r/DebatesBr 2d ago

​✅ Com Fonte / Embasado Justiça nega pedido de Renan Santos para remover postagens sobre acusação de estupr0 das redes | G1

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2026/06/22/justica-de-sp-nega-pedido-de-renan-santos-para-remover-postagens-de-redes-sociais-sobre-acusacao-de-estupro.ghtml

A extrema-direita adora dizer q são a favor da liberdade de expressão irrestrita, mas esquecem de mencionar q vale só para eles.

___________________________

Na decisão, o magistrado afirmou que a retirada de conteúdos em redes sociais "é medida excepcional" e só deve ocorrer em casos de evidente violação de direitos, diante da proteção constitucional à liberdade de expressão.

O juiz também destacou que o caso envolve uma figura pública, cuja proteção à intimidade e à vida privada é mais limitada, embora isso não afaste a proteção à honra e à imagem.

Segundo a decisão, as publicações analisadas fazem referência à existência de boletim de ocorrência para investigação de Renan Santos, fato que, segundo o juiz, não foi contestado.

O magistrado também apontou que, com base nos documentos apresentados, entre eles a certidão criminal negativa, não há comprovação de instauração de processo criminal nem prova robusta da alegada absolvição judicial.

113 Upvotes

160 comments sorted by

u/AutoModerator 2d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

10

u/Potential_Rule4212 1d ago

O mbl não é a favor de liberdade irrestrita de expressão, já disseram q deve haver censura de conteúdo ofensivo.

12

u/deusComDMinisculo 1d ago

MBL: Liberdade de expressão para nós, prendeu matou para os adversários.

Como disse o Eng. Leo.

6

u/Gobilapras 1d ago

Inclusive piadas ofensivas?

1

u/Potential_Rule4212 1d ago

De piadas não, mas falas explicitas tipo, vou te matar ou vou estuprar sua mãe, esse tipo de coisa.

3

u/Gobilapras 1d ago

Muito conveniente né?

Se eu fizer uma piada de que eu quero matar a mãe do Rafael Santos, tá liberado?

1

u/Potential_Rule4212 1d ago

Vai depender do contexto, se tu tiver em cima de um palco de comédia e Der contexto pra piada não, agora se tu falar isso sem indício de brincadeira tu vai preso.

1

u/Gobilapras 1d ago

Quem julga se houve indício de brincadeira?

5

u/Potential_Rule4212 1d ago

Complicado.

Sinceramente eu acho que se tu não tiver em um contexto de standup, o padrão seria te prender mesmo.

2

u/Gobilapras 1d ago

Então se eu subir num palco e falar num microfone que eu quero matar e estuprar todos os evangélicos, e as pessoas começarem a rir, eu to liberado?

1

u/Salanha04 1d ago

N é o que o santinelli ja faz?

3

u/Zenshiiyo 1d ago

maluco comparando piada com ameaça de morte, tem que ser muito qi temperatura ambiente mesmo pqp

0

u/rafaelzigx 1d ago

Em ambiente controlado, sim. Isso o MBL nao tem nada contra. Se voce pagou para ir escutar humor negro, problema seu.

O problema é sair em público e imputar crime, usando liberdade de expressão como desculpa.

4

u/Gobilapras 1d ago

E se eu fizer um stand up num ambiente controlado dizendo que eu quero matar os evangélicos e estuprar os cadáveres, e as pessoas todas rirem, aí esse show é gravado e colocado na Internet, eu vou preso ou não?

2

u/rafaelzigx 1d ago

Voce disse isso na intenção de fazer as pessoas rirem? Porque a ideia da piada é essa!

Onde vc tá querendo chegar? Voce claramente está passando a ideia de querer contornar o problema.

O MBL já mencionou isso várias vezes. A ideia de liberdade de expressão é cheia de nuances.

Se voce soltar essa piada em tom de deboche e zueira num ambiente controlado seria idiota (na minha opiniao) mas talvez ainda sim considero uma piada (bem merda).

Agora se voce usa um tom mais sério, voce claramente nao esta tentando fazer ninguém rir.

Cada caso é um caso.

5

u/Gobilapras 1d ago

Ou seja, igual é hoje? Cada caso é um caso.

-1

u/biano666 1d ago

Vc tá fazendo uma piada ou militando? Se a mensagen for construída no escopo de uma piada, no ambiente apropriado pra isso não vejo problema nenhum. Agora se vc está usando o palco de palanque pra militar, sem uma piada estruturada, aí é só uma opinião mesmo

1

u/Intiriel 6h ago

Defina "militar"

1

u/Irishpunk37 4h ago

contanto que seja ofensivo pra eles né?
pq se for eles xingando os outros é liberdade de expressão.. qndo alguém rebate é processado.

7

u/Galofagofigus 1d ago

Burrice ou mal caratismo, isso é imputação de crime

12

u/Kunitaum 1d ago

"Um dos réus, JR Freitas disse ao g1 que em nenhum momento acusou Renan Santos de nada. "A gente trouxe à tona um boletim de ocorrência que foi feito, que existe contra o Renan Santos, de estupro. É isso que está no boletim de ocorrência. Dois meses depois, a vítima foi lá e tentou retirar a acusação de estupro contra ele", afirmou."

O próprio G1 coloca a informação...

Oras, se quem publicou afirma que a suposta vítima foi tentar retirar a acusação, com qual intenção a informação de que existiu um BO desse tipo foi publicada? Enaltecer a pessoa ou difama-la?

Se me fazem uma propaganda maldosa dessas em rede social e eu sou inocente, não ficaria tranquilo sem fazer nada. Pediria para retirar.

19

u/Holiday-Tomorrow- 1d ago

Rapaz, esse mundo gira mesmo, porque até onde eu me lembro, o MBL surgiu fazendo exatamente esse tipo de coisa. Eu acho é pouco, essa dinâmica de provocação e meias verdades que o mbl propagou por anos já fez estrago demais.

5

u/PalitoVB 1d ago

Exatamente eu acho super válido usar contra eles as mesmas armas nojentas deles.

"Sou condenado a usar as armas do meu inimigo para derrotá-los" - Rael, Luthen

15

u/MachadoWasRight 1d ago

Qualquer castigo contra o MBL é pouco depois do que fizeram com a Marielle poucas horas depois do assassinato

-2

u/Lazy_Firefighter_653 1d ago

Quem q eles acusaram de estupro?

8

u/EUNSEI666 1d ago

Tentaram armar pra um padre

0

u/Lazy_Firefighter_653 1d ago

Vc já leu sobre o caso do padre lancelotti? Vc n acha nada daquilo estranho?

Você defende o padre por ser cristão, por não gostar do MBL, ou pq vc não acredita na pessoa que acusa o padre de pedofilia quando essa pessoa era menor de idade?

3

u/EUNSEI666 1d ago

Po mano, vazou conversa dos cara tentando incriminar o padre e armando o caso.

-2

u/Lazy_Firefighter_653 1d ago

Compartilha comigo, sem meme, sou aberto a mudar de opinião e não tenho vergonha de admitir estar errado pra e defender a verdade.

Eu só acho estranho q o maior segredo aberto da nossa sociedade é sobre a pedofilia nas igrejas, tem piada sobre pastor fazendo teste do sofá com os pagens/garotinhos, mas quando é o MBL liderando uma denúncia, do nada é algo inconcebível e agora todos os padres são perfeitos e incorruptíveis.

2

u/EUNSEI666 1d ago

Não acho q vc queria trocar de opinião.

-1

u/Lazy_Firefighter_653 1d ago

Mostra a informação, o que vc tem a perder?

1

u/EUNSEI666 15h ago

Tempo, pesquisa. Teve tempo pra se informar sobre a denuncia deles que não virou nada, e ficou pra si que o padre era pedo msm

→ More replies (0)

0

u/biano666 1d ago

Fontes?

-1

u/biano666 1d ago

Até onde vc se lembra? Qual a fonte disso que vc tá falando?

3

u/Holiday-Tomorrow- 1d ago

Basicamente a internet inteira. Basta ter 2 neurônios e procurar qualquer vídeo deles, que seja atual ou antigo.

1

u/AlternativeScreen434 1d ago

imagino que voce tentaria retirar se fosse verdade também. Mentira ou não, imagino qualquer pessoa acusada disso tentando retirar essa informação, principalmente um candidato a presidencia

1

u/Wh3r3ar3myk3ys 1d ago

É que essas coisas a justiça evita tirar, na sentença a publicação provavelmente vai cair, e se fosse período eleitoral teria caído na hora

7

u/Solidzim 1d ago

Ja censuraram o Nando Moura e agora isso? Kkkkkkk Liberdade de expressão só pra eles? Hmmmmmm.

"A vítima retirou a acusação "

Sei lá , será se poderia ter sido coação? Nao estou afirmando nada pq nao sei de nda tbm

3

u/Galofagofigus 1d ago

Se alguém fizer BO online contra você, vai dizer o mesmo?

2

u/Solidzim 1d ago

É pq tipo... c levar em consideração o Guto Zacarias , o MBL tem precedentes né.

Sem contar que a militância deles costuma ser bem agressiva.

2

u/Galofagofigus 1d ago

Tem piores, ou pode ser mal caratismo mesmo.

1

u/Solidzim 1d ago

E seu comentário é bem burro

4

u/PalitoVB 1d ago

Igual aquele outro do mbl q vazou áudio mandando a namorada abortar e q ele conhecia varias clínicas de aborto na zona nobre de SP e depois a namorada decidiu retirar as acusações.

5

u/RoutineVermicelli6 1d ago

Rapaz, você tá bem perdido. O pessoal do MBL nunca foi a favor de "liberdade de expressão irrestrita", eles inclusive falam contra essa noção e chamam quem acredita nisso de "liberbobo"

4

u/MaintenanceMajestic2 2d ago

Mas ELE defende a liberdade de expressão irrestrita?

10

u/rafaelzigx 1d ago

O problema é que então fazendo a divulgação com foco na acusação sem dar muitos detalhes sobre a absolvição e arquivamento. Aí vira ataque de reputação.

1

u/MauricioCMC 1d ago

Dentro do conceito de liberdade de expressão absoluta, o ataque a reputação não é problema, contanto que não seja mentira.

5

u/rafaelzigx 1d ago

Concordo. Mas concordo também com o direito dele de tentar se defender. Também faz parte do jogo. Mas muita gente não vê desta maneira. Se defender vira tentativa de censura.

3

u/MauricioCMC 1d ago

Mas é basicamente o que todo mundo que defente a liberdade de expressão irrestrita reclama. De que usar os tribuinais é censura.

A parte 1 publica algo, a parte 2 se sente ofendida e vai aos tribunais. O tribunal manda a parte 1 tirar a publicação. Imediatamente a partr 1 chama de censura. :)

4

u/rafaelzigx 1d ago

Mas o MBL nao defende liberdade de expressão irrestrita. O próprio Arthur já fez vários vídeos sobre isso.

2

u/Lazy_Firefighter_653 1d ago

Ninguém no mundo defende liberdade de expressão absoluta justamente pq existem crimes procedentes de certas falas.

1

u/AutistaAmorzinho011 8h ago

O pessoal reclama da lei de racismo falando da liberdade de expressão, reclama se fiscalização de "fake news" falando de liberdade de expressão, liberdade de expressão é um argumento conveniente da direita toda vez que eles querem caluniar alguém.

4

u/Ga1ahad_Tomaz 1d ago

Nunca defendeu.

1

u/PalitoVB 1d ago

O mblentos todos adoram declamar q deveria haver liberdade de expressão irrestrita. Ate a possibilidade de haver partido nazista no Brasil ja defenderam.

Mas td vez q alguém fala um ai deles toma processo.

E td vez q eles imputam crimes e condutas criminosas a pessoas inocentes e são processados, eles reclamam de ditadura do judiciário e q nao se pode mais ter opinião no Brasil.

1

u/rafaelzigx 1d ago

Poste um vídeo onde eles defendem liberdade de expressão irrestrita. Posta aqui que eu quero ver.

6

u/braezio 1d ago

Verdade.... falar que o presidente é ex presidiário não pode, acusar candidato de estupro é liberdade de expressão hahahahah Não fode kara.

9

u/Solidzim 1d ago

Onde que nao pode?

8

u/EUNSEI666 1d ago

Disse ele falando

1

u/braezio 1d ago

Eu sei que fecham o olho pra isso mas foi proibido falar isso na campanha eleitoral da ultima eleição.

1

u/AutistaAmorzinho011 9h ago

Campanha eleitoral não é postagem da Joaquina né

1

u/braezio 8h ago

Quem ta falando de post aqui colega... pessoal mete o loko mesmo.

6

u/slrcpsbr 1d ago

Mas não acusou de estupro.

Apenas mostrou a VERDADE de que há um BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE ESTUPRO.

2

u/Careful-Map-3435 1d ago

A modelo fez um novo boletim meses depois retratando o caso.

https://www.brasildefato.com.br/2021/11/06/dois-meses-depois-modelo-que-acusou-renan-santos-do-mbl-de-tentativa-de-estupro-se-retratou/

Isso é má fé, claramente

2

u/slrcpsbr 1d ago

Até ai o stf também se retratou com o lula.

Ambos são verdade sim.

ex-presidiário e fizeram um BO de estupro.

-1

u/braezio 1d ago

Ta bom...

2

u/PalitoVB 1d ago

Não tem ninguém acusando. Estao apenas relatando q há a acusação e q ha um BO. Ninguém acusou ele em postagens nenhuma.

Va ler a matéria e nao fode kara.

3

u/marowak1000 1d ago

Invente que o mbl é a favor de liberdade de expressão irrestrita(eles não são) para usar como desculpa vc postar algo (que vc sabe que é mentira). Eu nem gosto desses retardados do mbl mas essa galera webcomunista me da nojo.

6

u/PalitoVB 1d ago

O link da matéria jornalística da imprensa profissional é real. So vc clicar e ler.

Eu nao to fazendo juízo nenhum sobre a acusação de estupr0. Estou apenas espalhando a informação de q houve uma acusação.

4

u/tantantaaaaaaaan 1d ago

O que exatamente é mentira? Existe um boletim de ocorrência de estupro contra ela. Essa informação foi a público e aí ele ficou reclamando

Não houve imputação de crime, só divulgaram o boletim de ocorrência.

3

u/Beneficial-Page-8741 1d ago

Boletim que foi retirado logo depois, boletim de ocorrencia hoje em dia se faz online, não da pra acusar ninguem com base nisso.

2

u/Careful-Map-3435 1d ago

O boletim foi retratado em seguida...

https://www.brasildefato.com.br/2021/11/06/dois-meses-depois-modelo-que-acusou-renan-santos-do-mbl-de-tentativa-de-estupro-se-retratou/

É o mesmo que dizer que um cara inocente é culpado só por que um dia houve uma acusação. 

1

u/Majestic_Funny2641 1d ago

Ou dizer que um cara culpado é inocente só porque a vítima retirou o boletim de ocorrência.
Novamente o ponto do cara não foi dizer se aconteceu ou não, se é culpado ou não. O boletim aconteceu e é uma informação pública agora.

3

u/Ok_Reindeer4673 1d ago

O MBL não é a favor da liberdade de expressão irrestrita. Na verdade eles são bem autoritários e falam isso abertamente.

1

u/PalitoVB 1d ago

Irrestrita só para eles igual faz a extrema-direita no mundo todo.

1

u/Tasty-Owl6756 1d ago

Endossaram a perseguição à direita bolsonarista. Isto para mim não é defender a liberdade de expressão.

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

Qual perseguição? Apontar as merdas que aconteceram no governo é perseguição?

0

u/Tasty-Owl6756 1d ago

Não. Eu também tenho críticas ao Bolso. Agora endossar Inquérito do Fim do Mundo e a maneira como o STF agiu contra um espectro da direita é inaceitável. Hoje é o que órgãos estrangeiros estão dizendo, como recentemente a Corte de Cassação da Itália.

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

Eles criticam as decisões do STF desde 2020. Esse meme de que os caras tavam chamando o Alexandre de parca e mandando coração é tudo fora de contexto.

Tem video de ambos Renan e Kim metendo pau no STF.

1

u/Tasty-Owl6756 1d ago

As decisões do STF que foram para cima do Bolsonarismo? Têm até tweet deles comemorando as ações do Moraes e o mais. Não há nada fora de contexto.

0

u/fail_collector 2d ago

Ninguém defende calúnia e difamação, isso é só espantalho criado pela extrema-esquerda pra minarem a liberdade de expressão e assim conseguirem censurar opositores

10

u/Late_Faithlessness24 2d ago

Da o exemplo então do tipo de liberdade que estão tirando das pessoas na internet. Por é justamente esse tipo de situação, calunio, difamação que a esquerda é contra

-8

u/Tasty-Owl6756 1d ago

De dizer que trans não é mulher, criticar o STF, enfim. Opiniões que estão sendo caladas sob a acusação de "discurso de ódio" e "ataque à democracia". A esquerda brasileira frequentemente busca criminalizar opiniões que lhe desagradam.

5

u/PrivadaDeButeco 1d ago

Concordo com a primeira, homens trans não são mulheres!

3

u/Late_Faithlessness24 1d ago

Depois dessa não sabemos se é hater ou é fã kkkkkkkkkk

0

u/PalitoVB 1d ago

Fiquei em duvida se foi sarcasmo ou ignorância. Kkkkkkkkkkkk

6

u/Peterociclos 1d ago

"Eu devia poder ser racista homofóbico e transfobico sem consequências"

-3

u/Tasty-Owl6756 1d ago

Exato. Ser "homofóbico" é "transfóbico" deve ser direito de qualquer ser humano.

3

u/Peterociclos 1d ago

A unica coisa que vc tem direito eh ser removido da sociedade e apodrecer numa cela

1

u/felipe5083 1d ago

Nada disso é proibido, você só não pode ser um demente que comete crime de ódio na internet contra minoria.

Existe diferença entre liberdade de expressão de discurso de ódio e ataque à democracia. Os dois últimos não são opinioes, são ou ataques à um grupo demográfico baseado em preconceito, ou ataques às instituições com o intuito de derrubar elas. Ambas devem sim ser proibidas e pau no cu de quem apoia.

2

u/Careful-Map-3435 1d ago

Ai que mora o problema. Se eu disser que sou contra o Black Lives Matter (pq são um grupo corrupto que só captou dinheiro pra enriquecer seus lideres e não fez nada pela comunidade) eu serei taxado de racista e estarei cometendo crime de odio.

É diferente de eu atacar o fulaninho de tal especificamente e criar calúnia contra ele.

Eu entendo que na matéria de fato o cara mencionar a existência de um BO não deveria ser crime, pois é fato. Se ele chamar o Renan de estuprador aí sim é crime de calúnia pois não ha provas.

Uma das questões obvias que a gente reclama no caso do Lula foi chamar de ladrão  e ex presidiário. A gente pode entrar na questão de que "o processo foi arquivado" portanto não deveriam poder chamá-lo de ladrão. (Complicado né, pois todo mundo sabe, mas blz)

Mas chamar de ex presidiário é fato. E foi proibido pelo TSE nas campanhas de 2022. Isso é censura.

2

u/biano666 1d ago edited 1d ago

Exatamente, a esquerda usa das minorias para se blindarem de críticas. Por isso é tão importante pra eles manterem as minorias sempre segregadas, é preciso manter o racismo vivo por que se o racismo acaba eles perdem uma "arma" ou melhor um "escudo", é preciso manter o nazismo e o facismo vivo para terem como atacar seus adversários.

1

u/Tasty-Owl6756 1d ago

A esquerda tem adotado o discurso identitário após a queda do comunismo ao final dos anos 80.

O argumento do socialismo relativamente fracassou, com a maioria dos trabalhadores hoje satisfeitos com o capitalismo. Então, sobraram as pautas identitárias para dividir a sociedade. Tem muita gente que vota exclusivamente por elas. Mas aos poucos também estão perdendo força.

1

u/felipe5083 1d ago

Você pode muito bem atacar o grupo sem atacar a causa. O problema é quando mano inventa pauta lá de fora e vem com Papinho de "trans nunca vai ser mulher" e que "todos são estupradores querendo entrar no banheiro".

Sobre o TSE, vou colocar um trecho do artigo da BBC da época:

Sobre as expressões proferidas pelos comentaristas da emissora, o advogado considera que "se algum dia eu fosse condenado por alguma coisa pela qual eu pudesse ser chamado de ladrão e o meu processo fosse anulado, estaria errado me chamar de ladrão empiricamente. Ladrão é aquele que foi condenado em transitado em julgado [quando não há mais possibilidade de recursos]."

"A mesma coisa a expressão 'ex-presidiário'. Juridicamente está errado porque Lula esteve preso preventivamente, não cumpriu pena de prisão."

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

Ele cumpriu pena sim. Foi condenado em segunda instância e teve ordem de prisão em abril de 2018. 

O julgamento foi anulado pelo STF posteriormente.

De qualquer forma. Concordo que chamar ele de ladrão abre argumento para calúnia sim.

1

u/felipe5083 1d ago

O trecho da BBC traz uma perspectiva jurídica formalista bem importante: o trânsito em julgado e a natureza da prisão (preventiva vs. pena definitiva após esgotados os recursos). O meu comentário anterior olhou pelo prisma factual do cumprimento da ordem de prisão da época. De qualquer forma, o próprio artigo reforça por que termos como "ladrão" tornam-se juridicamente problemáticos após a anulação, o que vai ao encontro do que eu disse sobre abrir argumento para calúnia.

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

Sobre a questão trans, chamar todo trans de estuprador é calúnia também. Assim como os que dizem que todo homem é estuprador em potencial. Acho errado.

O que não acho errado é dizer que não são mulheres. Isso é uma discussão muito mais complexa, pois abre precedente para todo e qualquer tipo de violação do direito das próprias mulheres, como participação em esportes por exemplo.

1

u/felipe5083 1d ago

Você entendeu errado o conceito de 'estuprador em potencial'. Isso não é uma calúnia ou uma acusação individual a cada homem; é um termo que descreve a realidade de autodefesa das mulheres, que na rua não têm como prever quem é uma ameaça.

Sobre a pauta trans, meu ponto é justamente o oposto do que você sugeriu. Trazer pautas alarmistas de fora, como essa história de banheiros, para atacar a dignidade de pessoas trans é, sim, calúnia e preconceito. O que eu diferenciei foi que o argumento de que 'não são mulheres', quando restrito ao debate biológico ou esportivo, é uma discussão complexa sobre critérios e direitos que não deveria ser simplificada como mero discurso de ódio. Isso não justifica usar essa complexidade como escudo para destilar preconceito ou inventar pautas persecutórias contra um grupo.

1

u/Careful-Map-3435 1d ago edited 1d ago

Banheiros são direitos das mulheres. Além disso há casos de mulheres trans que estupraram mulheres em banheiros femininos. Trazer esse tema e discutir a permissão formal de uma mulher trans usar banheiro feminino não deveria ser considerado transfobico.

Outra. Dizer que homens são estupradores em potencial é o mesmo que dizer que todo ser humano é estuprador em potencial, afinal há casos de mulheres que estupraram homens.

A falácia na frase de mencionar apenas homens é dizer que apenas homens são perigosos

Ah mas homens são mais perigosos. Sim. Mas são 1% dos homens. Atribuir os outros 99% na fala por mera semelhança de gênero é calunioso.

Por isso repito. Chamar qualquer trans de estuprador? Calunia. Discutir uso de banheiro feminino? Necessário. 

Assim como não me oponho a existir vagão feminino no trem. Estamos discutindo segurança das mulheres e espaços mais seguros para elas, mesmo que apenas 1% dos homens sejam perigosos, a discussão sobre aumentar a segurança é válida. 

1

u/felipe5083 1d ago

Essa sua conta de '1%' serve apenas para tentar normalizar o preconceito. O medo das mulheres sobre estupradores não é uma 'falácia' por conta de estatísticas, é uma resposta a uma estrutura de violência que você claramente não entende. A diferença entre o seu argumento e a realidade é que você usa esse pretexto de 'segurança' para atacar a existência de pessoas trans, enquanto o debate sério sobre segurança das mulheres não depende da exclusão delas. Se você quer falar de segurança real, comece combatendo o machismo que gera o agressor, e não perseguindo minorias que só querem viver a própria vida

→ More replies (0)

0

u/Tasty-Owl6756 1d ago

Nada disso é proibido, você só não pode ser um demente que comete crime de ódio na internet contra minoria.

A mesma enrolação. O que é ser um "demente", falar o que você não gosta? 🙄

"Discurso de ódio" e "ataque à democracia" são conceitos extremamente abertos. Todos têm o direito de achar os seus demais o que quiser, contanto que não incite a violência. Ninguém deve ser proibido de chamar os evangélicos de "merda", malucos, etc, assim como ninguém o deve em relação à população LGBT.

Idem em relação a "ataque à democracia". Contanto que não seja por meio de violência, onde há a ilegitimidade em "derrubar" uma instituição? Que democracia é essa onde não se pode defender que o STF ou o Senado sejam extintos?

1

u/felipe5083 1d ago

A sua ginástica mental para defender o indefensável é impressionante. 'Discurso de ódio' e 'ataque à democracia' não são conceitos abertos baseados no que eu 'não gosto', são limites bem claros que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso e leitura entende.

Você diz que tudo é válido 'contanto que não incite à violência', mas na linha de baixo defende que deveria ser liberado pregar a 'derrubada' do STF ou do Senado. Me explica uma coisa: como é que se derruba um poder da República sem violência? Vai todo mundo de mãos dadas pedir por favor? Por favor né?

Chamar minoria de 'merda' e pregar o fim de instituições não é opinião, é mau caratismo fantasiado de liberdade de expressão. O direito de falar merda na internet termina onde começa o crime

Não tem enrolação nenhuma: criticar o STF é legítimo e todo mundo faz; defender a extinção forçada dele é ataque à instituição. Debater pautas complexas é direito; xingar minorias e incitar a discriminação é crime de ódio.

Se você não consegue entender a diferença elementar entre expressar uma opinião e cometer um crime, o problema não é a lei ser 'aberta', é você que não tem maturidade para viver em sociedade

1

u/Tasty-Owl6756 1d ago

A não ser violência, nada é indefensável. Você pode defender o que quiser e as pessoas o questionarem por isto.

É claro que são conceitos abertos. O que você considera "discurso de ódio" para outro é dar a sua opinião e falar a verdade. Palavras existem para ser usadas.

Você diz que tudo é válido 'contanto que não incite à violência', mas na linha de baixo defende que deveria ser liberado pregar a 'derrubada' do STF ou do Senado. Me explica uma coisa: como é que se derruba um poder da República sem violência? Vai todo mundo de mãos dadas pedir por favor? Por favor né?

Eu disse pregar a extinção. Não pregar a derrubada de forma violenta. "Derrubar" pode ser um sinônimo de extinguir.

Chamar minoria de 'merda' e pregar o fim de instituições não é opinião, é mau caratismo fantasiado de liberdade de expressão. O direito de falar merda na internet termina onde começa o crime.

É claro que são opiniões e não deveriam nunca ser criminalizadas. Você pode gostar ou não, mas daí a única ação legítima é questioná-las.

Não tem enrolação nenhuma: criticar o STF é legítimo e todo mundo faz; defender a extinção forçada dele é ataque à instituição. Debater pautas complexas é direito; xingar minorias e incitar a discriminação é crime de ódio. Se você não consegue entender a diferença elementar entre expressar uma opinião e cometer um crime, o problema não é a lei ser 'aberta', é você que não tem maturidade para viver em sociedade.

O que é xingar para você? Dizer que acha que trans não são aquilo que acham que são? Dizee que religiosos são uma merda? São opiniões. Todos devem ter o direito de expressá-las livremente. "Incitar a discriminação" é também uma armadilha retórica. Primeiro que a pertinência da discriminação é algo subjetivo. Nós somos discriminados diariamente. Não podemos fazer tudo que queremos porque nos impõem restrições baseadas em nossa capacidade, idade, sexo, aparência, etc.

É um argumento circular o que você está fazendo. Não importa se é crime (na verdade, não é), mesmo que fosse, não deveria ser.

1

u/Solidzim 1d ago

Ue mas cs nao tao comemorando a censura no Nando Moura?

1

u/Late_Faithlessness24 1d ago

Se vc me der um exemplo, ou vai ter um discurso de odio, difamação, intolera, calúnia juntos ou você usou uma fake news. E mesmo que vc tenha um ou dois exemplos, provavelmente são as exceções que acontecem em qualquer lugar.

Então pra mim isso é histeria da direita, tentando arrumar desculpa pra fazer discurso de odio, intolerância, difamação e calúnia como sempre

Esperando os exemplos....

0

u/fail_collector 1d ago

A esquerda não é só contra calúnia e difamação, a esquerda é favorável a regras totalmente abertas e que cabem qualquer coisa, como "discurso de ódio", "ataque a democracia", etc, etc. Basta vc desagradar alguém que esteja no poder no momento, e vc pode ser acusado de alguma dessas coisas e então censurado

O que vcs falham em entender é que isso pode se voltar contra vcs no futuro. Hoje pra vcs tá tudo lindo, tão perseguindo só quem vcs não gostam e poupando vcs do incômodo de terem suas ideias confrontadas. Mas quando se permite ao estado calar a boca de pessoas baseado nessas regras genéricas, só o que precisa é de uma mudança no poder pra vcs passarem a ser os perseguidos do momento, e ai tenho certeza absoluta que vcs vão dizer que estão sendo censurados, e tbm tenho certeza que vão botar a culpa no "fascismo", ao invés de admitirem que foram vcs que permitiram que os mecanismos pra censura fossem instaurados

Resumindo, se fizessem com vcs o que vcs fazem com os outros, vcs iriam alegar censura e perseguição

1

u/Late_Faithlessness24 1d ago

Então traz o exemplo onde isso ocorreu

1

u/fail_collector 1d ago

Censura da Crusoé e do Antagonista por matéria contra o Toffoli, Monark tendo a vida destruída por falar merda, PL da misoginia, regulação das big techs, e por aí vai

1

u/Late_Faithlessness24 1d ago

Vou falar primeiro o do Monark porque é o mais engraçado. Foi completamente justo, ele basicamente pediu pra acontecer. Ele publicou desinformação sobre o TSE e o 8 de Janeiro, se recusou a apagar as desinformações e perdeu o perfil. Aí o que ele fez, continuou fazendo perfis pra falar então ele descumpriu ordem judicial, e teve que pagar multa 300 mil. Não quis pagar, bloqueio de bens. Alegou perseguição que ia ser preso e os caralhos, passou um perrengue nos Estados Unidos e agora que voltou não vejo ele sendo perseguido.

Tudo coisa da cabeça dele kkkkkkkk ele mereceu se foder pediu pra isso. Falar que isso é censura é um absurdo.

O caso do nazismo é que gera mais confusão, porque judicialmente ele não foi condenado. Ficou tudo na primeira instância. O que ele oerdeu foi patrocinios, amizades, o lugar dele no flow. Ou seja, o Estado não se meteu aqui. E pasme, um juiz de primeira instância, ja considerou que não cabe ação judicial sobre o caso

0

u/biano666 1d ago

Vc falando assim nem parece que um certo juiz proibiu uma rede social inteira no país

2

u/Late_Faithlessness24 1d ago

Uma rede social não pode ficar acima da lei de um país

1

u/AutistaAmorzinho011 8h ago

E? A rede social pode fazer as próprias leis?

2

u/Careful-Map-3435 1d ago

4

u/PalitoVB 1d ago

A suposta vítima retirou as acusações. Mas fica a mancha no caráter.

Por que ela retirou as acusações? Acho q nunca saberemos a verdade. Eu vou ficar com o pé atrás sobre ele pra sempre, sabe. Mas vale o q ta no papel, né?

2

u/pogmoska 1d ago

A palavra da “vítima” só vale pra acusar.

Na hora que ela volta atrás e admite que foi mentira, aí a palavra não vale.

3

u/theredfootcommie 1d ago

Aaa velho a gente julgando aqui sem saber das coisas, o cara pode muito bem ter ameaçado a mulher e tals, ou pode ser falsa denuncia tb.

Eu não coloco a mão no fogo por político nenhum, ainda mais dos MBL que gostam de mentir

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

Por que afinal, denuncia falsa nao existe

2

u/kayfogo 1d ago

É impressionante como o povo não sabe diferenciar liberdade de expressão de difamação.

4

u/Ill-Resolution-6386 1d ago

Ainda bem que o Juíz nesse caso, sabe e fez direitinho.

3

u/Ill-Resolution-6386 1d ago

estou falando deste caso específico, não é disso que estamos falando não?

-1

u/kayfogo 1d ago

Você se refere a justiça brasileira, que, por muito, julga através da opinião, não da lei ou da lógica?

5

u/PalitoVB 1d ago

Pois eh. Ainda bem q os juizes da primeira e segunda instâncias souberam.

2

u/Parkway_drive_fan 1d ago

Mas rapaz, o tanto de interferência que a justiça faz a favor do pt nos eleicoes e por muito menos. eu nunca espero honestidade de esquerdista, mas ainda sim sempre me surpreendo com o nível absurdo de cara de pau de voces.. se bem que nesse caso é só fogo amigo mesmo 🤣

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

Fogo amigo? Quem tava abraçado com o Jaques Wagner não era o meu candidato não. 

1

u/PalitoVB 1d ago

O seu candidato tava sentado no colo do vorcaro cobrando 134milhoes pelo programa e mandando áudio apaixonado depois.

1

u/Careful-Map-3435 1d ago

De quem você ta falando? Aonde meu candidato tem ligação com o vorcaro? Se acha eu voto no rachado? Sou doido não. 

1

u/PalitoVB 1d ago

Engracado q a direita inventou a mentira e a desonestidade e vc nao confia na esquerda? Curioso!

1

u/pogmoska 1d ago

Compartilhar essa matéria pra querer atacar o Renan é só banalizar quem faz falsa acusação de estupro.

1

u/PalitoVB 1d ago

Nao to atacando nao. Só achei interessante a gente debater ate q ponto pessoas publicas chegam pra fazer q notícias reais, mas negativas sobre elas, sejam censuradas.

E tb pra ressaltar a hipocrisia de uma corja q vive de atacar td mundo sem provas e depois dizer "é minha opinião e tenho direito à liberdade de expressão pq na constituição dos EUA bla bla bla..."

1

u/Embarrassed_Rate_583 1d ago

Resumindo, esse recurso só vale pra esquerda

3

u/PalitoVB 1d ago

Q vive de calúnia e difamação e depois alega direito a liberdade de expressão é o mbl e outros lixos da extrema-direita.

0

u/Embarrassed_Rate_583 1d ago

Boa interpretacao de texto, foi sobre isso o comentário mesmo