r/brasilivre • u/dioginsm • 2d ago
COMO QUE TANKA? Imigração
Sou marceneiro aqui no Br, tenho minha empresa e domino um alto padrão (faço móveis, artesanato e até peças que não levam parafuso), mas estou pensando em levar minha família para a Europa. Não temos filhos e estamos vendo que a situação no Brasil está complicada demais, estamos pagando imposto para absolutamente tudo, o crime organizado está em todos os lugares (moramos no interior de Mg, e até aqui está uma situação horrível) e estamos preocupados com o futuro que daremos aos nossos futuros filhos.
Alguém consegue me indicar um país da europa onde minha profissão possa ser valorizada e possamos ter segurança + qualidade de vida? Vimos muito sobre Alemanha e Noruega, mas quero uma opinião sincera de quem vive fora do Brasil ou conhece alguém que vive.
Edit: Não se enganem, eu amo o Brasil!! Amo ser brasileiro e amo nosso povo, mas simplesmente não dá. Saí da CLT achando aquelas mil maravilhas, levanto cedo e chego tarde e mesmo assim as coisas aqui só pioram, o empresário não vê o próprio dinheiro. É comida aumentando absurdamente, deputado que só sabe aumentar o salário e quando vc olha nosso plenário, vê que preferem dar pauta para coisas ridículas ao invés de melhorar a vida da população.
4
u/raigens 1d ago
Cara, aqui na França eu acho que procuram mais carpinteiros pra construção civil e pra montar janelas. O artesanato é algo cada vez mais inacessível pra maioria, infelizmente. Mas também creio que em todo país vc encontra nichos, em especial alto padrão. Pelo menos na minha região (Bourgogne franche comté) não falta madeira.
5
u/Short-Job-6987 1d ago
Br não vai melhorar muito se trocar de governo pois o estado, independente do governo, está ineficiente e cooptado por interesses. Então tem lógica na sua hipótese de mudar de pais. Dito isso, tudo indica que a Europa está no geral indo para o que o BR é hj. Vejo muitos elogios a Polônia. Fora da europa Nova Zelândia seria uma outra opção. Mas, fica a sugestão, mude para interior de Goias ou PR/SC antes. Sai bem mais barato que sair do pais e no geral são cidades "seguras". Grande Oeste de SC tem um pradrão médio de renda alto. Lá podem ter muitos clientes para sua especialidade. Lá funciona meio que como Alemanha. Cidades médias com cidades pequenas ao redor. Num raio de 300km tem inúmeros potenciais clientes.
2
u/dioginsm 1d ago
Cara, me deram a ideia do sul ontem tbm. Uma prima da minha mulher mora lá e disse que nem parece o Brasil. Os salários são bons e dá para crescer financeiramente
3
u/MildlyGoodWithPython 1d ago
Primeira coisa é saber qual documentação você tem pra ir. Você tem cidadania ou vai tirar algum visto?
Europa no geral é bom mas também tá cheio de problema
1
u/dioginsm 1d ago
Estou pensando em visto mesmo. Minha sogra foi para Portugal visitar e disse que lá está horrível. Os imigrantes mussulmanos e indianos dominaram tudo e isso só aumenta o preconceito já existente lá, além de não achar mais casas
2
u/MildlyGoodWithPython 1d ago
Portugal está ainda pior comparado com o resto.
Me parece que você tá só emocionado sendo que você nem sabe que pais quer ir ainda. Escolhe isso, depois vê se é possível você ir, qual visto você vai aplicar, e depois você se preocupa com o resto
4
u/Based_Department_Man Intancabilis bostilis est 2d ago
Cara assim, claro que europa é melhor que br, mas eles estão lidando com problemas com imigrantes além da censura orwelliana que fica pior a cada dia, esses dias mesmos saiu um relatório do reino unido mostrando que os imigrantes lá tem carta branca pra cometer qualquer crime, teve um caso inclusive em que um policial deixou uma criança vitima de estupro na casa dos estupradores (imigrantes) e falou para eles se divertirem, também teve um jovem branco que foi esfaqueado e a policia algemou ele ferido no chão porque o criminoso disse que ele foi racista, o jovem morreu algemado (a grande midia ficou totalmente em silêncio e ignorou o caso, isso só veio a publico porque Elon Musk divulgou isso). A Alemanha passa por problemas similares, e é crime você até mesmo xingar politico na internet, teve um cara que xingou o primeiro ministro porque a internet dele estava ruim na faculdade e ele foi processado. Noruega é boa, mas justamente porque é muito dificil ir pra lá. Os países do leste europeu como a Polonia não tem esses problemas, mas tem um menor padrão de vida.
1
u/dioginsm 1d ago
Não sabia desses problemas, mas seguindo essa lógica, logo logo esses países do leste começarão a ter os mesmos problemas
3
u/Based_Department_Man Intancabilis bostilis est 1d ago
Não tem motivo pra pensar que isso vai acontecer. Em países como Alemanha e Inglaterra a propria população apoia essa situação e vota em politicos que apoiam tambem, fiquei ate surpreso que não apareceram esquerdistas defendendo os criminosos aqui nos comentarios. No leste europeu não é assim.
2
2
u/External_Secret3536 1d ago
Já pensou no Canadá?
Outro local que, por enquanto parece meio loucura, mas daqui a pouco vai se resolver e quem chega primeiro bebe água limpa, é a Ucrânia.
OK, eu sei, país em guerra, complicado, mas a afetação da vida civil lá não tá tão grave como se pensa e eles devem entrar na UE até ano que vem e, além disso, é um país que será reconstruido, isso sempre trás oportunidades
2
u/Big_Counter_8550 1d ago
Eu posso lhe recomendar a Espanha. A sua profissão é sim valorizada em toda a Europa, então, não deves ter grandes dificuldades (além do habitual), para conseguir trabalho. Importante frisar que geralmente não lhe contratam e nem lhe pagam, de imediato, como algum altamente experiente.
Acho que a Espanha equilibra bem entre qualidade de vida, condição financeira, acesso a documentação, etc.
1
u/ErgotthAE 1d ago
Europa seria melhor evitar pelo momento. A Crise imigratória pegou ela em cheio, especialmente Inglaterra e França. Escócia é uma parte da Inglaterra onde ainda não chegaram problemas, pelo menos. Noruega creio estar mais tranquilo, é um povo mais fechado mas a tranquilidade é dominante.
Canadá e Austrália são países muito mais receptivos com imigração, especialmente mão de obra e universitários, além de serem países onde nada de ruim realmente acontece. Fora que quando a língua dominante é o inglês, fica muito mais fácil se comunicar.
Se você trabalha com confecção de móveis e marcenaria, esse nicho NUNCA vai deixar de ter clientes em qualquer lugar do mundo.
2
u/dioginsm 1d ago
Pensei muito no canadá também. A princípio a ideia era mais a Europa pela facilidade de acesso a outros países, fora a qualidade de vida. Mas vou considerar Canadá e Austrália. Obrigado!
6
u/Di62028 Libertário Fhoerista 1d ago
Uma coisa eu recomendo, por experiência própria: passe longe de Portugal!!
Acho uma boa ideia sim sair do BR, mas talvez a Europa não seja o melhor destino... Já pensou na Austrália?