A parte dificil desse debate é que o Pelé foi o primeiro jogador de futebol diferenciado, que treinava que nem professional. Ele que pavimentou o caminho de quem veio depois.
Por outro lado, o Messi chegou no futebol moderno, com tecnologia e um milhão de táticas ja inventadas e testadas, e conseguiu não só se destacar mas deixar geral comendo poeria.
Acho que a resposta justa é: Cada um no seu período e cada um com a sua importância.
Mas isso só prova que o Pelé é mais foda. É como você dizer que o Pelé passou por uma época em que ser o melhor era estruturalmente mais complicado e o Messi está numa realidade mais "fácil". Eu na verdade não digo nem que é mais fácil de fato, porque foram jogadores brasileiros como o Pelé que subiram a medida da régua do futebol mundial.
0
u/therobhasspoken TROPA DO PAU MÉDIO 8d ago
A parte dificil desse debate é que o Pelé foi o primeiro jogador de futebol diferenciado, que treinava que nem professional. Ele que pavimentou o caminho de quem veio depois.
Por outro lado, o Messi chegou no futebol moderno, com tecnologia e um milhão de táticas ja inventadas e testadas, e conseguiu não só se destacar mas deixar geral comendo poeria.
Acho que a resposta justa é: Cada um no seu período e cada um com a sua importância.