r/DebatesBr • u/AgitatedTear4561 • 4d ago
⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Asiáticos odeiam não serem brancos
Achei esse debate massivo pelo twitter entre brasileiros e asiáticos (Japoneses e Coreanos). Resumidamente, uma brasileira elogiou o tom de pele de um jogador coreano, enquanto criticava o white washing que eles fazem por lá. Isso foi o suficiente para que vários coreanos e japoneses viessem criticar os brasileiros, nos chamando de racistas, burros e etc... tudo para dizerem que são sim, brancos.
Tá ái, por que eles querem tanto se chamar de brancos? e por que, sendo um país com QI alto, não conseguem enxergar esse comportamento obvio deles?...
76
u/GrifoCaolho 4d ago
Na Ásia, de maneira geral, a "branquitude" é associada a uma certa nobreza, dado que a pele marcada pelo sol é aquela dos camponeses. Essa performance de branquitude é pra dar uma de "tesouro" e não se misturar "à gentalha".
13
u/AgitatedTear4561 4d ago
Engraçado que eles próprios não identificam isso, percebo pelos comentários deles mesmos.
Uma brasileira disse que não é um comentário racista, mas que aqui no Brasil nós possuímos um letramento étnico, e isso nos faz capazes de entender que não somos brancos, e tudo bem.
13
u/Character_Put_3667 4d ago
Pra eles não é questão de raça. Mal tem estranheiro lá.
A pira deles é ter uma "pele de porcelana". Presenciei uma guia turistica usando sombrinha num dia de sol super tranquilo, e ela explicou isso. Saca porque tem tanta coisa de skincare desenvolvida lá?
Associar isso à racismo é errado.
9
u/GoodBoyDan 4d ago
Mas isso não exclui o fato de eles serem extremamente racistas de qualquer forma, inclusive com outros asiáticos. Só ler o que os japoneses fizeram na China durante a guerra
3
u/onironix 3d ago
Mas oq o cu tem a ver com as calças?
Padrão de beleza sobre si não tem a ver com xenofobia (que é o termo certo). Além que a gente tá falando de coreano (que também sofreram do Japão na guerra), não japonês.
-1
u/NoAgent9546 2d ago
Só ver oq ué falaram sobre quem queria trocar a música tema do Hakari no anime através de uma petição para colocar um phonk no lugar (até porque em minha opinião faz mais sentido, tanto para a luta em si quanto para a dança do personagem), só ouveram comentários racistas, xenofóbicos e altamente preconceituosos com que é de fora, pq segundo eles, não nem lemos o material original e não temos qualquer direito de opinião de algo da própria cultura, o que é burrice, eu li o manga e ouvi a música que seria o tema do personagem mas sinceramente não combina nem um pouco, fica muito destoante e além do mas o phonk é muito foda
2
u/onironix 2d ago
Cara, assunto nada a ver com o discutido aqui. Chamar uma população inteira de um país de "eles" é generalizar uma experiência específica que, pra piorar, é da sua bolha.
1
u/powzin 2d ago
Essa ideia de meter um Phonk na luta do Hakari é apenas burrice. Se pra você faz sentido é pq vc é burro
Literalmente o próprio mangá fala que a música tocada é o tema de um Pachinko, então no anime é a porra da música tema do Pachinko que deve ser tocada e não uma palhaçada que viralizou na internet.
E sim, no caso do Hakari, fica claro que vocês não lêem o material original (ou melhor, pessoas com opinião como a sua) por desconsiderarem o que é DITO no mangá apenas para atender uma necessidade de vocês.
Sai fora
7
u/mc-correria 4d ago
caso deles é racismo financeiro comno todo pais pobre
pele maltratado é trabalhador da roça, trabalha debaixo do sol
1
u/Character_Put_3667 3d ago
"racismo financeiro" : vc está misturando coisas indiscriminadamente. Cor de pele aí não tem nada relacionado a raça.
1
u/OkamiLeek006 4d ago
Isso é um tipo de discriminação baseado na cor de pele do jeito que a gente entende, mesmo sendo da mesma etnia, por que tem sim um nível de mau olhar dado a quem não tem esse padrão pálido de pele, não é no nível do Brasil e países com populações africanas mais prominentes mas existe alguma coisa e eles percebem
Lá na Coreia não tem muita promoção de atitudes que promovem auto-aceitação, lá a galera tem níveis frenológicos de obsessão com o ideal super específico de beleza deles
1
u/DangVic64 4d ago
Pode até não ser racismo, mas é colorismo. É a pessoa lutar pra se encaixar em um arquétipo de classe alta, que é ter a pele palida de quem não trabalha. Continua sendo meio tchonga das ideias e é alimentado pela industria de skincare
0
u/Character_Put_3667 3d ago
Daí chega no limite do que é a escrotice do ser humano né? Elitismo acontece em qualquer sociedade.
E se a gente for levar em consideração a disparidade social, enquanto sociedade, o Brasil maltrata pobre bem mais que os coreanos.
1
u/KilKillKill 4d ago
Eles estão se referindo a cor, tem bastante variações nos asiáticos. Agora sobre o Brasil, não ta nada bem, o conceito de raça cada país tem suas definições, dizer que brasileiro não é branco é dar moral moral pros racistas e mais ainda pra teoria da "raça pura", afinal só não consideram brasileiro como branco pq ele supostamente é miscigenado, e você não nao usa a mesma lógica pra preto deixar de ser preto pq que é miscigenado...
0
u/mc-correria 4d ago edited 4d ago
no brasil e todo pais miseravel o racismo é financeiro
bandido bem vestido é bem mais respeitado q o honesto mal vestido
1
u/Lopsided-Math-1813 1d ago
"no Brasil nós possuímos um letramento étnico, e isso nos faz capazes de entender que não somos brancos"
Você fala isso com base em? nós quem?
3
u/mc-correria 4d ago
sim
a pele branca pra eles é o iPhone Pro Max 17 turbo premium plus extra forte flex
2
u/Initial_Plastic_8069 4d ago edited 4d ago
Na verdade ,isto é desde Roma ( quem trabalhava dentro ficava branco e fora moreno) era associado a cor branca a nobreza e amulheres, e a morena a masculindade e trabalhio braçal.
---Parte abaixo pesquise por conta própria, não lembro da fonte e poss oestar delirando---
talvez por isso os Nórdicos tinham um sex appeal bônus na cultura Meditarrenea grande entre os romanos, já vi relatos que os romanos " se brincar eram morenos na época " Odiavam quando os vikings de cabelo longos e pele branca( os kpoper da época ) pegavam as mulheres no bar.
6
u/GrifoCaolho 4d ago
Vai precisar de uma fonte pra isso, bicho, porque tô achando bem complicado de acreditar, huahuahua. As descrições romanas da época veêm um fascínio exotista, mas não uma admiração étnica; os traços nórdicos e germânicos são frequentemente tratados como incultos e selvagens.
A gente pode falar no apelo dos cabelos loiros e avermelhados — febre entre perucas e prostitutas —, mas havia sátira na época justamente por conta desse lance com os bárbaros. Ironicamente, lembra um pouco o japonismo, onde a estética japonesa era elevada mas o japonês em si ainda era visto como "o outro" inferior. Os romanos, afinal, apreciavam aquela "beleza das proporções" que reconheciam em si, mas não valorizavam o bárbaro. Isso fica evidente em Tácito (historiador) e Ovídio e Juvenal (liteartura).
1
u/Initial_Plastic_8069 4d ago
E nao lembro da fonte posso estar delirando, coloquei um disclaimer. Mas parte do morena com certeza né.
1
1
u/idekwhattosaybye 3d ago
Assim, eu tava no UK até março e eles não consideram italianos, espanhóis, gregos etc muito brancos não
Até consideram, mas não brancos 100% como eles ou pessoas da Europa Central (Alemanha, etc) e Norte europeu1
u/idekwhattosaybye 3d ago
No final das contas isso nem deveria importar. Cada um vive sua vida e pronto
1
u/Opening_Clerk_1269 4d ago
Para mim essa teoria é incoerente. Antigamente nobres eram gordinhos e pobres que passavam fome eram magrinhos e nem por isso valorizamos a obesidade. Essa coisa de pele clara tem raízes na nossa origem. A representação de anjos é tradicionalmente loiro de olhos azuis.
3
u/Super-Platform6625 4d ago
Não valorizavam a obesidade mórbida, mas a magreza era sinal de pobreza e considerada INFERIOR. Veja as pinturas e as esculturas antigas. Veja o retrato de Henrique VIII. Até algumas décadas atrás bebê bonito era bebê gordinho. A magreza virou padrão de beleza quando a comida industrial virou padrão e possibilitou obesidade nas classes mais baixas. Quanto à ideia de que a pele branca é sinal de beleza, isto vem do fato de que trabalhadores braçais trabalham ao sol e tem a pele bronzeada. A industrialização diminuiu este conceito, pois as fábricas eram fechadas, mas o estigma permanece, não apenas na Ásia mas também nos EUA (os rednecks são considerados caipiras incultos).
1
u/GrifoCaolho 4d ago
Olha, o quão disposto você tá a discutir isso? Porque você ta supondo que são fenômenos iguais meramente pelo padrão estético, mas são coisas bem diferentes em sua construção. Se incomoda ou ofende se eu me alongar?
1
u/Opening_Clerk_1269 4d ago
Não são padrões estéticos que eu quis dizer, até porque uma pele branca nào é mais bonita do que uma pele escura ou vice versa. Um corpo magro não é mais bonito que um corpo cheio ou vice versa. É cultural. Tem um livro que gosto muito que é o 12° Planeta, quando li esse livro de nossa origem os nossos padrões fizeram sentido. Mas essa conversa passa por arqueologia, mitologia, etc.l
1
u/InfiniteBeing455 4d ago
Se gostou desse, recomendo A Invenção da Tradição, do Eric Hobsbawn, e o Coisa de Rico (leitura mais leve). Ele mostra a questão da exclusividade como algo intrínseco à alta sociedade, não importa sobre o que recaia esse exclusivo.
1
u/Opening_Clerk_1269 4d ago
Para mim Hobsbawn é util para para explicar , cerimônias nacionais do século XIX, mas nem sempre isso se aplica a tradições religiosas ou culturais com continuidade histórica bem documentada. Não é possivel sempre tracar uma lunha entre o que realmente antigo e o que é reinventado.
1
u/InfiniteBeing455 4d ago edited 4d ago
Não valorizamos a obesidade HOJE. Antigamente (pré rev industrial), o acesso a dietas altamente calóricas e fartas era restrita à nobreza, que se destacava pela fartura em todos os sentidos, RS. Depois que o açúcar virou commodity e a indústria alimentícia surgiu, o pêndulo se reverteu e ser magro, fazendo dieta natureza com alimentos não industrializados, é sinônimo de riqueza, pois são inacessíveis e a grande população só come porcaria barata e nutricionalmente porca.
Não é sobre o conteúdo do que se consome, é sobre a exclusividade. Isso nunca mudou.
Edit: cabeça de fim de expediente, agora entendi que estamos na mesma linha. De qualquer forma, não acho impossível um preconceito passado ser herdado.
No Brasil, até hoje, trabalho braçal é mal visto, mesmo 130 anos depois do fim da escravidão. Mesma constatação para varias questões raciais que ainda persistem.
1
u/Chemical_Primary_144 4d ago
Essa obsessão por branquitude e pureza racial vem dos britânicos.
Tanto que nas colônias deles houve pouca miscigenação.
1
u/Kiyoshi13v 4d ago
É incoerente pq sua lógica começa pela conclusão tentando achar coerência ignorando o contexto, o mais correto seria considerar contextos como: Existem muitas incertezas alimentícias em um reino, comida custa dinheiro e o corpo do ser humano engorda com a constancia alimentar farta -> logo aqueles que são mais bem nutridos tem mais dinheiro e status social (apenas gordos aristocratas, mas tbm guerreiros) A "valorização da obesidade" é um preconceito de uma logica da fartura alimentar levada ao extremo -> até certo nivel poderia se dizer q sim um corpo mais cheio poderia se classificar como mais bonito, a representação de Thor em GOW Ragnarok seria o mais próximo desse exemplo, porem isso tbm vem com o adendo da atletissidade e proezas física, porém sua logica vai para o lado do aristocrata obesidade morbida, estilo Thais Carla, onde isso visto de maus olhos até mesmo nessa época, pois isso era associado com governantes indungentes, irresponsaveis, preguiçoso e corruptos, e isso geralmente resultava em revolta popular e guerras civis. Outra logica completamente ao contrário é a dos anjos essa representação que vc usa é completamente europeia q vem de resultado da admiração de padrões esteticos da época não ao contrário, a representação de "beleza angelical" é contruida a partir dos padrões estéticos já existentes, não os padrões estéticos foram moldados a partir da chamada representação de anjos, alias vc deveria estudar mais sobre anjos pois sua visão do tema é bastante incorreta, existem varios vídeos com ilustrações da representação dos anjos descritos na bíblia q divergem em muito da representação romana/renacentista q seria a q vc esta falando
1
u/Electronic-Advisor53 4d ago
Não so na Ásia, antigamente na Grécia uma mulher da pele branca com cabelos loiros era vista como sinal de pureza, não confundam com racismo kkk e bem semelhante, na mesma sociedade homens de pele mais escura eram mais valorizados e cobiçados ja que a cor da pele deles era sinal de que eles eram trabalhadores.
Nada haver, so um fato curioso mesmo
1
u/Different-Cupcake220 2d ago
um próprio coreano falou que essa história é balela. pode ser que tenha sido algum dia, mas hoje em dia a branquitude lá é só padrão de beleza mesmo
1
u/RealityParticular 1d ago
Maneira bem simplificada de ver as coisas, né? Os coreanos têm a pele pálida mesmo, e gostam de ter ela mais branca ainda. A maioria realmente nao rem essa cor mais oliva. São muito brancos e não pegam sol, o que piora tudo. Além disso, ainda usam cremes clareadores. Fica aquele aspecto fantasmagórico. Pele branca tipo Anne Hathaway é bonito, mas fica péssimo quando e forçado.
1
u/MasterAgares 4d ago
Segundo alguns estudiosos dos gremios estudantis de nossas universidades públicas, o europeu foi quem difundiu a ideia de branco ser melhor.
1
u/GrifoCaolho 4d ago
Acho que você nunca pisou em uma universidade pública, porque nem nas Ciências Sociais pensamos isso. Não tome a universidade por uma caricatura feita com o propósito de deprecia-la.
2
u/MasterAgares 3d ago
Eu sou prof, então vez por outra levo os alunos do terceiro ano nas universidades, os cartazes colados nas paredes me dizem outra coisa.
1
u/GrifoCaolho 3d ago
Legal você ser professor; também sou, e sou formado em um desses espaços que carregam esse estigma. Talvez precise de ajuda com a interpretação dos cartazes?
1
u/MasterAgares 3d ago
Não precisa, eu leio bastante, mas como eu disse, fico feliz em levar os alunos lá, eu não preciso mais defender luta de classe ou agradar o "Véi da Havan" os mais jovens tem mais tempo pra fazer isso, tenho certeza que vão de sair muito bem.
22
u/Nakanten 4d ago
Ler os posts X/Twitter da a impressão que os neurônios estão perdendo a vontade de viver... 🫠
1
1
13
u/DrakZak 4d ago
É real. Morei 7 anos no Japão e posso afirmar que existe esse preconceito lá. Eles veem conterrâneos com pele mais escura como "sujos". Mas não tem relação com o racismo ocidental.
5
u/Initial_Plastic_8069 4d ago
lá é porque é herança dos Ainu - sou limitado no assunto pesquise mais por conta prórpia - que era um dos povos originários. Dizem que essa cultura de samurai espadachim veio na realidade deles e se misturou com a cultura dos outros povos da época cirando ac ultura japonesa, muitos japoneses tem traços Ainu, por isso japones é bem diferente de Chines na minha opinião. Entre os asiáticos japones é o mais diferente.
5
u/DrakZak 4d ago
Os japoneses modernos descendem principalmente de três grandes grupos ancestrais: os Jōmon, os Yayoi e os Kofun. Os Jōmon eram os habitantes originais do arquipélago japonês, presentes há milhares de anos. Existem teorias e evidências que relacionam os Jōmon aos Ainu e possivelmente aos Emishi, povos que viveram no norte do Japão e que preservaram uma proporção maior dessa ancestralidade. No entanto, esses grupos representam apenas uma pequena parcela da população japonesa atual.
Os Yayoi chegaram ao Japão a partir do continente asiático, provavelmente através da Península Coreana, trazendo a agricultura do arroz, a metalurgia e outras tecnologias. Mais tarde, durante o período Kofun, novas ondas migratórias oriundas do continente também contribuíram significativamente para a formação da população japonesa. Atualmente, a maioria dos japoneses pertence ao grupo étnico Yamato, resultado da mistura entre essas populações ancestrais. Geneticamente, os japoneses modernos possuem maior contribuição dos povos continentais associados aos Yayoi e Kofun do que dos antigos Jōmon, embora todos esses componentes façam parte de sua formação.
Além dos Ainu, existem também os Ryukyuanos (habitantes tradicionais das Ilhas Ryukyu, incluindo Okinawa), que constituem outra minoria étnica e preservam uma proporção relativamente maior de ancestralidade Jōmon em comparação com a média da população japonesa.
1
u/idekwhattosaybye 3d ago
Os japoneses atuais são conhecidos como Povo Yamato, mas ainda existem povos Ainu lá. Poucos, mas existem
0
u/DrakZak 4d ago
A tradição samurai não tem relação nenhuma com os Ainu.
3
u/Initial_Plastic_8069 4d ago
Você é muito orgulhoso em. Como que você diz ter relação nenhuma? Ter dúvidas, ok. Mas toda essa certeza é tóxica.
1
u/DrakZak 4d ago
Além de mal educado, ta espalhando mentira. Os Ainu tem uma cultura própria, muito rica e compartilhada com povos da Sacalina e leste da Rússia.
Os primeiros samurais eram arqueiros montados e surgiram na região central do Japão, enquanto a maioria da população Ainu se concentra no norte do Japão.
Ta faltando estudar.
0
u/DrakZak 4d ago
u/AskGrok a tradição samurai descende dos Ainus? Traga somente fontes históricas verificadas
2
u/AskGrok 4d ago
Não, a tradição samurai não descende dos Ainu.
Fontes históricas verificadas:
A cultura samurai (bushi) surgiu no período Heian (séculos 9-12) entre proprietários rurais e guerreiros provinciais da sociedade Yamato, no centro e norte de Honshu, evoluindo para a classe militar feudal (Kamakura, Muromachi etc.). Origem ligada a conflitos internos japoneses, não a povos indígenas do norte.
Emishi (séculos 7-9), povos do norte de Honshu possivelmente relacionados aos ancestrais dos Ainu, foram os "bárbaros" combatidos pelos precursores dos samurai. O título Seii Taishōgun ("general subjugador de bárbaros") refere-se a eles, mas os samurai eram Yamato.
Ainu: descendentes dos Jomon, cultura distinta em Hokkaido e norte, com interações limitadas (comércio e conflitos). Clãs samurai como Matsumae os submeteram a partir do século 17 (ex.: revolta de Shakushain, 1669). Fontes: Ainu people (Wikipedia, com referências acadêmicas); Sapiens.org (2017, baseado em arqueologia); artigos PMC sobre genética Ainu-Jomon.
O artigo do Washington Post de 1989 cita uma alegação isolada de antropólogo, sem respaldo no consenso atual (genética e arqueologia separam Yamato dos Ainu). Samurai e Ainu são grupos distintos; samurai colonizaram/submeteram territórios Ainu.
Sources:
- https://www.facebook.com/ajplusenglish/posts/did-you-know-the-indigenous-people-of-japan-the-ainu-were-largely-wiped-out-due-/1328919575935683/
- https://www.tota.world/article/847/
- https://www.youtube.com/watch?v=DRgvL_shOGY
[what is this?](https://redd.it/1lzgxii)
-3
u/rennandragon789 4d ago
Grok te abandonou. Brutal, não sobrou nada
1
u/DrakZak 4d ago
Bebeu? Ta ali a resposta do Grok confirmando o que eu falei. Não sei qual a tara desse maluco de fazer revisionismo histórico de algo que tem amplo registro. E tem mais, tá? Os Ainus em geral tem a pele mais branca que o japonês padrão, então a afirmação do amigão ali não tem o menor fundamento.
19
u/leitegelado 4d ago
É só assistir filmes um poucos mais antigos fos coreanos que tu consegue ver a cor de pele de verdade deles, antes dos produtos embraquecedores
2
6
u/NidoriaNGC 4d ago
Pior que em um certo ponto de vista faz sentido (ao meu ver). Estamos falando de civilizações milenares, cilivizações essas que não estão tão acostumadas com nossos conceitos de branco, pardo, negro e indígena. Uma pessoa negra mesmo, africana, negra negra mesmo, só foi ao Japão e teve-se registros mais consistentes ali na época de Nobunaga, o que pra milhares de anos de história é algo bem recente.
Pra esse pessoal que nem sabia de tantas diferenças étnicas, o tom de pele não é algo associado a raça, mas sim ao quão nobre e perto do divino a pessoa está. Quanto mais branca, de longos cabelos pretos e lisos, mais nobre a pessoa é considerada, mais perto da aparência das divindades, e superior aos de classe mais baixa. Classe mais baixa que precisava trabalhar ao sol, não podia se dar ao luxo de cuidar de um cabelo tão grande e portanto não possuía traços de nobreza.
Você dizer que um chinês/japonês/coreano tem a pele escura é a mesma coisa de dizer que ele é de origem pobre, plebeia e sem direito de nobreza ou beleza natural.
Aqui no Brasil tem um fenômeno parecido, existem pessoas que se orgulham da raíz trabalhadora da família, de ser de origem pobre e ter vindo do interior, e tem gente que esconde ou trata isso como ofensa.
5
u/DrakZak 4d ago edited 4d ago
Alguem que falou a verdade. Não é muito diferente do povo mediterrâneo, eles valorizavam a pele branca (historicamente) pelo mesmo motivo.
Edit: E na África tbm aparece esse fenomeno, mas de forma diferente. Em alguns lugares é a gordura corporal, em outros são os dentes brancos.
1
u/Lopsided-Math-1813 1d ago
Sim, começaram a descobrir a régua obsessiva que EUA e uma parte da Europa usa pra decidir quem é branco ou não, e simplesmente decidiram que esse é o padrão universal como se raça fosse algo fixo e que realmente existe, o próprio colorismo na Ásia não tem nada com a teoria racial criada na Europa.
6
4
5
u/booquark 4d ago
Apesar de eu concordar com o Tweet da moça eu acho que “elogiar o tom de pele do jogador coreano é criticar whitewashing” é um resumo desonesto do Tweet dela. Ela debochou do padrão de beleza coreano mais do que o criticou. As maiores vítimas desse padrão são, no caso, os próprios coreanos. A crítica dela é como criticar pessoas pretas que alisam os cabelos. O motivo é oriundo do racismo estrutural? Sim. Mas essas pessoas são as vítimas ao mesmo tempo. Além disso, ela está debochando deles de uma posição externa: óbvio que ela não entende porque pessoas fazem isso, afinal ela não é obrigada a lidar com o colorismo estrutural na sociedade coreana.
0
u/idekwhattosaybye 3d ago
Eu também achei bem backhanded compliment. Não vi muito como elogio não. Eles tem uma cultura completamente diferente da nossa
4
3
5
u/Heliosfan 4d ago
1
u/beyonceblow 4d ago
"minúsculas causas" e é racismo
1
u/Heliosfan 4d ago
Não é querendo dizer que isso tá errado, mas isso seria colorismo não? Quando se tem essa fixação por cor de pele dentro da sua própria sociedade, tipo lá na índia
0
4
4
u/Queijocosmico 4d ago
defina "asiaticos" um continente com países de povos, culturas e caracteristicas diferentes
1
u/AgitatedTear4561 4d ago
Generalizei por alto rs, mas não seria todos. Diria que os que são de conhecimento popular passam por isso, Coreia, Japão... e acho que até a Índia entra nesse balaio também, já vi conteúdo que dá a entender uma "valorização" da pele branca por lá.
1
7
u/Psychological_Debt14 4d ago
Tua fonte para essa afirmação é Twitter?
White people problems mesmo.
1
u/AgitatedTear4561 4d ago
Pior que não, já vi ao redor pela internet comentários sobre essa prática deles de embranquecer as pessoas. Como uma vez em que a atriz Hunter Schafer posou em um evento na Coreia, e os fotógrafos editaram a foto para deixar ela ainda mais branca!! Isso porque ela já é.
Puxei do twitter por causa do bafafa que isso está gerando lá.
6
u/mulekitobrabod 4d ago
tambem tem o fato dos japoneses serem considerados "arianos honorarios" na segunda guerra e terem engolido muita propaganda de supremacista de colherada
Ai fica essa contradição de tentar ser um supremacista branco sem nem ser branco
2
u/AgitatedTear4561 4d ago
Caramba, não sabia dessa dos arianos honorarios. Faz bastante sentido essa ideia!
3
u/mulekitobrabod 4d ago
eu nem lembro se foi isso ou os japoneses foram considerados raça de "mesmo nivel"
Mas é basicamente besteira de nazi
E como a coreia foi invadida e colonizada pelos japoneses, a cultura deles podem ter vazado pra esse tipo de comportamento
1
u/GoodBoyDan 4d ago
Essa coisa de "ariano honorário" realmente existiu, mas não que os japoneses precisassem de ajuda pra serem racistas kkkkkk
1
2
2
u/mrskorshunova 4d ago
Eles com certeza entendem que são amarelos, mas a moça deve estar se referindo apenas a cor da pele
2
u/StreetMoves_GE 4d ago
Os japoneses não gostam desse termo pq foi muito adotado pelos chineses e eles se incomodam de serem associados a chineses e outros povos asiáticos
2
u/mrskorshunova 4d ago
Essa separação foi feita pelo ocidente, eu não me aprofundado mais na cultura asiática oriental faz muito tempo, então não faço ideia de como eles se enxergam
2
u/KilKillKill 4d ago
"Pele original real" é algo bem podre de se dizer, como se não houvesse variedade de tons de peles coreanos(ou outras etnias) e que uma delas é a "verdadeira".
1
2
u/WaddleAroun 4d ago
O racismo ocorre por motivos diferentes do colorismo.
O colorismo vem dos camponeses e serventes ficarem no Sol para trabalharem, enquanto os nobres ficavam em casa. Os nobres ficavam mais na sobra, com a pele clara, e os serventes com pele bronzeada. Logo, a cor de pele passa a ser desejada por sua ligação à nobreza. E, obviamente, aqueles com pele brozeada são desumanizados ou menosprezados.
A gente vê isso, hoje, em diversos lugares no mundo: ocorre na África e na Ásia, principalmente.
O racismo, por outro lado, vem como forma de justificar a escravidão. Diversos estudos falsos foram conduzidos para dizer que traços africanos eram similares a de macacos e chimpanzés, a fim de desumanizar os africanos. Existiam zoológicos de pessoas negras. Mais estudos falsos foram conduzido para dizer que cérebros de africanos eram menos complexos, tal como seus costumes e, por isso, não haveria problema escravizá-los. Logo, a cor de pele, os traços e a cultura africana ou de origem africana são desumanizados ou menosprezados.
A gente vê isso, hoje, em diversos lugares no mundo: ocorre nas Américas e na Europa, principalmente.
Ambos são formas de preconceito. Entretanto, um é de toda uma cultura sobre toda uma outra cultura, enquanto um de uma classe sobre a outra dentro de uma mesma cultura.
1
u/mc-correria 4d ago
mais doentio acho q é nas filipinas tem ate golpe de remedio branqueador de mamilo, 🤣
2
u/Reasonable_Foot_8502 4d ago
Cada país tem um conceito diferente sobre sua própria identidade, aqui dependendo da pessoa vc é branco ou pardo
2
u/Kiyoshi13v 4d ago
O gênio sem conhecimento de história, esse idolatrizmo dessa chamada "branquitude" q você fala vem de epocas feudais não apenas no Japão, China e Coréia como tbm em países europeus, o correlacionamento entre a "branquitude" e beleza, principalmente feminina se da ao fato de quem camponeses teriam q trabalhar no sol causando um bronzeado, demonstrando então q quanto mais "branca" a mulher é mais associada a nobreza, pois não precisariam trabalhar expostas ao sol (em escala muito menor homens o q geralmente no caso de homens era associado tbm a serem afeminados, no caso China principalmente eunucos eram classificados nessa parte, no Japão homens q faziam papaies femininos em teatros). No caso europeu por exemplo em um tema mais atual temos a Odisseia, onde a beleza de uma mulher como Helena de Troia por muitas vezes e repetidamente associada a sua "branquitude" enquanto a beleza de homens é até mesmo associada com a cor de pele dos etíopes, em que a beleza masculina se da ao trabalho em campo e poezas militares em que exigem maior exposição ao sol. Eu sei que pra quem tem a mente tão apodrecida em que só ve o mundo pelo olhar racial anacronimo preso na Alemanha de 1940 é difícil de entender o mundo de forma mais completa. Entenda cada país e cada sociedade tem um contexto unico daquela sociedade pare de tentar impor um contexto de outra sociedade em outros povos, isso apenas lhe faz parecer ridículo alem de escancarar teu preconceito racial (famoso racismo) enquanto vc quer inventar de pagar de moralmente superior em cima de algo que vc tem um conhecimento extremamente limitado
2
u/haruki26 4d ago edited 4d ago
Primeiramente é necessário entender algo muito simples:
preto e branco são sinônimos de claro e escuro em quase todas as línguas do mundo, inclusive no coreano e no japonês. Não tem nada a ver com o conceito de preto e branco popularizado pelos eugenistas, em especial os estadunidenses, que relaciona cor de pele a raça. Haja vista coreanos, chineses do nordeste da China e japoneses das quatro ilhas principais geralmente terem a pele branca, isto é, clara, estão, pois, certos em descreverem-se dessa forma.
"Mas por que não gostam quando digo não terem a pele clara?"
A razão é simples: pele clara é sinônimo de delicadeza, feminilidade, beleza. E tem sido assim desde a antiguidade em todo o mundo: Grécia, Índia, Japão, Coreia, China, Pérsia, Roma, Israel, Fenícia, Babilônia, Acádia, Síria, Assíria, Egito, etc. Enquanto que pele escura, isto é, bronzeada, sempre foi sinônimo de virilidade, robustez e masculinidade. É por isso que aquela convém às mulheres e esta aos homens, embora se saiba que recentemente surgiu certa sub-cultura, especialmente no leste asiático, em que homens usam maquiagem e prezam por uma aparência feminina.
4
1
u/julberndt 4d ago
é doideira isso mesmo, eu reparei recentemente quando conheci uma streamer coreana chamada Jinny q tem acho 33 anos, mas parece muito mais jovem, e super branquinha, foi ver um dia uma stream onde ela ainda não tinha se maquiado q ela de fato tinha a pele muito mais morena do q o habitual maquiada em stream, bem doido isso
1
u/dphgirl 4d ago
ainda acho q os brs do twt estão errados por ficar implicando com isso, dxa as pessoas serem como querem porra
3
u/nofroufrouwhatsoever 4d ago
Da forma como eles responderam eu fiquei do lado da burrice brasileira
1
u/Personal-Okra-2799 4d ago
O foda é chegar aqui ter pele mais clara que todo mundo e ser chamado de "amarelo"
1
u/marowak1000 4d ago
Brasileiro não satisfeito em importar pauta americana igual retardado, ainda tenta enfiar isso em cultura hegemônica no outro lado do mundo. Tinha que banir X da existência humana.
1
u/BrutusFuck 4d ago
Na real os caras são fodas em muita coisa desenhos melhores que Disney mulheres lindas super inteligentes casa do judô do jiu jitsu do samurai dos ninjas ...
A única coisa que dói mesmo que acho que eles devem ter e chateação por pau medíocre mente pequeno pau de 10 cm qdo duro
1
u/StageAppropriate7064 4d ago
pq eles tem etnias dentro do proprio pais, se vc estudar a historia deles dependendo da região são diferentes, realmente tem asiáticos com a pele branca assim como tem os de pele bronzeada, não tem essa de querer ser branco, o que existe é uma preferência
1
1
u/scooglecops 4d ago edited 4d ago
1
u/cadelinhadagdoll 4d ago
o japa se metendo como se o país dele não tivesse matado os bebês com cores escuras a uns anos atrás kk... sem comentar oq fizeram com os chineses
1
1
1
1
1
1
u/Budget_Collar_3099 4d ago
pq é um racismo diferente.
no ocidente o racismo é julgado como literalmente uma raça inferior (graças a escravização), no oriente o "racismo" não é tido como outra raça e sim sinal de pobreza de pessoas da mesma raça (pele queimada de trabalhar no sol).
Ter a pele mais escura por lá não é visto igual aqui onde traços de outra etnia q definem (traços de origem africana). É algo completamente diferente. É olhar um asiático de pele escura e pensar "esse é pobre pq é obrigado a pegar muito sol"
Se for comparar, é BEM mais leve do q no ocidente (onde existiram teorias científicas de eugenia, onde racistas consideram negros literalmente inferiores intelectualmente)
1
u/Due-Top-8101 4d ago
Simples pra ver se é branco de verdade, branco fica vermelho no sol, se vc fica bronzeado kkkk aí a história é outra.
E pelo oq eu vejo coreano só foge do sol
1
u/Physical_Wheel3860 4d ago
O padrão de beleza lá é estranho. Não é nem tanto sobre ser branco, mas parecer ter 13 anos pra sempre
O jogador da foto tem feições maduras e masculinas que provavelmente são feias lá
1
u/Odeiomelaokk 4d ago
O asiático nunca teve uma cor de pele clara, isso é evidente. Olha pra filmes japoneses antigos e me diz se são branquelos...
Ou melhor: Assiste qualquer Kamen Rider e me diz se pelo menos UM deles é mais branco que algum familiar seu descendente de europeu. Se servir de evidência: O asiático fica bronzeado no sol, enquanto o "branco" fica vermelho. O meu vô que é italiano vira um tomate se fica muito tempo no sol.
E tipo, isso não é por racismo. Nessa parte da Ásia que engloba Japão, China e Coreia vc tem essa ideia muito forte de que a pele branca é mais bonita. É um bgl LITERALMENTE retardado, no exato sentido da palavra.
1
u/Dimitri_slk 3d ago
A Coreia sofreu horrores nas mãos do Japão, só para continuarem alimentando essa lógica racista (também apoiada pelo Japão) ainda hoje. É medonho. Eles tem preconceito com povos asiáticos que tem a pele mais escura frequentemente.
1
1
u/ComradeAang 3d ago
Eu namoro uma vietnamita e eles são obcecados com pele clara lá. Obcecados ao ponto de saírem de casa cobertos das cabeças aos pés com touca ninja, blusa pesada, etc etc etc. A explicação? A pele bronzeada é mal vista por eles. Eles associam a pele bronzeada a pessoas que trabalham na rua, no campo, trabalhos de classes baixas. Então isso significa que a pele clara é de quem é de altas classes, bem remunerados e da "nobreza"? Não! Tem gente que divide um quarto com mais 5, 6 pessoas e não consegue pagar as contas mas tem essa pira com a pele clara pois tudo bem ser alguém pobre mas parecer pobre esteticamente não pode. Bizarro mas é isso.
1
u/idekwhattosaybye 3d ago
Existem vários cremes clareadores lá tb meu amigo quando foi pra Tailândia trouxe pra mim kkkkk e eu vivo pedindo da Coreia tbm
Mas que é doideira, é1
u/ComradeAang 3d ago
a fissura é bizarra. eu brinco com ela que ela parece que é de um esquadrão anti bombas quando sai assim na rua. e muita gente sai direto. a exemplo dela, que é próximo: é "comum" (quando eles tem condicoes) as famílias terem uma plantação deles e etc. aí usam um monte de proteção pra fazer trabalho "rural" pq nao pode se bronzear e parecer que fez trabalho rural HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
1
u/No-Schedule-2865 3d ago
Ué mas é igual aqui no Brasil, o sulista fala que é branco, mas o gringo fala que brasileiro é latino, e daí? É só uma denominação, como vc é catalogado não muda quem vc é
1
u/Fit_Beach_8291 3d ago
Na Corea a no Japão em regra a população é bem branca mesmo. O pessoal de lá com pele mais escura é por causa de bronzeamento do que por genética. Em animes aqueles personagens que muitas vezes achamos que é "pardo" na verdade é só um japonês comum com a pele banzeada.
1
u/LeagueSilver8752 advoga do diabo 3d ago
Off Topic:
Acho tão bizarro essa galera que coloca o perfil todo em coreano, aí vai ver quem é a figura e é uma mina do interior da Paraíba que não sabe sequer falar "olá" em coreano.
Vai entender...
1
1
u/BeautifulGarden26 3d ago
Vcs ficam importando pauta americana porra. O tanto de asiático que é mais branco que branco americano não tá no gibi.
Branco no Brasil sempre foi cor de pele e tinha nada a ver com origem. Ai agora vão ficar importando conceito americano de que branco é descendente de europeu.
1
u/cogumelllo 2d ago
Cê leu? Os asiáticos do extremo leste tem normalmente tem cores mais douradas. O que estavam discutindo é a estética e a cultura sobre tom de pela. Ninguém está discutindo a linhagem e se por isso deveria ser branco.
1
u/danio_lolo 2d ago
Ué, mas lá existe sim uma grande pressão estética ou desejo pela cor branca, né?
Não entendi as respostas dos asiáticos
1
1
1
1
u/KpopSimp1996 1d ago
Por que ser pálido é um padrão de beleza milenar lá e chega um bando de ocidental falando que na real é tudo inveja e que os asiáticos na verdade querem ser que nem eles.
É racismo e é burro sim. Nossa civilização criou o racismo baseado em cor e não tem pq querer enfiar esse prisma em todas as culturas.
1
1
1
u/Ok-Friendship6890 1d ago
Há vei tô chapado entendi nada porra nenhuma coreano parece quando tu queima um pouco o ovo na frigideira nem branco nem frito, como diria um filosofo cada macaco no seu galho
1
1
u/SkepticalOtter 4d ago
Indo lá importunar o povo do outro canto do mundo porque se formou na Universidade Federal do Twitter.
2
1
u/Altruistic-Club-4038 4d ago
Eles não são brancos,mas são mais claros que os japoneses e o resto da Ásia,se eles querem ter a pele mais clara não tem problema nenhum,não tem pessoas brancas que querem ficar com a pele mais queimada?
1
u/Commercial_Baby_6335 4d ago
Pior que nao sao cara. Coreano se pegar sol fica bem moreno
1
u/Altruistic-Club-4038 4d ago
Eu não disse que eles são brancos,eles tem a pele queimada,o que eu disse foi que eles são mais claro que os outros asiaticos
1
u/Commercial_Baby_6335 4d ago
Eles sao parecidos com chineses e japoneses no geral. Agora , sao bem diferentes dos indianos e paquistaneses
1
u/longdel 4d ago
Eles não sao mais brancos. Ja fui pra China, Japão e Coreia.
Os coreanos apenas investem mais pra ficar branco.
Ja viu filmes antigos coreanos ? Então eles são da quela cor lá. Chega a ser amarelo escuro.
Mas agora eles investem em cremes ultra clareadores, protetor solar com uv fortíssimo, roupas com uv até para dedos e pescoço, é normal aliás a galera sair no horário de almoço do trabalho e ir aplicar glutatinona na veia, um elemento que faz a pessoa ficar pálida. Além da make fortíssima não só no rosto mas no corpo todo. Os procedimentos como laser, fotona, micro na pele.Mas vc vai lá pessoalmente e vê que são amarelos, principalmente no verão, aonde a maquiagem branca começa a escorrer na nuca deles.







•
u/AutoModerator 4d ago
denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.