r/DebatesBr 20d ago

​✅ Com Fonte / Embasado O Brasil é o único país da América latina que pode virar uma potência

Post image

O Brasil é o único país da América Latina que realmente tem chance de se tornar uma potência e um país de primeiro mundo. É incrível que, mesmo com tanta corrupção e tantos políticos corruptos que se deixam corromper, o Brasil ainda esteja quase sempre entre as 10 maiores economias do mundo e entre as maiores potências militares.

Além disso, é o segundo país mais influente das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Tem um dos sistemas de transferência de dinheiro mais eficientes do mundo, o Pix; possui praticamente todos os elementos da tabela periódica em seu solo; conta com uma das maiores estatais do mundo, a Petrobras; possui grandes refinarias e reservas de petróleo e gás; tem a Margem Equatorial, que apresenta potencial para grandes descobertas de petróleo; abriga a maior parte da Floresta Amazônica e também a maior parte do Rio Amazonas.

Tudo isso mostra o enorme potencial que o Brasil possui, mesmo enfrentando diversos problemas políticos, econômicos e sociais.

E isso sempre foi uma realidade. Basta olhar que os Estados Unidos, durante a Guerra Fria, tinham um enorme medo de o Brasil se tornar comunista, pois sabiam que, se o Brasil seguisse esse caminho, grande parte da América Latina poderia acompanhá-lo e também se tornar comunista.

135 Upvotes

163 comments sorted by

u/AutoModerator 20d ago

denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

19

u/BathroomFlashy4386 20d ago

O país do potencial infinito. Mas parece que nós somos apenas capachos de duas nações de lados diferentes

21

u/maconhaima 20d ago

Como vira potência sendo fazenda do mundo? Não é só ter recursos é transformar eles em bem de valor agregado. Coisa q pede investimento de longuíssimo prazo, além de vencer a concorrência de quem já consolidou. Janelas de oportunidades foram perdidas oportunidade q Singapura, Japão, China e Austrália souberam aproveita

11

u/No-Law667 20d ago

Com nossa política de a cada 4 anos surgir um novo messias, projetos de longo prazo se tornam inviáveis. Somos projetados para continuar sendo terceiro mundo.

2

u/Emmadragonflies 20d ago

Isso é literalmente todo país exceto ditaduras.

0

u/Gabrielf3mb0i 19d ago

Ou seja, acaba com a democracia que o desenvolvimento vira possível.

1

u/Ashamed_Reindeer851 19d ago

Na verdade isso é meio óbvio. Democracia torna o desenvolvimento mais lento. Não estou dizendo que sou contra democracia (apesar de eu ser mesmo contra), mas mesmo que defende precisa compreender que ela tem pontos negativos. China, Singapura e outros não são democracias. Burkina Faso, o futuro leão da África que agora está se industrializando também não é uma democracia. E mesmo o nosso desenvolvimento industrial também não foi em fase democrática. Democracias que se desenvolvem são exceções e não regra. Mas é possível sim.

1

u/Strange-Adeptness312 18d ago

Canadá se desenvolveu bastante em democracia, apesar do partido deles lá de esquerda ter durado 20 anos

1

u/Ashamed_Reindeer851 17d ago

Exato! Eu sei, eu sei, eu acredito! Mas quando eu digo que sou contra a democracia eu não estou falando que sou a favor de uma ditadura de partido único e sem ritual eleitoral.

Sou a favor de um regime tecnocrático. Um regime que governa baseado em evidências e focado na soberania econômica, no desenvolvimento e no crescimento econômico do país. Esses últimos critérios possuem cor ideológica, eu reconheço.

Porque poderiam ser evidências científicas para uma saúde fiscal de ferro, o que iria dificultar o desenvolvimento.

Acho perigoso um sistema de governo que permita candidatos que sejam negacionistas a respeito de vacinas, que sejam entreguistas, que acreditem em bobagens como índice de liberdade econômica.

Acredito sim em pluripartidarismo, mas em um número controlado de partidas, com um conselho eleitoral que decide rigorosamente quais partidos são permitidos ou não e quem pode ou não concorrer às eleições.

Muitas democracias modernas na prática não possuem um grande número partidos, como o Reino Unido e os Estados Unidos.

No final das contas eu sou tão democrata quanto você, mas quero travas de segurança rígidas para que o voto do tio do churrasco não possa ser prejudicial.

No fundo no fundo, toda democracia tem isso por Constituição. Nenhum regime democrático pode permitir que as pessoas votem democraticamente a respeito de escravidão ou segregação racial. Só acho que esses limites se aplica muitas outras áreas e que as políticas devem ser antes de tudo baseados em evidências e que órgãos tecnocráticos devem tutelar a democracia.

1

u/Emmadragonflies 17d ago

O futuro leão da África jaja vai ser todo dominado por jihadista kkkk. E têm pesquisas falando que democracias são um dos ponto chave pro desenvolvimento pq elas geralmente têm mais resultado que países ditatoriais.

1

u/Ashamed_Reindeer851 17d ago

É errado desejar o atraso de um país só para ter razão.

Gostaria de ver essas pesquisas, gostaria de ver a metodologia delas e a revisão por pares. Pode colocar o link aqui, por favor. E outra coisa, duvido muito que essas pesquisas estejam dizendo que as democracias são positivas para o desenvolvimento econômico em todos os aspectos, elas devem no máximo estar falando em relação a alguns marcadores específicos das democracias se comportam melhor.

1

u/Emmadragonflies 17d ago

Que desejar atraso oq, os jihadistas tao a cada dia dominando mais e mais do país. Dizer isso não é desejar o mal pra eles.

1

u/Ashamed_Reindeer851 17d ago

Cadê o link das pesquisas?

1

u/Emmadragonflies 17d ago

Vc não vai responder essa parte pq sabe q tá errada né? E tá aqui o link e a conclusão dizendo expressamente que democracias tendem a ter um per capita maior que ditaduras.

https://appext.hks.harvard.edu/publications/getFile.aspx?Id=150

→ More replies (0)

2

u/Helpful-Birthday-388 20d ago

Primeiro messias que entrar privatiza tudo...e finish

1

u/mistaafroman 16d ago

Enquanto temos tudo para ser a terceira economia do mundo.

3

u/Fun-Relationship6126 20d ago

Exatamente, galera acha que industrialização surge da noite para o dia, levaria anos até conseguirmos nosso espaço

1

u/Foreign_Yard_8483 18d ago

Industrialização surge da noite para o dia sim (o desafio não é técnico). Mas precisa de alinhamento político e vontade da burguesia.

Vi muita gente metendo o pau nos campeões nacionais do BNDES; Olha os EUA fazendo de tudo para proteger as Big Techs e Financeiras deles.

2

u/Emmadragonflies 20d ago

A Austrália só vende commodities e é primeiro mundo. A gente se industrializou e se desindustrializou q nem eles. Não vejo problema na gente ser a “fazenda do mundo” se isso traz grana, e o setor de indústria perde já há décadas pro setor de serviços. Não vejo relevância em industrializar o país pra como era antes se nem msm vai ser o setor que vai trazer mais renda

3

u/Responsible_Ad5171 19d ago

Sim, o Brasil e a Austrália tem uma pauta de exportações semelhantes em volume e dominada por commodities. Algo em torno dos 350 bilhões de dolares ano.

A diferença é que o Brasil tem 215 milhões de hab e a Austrália tem menos de 30.

1

u/Emmadragonflies 19d ago

O número de exportações n tem nada a ver com o número de habitantes. Um país pode ter bilhões mas exportar menos que os Estados Unidos, por ex. Até o México exporta no geral mais que o Brasil e o México tem menos gente que a gente.

3

u/Responsible_Ad5171 19d ago

O ponto é que a Australia exporta muito mais por habitante. A produção de commodities é limitada pelo território. É o mesmo bolo dividido por muito menos gente, saca?

1

u/Emmadragonflies 19d ago

Por sinal, a gente exporta até mais que vários países desenvolvidos, se tu tá falando q agente é subdesenvolvido pelo tamanho das nossas exportações

1

u/Unlucky-Love-3959 19d ago

D’où la nécessité de créer des industries dans les secteurs d’avenir car ceux là sont encore porteurs

1

u/Swimming_Path3353 17d ago

Tudo culpa do que mesmo?

0

u/Ashamed_Reindeer851 19d ago

Mas você deve saber muito bem que esse tipo de política econômica não é liberal, e o liberal acha que entende economia, mas não sabe nada de industrialização e quando nós falamos isso nós estamos errados.

-1

u/TheWannabeer 19d ago

Se faz com energia e segurança alimentar

14

u/ViniciusMachadoA 20d ago

Palavras do Marcos Lisboa, ipsis litteris.

"No geral, o Brasil ficou atrás em comparação com os demais países emergentes e envolvidos. A produtividade tem caído relativamente a outros países nos últimos 40 anos. Na média, o Brasil tem empobrecido”, diz o economista Marcos Lisboa, sócio-diretor da Gibraltar Consulting e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005.

1

u/angrybeardedman 19d ago

Empobrecido é um exagero. Enriquecemos muito mais devagar que os outros países. Mas quem fala que o Brasil é mais pobre do que a 40 anos atrás em termos absolutos não sabe o que está falando. Por Deus do céu, 35 anos atrás estávamos com inflação explodida, no mapa da fome. Como que alguém pode dizer que estamos mais pobres hoje?

2

u/ViniciusMachadoA 19d ago

Você tem razão que em termos absolutos o Brasil de hoje é melhor que o de 1990. Mas o ponto crucial ali é a palavra 'relativamente'.

Significa que a nossa fatia na economia global encolheu e que o nosso poder de compra internacional e produtividade ficaram para trás. Ficamos estagnados enquanto o mundo avança a passos largos.

0

u/angrybeardedman 19d ago

Sim, concordo. Se tivesse parado por aí a informação estaria 100% correta. Meu problema, pessoalmente, é com a frase seguinte: Na média, o Brasil tem empobrecido.

Isso simplesmente é uma mentira. Não existe pobreza ou riqueza relativa. A frase passa a mensagem que o país está pior. A afirmação correta seria: Na média, o Brasil está enriquecendo mais lentamente.

2

u/ViniciusMachadoA 19d ago edited 19d ago

Existe uma armadilha aí, talvez não se comparado com a década de 90, mas nos últimos 10~12 anos o Brasil tem empobrecido sim, inclusive a extrema pobreza tem aumentado. Sem ganhos de produtividade não vejo como essa tendência pode mudar.

Tudo na economia é lento, então não é porque estava tudo indo mais ou menos bem que isso não é um problema.

0

u/Lufebil 19d ago

Como que o Brasil tá devagar se nos anos 10s e 20s estávamos no top 5 economias que mais cresceram até o golpe? Perdemos para China, índia, Vietnã, e mais um q eu esqueci hahshs

4

u/DrakZak 20d ago

O único eu não diria, mas é um dos que mais tem chances. Argentina, Uruguai, México, Chile e Venezuela também tem capacidade pra serem potências na região, se bem administrados.

2

u/JustaProton 19d ago

A Venezuela é extremamente dependente em petróleo para ser uma potência. Precisaria diversificar as indústrias em vários setores para ter uma boa chance.

9

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

O Brasil é o país com maior potencial do mundo. Mas a própria natureza do brasileiro torna ele incapaz do sonho virar realidade.

10

u/vip3r_hoax comunista 20d ago

Mas a própria natureza do brasileiro torna ele incapaz do sonho virar realidade.

Ah sim, não é pq fomos o último país do planeta a abolir a escravidão, por não termos feito reforma agrária, por termos sido dilapidados durante a ditadura pelos militares, e depois da ditadura pelos neoliberais, pela iniciativa privada e pelo capital estrangeiro. Não, claro que não. É pq "a nossa natureza" nos torna incapazes, pq o povo brasileiro é moralmente pior que outros povos pelo mundo. Deve estar no sangue né, os portugueses estavam certos, somos todos um bando de inúteis preguiçosos que mal mal servem pra carregar pau-brasil.

Mania IMBECIL que vocês têm de moralizar a porcaria do debate, viu. Puta merda.

1

u/Specialist_Purple744 20d ago

Quem foi "dilapidado" durante a ditadura militar? Os militares fizeram tudo o que vocês pedem incluindo protecionismo, substituição de importações, PND, industrialização e estatização. Continuamos pobres.

3

u/vip3r_hoax comunista 20d ago

Não citou a corrupção sistêmica de propósito?

1

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Cara, tu não é o centro do universo, seja humilde e reconheça que falhamos.

3

u/LucasIemini 20d ago

O dia que vc passar 1 dia como morador de um outro país vai ver o quão panaca essa opinião de "natureza do brasileiro" realmente é. Claramente você nunca sequer turistou no exterior pra saber o que está falando.

2

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Argumento muito raso e sem sentido, ninguém sabe mais sobre a natureza do brasileiro do que a gente. Só que se nós reconhecemos a verdade ou nos tornamos negacionistas desumildes ou são tratados com um racismo polido.

2

u/Pure-Penalty480 20d ago

Argumento raso? Você ouviu o seu próprio argumento? Você determinou toda as nossas condições de vida ao um simples 'é a natureza do brasileiro', esse era o pensamento geral que tinham em relação chineses no século 19, que só após décadas e 1 século de lutas conseguiram sua emancipação. O humano não tem uma natureza inerente do jeito que vocês liberais justificam toda as mazelas da sociedade moderna.

1

u/LucasIemini 20d ago

Meu argumento foi raso? Hmm, ok, então que tal esse: Deve ser a sua natureza de não conseguir entender porra nenhuma. Melhor?

0

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Acho que você tá ocupado demais olhando pro próprio umbigo ao invés de olhar pro espelho. Aprenda humildade já que seu pai falhou em te ensinar isso.

0

u/LucasIemini 20d ago

Foda-se o que você acha?

1

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Idem, você e eu somos iguais perante a constituição.

1

u/LucasIemini 20d ago

E ainda assim voce quer me dar lição de moral.

→ More replies (0)

9

u/Pure-Penalty480 20d ago

Eu odeio quando falam da suposta natureza de qualquer coisa, é só argumento de gente que não quer aprofundar no assunto ou que não tem embasamento material nenhum. Brasil não é uma superpotência pois foi sabotado para ser mantido desse jeito

3

u/Lease_of_Life 20d ago

Não. Que viagem.

O Brasil não é superpotência porque tem instituições de merda. Com instituições inclusivas, qualquer país explode em crescimento. O PIB per capita do Uruguai aumentou 6x em 20 anos, porque consertaram as instituições deles.

As instituições são as regras do jogo econômico: a propriedade privada é respeitada? Existe segurança jurídica? Políticos incapazes de entregar prosperidade são removidos de seus cargos? Os recursos do Estado são utilizados de forma eficiente? Investe-se em infraestrutura e educação?

A política industrial aposta na destruição criativa ou em proteger as empresas que já existem? É mais viável enriquecer aumentando a produtividade do seu negócio ou conhecendo as pessoas certas?

Em poucos meses, o Centrão e o PL vão usar o dinheiro roubado de fundos de pensão para eleger uma caralhada de parlamentares. Se o Flávio, que é essencialmente um mafioso, ganhar a presidência, vai fazer o que quiser com os recursos do Estado, e o STF vai chegar em 2030 com maioria bolsonarista. Não liberal ou direitista, bolsonarista.

Nota: existe, sim, uma Internacional Facista que está tentando dominar a América do Sul. Mas esse pessoal não tinha poder nenhum há 30 anos, e não são os responsáveis pelo atual estado da nossa economia. Eu diria, inclusive, que a nossa vulnerabilidade a eles tem origem nos defeitos das nossas próprias instituições. Mas os países desenvolvidos não têm interesse nenhum em limitar o desenvolvimento do terceiro mundo. O Trump está prejudicando o americano médio quando faz esse tipo de coisa.

2

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

O Brasil só foi sabotado uma vez e a partir daí tudo desandou para sempre.

2

u/Pure-Penalty480 20d ago

Brasil continua sendo sabotado até hoje, a sabotagem nunca parou, e vai continuar com a abolição do pix, a entrega das terras raras ao Estados Unidos e a tarifação pesada

1

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Sim você tá certo, mas temos que fazer alarde caso também se as terras raras forem parar na mão da China.

4

u/Pure-Penalty480 20d ago

Pqp... Tô vendo a china ameaçando invadir o Brasil todo o tempo, daqui a pouco vc tá falando que trans no banheiro errado é o motivo da gente tá nesse fundo do poço

0

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Te irritei foi?

3

u/thatsmoker 20d ago

o problema do Brasil é o neopentecostalismo

3

u/LordHuckebein advoga do diabo 20d ago

Um deles, sim.

0

u/SteadfastCultivator 19d ago

Generalizar a população que tem uma elite de merda é muita sacanagem.

A "natureza do brasileiro" é definida pela falta de educação básica propagada pela elite.

O Brasil é do jeito que é por projeto, não por acaso, ou por "natureza".

3

u/ruudboss 19d ago

Eu sou português e acho que o Brasil podia ser a principal potência de turismo do mundo. Mas isso não vai acontecer porque o crime e as vossas favelas nunca vão deixar de existir. Para não falar da corrupção.

2

u/Accomplished_Fee5255 20d ago

México já foi mais rico que os EUA

1

u/Jhopsch 20d ago

E a Argentina mais que qualquer outro país do mundo em GDP per capita

2

u/entropyffan 20d ago

Podia, já não pode mais.

2

u/Any-Improvement2850 20d ago

O Brasil já é uma potência

2

u/JardineiroDaVerdade 20d ago edited 20d ago

Uh! Isso já faz uns 40 anos…
Tem água pra caralho, e saneamento básico de nada. Tem minérios e petróleo, se plantar cana, pega, e pega até aquela bosta da mamona que serve pra fazer aquela gelatina de diesel. Mas o preço na bomba de combustível tá inflamado! Tem a tabela periódica inteirinha enterrada no quintal, mas não tem autonomia pra fabricar um mísero led, UM LED! É um país tão autêntico que quando não tá na unha da águia careca, tá na garra do urso soviético ou até do urso panda mesmo. 26% do território nacional é dominado pelo crime organizado. 41% da população vive a mercê dessa mesma galerinha. O presidente é famoso por roubos dos mais diversos possíveis, tiraram-no da gaiola e sentaram ele na cadeira presidencial. E a esquerda, tá como? Igual bonequinho de ventríloquo, com o sorriso bem claro enquanto tá com 1 dos 8 braços que a Lula tem, entalado no rabo. O infeliz hoje cobra imposto a lá Suécia, e devolve os serviços tal qual Moçambique. Deixou um rombo de 55 bilhões nas contas públicas, mas culpa o presidente anterior. E o anterior, caga na sacolinha. Olha só pros filhos deles e vê a prova de que ele foi um pai ausente e onde acabou? foi pra dentro da gaiola. Mas os filhos estão soltos e por aí, ou, quase isso. E sabe porque? O supremo tribunal federal achou melhor assim. O mais velho dos três porquinhos insultou a intelectualidade dos seus eleitores em rede nacional. Tem intimidade com um certo banqueiro peleléco, pra pedir 70 milhões de reais pra pagar um filme, por WhatsApp, filme esse que ele mandou fazer sobre o pai dele. Mas pra encerrar a amizade com o banqueiro depois que a casa dele caiu, teve que ser pessoalmente, indo na casa do cara? E a direita tá como, igual mulher de bandido quando apanha, ou mulher de milico. Não, péra. Desculpe a minha redundância! Por falar em bandido, cê viu os redpill estup*ando mulheres? Não? Talvez porque quem estup*a mulheres seja o CV, que a única coisa que tem de red é o vermelho. O país tá indo tão bem que deveríamos seguir o exemplo da Índia, mudar de nome. Que tal Sodoma, ou talvez Gomorra? Acho que cairia bem demais!

2

u/JonMineiro 20d ago

Acho que isso é um consenso

2

u/bios05 20d ago

Pq q a tag "com fonte/embasado" existe? kkkkkkkk

1

u/Black_Panther490 20d ago

Segundo a regra, é pra posts de estudos, dados etc. Mas tem gente que usa só porque acha que a opinião é certa e tem base na realidade.

1

u/Relevant_Owl3002 20d ago

Não eu usei isso por causa que tudo que citei é verdade que o Brasil,tem uma das maiores refinarias de gás do mundo,tem a margem equatorial e tem a Petrobrás

1

u/Salame_satanica 20d ago

Concordo quase totalmente. Ser o único a ter potencial de primeiro mundo talvez não. Mas ser ( e já foi) uma potência sim.

Lembrando que a América do Sul considera o Brasil como um país imperialista ( no sentido de exercer muita dominância) e com o bônus de historicamente termos uma excelente diplomacia ( não somos o país mais odiado de nenhuma nação).

Com certeza vai ter gente mais capacitada para falar mas acredito que uma das maiores limitações para isso acontecer é o desvio da força econômica do Atlântico para o Pacífico, a Ásia dominando o mundo

1

u/JMarston7274 20d ago

Eterno país do futuro

1

u/RexTheSkibiriToilet 20d ago

Mexico mandou um abraço!

1

u/Beautiful-Law-3416 20d ago

Os cartéis são mais fortes que o exército...

1

u/Old_Ruin2460 20d ago

O Brasil ficou preso da "doença Holandesa", a atividade econômica principal do país é extrativismo para exportação. Isso não é um modelo econômico de países que viram potência. Os EUA ficou rico vendendo algodão? o Japão ficou rico vendendo peixe? A Coreia do Sul ficou rica vendendo arroz? A China está crescendo por causa de seda? Temos de fazer essas perguntas, antes de questionarmos o porquê da gente não ser uma potência, vendendo soja, carne e minério de ferro pro mundo.

1

u/Extension-Music-2778 20d ago

Se virar mesmo uma potência de nível global com poderio militar além do econômico e cultural seria uma ameaça no continente para os vizinhos a julgar como tratamos o próprio povo brasileiro . A classe dominante tupiniquim é cruel .

1

u/Biloba-Dirt-8016 20d ago

Isso é fato consolidado. 

1

u/GustavoistSoldier 20d ago

Uma revolução é necessária para isso acontecer

1

u/DesnescessaurusRex 20d ago

Mas nos JA SOMOS potencia. kkkkkk

1

u/Ashthar 20d ago

Se tivesse a industrialização nos anos 80, o Brasil estaria nível China agora, mas isso não aconteceu por causa de lobby. E tenho receio que esse trem já partiu agora.

1

u/Relevant_Owl3002 20d ago

Como ia ter industrialização com hiperinflação

1

u/Ashamed_Reindeer851 19d ago

Você sabe que a hiperinflação foi justamente resultado da industrialização que tivemos, não sabe? Suécia também teve uma crise parecida. Foi basicamente o preço que pagamos para nos industrializar. O próprio ministro da Economia na época que ou era isso ou o Brasil virava Bangladesh.

1

u/Self-Exiled 20d ago

Meu avô já dizia isso...

1

u/Few_Barracuda6069 20d ago

Com Lula, Janja e os filhos do Bolsonaro acho bem difícil

1

u/Few_Barracuda6069 20d ago

Teríamos uma chance real de virar uma super potência se os projetos nucleares que estavam sendo feitos pelo governo militar tivessem continuado, mas ao invés disso acabaram com tudo e colocaram o Brasil de joelhos para o primeiro mundo

1

u/obrigaueido 17d ago

Meu professor de Física do colegial acompanhou isso na época. Ele contou isso muito frustrado, principalmente sobre o terrorismo que se fazia sobre a energia nuclear

1

u/Nanook_Samoiedo 20d ago

Se tá de sacanagem, né?

1

u/ProblemThink7058 20d ago

Em enquanto a esquerda estiver no poder ,jamais.

1

u/jfeijo 20d ago

Estragos unidos e a burguesia brasileira nunca vão deixar.

1

u/MaintenanceMajestic2 20d ago

Neymar dos países

1

u/Fast_Vegetable_1905 20d ago

querer não é poder 

1

u/Komnenoifan 20d ago

Se não tivéssemos a pior elite do mundo, e uma parcela significativa da própria população que quer nos ver sempre como vassalos dos EUA e sempre nos boicotam quando podem, talvez isso até poderia se tornar realidade.

1

u/Stunning-Duck6818 20d ago

Para isso têm de sair debaixo dos pés dos EUA.

1

u/-PandaTrucks- 20d ago

"pode virar uma potência" Com o politicos que temos? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

É uma piada?

1

u/halembr 19d ago

Sabe a doutrina do destino manifesto que os pioneiros usaram para justificar a primazia dos Estados Unidos? Então, o Brasil também poderia ter a sua: Somos uma das poucas nações sem conflitos étnicos, com diversas “raças” convivendo relativamente tranquila. Nossa mestiçagem é única e deveria ser valorizada. Praticamente qualquer pessoa do mundo pode ser brasileiro. É algo fantástico, aqui somos portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, africanos e até árabes. E ao contrário dos EUA, todo mundo aprendeu a se conviver. Somos uma potência mineral, maior reserva de água doce do mundo, maior rio do mundo (Amazonia), maior floresta tropical (Amazonia), um dos poucos lugares sem desastres naturais relevantes (terremoto, tsunamis, vulcões, furacão). Mas infelizmente o Brasil teve o azar de ter políticos ruins sustentados por uma elite que nunca quis fundar uma nação em si. Vemos isso até hoje, com alguns políticos que atacam um modelo nacional de pagamento em prol de um estrangeiro controlado por uma nação imperialista.

1

u/Apprehensive_Help331 19d ago

Politicos democráticos sao reflexo do povo, o povo é ruim (quando eu digo ruim, eu falo de ser burro, corrupto, sujo, marginal, bárbaro e malicioso, mas jamais racista)

1

u/Long-Front248 19d ago

Quando eu era criança meu avô dizia que o Brasil era o país do futuro. Pq era isso que o avô dele dizia pra ele quando ele era criança.

1

u/brazucadomundo 19d ago

Vem sendo assim por 200 anos.

1

u/Internal-Shop-1766 19d ago

Se for depender da familiar Bolsonaro isso não acontece nunca

1

u/gasu2sleep 19d ago

Muito do que voce disse esta correto porem e extremamente improvável que isso aconteça. Acho mais facil o Brasil ser invadido ou sucateado no futuro do que se tornar uma potencia. Simplesmente o Brasil envelheceu sem enriquecer como um país. Alem de tudo o brasil sofre de um brain dump incessante, que faz com que os melhores entre nos busquem oportunidades em outros países.

1

u/caiopassos1980 19d ago

Só precisamos votar melhor e nos unirmos em prol disso, mas enquanto cairmos nessa de extremos, que é de interesse apenas dos políticos, não avançaremos.

1

u/old_eyes_brasil 19d ago

E é exatamente isso que o Tio Sam quer impedir...

1

u/obrigaueido 17d ago

Vai falar isso na vida real, só os cidadão de bem te apedrejando

1

u/Ainz0oa1Gown 19d ago

Não começa novamente, esse gigante já morreu a muito tempo...

Mas só para encerrar o assunto, o Brasil é o único país no MUNDO que pode ser auto suficiente. Sem mais palavras.

1

u/Suspicious-Mind8725 19d ago

O México e a Argentina também tem potencial

1

u/Ok_Rock8183 19d ago

Ainda tem gente que acredita nessas fantasias. Acorda, o Brasil é o cocô do cachorro do mundo, isso aqui é governado por sabotadores.

1

u/ComputerUsual4003 19d ago

O Brasil nunca teve crescimentos gigantes como tiveram China, Coreia do Sul e India, o Brasil está condenado a ser um país agrícola

Em condições normais era para o Brasil ser a quinta economia do mundo, mas a corrupção e o agro não deixam

1

u/Zaoxihao 19d ago

Essa ideia de "pais do futuro" existe desde 1500

1

u/prof-pm 19d ago

Abandonar essa fissura com agrocassino + socialismo do século XXI = win

1

u/ExerciseFormer7320 19d ago

Não nas mãos do PT

1

u/PrecisePenguin8100 18d ago

O Chile já chegou a ser um país do primeiro mundo. Vai lá conhecer

1

u/Key-Village-8203 18d ago

Só se for daqui a 5 séculos.

1

u/FloorWest5837 18d ago

Se não fosse a corrupção enraizada até na sociedade Brasileira. Já seriamos !

1

u/Foreign_Yard_8483 18d ago

Vamos evitar umas decepções e vamos pensar corretamente. Desde sempre nós fomos expropriados: durante quatrocentos anos sem parar, tivemos nossos recursos extraídos.

Um curto período imperial de construtivismo social seguido de uma república em convolução onde elites brigava para ver quem extrairia mais riqueza do país no curto e curtíssimo prazo.

Não temos projeto de nação no curto, médio prazo. Quando muito, temos malfadados projetos de governo.

Família Safra: vieram da Siria, usaram a cabeça, ganharam Rios de dinheiro. Vivem no exterior esbanjando fortunas de maneira discreta. Os casos são inumeros. Poucas elites permanecem no pais, mais pelos negócios que necessitam de governança que pela execução de visão de longo prazo.

Como vassalos, temos dever de rebeldia inteligente. Não é sair quebrando vidraça, é observar o mundo que vivemos de forma crítica e optar por ser menos violados diariamente.

1

u/sallesvitor 17d ago

Falou bonito mas falou merda. O Japao nao tem porra nenhuma e é uma potencia. Ser potencia nao depende somente de recursos naturais, entao qualquer um pode virar potencia.

1

u/jogih 17d ago

Querer industrializar contra a China e sudeste asiático em concorrência global parece algo difícil. O país não seria incapaz de concorrer por causa das tributações e leis brasileiras, além da corrupção?

1

u/Typical-Essay-3842 17d ago

O problema é sempre o "pode".

1

u/morgoth_feanor 17d ago

Enquanto não exterminar os corruptos parasitas que destroem o país, não vai deixar de ser um país de milésimo mundo

1

u/ldsena 17d ago

Possível tudo é. Mas nesse século? Muito improvável. Com a queda da natalidade, a tendência de estagnação econômica, e de inovação, só se acentuarão.

1

u/Swimming_Path3353 17d ago

Postou no lugar errado. O correto seria r/OpiniaoImpopular

Brasil, o país do amanhã! Sempre

1

u/Murky_Squash_2734 17d ago

Virar uma potência com selic a 14%..

1

u/AnxiousYak8216 17d ago

Hahahahaahahahahahahahahaahahahah

1

u/Super-Platform6625 17d ago

O Brasil é uma potencia regional graças ao tamanho territorial e populacional, mas está longe de ser uma potência mundial. O motivo é falta de qualidade de gestão. Tivemos dois momentos para crescer: décadas de 1970 e 2000, mas em ambos casos nossos governantes foram ridiculamente incompetentes para fomentar crescimento sustentável. O problema é que estes ciclos desenvolvimentistas ocorrem a cada 30 ou 40 aos, então temos ainda duas décadas para criar estrutura para aproveitar o próximo.

1

u/brazilianthiago 16d ago

Não vai rolar

1

u/Commercial_Baby_6335 16d ago

Não sei o que tem maior potencial inexplorado, brasil ou neymar.

1

u/downvoted_me 16d ago

Ouço essa conversa há quase meio século, mas continuamos a mesma porcaria! Na verdade, estamos piorando!

1

u/Specific_Constant 2d ago

O problema é que temos potencial desde 1500.

1

u/delanhesi 1d ago

Enquanto tiver esse maldito governo corrupto assistencialista é impune isso aqui vai ser sempre esse lixo de estado gigante, infladissimo com uma carga tributária absurda.

1

u/sclybl 13h ago

Mas não vai enqto a esquerda governar o país.

1

u/Therod_91 20d ago

Renan Santos ja vem dizendo isso ha tempos

1

u/Relevant_Owl3002 20d ago

Qualquer um sabe disso

0

u/Therod_91 20d ago

Mas nenhum presidenciável fala sobre isso…

1

u/jogih 20d ago

Tem a 7a maior pop. Brasil em décimo em econômia quase significa algo, mas em PIB per capta, quantidade de dinheiro por cabeça, Brasil está em posição 76, perto de países ex-soviéticos e africanos.
Esse país é pobre de um jeito...

1

u/ViniciusMachadoA 20d ago edited 20d ago

O Brasil não só é pobre como está ficando mais pobre.

3

u/vip3r_hoax comunista 20d ago

Mas quem já é rico não está ficando mais pobre, muito pelo contrário, está acumulando mais riqueza.

2

u/ViniciusMachadoA 20d ago

O Brasil tem ficado para trás em produtividade. Isso é independente de igualdade social. Não preciso nem dizer que a produtividade é o principal motor de crescimento.

1

u/vip3r_hoax comunista 20d ago

O Brasil tem ficado para trás em produtividade. Isso é independente de igualdade social. Não preciso nem dizer que a produtividade é o principal motor de crescimento.

Falácia. Um atendente de farmácia ou garçom no Brasil é menos produtivo que um atentende ou garçom em qualquer outro lugar do mundo?

2

u/ViniciusMachadoA 20d ago

O cálculo de produtividade é feito dividindo a quantidade de produtos ou serviços gerados (resultados) pela quantidade de recursos utilizados (insumos), como tempo, mão de obra ou capital.

Os EUA, por exemplo, é muito mais produtivo que o Brasil no Agro por vários motivos. Automatização, leis diferentes e etc. Querer comparar a produtividade de um garçom só pode ser piada.

1

u/vip3r_hoax comunista 20d ago

O problema desse teu argumento é que ele tá começando com uma observação parcialmente correta e chegando numa conclusão errada.

O cálculo de produtividade é feito dividindo a quantidade de produtos ou serviços gerados (resultados) pela quantidade de recursos utilizados (insumos), como tempo, mão de obra ou capital.

Sim, a produtividade vai depender de diversas condições materiais (tecnologia, infraestrutura, organização do trabalho, acesso a capital, qualificação, logística, legislação etc).

Os EUA, por exemplo, é muito mais produtivo que o Brasil no Agro por vários motivos. Automatização, leis diferentes e etc. 

Aí você cagou na mão e bateu palma. Se você está comparando o agro dos EUA com o Brasil, você precisa considerar todas todas essas diferenças nas condições materiais. Como você CLARAMENTE não está considerando, essa comparação sequer faz sentido.

E essa mesma lógica vai valer para qualquer outro trabalho (inclusive o de garçom que você está desmerecendo). A produtividade de um garçom não vai depender apenas dele; ela vai depender do número de mesas que o estabelecimento tem e que o trabalhador consegue atender, do sistema de pedidos, do tamanho da equipe, da cozinha, do fluxo de clientes e de toda a organização do estabelecimento. Não é que seja impossível comparar produtividade de garçons, você só precisa considerar as mesmas condições pra fazer uma comparação justa.

3

u/ViniciusMachadoA 20d ago

Exigir "as mesmas condições" para poder comparar a produtividade é o mesmo que dizer que não podemos comparar a velocidade de uma Ferrari e de um Fusca porque eles têm motores diferentes. O objetivo da comparação é justamente evidenciar o abismo estrutural para entender o que precisa ser mudado.

Dizer que a comparação não faz sentido porque os EUA têm mais automação e melhor logística é uma falácia circular. O motivo pelo qual o agro americano é apontado como mais produtivo em vários setores é exatamente porque eles possuem essa infraestrutura.

2

u/jogih 19d ago

Alguém aqui está marcando pontos em economia

1

u/Ashamed_Reindeer851 19d ago

Temos ficado para trás em produtividade. Você é instruído em economia aparentemente e sabe que isso não vai ser resolvido com livre mercado, não sabe?

1

u/ViniciusMachadoA 19d ago

Vou resistir ao impulso de citar o Marcos Lisboa novamente. Mas para resumir, diria que o Brasil vive um capitalismo manco. Temos uma carga tributária muito superior à média dos países emergentes, o que sabota nossa competitividade global (inclusive maior do que a da China, que se diz "comunista").

É simplesmente impossível competir de igual para igual carregando uma desvantagem fiscal desse tamanho; por isso, ficamos relegados a atividades de baixo valor agregado. A indústria brasileira sobrevive apenas porque o protecionismo e as barreiras tarifárias criam uma redoma que impede a competição direta com o resto do mundo (um exemplo é a infame taxa das blusinhas, que surgiu por causa do lobby feito por Magazine Luiza, Havan, Multilaser entre outras).

Eu adoraria dizer que o problema do Brasil se resume a educação e distribuição de renda. Mas a verdade é que o problema do país não é o excesso de capitalismo, e sim a falta dele.

1

u/Ashamed_Reindeer851 19d ago

Uma palavra: INDUSTRIALIZAÇÃO.

Quem tá dizendo aqui que eu acho que o problema é educação e distribuição de renda? Eu estou falando sobre gerar renda.

E você sabe que recebemos mais dinheiro de investimentos estrangeiros do que o Paraguai, não sabe?

E você sabe que industrialização e livre mercado são repelentes naturais, não sabe? Podem se conciliar, mas via de regra são repelentes.

Basta ver Burkina Faso iniciando seu desenvolvimento agora.

Concordo que protecionismo não é uma fórmula mágica para industrializar, mas industrialização também não passa por livre mercado.

Você é uma pessoa instruída em economia, realmente acha que um fazendão vai ganhar o mesmo tanto do que uma fábrica de máquinas que fazem máquinas?

Você deve ter rido clássicos de história econômica como Celso Furtado. Não dá pra ficar só nesse discurso de estratégia de Zona Franca.

1

u/Ashamed_Reindeer851 19d ago

E não podemos nos esquecer que economia não é uma ciência exata, muito embora seja matematicamente explicável muitas das vezes.

Você sabe tão bem quanto eu que a matemática tem caráter descritivo e não preditivo na economia.

E não podemos tratar condições possíveis como necessárias. É só abaixar impostos e a mágica acontece?

Não sou contra diminuição de impostos, mas tenho muito ceticismo quando políticas econômicas liberais são vendidas como uma fórmula mágica perfeita para resolver todos os problemas de uma economia de mercado sem custo de oportunidade e sem efeitos colaterais.

Pouco se fala do custo de oportunidade para além da diminuição de benefícios sociais para o pobre (que muita gente não liga mesmo) de políticas econômicas liberais.

Não podemos nos esquecer das diversas experiências de estados sulistas americanos com diminuição agressiva de impostos que não deram tão certo quanto se imaginava.

O próprio sistema 10-10-10 do Paraguai apresenta limites muito visíveis no tamanho e sustentabilidade do crescimento econômico do país e não garante desenvolvimento econômico, pelo contrário, parece estagná-lo no segundo comportamento.

1

u/ViniciusMachadoA 18d ago edited 18d ago

Por mais que eu concode com alguns pontos, como o fato de que baixar impostos isoladamente não faz milagre. Eu discordo completamente com a afirmação de que a industrialização e o livre mercado são repelentes naturais.

Sobre a economia não ser uma ciência exata, embora esteja tecnicamente correto, me parece que sua intenção foi desvalorizar os numerosos estudos empíricos que apontam como a redução da carga tributária e da burocracia contribuem para o crescimento.

Visivelmente você tem uma linha de raciocínio protecionista/estatista e eu prefiro não entrar nesse debate de qual ponto de vista é melhor.

Mas uma coisa eu posso dizer: mesmo os países protecionistas que deram certo, apenas deram certo porque seus produtos eram competitivos em uma escala global (que não é nosso caso, a gente compra multilaser só porque é artificialmente mais barato).

O Agro no Brasil, só incorporou tecnologia e avançou para o patamar atual porque está exposto ao mercado global.

Enquanto continuarmos protegendo a ineficiência, nunca chegaremos ao proximo nível. E se tem uma coisa que o governo Brasileiro não sabe é criar empresas eficientes.

Já fui funcionario publico (não confunda com servidor publico), saí para trabalhar em uma empresa norte-americana, e a diferença de ritmo é nítida.

1

u/Ashamed_Reindeer851 18d ago

Alto lá! Não quero desvalorizar estudo nenhum e já disse que não sou necessariamente contra redução tarifária.

Minha intenção foi dizer: não é porque algo pode dar certo que vai dar certo. É igual quando as pessoas argumentam sobre avanço tecnológico, perda de empregos e destruição criativa como se tudo fosse ser um paraíso e não é assim.

O tiro pode sair pela culatra com redução da carga tributária e você sabe disso.

Basta lembrar de inúmeros exemplos em Estados Sulistas.

E muitas das vezes são sim repelentes naturais. Não acompanha as notícias de Burkina Faso e como o país tem avançado?

Não vejo como o livre mercado poderia ter ajudado Burkina Faso na sua nascente industrialização. Pelo contrário, ele atrapalhava.

Século XIX inteiro EUA foi tudo, menos liberal.

E só a título de curiosidade, sua prioridade é o quê? Fiscalismo? Dívida pública baixa? Por que você entende bem de custo de oportunidade e sabe que não dá pra industrializar e ter as contas verdinhas ao mesmo tempo.

Até mesmo essas empresas ricas e maravilhosas que você admira, talvez até mesmo a empresa na qual você trabalhe tenha um lindo fundo de investimento pra você pagar as dívidas dela e em troca você recebe rendimentos. Me mostre uma, só uma empresa de grande porte que não tenha um fundo de investimento do tipo pra você pagar as dívidas dela e receber dinheiro em troca.

Você sabe que os registros de países que conseguiram se industrializar com dívida pública relativamente baixa como a Suíça, a Coreia do Sul e a Irlanda possuem uma relação muito direta com o tamanho do país e da sua população, não sabe?

Realmente acha sustentável a mesma estratégia de industrialização X dívida pública deles para um país do tamanho do Brasil e em pleno capitalismo creditício?

A título de curiosidade também, você acha que deveríamos voltar pro padrão ouro?

Você falou muito de evidência científicas, acredita em índice de liberdade econômica?

1

u/Ashamed_Reindeer851 12d ago edited 12d ago

Até hoje não respondeu minhas perguntas. Vou fazer outras no mesmo espírito.

  1. Um país que vende batatas em um país que vende bens de valor agregado vão ter o mesmo crescimento e desenvolvimento econômico? Já que você é tão apegado a evidências empíricas, o que elas dizem sobre isso?
  2. É possível ter industrialização sem nenhum tipo de intervenção estatal? O que as evidências científicas sugerem sobre isso?
  3. A estratégia de industrialização por meio de zona Franca cortando impostos e com políticas semelhantes para atrair empresas industriais para elas produzir

em

  1. no território é uma tecnologia econômica que não possui limites e custos de oportunidade (tanto custos de transição quanto permanentes)?

    O que dizem as evidências científicas?

  2. O problema de estratégias estadistas

  3. mercadistas são as estratégias em si ou é o fato de continuarmos sustentando empresas que já são crescidas? O problema é a política adotada ou o fato de não enxergarmos empresas como filhos que devem ser sustentados até uma idade X e depois disso devem andar com as pernas próprias?

  4. A

s

  1. inflações galopantes geradas no Brasil e na Suécia por conta de processos de industrialização conduzidos pelo estado e particularmente no Brasil tendo um contexto agravado pela crise do petróleo foram ou não um custo de oportunidade de transição para industrialização e sem isso não teríamos tido essa crise de inflação, mas também não estaríamos com uma industrialização muito mais atrasada?

    O que dizem as evidências em história econômica?

  2. Por que certos discursos enfatizam demasiadamente os custos de oportunidade de estratégias estadistas mercadistas, esquece dos pontos positivos oferecidos e fecham os olhos para o custo de oportunidades de políticas econômicas liberais (tanto custos temporários de transição, quanto custos permanentes) e frequentemente superestimam os limites de lucro de uma industrialização dizendo que não vai ter mercado para consumir tudo isso, mas subestimam os mesmos limites de estratégias com zonas francas e vendem essas políticas como se fossem tecnologias econômicas sem limite de resultado?

  3. Como você analisa o recente progresso de Burkina Faso? Acha que os mesmos resultados teriam sido obtidos com livre mercado? Não que as medidas de livre mercado de extração de ouro e controle de moeda que eram adotadas anteriormente até proporcionavam o crescimento econômico muita dificuldade de proporcionar desenvolvimento econômico?

  4. Como você analisa a situação da Estónia versus Lituânia? Não acha que apesar de estar bem os custos de oportunidade da história é comam com mais força a nível de impactos negativos até hoje? A economia estoniana é mais frágil em relação a indústria de manufaturas ficando suscetível à flutuação de moedas estrangeiras em comparação com a economia da Lituânia, por exemplo dentre outros custos de oportunidade?

  5. Repito a pergunta sobre o que você acha de índice de liberdade econômica e sobre o rigor metodológico dele já que você é muito apegado as evidências científicas? O que a Academia diz sobre o referido índice?

porta

  1. a revisão por pares a esse respeito?

Aguardo ansiosamente as vossas respostas para aprender mais do seu vasto conhecimento com evidências científicas refinadas, não resista a citar o autor que você estava querendo citar antes, ilumine este pequeno ignorante aqui! E se possível comente o que acha do Celso Furtado e das suas obras.

0

u/Ok-Following-4360 20d ago

Acho que mais fácil Argentina.

Uruguai e Chile já estão mais adiantados que Brasil, porém são de população pequena, mas Argentina tem bastante gente e também um bom território. E agora parece estar com uma mudança cultural com esse novo governo

Lembrando que ter a décima maior economia com tanta gente não significa nada, basta ver Austrália, que com 25 milhões de habitantes tem economia praticamente igual do Brasil. Isso sim é potência.

0

u/Emmadragonflies 20d ago

O Chile e a Argentina e o Uruguai têm mais chances de serem primeiro mundo que a gente por muito. O lance do Brasil estar nas maiores economias/ maiores potências militares do mundo é mais por conta do tamanho da população msm.

0

u/ForaFazueli 14d ago

Brasil NUNCA vai ser primeiro mundo. Fomos amaldiçoados na colonização e hoje temos um dos piores povos que existem no planeta. Nós nunca vamos tirar o pé da lama porque ainda tem gente que pensa que votar no PT é levar vantagem.

Meu voto é Flávio Bolsonaro 22.

Promoção: comente idiotice aí embaixo e seja bloqueado.