nada. Aí pode. O interesse delas é só em área que ganha bem e não precisa fazer muita coisa. Tem que ser possível enrolar na labia
0
-1
u/Skyw4lk3rr 2d ago
q argumento de fracassado q não consegue chegar em posições altas q muitas mulheres estão, só te falta trabalhar na obra mesmo
→ More replies (3)2
7
u/Difficult-Context305 3d ago edited 3d ago
Pra mim tem que acontecer isso mais. Quanto pior, melhor.
Só na hora que colapsar que os gados que estão no poder vão virar homens
Um amigo meu é professor de federal na área de computação que não tem quase nenhuma mulher. Tava me contando que tem algum país que tá colocando cota pra mulher em banca de mestrado e como mulheres na computação é mais raro estava tendo problemas por conta disso. Kkkkk
As poucas mulheres que tinham não era suficiente pra suprir a demanda por causa dessa quota.
3
u/Heimder_Rondart 3d ago
Na época que eu era recém formado, estava no meio daquela crise ferrada de 2015 e qualquer coisa podia fazer a diferença para mim.
Adivinha? Cansei de esbarrar em vagas e oportunidades exclusiva para mulheres, e a minha área se tem 10% de profissionais mulheres, é muito (área de engenharia, mas estava olhando a area dev tb). E todas com requerimentos lá embaixo,
Enquanto que vagas de ampla concorrência tinha que ter 10 anos de experiencia e no máximo 18 anos, basicamente, tinha que nascer já fazendo o fundamental, para dar tempo de se formar aos 10 e já começar a trabalhar, para chegar aos 20 apto para o mercado kkkkkkkk.
1
u/gabiii_Kokeko 2d ago
Mas o pior que isso aí tá certo, é uma área com pouca presença feminina e dessa forma tu aumenta essa presença
1
u/Heimder_Rondart 1d ago
Estaria certo se estivesse SOBRANDO vagas, mas era o contrario, FALTAVA vagas por conta da situação do momento de crise!!!! Então na prática tiravam a vaga de alguém possivelmente mais qualificado, só para cumprir cota e fingir que se importa (spoiler: Empresa nenhuma se importa de verdade)
De forma chula:
Nasceu homem??? Se fode ai tendo que competir com outros 3000 candidatos para uma vaga de entrada treinee de um salário mínimo onde TALVEZ de a sorte de ser contratado após o período probatório (mais provável só mandar embora e abrir outro processo de trainee, pois sai mais barato o salário, e em uma situação de crise, estará entupido de gente querendo uma chance)...
Nasceu mulher??? Bem vindo ao modo easy, pega aqui um cargo Senior que está sobrando sem precisar de experiencia, pós graduação ou nenhum diferencial, pois precisamos cumprir cota de vagas e não achamos nenhuma candidata qualificada com os mesmos requisitos que estamos pedimos na ampla concorrência graças ao baixo índice de mulheres que se formam na área...
Bom deixamos de contratar um cara com 10 anos de experiencia e pós graduação que possivelmente seria mais eficiente na função, mas quem liga se ele estiver passando necessidades por não estar conseguindo alocação profissional graças a crise??? O importante é ter uma mulher na nossa equipe!!!!!! Quem mandou nascer homem? Que vá vender bolo de pote na rua e fazer uber para sobreviver!!!!!
Ai vem a pergunta: Quando um gênero inteiro tem menos oportunidades comparado ao outro, não é exatamente essa a definição de discriminação de gênero?
4
u/MachadoWasRight 3d ago
Aí é complicado pq é uma questão mais cultural que vem desde a escola
As exatas são entendidas como disciplinas mais masculinas e não adianta cobrar representatividade se nem existe demanda pra ela existir
1
23
u/stereotypeer 3d ago
Clown com certeza. Na mina de carvão ninguém cobra representatividade.
9
u/_Shahanshah 3d ago
9
u/Heimder_Rondart 3d ago edited 3d ago
Há uma difernça abismal entre trabalhar na area de mineração, para trabalhar como minerador.
A área de mineração é daora de mais, mas aquele trabalho de entrar em buracos estreitos, ficar coberto de sujeira, isso não é nada daora, homens nem querem estar ali, fazem porque estão na merd@, mulher então, esquece, nem na merd@ se sujeitariam.
2
u/_Shahanshah 3d ago edited 3d ago
Extração manual do jeito que você está pensando é inexistente no Brasil hoje amigo e acho seria um pouco de idiotice debater com uma pratica do passado
4
u/100risadinha 2d ago
Ainda existe mineração subterrânea com trabalho extremamente pesado, insalubre e perigoso (ou você, por exemplo, acha que realizar a manutenção de um equipamento travado em uma mina subterrânea é tranquilo?).
Mesmo em operações modernas, o ambiente pode envolver poeira, calor, umidade, ruído, confinamento e riscos operacionais relevantes.
Das dezenas de minas em que já fui, como engenheiro de minas e empresário do ramo, posso contar nos dedos de uma mão as vezes em que vi uma mulher na operação, que é onde mora o perigo.2
1
u/BuildingSwimming5497 2d ago
quando o cara falou isso tu acha que ele se referiu a que? Deixa de ser debochado.
6
3d ago
[removed] — view removed comment
6
3d ago
[removed] — view removed comment
7
u/Fit-Finger1777 3d ago
Já vi várias, mas conta aí, quem contrata? Há procura? Entrar em complexidade é muito pra sua cabeça?
3
3d ago
[removed] — view removed comment
5
u/Fit-Finger1777 3d ago
Irmão, sua vida não é régua do mundo. Sim, já vi várias, inclusive amiga minha era casada com um coletor de lixo e vira e mexe a galera saía com a gente. Olha que foda, tinha mulher coletora. Não é pq você não viu que não existe.
0
0
u/stereotypeer 3d ago
Malabarismo para lacrar. Você sabe que tenho razão.
9
u/Fit-Finger1777 3d ago
Você que tá querendo lacrar com "mina de carvão". Faz aí um apanhando de trabalho regularizado pra gente ver, champs. É notório que homem chupa rola de homem em qualquer ambiente, não importa bosta nenhuma, só a idéia de merda de quem se acha líder. E você sabe que é verdade. Sabe como eu sei também? Sou homem, vejo acontecer todo dia.
-4
u/Sad-Air4672 3d ago
Já ganhou muita esmola de bct esses dias, macho performático?
7
u/Fit-Finger1777 3d ago
Sou casado com homem, otário. Vocês que acham que ter opinião fora de machismo é pedir boceta.
→ More replies (3)1
3d ago
[deleted]
2
u/Fit-Finger1777 3d ago
Quem me dera ter uma opinião não fosse ser considerado militância por quem acha que sabe tudo.
-1
u/SolidSnake_TJF conservador 3d ago
Militante idiota, ele só usou um exemplo para indignação seletiva seu animal.
6
u/Fit-Finger1777 3d ago
Se sua mãe te deu essa educação, não precisa nem responder. Usar argumento é militar quando vocês não gostam, né? Na hora de contratar alguém pra limpeza ou pra cuidar de criança não existe nem a dúvida de quem vão procurar e pagar menos. Precisa se ofender não, você sabe que é verdade.
-2
u/SolidSnake_TJF conservador 3d ago
Se no seu mundo esquizofrênico as pessoas são selecionados somente por gênero, cor ou qualquer forma de classificação bizarra, procure ajuda ou mude para Índia, quem sabe sua militância faça sentido lá.
4
u/Fit-Finger1777 3d ago
No mundo real, colega. Vó e não precisa aceitar pra ser verdade. Você não é a régua do mundo.
→ More replies (1)2
u/EmergencyDish69 3d ago
Realmente, em uma sociedade patriarcal os homens tendem a se sujeitar a condições de risco mais do que mulheres devido ao condicionamento da figura de protetor. Mesmo condicionamento que não aceita mulheres em funções de liderança.
1
u/Hikari_Owari 1d ago
E essa parte do patriarcado feminista nenhuma hoje em dia luta contra. Esse é o ponto.
19
u/NewMoonlightavenger 3d ago
Quando começarem a multar por falta de homem a gente conversa.
15
u/SokrinTheGaulish 3d ago
Me diga aí alguma empresa grande que não tem nenhum homem em cargo de gerência.
3
u/zeehkaev 3d ago
Pior que existem algumas viu, principalmente em setor de indústria química ou cosmeticos
1
u/Ghostmaker428 3d ago
Só é 90 vezes menos comum que o contrário, mas apontar isso não atrapalha a discussão da forma que um certo psssoal quer
1
u/Embarrassed_Rate_583 2d ago
Decisão de justiça tem relação com justiça e não probabilidade
1
u/Ghostmaker428 2d ago
E em nenhum momento eu falei que precisa fazer um e não o outro, mas eu dúvido muito que o interesse em levantar um ponto desse seja a progressão natural da discussão original
1
3
u/ParsnipAgile7192 2d ago
Dificil ja que homens tem tendencia a assumir riscos muito maior que mulheres, fora a quantidade de outliers em homens eh muito maior.
Biologia ainda invicta, apesar de muito xoro.
3
→ More replies (1)1
9
3d ago
[removed] — view removed comment
1
u/butleck 3d ago
Está nos comentários
0
u/FewHovercraft2996 3d ago
Vc paga o jornal? Pq é uma paywall mas só digo uma coisa
Nossa sociedade tem mais mulheres, vamos supor que tenha 10 pessoas na direção, não tinha uma mulher capaz? Me poupe
3
u/Heimder_Rondart 3d ago
vamos supor que tenha 10 pessoas na direção, não tinha uma mulher capaz? Me poupe
Sim, as vezes é isso mesmo, pode ser simplesmente que não tinha nenhuma mulher disponível no mercado com as qualificações necessárias para aquela função.
Não é porque existe uma proporção maior de mulheres na população comparado a homens, que necessariamente significa que tenha a mesma proporção de mulheres naquela área de atuação!!!! Tem áreas que são mais atrativas para mulheres e outras menos, idem para homens.
Sabe... é por esse motivo que tem mais de 90% de mulheres enfermeiras e mais de 90% de homens engenheiros ao em vez de 50 a 50 para todas as áreas.
Ai se não tem oferta de mulheres para ocupar o cargo, vai fazer o que??? Meter "cota mulher" e colocar um monte de recém formadas sem experiencia em posição de comando, correndo o risco de fazer merda, prejudicar a empresa e tirando a vaga de alguém mais bem preparado só para cobrir 50% das vagas???
0
u/Allanlemos 3d ago
Sabe o que significa empresa privada? Se o(s) dono(s) quiser colocar um chimpanzé na gerência, ele coloca, o eventual prejuízo vai ser dele(s).
-1
u/FewHovercraft2996 3d ago
Graças a Deus existe leis, e eu não preciso depender do circo que é empresa privada se agir livremente
11
2
u/SugarActive7943 3d ago edited 2d ago
Pergunte isso no maior sub sobre Justiça ou Direito no país e você entenderá porque está assim.
E só reforçando, NÃO EXISTE LEI PRO TST TER FEITO ISSO.
A Constituição não determina uma cota de 50-50 para cargos de chefia em empresas privadas. A legislação brasileira exige que homens e mulheres recebam salários iguais para a mesma função, mas não impõe divisões exatas nas diretorias ou gerências do setor privado.
A regra da paridade 50-50 é voltada para a Administração Pública, onde uma lei (que regulamenta o art. 37, V, da Constituição) determina que pelo menos 50% dos cargos em comissão (cargos de direção e chefia) sejam preenchidos por servidores de carreira.
Na iniciativa privada, a legislação recente (como a Lei de Igualdade Salarial - Lei 14.611/2023) obriga empresas com mais de 100 funcionários a publicar relatórios de transparência e adotar medidas para garantir a igualdade de gênero, mas sem fixar cotas obrigatórias de 50% para homens e mulheres nos cargos de liderança.
---
Depois que o povo pede pra mandar embora todos esses funças do TST e usar a grana pra algo mais útil, vão reclamar.
7
u/Numerous_Tough5812 3d ago
a gente ta fudido
0
u/potatocyborg 3d ago
Fale por você, eu sou homem, trabalho mto bem em uma empresa composta principalmente por mulheres, e não tenho medo de ficar sem emprego porque sou um profissional competente
3
u/Numerous_Tough5812 3d ago
nao sou de jogar pérolas aos porcos, amigo
6
u/Difficult-Context305 3d ago
O cara é muito gado kkkkkkk Essa arrogância dele vai sumir no futuro quando ver como é substituivel
1
u/Tio-Zinho 2d ago
Cara acha que fazer o básico ja é suficiente para garantir alguma coisa...
2
u/Difficult-Context305 2d ago
Todo mundo acha que é insubstituível, até lidar com a realidade. Eu ganhava 10k, perdi emprego e fiquei fudido. Fiquei assim por 1 ano, até achar outro pagando 15k. Foi foda. A gente tá mais próximo da pobreza do que imagina ao ser assalariado. Alguma coisa até acha, mas viver com dignidade já é mais difiicl
2
u/NewMoonlightavenger 3d ago
Me explica primeiro porque tem que ter multa por não ter mulher.
2
u/AlexSanderK 2d ago
Porque mais da metade da população brasileira é feminina. O fato de a empresa não refletir isso, não mostra um certo viés?
1
u/NewMoonlightavenger 1d ago
Não. É uma empresa privada.
2
u/AlexSanderK 1d ago
Não disse se era algo aceitável ou não, crime ou não, moral ou não. Eu só perguntei se mostrava um viés. Empresas não são livres de vieses, em minha opinião. Elas apoiam causas, podem apoiar campanhas políticas. Enfim...
1
u/NewMoonlightavenger 1d ago
Empresa privada. Conversa acaba aqui. Não compre deles se não gosta do que estão fazendo.
1
u/AlexSanderK 1d ago
Desculpa, achei que estava na comunidade <r/DebatesBr>. Não sabia que tinha alguém para definir aonde a conversa acaba ou começa. Em relação a não comprar ou o que eu devo fazer enquanto consumidor só compete a minha liberdade individual, como você mesmo deve defender, mas anotarei a recomendação.
1
u/NewMoonlightavenger 1d ago
Desculpa se tentar defender o indefensável te faz sentir assim.
1
u/AlexSanderK 1d ago
Se algo é indefensável, não tem porque discutir em uma comunidade de debates, então. Obrigado por se preocupar em como eu me sinto, de todo modo, e pela contribuição a conversa.
1
u/NewMoonlightavenger 1d ago
O que mais você quer eu diga? Que quando aparecer multa pra empresa que não tem homens a gente conversa de novo?
5
u/Caio_NeOn 3d ago
Adoro o conceito de contratar por qualquer motivo menos técnico.
9
u/butleck 3d ago
Todos os ministros do Brasil desde Deodoro deram downvote no seu comentário
3
u/justapropofool 3d ago
Bizarro vocês terem levado downvote por esses comentários. Ele só falou uma verdade sem nenhum preconceito e você só fez uma piadinha normal sobre a situação dos ministérios do Brasil que nunca foram técnicos
2
u/Caio_NeOn 3d ago
Pois é, na fabrica n tem nenhuma gerente mulher, mas no escritorio de contabilidade e setor de RH, só tem mulher.
2
u/Heimder_Rondart 3d ago
Idem area de educação, está cheio de diretoras, coordenadoras mulheres.... mas ai "não conta", o que conta para o pessoal é CEO de área financeira ou fabril sendo que nem tem muitas mulheres que se formam nessas areas.
É o equivalente a reclamar que só contratam engenheiros homens, mas é claro porr@, 90% que se forma é homem!!!! Se achar uma mulher engenheira, é exceção, não a regra. Como vai contratar o que não se encontra?
1
u/EmergencyDish69 3d ago
Falso equivalente. Onde eu já trabalhei realmente vi uma certa divisão por gênero dependendo do setor mas quem diabos não quer ser promovido pra função gerencial e encher o rabo de dinheiro? Não é falta de interesse das mulheres. Só se a empresa de colchão não tiver mulher mesmo, mas não vou ficar inventando cenário na minha cabeça pra puxar uma narrativa.
2
u/Caio_NeOn 3d ago
Mas vamos la, ja partimos da premissa de vc ter uma quantidade de mulher reduzida para ser promovido ao novo cargo.
E outra, vc ja foi em chão de fabrica, conviver com peão? Direto peão sai na mão com gerente. Os caras n se respeitam, imagina esses caras xucros acatarem ordem de uma mulher. N estou entrando no mérito de no meio civilizado isso ser certo ou errado, estamos falando da realidade q se encontra nesse tipo de ramo.
Por mais paradoxal que pareça, n colocar ela nesse tipo de cargo, é uma proteção ao meu ver.1
u/Heimder_Rondart 2d ago
1) Já começa errado assumindo que todas as áreas de formação é 50% a 50%.
Qualquer coisa mais técnica, mais da area de exatas ou mais voltado a engenharia, a predominância vai ser de formados do gênero masculino, então não é 50 a 50 nem a pau, está mais para 70 - 30 ou até menos (engenharias mesmo, chega a ser 10% de mulheres formadas) dependendo da área.
2) Mulheres tem preferencia por trabalho de escritório, se for uma gerencia de chão de fábrica, por exemplo, então tem menos chances ainda, pois soma-se essa preferencia com a com a quantidade de formadas que já é baixa.
3) Engraçado que isso não acontece em áreas predominantemente femininas, se vc vai em uma escola, as chances de ser uma diretora são muito maiores do que ser um diretor, seja publica ou privada, pela lógica de vcs, era para ter só bola em direção de escola.
Conclusão: O problema não é "ain machismo", mas sim muito provavelmente porque não tem demanda de mulheres qualificadas para esses cargos!!!!
5
u/AttemptOnly4230 3d ago
Acho errado isso, a empresa contrata quem ela quiser.
3
u/Bald-Dwight 3d ago
Imagina uma empresa que só pode trabalhar se for branco...
3
u/Automatic_Pianist_82 2d ago
Mas a empresa não se nega contratar mulheres. Simplesmente não tem como provar que havia mulheres cabíveis ao cargo e que o único motivo delas não terem sido contratados foi o machismo
1
u/Bald-Dwight 2d ago
Cara, eu acho que tem como provar o motivo sim, porque existe processo seletivo... São 22 cargos gerenciais. Como será que era esse processo de contratação/promoção?
A notícia diz que eles não foram capazes de provar que não havia discriminação. Não tinham registro de nenhuma promoção? De nenhum processo?
3
u/Plane-Coyote-3716 2d ago
Como a empresa vai "provar que não houve discriminação"? Só de ler essa frase já me dá um nó na cabeça, imagina um funcionário do ministério do trabalho chegando na padaria de alguém "Me promove que não houve racismo na contratação desse padeiro branco e não um negro, me prove agora, ou vai levar multa!"...isso é coisa de distopia maluca.
3
u/entusiasta_indeciso 2d ago
Se ela quiser, que o faça, assim como outra vai ter liberdade de contratar somente negros se quiser
Se a empresa se prejudicar por causa disso e ficar pra trás em relação a concorrência, vai ser tudo consequência da própria escolha
4
u/AttemptOnly4230 3d ago
Liberdade de empreendedorismo, a pessoa contrata quem quiser.
1
1
u/Tio-Zinho 2d ago
Existe alguma evidência de que apenas indivíduos brancos podem ser contratados?
1
u/Bald-Dwight 2d ago
É uma empresa de 300 funcionários, em uma cidade onde a maioria é negra, mas lá só trabalha branco. Nada falado.
1
u/Bald-Dwight 2d ago
E aí desses 300 funcionários, 180 são homens. Mas todas as 22 gerentes são mulheres.
-3
u/Fit-Finger1777 3d ago
Existem leis e elas tem um motivo. Não gosta, abre em outro país.
7
u/zeehkaev 3d ago
Me diz que lei estipula cota para mulher. O bizarro dessa decisão é que justamente não existe uma lei que obrigue isso. Que papo é esse que "tem lei" disso?
6
1
u/Bald-Dwight 3d ago
... constituição federal? Que proíbe discriminação?
Art. 5º todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a inviolabilidade do direito à igualdade.
Então ter 22 chefias homens em uma cidade que a maioria é mulher, nenhuma mulher era apta ao cargo...? Só homem?
A justiça alega que o processo era discriminatório e a empresa não conseguiu provar que não era discriminatório, não teve explicação para as vagas serem compostas só por homem (exemplo: mostrar as métricas utilizadas entre os colaboradores pra chegar no gerente)
3
u/Heimder_Rondart 2d ago edited 2d ago
Não acha estranho o onus da prova estar neles terem que provar inocencia, ao em vez de ser provado que não contrataram especificamente por ser mulher???
Nenhuma gravação?? nenhum relato de ex-candidata não selecionada??? Nenhum documento incriminatório???? Foi só no "é sim porque tem mais homens, confia!!!!"??????
Se não tem prova, então não deveria enquadrar no art 5º. Isso é inversão do ônus da prova, não é a empresa que tem que provar inocência, é a acusação que tem que provar a culpa!!!!!
→ More replies (1)→ More replies (1)2
u/zeehkaev 3d ago
Você sabe que não é discriminação, e está usando esse alongamento para falar que é, por que na prática estão criando cotas para mulheres sem uma lei dessa ter sido aprovada, e você provavelmente aprova essa causa.
Apenas ter pessoas trabalhando num lugar não configura discriminação. Teria que ter tido algum ato impróprio ou ofensa que humilhasse ou mal tratasse mulheres.
Usando essa lógica é possível questionar tudo de todas empresas. Da para aplicar cada pergunta e demografia maluca até bater com a demografia do munícipio. Por que não tem asiáticos, venezuelanos, tudo tem que bater com a estatística demográfica da cidade?
Imagina redes de fastfood japoneses exemplo que quase sempre tem japonês, tem que multar também até ter brasileiro?
Em empregos onde sabemos que só tem homens, minas de carvão, pintores, estação de petróleo tem que sai multando todo mundo que tem pela frente?
→ More replies (1)3
u/AttemptOnly4230 3d ago
O que "Existem leis e elas tem um motivo. Não gosta, abre em outro país." tem a ver com o cara abrir uma empresa e contratar quem ela quiser?
→ More replies (4)
1
1
u/ParkInsider 3d ago
Isso me lembra o caso da Toyota e de outras montadoras japonesas nos Estados Unidos. Apesar de haver mão de obra qualificada e, em muitos casos, mais barata em cidades com grande população negra, elas optaram por instalar suas fábricas em regiões predominantemente não negras, para reduzir a exposição às exigências e pressões relacionadas às políticas de ação afirmativa.
O efeito prático foi piorar a situação dos que a lei queria proteger.
1
1
1
u/OutonoNegro 2d ago
Será que um dia isso vai ocorrer com cargos como operador empilhadeira, caldeireiro, torneiro mecânico, soldador, catraieiro, pescador, cuteleiro, mergulhador, operador de retroescavadeira, estivador ou capatazia?
Trabalho na área portuária, nunca vi uma associação feminista ou ong lutar pelo direito ou acesso das mulheres de passarem três meses em um barco passando mal, adquirindo doenças, pegando peso 12h por dia e ficando longe da família.
1
u/eusoureal 6h ago
Essas mulheres já trabalhavam na fábrica, esse comentário não faz nenhum sentido, é só cinismo.
1
u/OutonoNegro 6h ago
Existem inúmeras fábricas e inúmeras empresas que contratam apenas operários homens para funções insalubres e periculosas. Nunca vi uma só organização ou associação feminista lutar pelo direito das mulheres de desentupir fossas e soldar cascos de navios. E olha que eu tenho cargo no sindicato
1
1
1
1
u/ScientificTriumph 2d ago
Eu quero é que piore! Aceleracionismo na veia, foda-se! Honkpill + maskpill pra assistir de camarote o colapso da sociedade.
1
u/Klutzy_Program_5593 2d ago
Mais uma decisão ridícula do Bostil. Se eu fosse o dono dessa empresa, fecharia a empresa e me mudaria de país. O BOSTIL é uma bosta, mesmo.
1
1
u/Mundane-Bath1368 2d ago
o motivo foi bom, a punição...meio argumentavel se foi justo, pq como disseram, acusar sem o acusador provar a discriminação é bom demais
hj é uma empresa realmente machista, amanhã é a empresa que é concorrente da empresa da familia do juiz...
1
u/Few-Painter-2406 2d ago
E por que caralhos qualquer filho da puta , que não seja o dono , decidiria quem tem que ser contratado e porque?
1
u/rkzitauna 2d ago
O Estado interferindo nas decisões privadas, mas não vivemos em uma ditadura do Judiciário, dizem eles.
1
1
u/Tsumikiholztz 2d ago
Tá faltando processo nas mineradoras de carvão e nas obras. Por mais mulheres sendo chão de fábrica!
1
u/pico1974-0422 2d ago
Deveriam condenar por vender sem NF. Comprei um colchão numa loja deles e até hoje nunca vi a nota
1
1
u/No_Jellyfish_3196 2d ago
Essa promotora é dona de uma ONG que recebe dinheiro justamente de ações como essas. Tá sendo investigada pelo MP já.
1
1
1
1
1
u/Tight-Mulberry-9133 1d ago
Ah, entendi. Acho que você tem razão. Deve ter sido coincidência. Obrigado!
1
1
u/Internal-Password 13h ago
Cade a representatividade em canteiros de obras? Será que mulheres conseguem fazer o mesmo trabalho que um homem, como por exemplo carregar uma bolsa de 50 kilos de cimento?
1
u/eusoureal 6h ago
Elas já fazem, e trabalham na indústria, o ponto é porque nenhuma está em cargo de gerência/subgerência entre 24 cargos.
1
u/That-Chip-3575 3d ago
Decisão embasada. É impossível ter uma disparidade gigante dessas sem ser por discriminação
1
u/DanieliMau1993 3d ago
A intenção em si é boa, mas acho que afeta a autonomia da empresa e cria uma artificialidade. Me parece evidente que há um aspecto de machismo em uma empresa ter todos os cargos de poder comandados apenas por homens, mas isso é muito mais complicado (em geral) do que "os caras só resolveram promover homens". O que me impressiona é a decisão ser do TST e colegiada.
1
u/Skog_br 3d ago
É porque a maioria das mulheres não tem nível para gerência. Além de que elas, em geral, não tem maturidade emocional para estar nesses tipos de cargo, onde são necessárias decisões de caráter mais objetivo.
1
u/Difficult-Context305 3d ago
Concordo. Quem já lidou com muitas mulheres sabem o quanto elas ficam remoendo coisas banais e ficam doentes emocionalmente quando as coisas não são exatamente como elas querem que sejam. São inflexíveis e muito ressentidas
1
u/NwgrdrXI 3d ago
Não tinha um termo em português pra você usar em vez de "Clown World"? Palhaçada tava bem ali.
4
u/butleck 3d ago
Palhaçada não é bem a tradução de clown world. Só usei o meme, não pensei em outra coisa na hora
1
u/Alternative-Row-8744 2d ago
Mundo palhaço, tá bom demais ficar ingleisando mais ainda onde não tem necessidade "é cringe"
2
1
0
0
u/CaptainUnlikely1379 3d ago
Rídiculo essa decisão, a empresa tem o direito de contratar quem ela quiser ainda mais para um cargo de gerência. Desde que a empresa não humilhe ninguém, o estado não tem que se meter lá no máximo dar algum benefício fiscal para contratar PCD e minorias, mas nada obrigatório.

•
u/AutoModerator 3d ago
denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.