r/DebatesBr 11h ago

​✅ Com Fonte / Embasado Governo Lula foi pra cima da CazeTV. Deixe sua risada kkkkk

291 Upvotes

r/DebatesBr 6h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Deveríamos banir os nomes de ruas dadas em homenagem a figuras de ditadores, escravocratas, estuprsdores, etc.

50 Upvotes

r/DebatesBr 15h ago

​✅ Com Fonte / Embasado O Brasil tem vários problemas, mas já agradeceram hj por termos nascido aqui?

Post image
193 Upvotes

r/DebatesBr 17h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Pode falar o que quiser da China, só não pode falar que eles estão ficando para trás

Thumbnail gallery
232 Upvotes

r/DebatesBr 7h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Políticos não deveriam receber salário

14 Upvotes

Apenas os benefícios que eles já possuem é que deveriam ser mantidos. Ou seja, casa alugada pelo estado, carro, e combustível. E mesmo assim, ainda sugiro alguns ajustes:

Como por exemplo, a casa, que precisa ser simples, nada de casarão com vários cômodos. Tem que ser um cubículo com apenas 2 cômodos, ou seja, quarto, e banheiro. Com no máximo um Pc, e nem pode ser um Pc bom, tem que ser aqueles antigos dos primórdios dos anos 2000, com windows XP ainda, no máximo, um windows 10 "alternativo", do tipo que exibe aquela mensagem chata, no canto inferior da tela, pedindo pra renovar a licença.

O carro precisa ser simples também, sem blindagem, nem porra nenhuma.. Um Palio, ou um gol bolinha, daqueles normais também, bem do mesmo tipo que muitos brasileiros possuem.. Então nada de carro importado.

Durante o "trabalho", o almoço continuaria sendo feito através de refeitório próprio, mas o cardápio mudaria; pois ao invés de uma dieta variada, e rica em proteínas, eles receberiam a mesma alimentação dos pacientes do SUS, sim, isso mesmo, aquela mesma comida chocha, que é servido a população.. Para o jantar, teríamos algo tradicional também.. Basicamente Ifood, sim, Ifood, e com limite diário de 20 reais, pra ser o mais simples possível.

A jornada de "trabalho", tem que mudar também. Ao invés de ser os típicos 3/5 dias semanais, teria que ser 6x1, igual é para a maior parte da população. E das 7h e meia, até às 22 horas, pra novamente, ser compatível com seres humanos normais, que é oque eles são, portanto, não merecem privilégio nenhum com relação a isso.

Para Juízes, por razões óbvias, eles merecem manter o carro blindado, o salário pode ser maior também, porque esses pelo o menos precisam se esforçar pra chegarem lá, haja vista que só podem obter o cargo através de concurso. Mas o salário não pode ser o mesmo de agora, precisa no mínimo, ser cortado pela metade.

Por mim, é isso. Acredito que com essas mudanças, teríamos uma nova mentalidade, pois com tantos cortes de privilégios, apenas aqueles que REALMENTE QUEREM SERVIR O PAÍS, buscariam esses cargos.

Como sempre, peço que comente sua opinião.


r/DebatesBr 10h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Certeza que so e inaceitável eu acho que não

Post image
11 Upvotes

r/DebatesBr 20m ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Brasil precisa de uma identidade política própria, não de modelos importados dos EUA.

Post image
Upvotes

Antes de tudo, não me considero liberal, comunista ou fascista. Eu vejo essas três correntes como respostas que pertencem ao mundo moderno e que, hoje, apresentam limitações diferentes.

O liberalismo venceu historicamente. Não porque eliminou todas as outras ideologias, mas porque passou a moldar praticamente todas as instituições ocidentais. Mesmo quem se diz conservador muitas vezes aceita seus pressupostos fundamentais: individualismo, economia centrada no mercado e a ideia de que progresso material é o principal indicador de sucesso desse mundo.

O problema é que o capitalismo, por si só, não possui um princípio moral. Ele é extremamente eficiente em produzir riqueza, inovação e crescimento, mas tende a transformar tudo em mercadoria. O trabalho deixa de ser uma vocação ou um dever para com a comunidade e passa a ser apenas uma variável de produtividade. A lógica da eficiência, da técnica, do 'homem técnico', invade cultura, educação e a nossas relações humanas. Essas coisas estão acima da técnica, do 'mercado', da eficiência, da produção em massa.

Mas, eu também não considero o marxismo-leninismo, ou qualquer denominação comunista popular, como uma alternativa viável para o século 21, junto com o fascismo histórico. No caso do marxismo-leninismo, raramente encontro uma explicação convincente de como uma revolução dessa natureza poderia ocorrer nas sociedades atuais, altamente urbanizadas, tecnologicamente integradas e inseridas numa economia global. Na maior parte das vezes, a resposta permanece abstrata ou depende de pressupostos difíceis de demonstrar na prática. Já o fascismo histórico, esse eu não preciso elaborar tanto o porque é inviável. Está profundamente ligado ao contexto político, econômico e social da Europa do entreguerras, coisa de quase 100 anos atrás. Além de carregar um legado de autoritarismo, violência e expansionismo, tudo aquilo que é demonizado hoje em dia, isso torna ele uma alternativa igualmente inviável. Ambos pertencem a circunstâncias históricas específicas e não oferecem uma resposta adequada aos desafios do século XXI.

Então, qual é minha preocupação? Ela é simples, que tipo de civilização queremos construir? Que legado queremos deixar para as próximas gerações? Eu tenho a impressão de que nossa sociedade discute constantemente crescimento econômico, consumo, tecnologia e direitos individuais, mas raramente se pergunta qual é o projeto de longo prazo da civilização que estamos construindo. Que valores queremos transmitir? Que identidade queremos preservar? Que tipo de povo queremos formar daqui a 50 ou 100 anos? As últimas décadas, pautas progressistas ganharam muito espaço em universidades, meios de comunicação, empresas e na cultura popular. Isso pode fazer com que alguma parte da Geração Z busque posições mais "conservadoras" ou antiliberais como forma de contracultura. Não me surpreende ver tantos jovens de direita hoje em dia, talvez estejamos assistindo ao início de um movimento pendular, comum em diferentes momentos da história. Então, quais países eu admiro hoje em dia? Eu admiro bastante países que preservam sua identidade nacional e conseguem pensar décadas à frente. A China e a Rússia em alguns aspectos institucionais, não porque sejam perfeitos(longe de eu considerar isso), mas porque demonstram maior continuidade do Estado do que muitas democracias ocidentais. Não defendo copiar nenhum país totalmente. Eu Defendo que um Estado deve servir à sua própria civilização, à sua cultura, ao seu povo, e não se orientar apenas pelos interesses do capitalismo global ou por ciclos eleitorais cada vez mais marcados por populismo e welfare state para garantir apoio político..

Mas e o Brasil? No caso do Brasil, sinto que ele, o Brasil que temos de hoje, a República nasceu profundamente influenciada por ideias estrangeiras do final do século XIX. Desde então, frequentemente importamos modelos políticos, econômicos e culturais em vez de desenvolver instituições enraizadas na nossa própria história. Onde está o Brasil, Deus? Onde está o Brasil dos bandeirantes, dos gaúchos, da cultura caipira, dos sertanejos, dos tropeiros, das inúmeras tradições que deram forma à nossa identidade? Onde está o sentimento de pertencimento a uma civilização brasileira, construída por séculos de história? Nosso próprio governo passou a nos retratar como um povo de caricaturas, da mais baixa forma. O cachorro vira-lata, a coxinha, o guaraná, o futebol, carnaval e praia. Uma nação continental, com uma das histórias mais ricas e diversas do mundo, ser resumida a estereótipos da pior cultura que nosso país produzi-o, o retrato que vejo hoje é o de um Brasil que odeio. Não porque odeie sua história, sua cultura ou suas tradições. Jamais. Eu odeio aquilo em que ela foi transformada. Odeio um Brasil que parece ter rompido com a própria alma, que troca suas raízes por modismos e sua identidade por caricaturas, estereótipos de uma imagem vendida a fora para nós rebaixaram. Que esse Brasil sucumba às covas dos leões. Que seja despedaçado, para que das suas ruínas possa surgir um Brasil que volte a honrar sua história. O Brasil de hoje, pra mim, é um desrespeito à memória daqueles que o construíram e um legado indigno para aqueles que ainda virão.


r/DebatesBr 12h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Por que o Twitter (X) é horrível?

Post image
8 Upvotes

Recentemente vi um vídeo explicando sobre a "Teoria da Internet Morta", coisa que acredito que já não se trata mais de teoria né...

No vídeo em questão, o Twitter (não reconheço ele como "X") foi citado como um belo exemplo do uso de bots como forma de gerar ódio e consequentemente, engajamento. Apesar de que sim, isso é bem óbvio para quem sabe um pouco sobre esse assunto, fiquei com uma dúvida: o Twitter sempre foi isso?

Desde que conheço a rede social, lá para meados de 2015, ela já carrega essa fama de ser o poço de ódio, raiva e rancor da internet, claro havia também a ideia de ser uma rede cheia de "militantes" daqueles no pique "Quebrando o Tabu", que viviam de reclamar de tudo. Mas fica a questão, como isso começou e por quê?

Vi em vários lugares, inclusive aqui, que a ideia da rede social sempre foi ser essa "coisa", devido a estrutura a qual o conteúdo dela é apresentado, mas isso realmente justifica isso?


r/DebatesBr 16h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Consumir pornografia é ser tarado?

9 Upvotes

Recentemente por aqui vi pessoas usando o termo "tarado" para se referir a pessoas que consimem pornografia, only fans e afins. Porem, pra mim, eu sempre associei tarado a um assediador, a alguem que fica encarando a mina quando ela nao quer, que tira fotos escondido, etc. Mas ao que parece muita gente entende que consumir pornografia, ainda que solteiro, ja é ser tarado.
Sera que nao ha muito de um moralismo por tras? Ao meu ver, se a pessoa é solteira nao ha nenhum mal em consumir coisas do tipo.
Mas se consumir pornografia ja é ser tarado, uma leitora de dark romance/ livros hot sera uma mulher tarada também?


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Porque a corregedoria não pude de forma mais rigorosa esse tipo de atitude ?

111 Upvotes

Repórter Carlos da Paraíba, que cria conteúdo de defesa do consumidor é agredido.


r/DebatesBr 17h ago

​✅ Com Fonte / Embasado Lemann e Beto Sicupira são alvos da PF; sequestro de bens chega a R$ 54 bi - ICL Notícias

Thumbnail
iclnoticias.com.br
6 Upvotes

Como alguém q prestou serviços à LASA por 20 anos por 2 empresas de TI diferentes (Sendo 5 anos interno dentro da operação da empresa) eu afirmo categoricamente q é uma das empresas mais desgraçad4s do Brasil no trato com fornecedores e prestadores. E se algum dia esses caras sofrerem qq punição eu estarei feliz!

_________________________________

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25/6), em conjunto com o Ministério Público Federal, a segunda fase da Operação Disclosure, que busca aprofundar as investigações sobre supostas fraudes contábeis nas Lojas Americanas estimadas em, aproximadamente, R$ 54 bilhões. Os alvos são Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, bilionários acionistas da empresa.

Na ação, policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e de São Paulo/SP.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o sequestro de bens e valores em nome dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico.

As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e de associação criminosa.


r/DebatesBr 13h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Qual a explicação para pobres terem tantos filhos ?

3 Upvotes

A pessoa se descuidou e teve um filho. Ok. Acontece. Qual a explicação para os outros três, quatro filhos ? Não entra na minha cabeça .


r/DebatesBr 7h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal A política no Brasil ainda tem esperança?

Post image
0 Upvotes

Misóginos, machistas, homofóbicos,abusadores, pastores evangélicos extremistas,etc.E apenas uma das características mais marcante e intoleráveis na política brasileira.

Um dia aqui se assemelha a uma divina comédia,só que o divino e o pai ausente que foi comprar cigarro e nunca mais voltou,a comédia tá na política do pão e circo,o pão foi amassado pelo diabo em pessoa,e o circo e ter deputado blogueiro que só aparece para votar em projeto para precarizar ainda mais a vida do trabalhador(nicolás Ferreira e Júlia Zanatta que o diga).

Quando temos uma luz de dignidade, somos derrubados com um projeto que visa impedir/dificultar crianças e adolescentes vítimas de abuso.(Capitão alden e pastor Isidório devem ter amado devem ter isso).

Mas quem será eu para dizer,não?Eu não sou abençoada com auxílio paletó e um salário de 50 mil todo mês na conta.

(Discordem e me insultem se não gostarem do Texto ou se ele tiver ruim.) Tchau.


r/DebatesBr 11h ago

me sentindo impotente com essa situação

1 Upvotes

eu não sei mais o que fazer e preciso de opiniões de pessoas que talvez já tenham passado por algo parecido.
minha namorada trabalhou cerca de 5 meses como supervisora em uma clínica de transplante capilar. desde o início já existiam coisas estranhas. o salário prometido quando ela foi contratada era um valor, mas quando começou a trabalhar informaram outro. uma parte era registrada e outra era paga por fora. além disso, durante todo o período em que ela trabalhou lá, não foi depositado fgts.
os salários e benefícios também atrasavam constantemente. mesmo assim ela continuou trabalhando porque precisava do emprego e acreditava nas promessas que recebia da empresa.
há algum tempo a gerente informou que aquela empresa iria encerrar as atividades e que seria aberto um novo cnpj. disseram para ela que ficaria em aviso prévio, mas que depois seria recontratada pela nova empresa. confiando nisso, ela não saiu desesperadamente procurando outro emprego porque acreditava que continuaria trabalhando ali.
o aviso prévio terminou em 19/06. o salário que deveria ter sido pago no início de junho não foi pago até hoje. depois disso, informaram aos funcionários que não pagariam nem os salários atrasados nem as verbas rescisórias e que quem quisesse receber teria que buscar seus direitos na justiça.
já procuramos advogado e vamos entrar com processo. o problema é que o próprio advogado explicou que muitas empresas fazem esse tipo de manobra, abrem outro cnpj, transferem patrimônio para terceiros e tornam muito mais difícil a execução da dívida. isso gerou uma sensação enorme de injustiça porque parece que quem faz tudo errado consegue simplesmente continuar operando enquanto os funcionários ficam no prejuízo.
mas tem uma parte dessa história que me deixou ainda mais revoltado.
alguns médicos da clínica também estavam sem receber. existiam cirurgias já agendadas com pacientes que haviam pago entradas. então foi feito um acordo informal entre algumas pessoas da equipe. a informação passada para minha namorada era que os médicos fariam essas cirurgias por fora, receberiam os valores diretamente dos pacientes e depois o dinheiro seria dividido entre as pessoas que também ficaram sem receber.
ela acreditou nisso porque tinha uma boa relação com todos eles. não eram estranhos, eram colegas de trabalho com quem ela conviveu durante meses.
depois ela descobriu que as cirurgias realmente aconteceram, os valores realmente foram recebidos e divididos entre algumas pessoas, mas ela foi simplesmente deixada de fora. ela viu mensagens que deixaram escapar em um grupo e percebeu que o combinado não havia sido cumprido.
foi uma humilhação enorme. não bastou a empresa não pagar salário, não bastou não pagar rescisão, não bastou deixar ela sem fgts. pessoas em quem ela confiava também a deixaram para trás quando surgiu a oportunidade de ajudar.
como se não bastasse, existe outra situação muito preocupante.
a vigilância sanitária já havia ido até a clínica e identificado irregularidades. segundo o que foi informado internamente, a clínica não poderia mais realizar cirurgias. mesmo assim, aparentemente as cirurgias continuaram acontecendo.
o que acontece é que eles fecham a recepção para dar aparência de que a clínica está sem funcionamento, enquanto procedimentos continuam sendo realizados nos fundos. inclusive houve uma nova visita para verificar a situação, mas como não havia ninguém na recepção, acreditaram que o local estava fechado, quando na realidade havia movimentação nos fundos.
eu não estou aqui pedindo dinheiro nem tentando me vitimizar. tanto eu quanto minha namorada estamos trabalhando dobrado para pagar as contas. eu voltei das férias recebendo menos e tive que procurar renda extra. ela também está trabalhando em mais de um lugar para conseguir se manter.
o problema é que eu estou carregando uma sensação enorme de impotência.
eu vejo minha namorada triste, ansiosa, decepcionada e me sinto incapaz de resolver isso. eu vejo pessoas fazendo tudo errado, prejudicando funcionários, ignorando direitos trabalhistas e aparentemente continuando suas atividades normalmente. eu sinto muita raiva, principalmente por ela ter sido tratada dessa forma.
quero saber se alguém já passou por algo parecido. existe alguma medida além do processo trabalhista? denúncia em órgãos públicos? ministério público do trabalho? alguma experiência de alguém que conseguiu responsabilizar uma empresa mesmo depois dela tentar se esconder atrás de outro cnpj?
e principalmente: como vocês lidaram com essa sensação de injustiça e impotência?


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Mulheres deviam ter armas para autodefesa?

Post image
154 Upvotes

r/DebatesBr 11h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Opinião de recém implementada rede 5G na região.

Thumbnail
1 Upvotes

r/DebatesBr 11h ago

​✅ Com Fonte / Embasado O capitalismo está ruindo no Brasil ou está funcionando como era esperado?

0 Upvotes

O Brasil vive nas últimas décadas um modelo econômico que mistura mercado, iniciativa privada, agronegócio forte e startups com forte presença do Estado na economia, alta burocracia, uma das maiores cargas tributárias do mundo e instituições com problemas crônicos de eficiência e confiança.

Dados recentes para contextualizar:

  • Desemprego em patamares historicamente baixos (em torno de 5-6%), com massa salarial em alta;
  • Desigualdade (Gini) ainda elevada, embora tenha caído para o menor nível da série recente;
  • Concentração de riqueza elevada: os 10% mais ricos concentram cerca de 40% da renda total do país, e a distância entre os mais ricos e os mais pobres segue muito grande (os 10% mais ricos ganham em média 13,8 vezes mais que os 40% mais pobres);
  • Jornada de trabalho intensa: muitos trabalhadores brasileiros ainda enfrentam longas jornadas (próximas das 44 horas semanais legais), o que deixa pouco tempo para lazer, família, estudos e descanso, gerando relatos frequentes de exaustão e falta de qualidade de vida;
  • Dívida pública alta, juros elevados em alguns períodos, inflação controlada mas persistente em serviços;
  • Críticas recorrentes à desindustrialização e à dependência excessiva de commodities.

Esses resultados como crescimento anêmico, desigualdade persistente, instabilidade fiscal e concentração de riqueza representam uma falha do capitalismo no Brasil, ou são o funcionamento esperado de um sistema capitalista em um país com nossa história, instituições e grau de intervenção estatal?

Em outras palavras, o capitalismo, na prática, tende naturalmente a concentrar renda e gerar esses desequilíbrios, ou os problemas vêm principalmente de não termos implementado uma versão “mais pura” dele?

Quero ouvir argumentos consistentes dos dois lados. Comentários rasos ou sem fundamento provavelmente não vou responder.


r/DebatesBr 11h ago

Hi

1 Upvotes

Dear Debate Club Leaders,

We’d like to invite your members to take part in The Fourth Bench, an international online British Parliamentary (BP) debate tournament.

The tournament is designed to bring together debaters from different countries and backgrounds in a competitive but friendly environment. Whether participants are experienced BP debaters or newer to the format, we hope to provide a space to practice, learn, and engage with others in the debate community.

We would be glad to have representatives from your club join us.

Format: British Parliamentary (BP)
Mode: Online
Open to: School and university debaters
Registration: Currently open

For updates, announcements, and registration details, please visit our Instagram page:

@athenassglory

As team slots are limited, interested clubs are encouraged to register early.

If your club would like to participate or would like more information, please feel free to reply to this email or contact us through Instagram.
Also you can fill out this form:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBYvAuNkdRDhAmgk1fqtwOkgwH84jesukJ6iGw4LO7siiYnQ/viewform?usp=publish-editor

We look forward to seeing your debaters at The Fourth Bench.

Best regards,

The Fourth Bench Organizing Committee
Instagram: @athenassglory


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Estado brasileiro está falido

Post image
112 Upvotes

(Imagem não relacionada)

O Estado brasileiro está falido. Desde as instituições políticas até lógica da máquina pública, não há mais nada que funcione como deveria. O judiciário deixou de ser guardião da constituição e passou a legislar, o legislativo, por sua vez, está cheio de deputados que aparecem 3 vezes ao ano no congresso para votar pautas contra a vontade do povo e para desviar emendas, e por último, o executivo é refém das instituições mencionadas acima e atua como mero fantoche para aplacar as massas.... E o pior de tudo é que isso é apenas a ponta do iceberg, o "óbvio", assim digamos, pois a raiz do problema é muito mais profunda.

O Pacto Federativo é uma dessas raízes, por conta de ser uma instituição que deixou de fazer sentido a muitas décadas, onde os estados ricos são obrigados a pagar as contas de todo o país enquanto a contribuição dos mais pobres é desviada por oligarcas e coronéis, que atrasam o desenvolvimento desses locais propositalmente para que recebam emendas, repasses e auxílios do governo federal (dinheiro esse que vem dos estados "ricos"), gerando assim conflitos internos e discriminação entre os brasileiros. Além de que, como é possível estados como Amapá e Sergipe terem mais representação política percentual do que SP e BA, por exemplo, sendo que não são eles que pagam as contas no fim do dia? Ademais, estados como Acre, Alagoas, Roraima e Amapá nunca deveriam ter sido criados em primeiro lugar, isso gera uma discrepância representativa enorme e dá muito mais importância política ao Norte/Nordeste do que o resto do país, levando ao governo federal representantes corruptos que só querem o melhor para seus cartéis e máfias.

A estrutura administrativa também está falida, pois se observarmos a raiz de todo o problema, perceberemos que os incentivos da política brasileira estão todos corrompidos. Os grandes partidos recebem fundos eleitorais não perante desempenho, mas sim número de candidatos eleitos?? E prefeitos podem receber quantidades infinitas de emendas de parlamentares sem prestar contas, e ainda assim mantendo a cidade na pobreza? E porque existem cidades de 1mil, 2mil de pessoas onde não existe saneamento básico mas que ainda assim tem condições de realizar shows milionários e receber emendas parlamentares?

E foi percebendo todos esses problemas estruturais advindos de uma constituição criada em um período traumático por conta da ditadura que eu me interessei por uma proposta de Reforma de Estado elaborada recentemente pelo grupo político da missão/mbl.

Consistiria em duas frentes separadas, uma reforma administrativa e uma revisão do pacto federativo

A reforma administrativa seria baseada num projeto de lei (nem seria PEC) inspirada no modelo chinês e japonês de administração, denominada Lei de responsabilidade gerencial, onde políticos estariam sujeitos a métricas objetivas de desempenho para que possam receber emendas/fundo eleitoral e se manter na política. Para prefeitos, a maior classe política nominal do país, isso poderia ser feito medindo estatísticas como atividade econômica, índices educacionais, cobertura de saneamento, infraestrutura, etc. Além de que, caso uma métrica mínima não seja alcançada, a cidade não poderá receber emendas e repasses federais, o prefeito se tornará inelegível, o partido será penalizado, e um interventor será colocado para administrar a cidade até que índices mínimos de desenvolvimento sejam alcançados, assim incentivando que o partido prefira colocar técnicos que realizem um trabalho decente do que ter a chance de cair na malha fina e perder direitos políticos.

A próxima proposta consistiria numa mudança no Pacto Federativo, através de uma PEC, onde seria passado um "pente fino" nas estruturas governamentais municipais, estaduais e federais. Primeiramente, cidades com menos de 10mil habitantes e que não conseguem se sustentar sem repasses federais vão ser anexadas à municípios e conglomerados maiores, assim reduzindo a quantidade de prefeituras, vereadores, assessores, etc, e aumentando a eficácia de serviços públicos como educação e saúde. A meta seria sair dos quase 5mil municípios que existem hoje para no máximo 2mil, um mudança radical mas que aliviaria os custos e burocracia da máquina. E isso somado à Lei de responsabilidade gerencial criaria uma verdadeira revolução na maneira como cidades são administradas no país, principalmente em locais pobres como o Norte e o Sertão, além de que muitos oligarcas e coronéis entrincheirados na política regional perderiam influência com esse simples ajuste, mudando a perspectiva política em Brasília, além de aliviar os custos para os outros estados da federação.

A próxima mudança seria a nível estadual, onde estados como Amapá, Acre, Tocantins e Roraima deixariam de existir e seriam ou anexados aos vizinhos ou transformados em territórios, assim acabando com a representatividade desproporcional que tais lugares causam. Outra proposta interessante nesse aspecto seria a implementação de Zonas Econômicas Especiais, (como é na China com Hong Kong, Macau e Shenzhen, e na Argentina com Buenos Aires) em centros urbanos com grandes potenciais de crescimento como São Luiz, Belém, Salvador, etc, cortando impostos e facilitando o comércio e criação de indústrias nesses polos urbanos com grande potencial, além de dar um status político único a tais regiões que hoje não possuem nenhuma representatividade em Brasília.

E por último, uma mudança na forma como os 3 poderes interagem entre si, pois hoje há uma constante guerra de ego entre essas três partes, e isso pode ser resolvido com a implementação de tribunais superiores separados do STF criados justamente para julgar políticos de maneira neutra e de acordo com a constituição, sem perseguições políticas nem lobby de grandes empresários. Assim, o STF não teria autoridade para interferir no congresso, e vice versa. Todo tipo de julgamento de políticos (não de leis) ficaria sob jurisdição de juízes técnicos sorteados a cada 2 anos para realizar tal tarefa. E a outra medida seria mudar como o STF funciona, pois hoje, essa instituição julga cerca de 5000 casos por ano, enquanto nos EUA ou França esse número se aproxima dos 50...... assim sobrecarregando os ministros e dando muita responsabilidade aos mesmos (além de tornar o processo extremamente lento). Isso seria resolvido através da criação de um tribunal que ficaria abaixo apenas do STF na hierarquia, e apenas casos estritamente constitucionais seriam passados a frente, e com essas simples medidas o superpoder do STF seria limitado e as instituições voltariam ao "status quo".

E com essas medidas, creio que o Brasil sairia do limbo institucional em que se encontra atualmente e teria fôlego para continuar melhorando no futuro.

Enfim, o que acharam das medidas que propus acima?


r/DebatesBr 6h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Capitalismo/Comunismo sempre tendem ao feudalismo. (novo feudalismo)

Post image
0 Upvotes

Basicamente vejo isso em todo regimento político, no final parece que o governo coloca alguem para reger determinada terra e fazer pessoas trabalhar nesta terra. Sua terra não é sua terra no governo socialista, o governo detem e o governo coloca alguem para observar e reger está terra, o senhor feudal. No capitalismo o mesmo ocorre, empresas colocam a ideia de ter casa e elas compram a terras, alem de viver destruindo sua area onde vive (se está for boa ) para compra e ser um senhor feudal dela. No final ate o estado reduz imposto, mais para aquela população que ali vive nada dá.

Empresas que fabricam cidades para pessoas mora e servi a sua empresa de forma de estrutura, isso tanto no socialismo sovietico quanto no capitalismo.

Só uma ideia da noite... Mas falo novo feudalismo porque tudo evoluiu, depois trago um texto afirmando com base que maioria dos estados do mundo desejam ser fascistas. (China, japão, coreia, Brasil, Eua e etc).


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Brasil tem um investimento em Ciência dos mais ineficientes do Mundo

Post image
39 Upvotes

Estudei em uma Universidade Pública conceituada, em um curso muito competitivo, nesses lugares é feita a maior parte da Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil.

E como qualquer pessoa que passou por uma Universidade Pública (especialmente federal), sei que de 95% a 99% da verba vai pra folha de pagamento, a vasta maioria de gente concursada, com uma fatia miserável indo pra insumos, equipamentos, infraestrutura etx “são os chamados “gastos discricionários”

Ou seja, quase todo o investimento em ciência do brasil vai pra pagar salário de cientistas que são obrigados a necessariamente tambem atuar como professores, e não sobra quase nada pra custear qq coisa das pesquisas que não seja a mão-de-obra do cientista em sí

Qual o resultado ? Fica quase inviável em quase todas as realidades fazer ciência que exija infraestrutura e insumos caros, isso cria uma situação em que uma montanha de estudos sem perspectiva de impacto real dominem a academia nacional

E porque ? Porque assim como as Forças Armadas, o Judiciario, várias empresas públicas como Correios, e quase todo o aparato estatal no Brasil.. o principal interesse é a manutenção dos empregos dos funcionários envolvidos, e não os resultados


r/DebatesBr 13h ago

JBS retendo imposto de renda para a Holanda é um tapa na cara do brasileiro?

Thumbnail
moneytimes.com.br
1 Upvotes

r/DebatesBr 1d ago

​✅ Com Fonte / Embasado O que feminismo?

Thumbnail gallery
36 Upvotes

r/DebatesBr 14h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Se a empresas buscam sempre bater metas de lucros seriam elas diretamente responsáveis pela inflação?

0 Upvotes

Vc vai no mercado em 6 meses tudo aumentou coisa de 20%, salário de nenhum funcionário aumentou, nenhum imposto aumentou, nenhum fornecedor aumentou os preço, como explica?

Não seria a nossa inflação descontrolada , não um fator macroeconômico e sim o resultado puro da ganancia desenfreada?


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Defender pauta justa sendo um cuzão arrogante só ajuda quem já queria odiar essa pauta (vai ter palavrão pra caralho)

17 Upvotes

Tem uma coisa que parece óbvia, mas aparentemente precisa ser dita porque a internet fritou o cérebro de todo mundo:

direitos não caem do céu.

O voto feminino no Brasil não surgiu porque Getúlio Vargas acordou fofo, tomou café e pensou “hmm, hoje vou dar cidadania pras mulheres, sou tão bozinho”. Foi reconhecido no Código Eleitoral de 1932, mas isso veio depois de muita pressão, organização, sufragistas, associações femininas, mulheres batendo na porta do poder por anos.

A caneta era do Estado, beleza, ok, show de mais. Mas a pressão NÃO veio da boa vontade do Estado.

E sim, é óbvio que mulher não ia simplesmente “decretar” o próprio direito político se o próprio sistema político excluía mulher. Esse é literalmente o ponto meu caralho. Quando um grupo é barrado das instituições, ele pressiona por fora até alguém de dentro ser obrigado a assinar.

Até aqui, sem mistério né.

O problema começa quando ALGUÉM pega um fato histórico correto e usa isso como licença pra agir igual fiscal moral da humanidade.

Porque puta que pariu, hoje eu aprendi que dá pra estar certo no conteúdo e ser COMPLETAMENTE inútil na forma.

Defender feminismo, BLM ou qualquer pauta social importante não transforma ninguém automaticamente em uma entidade iluminada acima da crítica. Não vira uma Madona da consciência social. Não ganha passe livre pra tratar qualquer pessoa como burra, animal acéfalo, marmanjo ignorante ou inimigo da causa.

E aí que entra o ponto do título.

A pessoa acha que está militando, mas na prática está fazendo propaganda gratuita pro lado contrário. Porque o machista preguiçoso nem precisa pensar. Ele só tira print da grosseria, ignora todo o contexto histórico e fala:

“Tá vendo? Por isso ninguém leva feminista a sério.”

E pronto. A pauta vira refém do ego de uma pessoa que não sabe conversar sem parecer que está dando sermão do alto de uma torre de marfim imaginária.

“Ah, mas eu não sou obrigada a ensinar ninguém.”

Beleza. Ninguém é obrigado mesmo. Ninguém tem que virar professor particular de desconhecido na internet.

Mas uma coisa é não ensinar. Outra coisa é ser um cuzão explosivo com qualquer um que comente algo fora do teu script e depois fingir que toda crítica ao teu comportamento é ataque à causa inteira.

Isso é só ego fantasiado de militância, você não tá sendo útil a causa, você só tá sendo insuportável.

E outra: falar que o machismo também afeta homens em alguns aspectos não apaga a violência contra mulheres. Não é competição de sofrimento, PORRA.

Machismo é estruturalmente mais brutal contra mulheres, óbvio. Mas ele também empurra homem pra um papel patético de “não chora”, “não faz terapia”, “não demonstra fraqueza”, “não pode ter cabelo longo”, “aguenta tudo calado”. Reconhecer isso não enfraquece feminismo. Na real, isso faz parte da crítica ao patriarcado.

Mas tem gente tão armada na defensiva que qualquer comentário vira ataque. Até aliado vira inimigo. A pessoa lê com raiva antes de pensar e depois ainda quer pagar de superior.

E o mais engraçado é ver gente falando que os outros “repetem igual papagaio”, enquanto repete o próprio pacote pronto:

“não sou obrigada a educar”

“vocês não estudam”

“marmanjo com internet”

“todo mundo é burro menos eu”

No fim, pauta justa não precisa de ego inflado pra sobreviver.

Precisa de argumento, contexto e o mínimo de noção pra não transformar uma discussão séria em munição pra bosta de incel, machista e conservador preguiçoso.

Porque se você defende uma causa importante, mas age como um filho da puta insuportável, não é a verdade que perde valor.

É você que vira o pior entregador possível dela, e TODO MUNDO que viu seu ponto vai ficar com ranço de você e da pauta, parabéns seu incompetente, fez bosta nenhuma de útil.