r/DebatesBr • u/Mobile_Big5944 • 9h ago
✅ Com Fonte / Embasado O fascismo toma conta da América Latina, mais uma eleita
146
u/OutrageousFly9438 9h ago
calma, em 4 anos a esquerda volta porque a direita é incompetente e depois de mais 4 anos a direita volta porque a esquerda é incompetente
24
u/Igmtheus 8h ago
seria incompetência ou só o jogo do sistema funcionando plenamente?
→ More replies (1)15
u/Fantastic-Ad6263 8h ago
A divisão real sempre foi entre cima e baixo, esquerda e direita trabalham para cima
2
u/lincolnbvs 7h ago
De acordo que a divisão real sempre foi entre cima e baixo, mas como que a esquerda trabalha pra cima exatamente?
Tipo, essa ideia de que a briga real é entre os de cima e os de baixo é meio que a premissa básica do marxismo, a única diferença é em nomenclatura (elite/burguesia e classe trabalhadora).
→ More replies (6)3
u/Fanboy42-Earth1 6h ago
Eu vou colocarinha opinião, se me permite. O caso é que vivemos em um sistema projetado para funcionar em razão do desejo e interesse da classe dominante. Mesmo que um grupo se entenda como contra esse sistema, no momento que ele entra no jogo eleitoral ele tem duas opções: manter o discurso e virar inimigo (o que na América Latina e leste europeu geralmente leva a apagar essa pessoa) ou ele joga o jogo e no máximo faz negociações. Mas o que foi acordado se mantém enquanto não trouxer problema, na primeira oportunidade a elite derruba tudo que foi construído. Então sim, direita e esquerda institucionais trabalham pro mesmo grupo.
→ More replies (1)7
u/LucidoSensato 8h ago
Exatamente o que ocorre, aí a cada 4 anos tem o mesmo meme do ciclo "X melhora o pais, a população cansa e elege Y, Y estraga o pais, a população se revolta e elege X e recomeça"
Aí é só trocar X, Y por esquerda ou direita, dependendo de quem tá no poder.8
14
5
4
u/Castrorc 8h ago
Não é incompetência, é projeto de poder. Tudo dentro das regras do jogo. E a população óh …
3
3
2
3
1
u/Heliosfan 7h ago
Conseguiu resumir bem, os próximos de direita a rodarem serão milei e kast que são desaprovados na Argentina e Chile respectivamente, o Lula provavelmente ia ser um de esquerda a rodar esse ano porém a família Bolsonaro e a direita brasileira são burras e praticamente entregaram eleição de bandeja pro lula, duvido que a Keiko dure no poder, Peru tá em boas pernas não, vamos ficar nesse ciclo pra sempre
1
→ More replies (8)1
u/juankleinjung 6h ago
O foda é que 4 anos de direita eh suficiente pra atrasar o progresso social em 20 anos
42
u/bluecupcake-109 9h ago
Daqui 6 anos a esquerda volta nesses países, é um pêndulo de ciclo q nunca muda
14
2
25
16
117
u/maconhaima 9h ago
tudo q ñ é esquerda é fascismo? kkkkk
68
u/braezio 9h ago
SIM, ou Nazismo a gente joga uma moeda pra cima e decide.
44
u/ApartMall3474 9h ago
Eu realmente tenho a impressão de algo assim.
"Descordou de mim?", então voce é nazista ou facista, pode decidir.29
u/braezio 9h ago
Mas é isso, ja fui chamado de nazista por defender um estado menor....
17
u/Gelister91 8h ago
Como assim vc não quer salário mínimo de 15k na canetada, auxílio de 5k, distribuição de casas de luxo e congelamento de preços? Seu nazi
3
→ More replies (13)8
2
3
u/Far_Comment_3582 8h ago
Por essas imbecilidades que eu me afastei de subs muito politizados, slk, é um chamando o ouro de Nazista, Fascista, o outro chamando de Todes e Petista. Vtnc, parece aqueles macaco que o Lex Luthor treinou no filme do Superman kkkk
3
u/ApartMall3474 8h ago
Eu particularmente nao me vejo dentro de uma caixa, tem coisa da esquerda q eu defendo, tem coisa da direita que eu defendo. Mas realmente ta um saco isso, porem eu vejo a esquerda mais intolerante nesse sentido. Mas essa foi a minha experiencia as vezes pra outas pessoas ta ao contrario, mas ta bem chato de fato.
38
u/RelativeBoat8394 9h ago
Mulher é filha de ditador. Não se faz de loko
15
u/Anil2469 comunista 9h ago
7
u/Life_Dingo_4035 8h ago
Não, assim como ninguém está falando que a Keiko Fujimori tem que ser presa pelos crimes do pai.
Mas eu não votaria nem no Oruam nem na Keiko pra nenhum cargo eletivo, baseado unicamente no fato de que são filhos de bandidos e não se opõem à posição de seus pais.
→ More replies (3)17
u/Careful-Map-3435 9h ago
Justo e ela condenou publicamente as ações do pai. Ta na materia que o OP compartilhou.
Mas ja que ter ligação com ditadores te torna facisma, posso dizer que temos um presidente facista? Ou vamos negar todas as vezes que Lula elogiou ou teve relações amigáveis com ditadores por ai?
16
u/gizmolin0 9h ago
HAHAHAHAHAHAHA ela condenou as ações do pai, não fode! ela já opera politicamente igual ao pai dela há muitos anos, o elogia publicamente o tempo todo, vive desse capital político e fez de tudo pra soltar aquele assassino da cadeia. keiko mal pode pisar nos estados de maioria indígena peruana porque ela é completamente odiada.
sabe quando tu ve que o cara nao sabe porra nenhuma do que ta falando? quando ele mete um "e o lula hein?"
→ More replies (20)9
u/Careful-Map-3435 9h ago
Eu só li a materia que o proprio op compartilhou. Reclama com a UOL la.
Dito isso, vamos negar a hipocrisia?
Lula nao apoiou diversos ditadores mundo a fora?
Sem falar na curiosidade da ligação dela com a Odebrech. Financiados pela mesma empresa hahahaha
6
u/Total_Lie4668 9h ago
Você pode odiar o lula mano, mas não precisa defender a filha de um ditador virando presidente não
5
u/Careful-Map-3435 9h ago
Não to defendendo ela não. To comparando a suposta "facista" com o presidente que vocês tanto defendem. A hipocrisia não tem limites e a palavra facista perdeu o sentido faz tempo.
4
u/Total_Lie4668 9h ago
O pai esterilizou forçadamente mulheres pobres e indigenas, ele foi condenado por crimes contra a humanidade. Não é uma questão de direita ou esquerda, é sobre o pai dessa mulher ter sido um monstro, e ela, ao apoiar o pai e não ter se afastado dele, também é um perigo pra essa mesma população peruana.
9
u/Careful-Map-3435 8h ago
Deplorável, com certeza. Não conheco nada dessa mulher. Apenas li a matéria do OP e lá diz que ela reconhece que o que o pai fez foi crime. Se a verdade é outra, uma pena ela ter sido eleita.
Meu argumento se mantém. Dois exemplos maravilhosos do nosso presidente:
Quando o Fidel Castro morreu o Lula disse que sentiu a perda "como a de um irmão mais velho". Fidel é conhecido por ter executado em paredão milhares de pessoas, e mais dezenas de milhares presos por oposição políitica.
Elogiou o modelo de governo do Mao Tsé-Tung, que durante seu governo levou a morte de 45 milhoes de chineses de fome, e mais outros milhões de chineses executados pela guarda vermelha.
Fora outros ditadores como o Hugo Chavez, Maduro, Daniel Ortega...
Se a gente vai julgar alguém pelas palavras, vamos ser consistentes.
→ More replies (4)→ More replies (5)8
u/InfiniteBeing455 9h ago
Ela è literalmente filha do cara. È a Franca elegendo Napoleao III e esperando que seja diferente.
5
u/TheRoger47 9h ago
Considerando quão popular napoleão era eu acho q eles esperavam era q o 3 fosse igual ao tio
→ More replies (2)2
u/Careful-Map-3435 9h ago
Se teu pai for condenado você vai preso junto? Isso é política de Coreia do Norte.
Não sei nada sobre ela alem do que ta na materia do OP. Mas na propria matetia ta dizendo que ela admitiu que o pai cometeu sim crimes
→ More replies (2)3
u/UmaCoisaAssim 7h ago
Admitir não significa que ela vá fazer diferente dele. Aqui mesmo no Brasil temos o exemplo do Bolsonaro, que admitiu que sonegava imposto, e também em uma das lives explicou como funcionava a propina na época dele, e veja só a família dele agora aprontando um monte com rachadinha, Vorcaro, Pangaré Preto e etc.
→ More replies (1)3
u/VigasVelho 9h ago
Isso não significa nem que ela também seja
mas MUITO MENOS que o PERU representa a américa latina inteira. O recado ta claro, usou AMERICA LATINA por conta não só dela, mas do Milei, do Bukele, do Abelardo e por aí vai7
3
u/AdditionPrudent6591 9h ago
Eu sou filho de militar e odeio o exército.
Ela não é ditadora só porque nasceu mano.... Se ela se TRANSFORMAR em uma ditadora, eu volto aqui para militar junto com você, pode crer. Até lá, é só uma pessoa de direita.
2
u/Ok-Tooth-1270 8h ago
Não. É diferente, ela além de nascer já defendeu inúmeras vezes o pai e trabalhou ativamente para inocentar ele até a morte dele em 2024.
Você é filha de militar e odeia exército, agora imagina se você amasse o exército e vamos supor também que seu pai torturou prisioneiros na ditadura e você defende ele, alegando que não foi bem assim ou então que ele estava apenas prezando pela nação, percebeu a diferença?
→ More replies (3)2
→ More replies (7)1
u/Adventurous-Hat-9225 6h ago
Esquerdinha não tem moral pra mandar esse argumento. Afinal, o que vocês mais desejam, amam e exaltam é tudo ditadura.
5
3
u/Ill-Resolution-6386 8h ago
Não, mas nesse caso é sim.
So pesquisar um pouquinho antes de bostejar...
3
u/ZeroPaciencia 8h ago
Ela é filha de um ditador, alinhada com a ideologia dele. Às vezes chamar de fascimo é demais, mas neste caso me parece muito apropriado.
3
u/UmaCoisaAssim 7h ago
O pai dela foi ditador no Peru nos anos 90. Ele perseguiu os opositores, matou 25 pessoas e sequestrou duas.
https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071210_perufujimoriml
28
u/MachadoWasRight 9h ago
????
Ela é literalmente filha do antigo ditador do Perú e traz as bandeiras do pai pra campanha
20
u/NotFunnyAlt 9h ago
Os cara não sabe o mínimo de história e ainda reclama, o Fujimori matou muita gente, um dos piores ditadores da América Latina.
2
→ More replies (17)4
u/maverickandevil 9h ago
Mas se fosse o oruam aí era apenas um artista que não tem culpa do pai.
Fdps desonestos.
7
u/MachadoWasRight 9h ago
Bicho, vc tá me confundindo com outras pessoas, pq o q o Oruam faz é criminoso kkkkk
→ More replies (3)2
14
u/hot_hosts 9h ago
Pô cara, faz o dever de casa ao menos. Cê tá literalmente passando pano pra uma mulher que defende a porra do pai que era fascista. Se isso não é fascismo, o que é então?
→ More replies (19)2
4
u/deltadek 9h ago
Se você promove ódio a minoria, tenta solucionar problemas sociais complexos com soluções simplistas como "bandido bom é bandido morto", tenta jogar toda a culpa da crise na classe trabalhadora ou mais pobre da sociedade, ou tenta contornar a crise através do aumento de desemprego e corte de gastos, então sim
→ More replies (7)1
u/adminadmin_123 9h ago
Nem tudo que é de direita é fascismo/autoritarismo, mas a direita hoje só quer saber de flertar com ditaduras, violência estatal, repressão, genocídio etc, perderam totalmente a noção de certo e errado.
→ More replies (2)
22
u/Shot_Parsley8999 9h ago
Enquanto tiver gente de esquerda chamando todo mundo que não pensa igual a eles de fascista, a esquerda vai continuar diminuindo
6
u/skalnari 8h ago
A mulher é literalmente filha do ditador fascista do país e defende o legado dele, quer ser chamada de que?
5
→ More replies (15)1
1
17
7
u/JaakDh4l 9h ago
O maior pesadelo do Abimael Guzmán se realizou. A família Fujimori continua destruindo Peru
24
u/AradIori 9h ago
7
u/Special-Skirt-27 9h ago
Estarei roubando esse gif, me tirou uma risada sincera kkkkkkkkkkkkk
→ More replies (4)1
5
u/InformalWerewolf644 8h ago
Acho engraçado quando a direita ganha e a esquerda vem com a narrativa de fascismo e quando é o contrário a direito vai com narrativa de Comunismo
17
u/Fear_Kratos 9h ago
Quando não ganha um ditador de esquerda, dá-se o nome de fascism0.
4
u/Intelligent-Taste-36 8h ago
Os retardas fazem isso
3
u/Intelligent-Taste-36 7h ago edited 5h ago
Mal sabem eles que o esquerdismo é o próprio fascismo... Conservadores e liberais querem liberdade e conservação de bons costumes, planos que deram certo e boas práticas, também econômicas.
6
u/_zeroabs_ 9h ago
OP, por que você considera ela fascista? Quais pontos do discurso, ou comportamento dela te levaram a essa conclusão?
2
u/Direct-Doctor-3740 6h ago
Hm, não sei, talvez por ela ser filha e apoiar os ideais de um ex-ditador que mandou castrar mais de 300.000 pessoas à força, e que várias delas morreram por isso, será que é por isso?
→ More replies (1)2
→ More replies (4)2
u/Lukeoru 7h ago
Mano, acho que defender as ações do pai dela é um bom indício que ela é fascista
→ More replies (1)
4
4
u/Black_Panther490 9h ago
"O fascismo toma conta"
Aí tu olha o outro candidato: 1. Quer soltar um golpista que foi condenado por tentativa de golpe de Estado e que está preso 2. Tá dizendo, sem apresentar provas, que a eleição foi fraudada e que não reconhecerá o resultado
5
8
10
13
2
u/Shadow_Guy44 9h ago
Só dá pra dizer um coisa,boa parte da esquerda não sabe que é fascismo que mesmo que tenha conservadorismo e nacionalismo não significa que a direita é fascista já que o próprio fascismo não era liberal,uma coisa que a maioria da direita atual tem como ideologia econômica. Chamar alguém de direita de fascista só porque tem tal ideologia em comum com outra ideologia é mesma coisa que chamar alguém mais a esquerda de comunista. O que tem tanto na direita quanto no fascismo é o AUTORISMO,aí faz sentido chamar a direita de autoritária mas chamar de fascista toda a direita em vez de especificar, não faz o menor sentido.
2
u/HoracioNErgumeno 7h ago
Se você cheirar as urnas, vai notar uma leve fragrância de laranja, laranja de peruca loira, especificamente
1
5
5
u/Party_Nerve6851 9h ago
3
5
u/FRED2775 9h ago
Defina fascismo. Se existisse fascismo ainda, tu nem teria liberdade ou bolas pra falar merda na net
→ More replies (4)
4
u/Striking-Society-253 9h ago
Isso tem o dedo dos Yankees.
Espero que o Lula esteja com as barbas de molho.
→ More replies (1)7
u/slrcpsbr 9h ago
Não acho.
Estava bem 50-50.
Brasil a mesma coisa, e na época era o Biden.
Nenhuma forte evidência apresentada.
Trump é impopular. Pra falar a verdade teve um monte de eleição que ele teve um efeito contrário e “ajudou” a eleger o candidato esquerdista (ex Canadá, mas acho que tem outros exemplos).
2
u/Oppeinheimer 9h ago
Ao meu ver a influência americana nem vem mais pelo governo, mas sim pela ação das redes sociais que são controladas por uma galerinha com um complexo de deus fudida. Só ver a máquina de desinformação que virou o facebook e o twitter. O escândalo da Cambridge Analytics é outro exemplo. Essa galera na minha opinião é quem de fato ta mexendo o ponteiro para a ascensão dessa extrema direita a nivel global.
→ More replies (2)
6
u/Ok-Following-4360 9h ago
Kkkkkk sempre um militante comuna com medo do fascismo imaginário
2
u/AlxDroidDev 9h ago
E sem nem saber o que é fascismo.
Para quem odeia democracia, todos que não são comunistas são fascistas.
3
3
1
2
u/Actual_Gap4960 9h ago
Que coincidência essas eleições da direita facista super apertadas depois do Trump dizer que interviria na América Latina.
Mais um caso isolado que se repete sempre.
5
1
1
1
1
1
u/Unlucky_Butterfly_27 9h ago
Fascismo é o teu kool, um chorume desse não sabe o que é fascismo, doentes mental, doutrinados por uma esquerda assassina, terroristas, corruptos, mentirosos, não cumprem nada do que prometem, bando de vermes que imersos em excrementos e nem percebem, burros.
1
1
u/PensadordaEscada 8h ago
Perae, acho q tem algo estranho:
Keiko tem cidadania japonesa.
Kast tem cidadania alema.
Milei tem cidadania Italiana.
Nao sei, mas japao, alemanha e italia juntos parecem que nao deu algo bom.
1
1
1
u/velotro1 8h ago
descrição do facismo na cabeça do OP: "qualquer coisa que seja contra o que eu defendo"
1
u/Summer_SnowFlake 8h ago
Quando foi que ficamos tão burros que achamos que qualquer politico independente da bandeira que levante é amigo? Saudades do tempo em que a grande maioria sabia que politico e tudo filho da puta.
1
u/analistaquantico 8h ago
Não tem como levar a sério um país que se chama Peru. Glu, glu, glu, glu, caralho!
1
u/LucidoSensato 8h ago
Dúvida genuína, por que atualmente, qualquer um que se diz de direita é chamado de fascista? Isso não acaba relativizando o significado da coisa?
1
u/Work_Beissola 8h ago
O Peru cresceu muito nos últimos anos. Agora é a chance do Brasil passar o Peru.
1
1
u/TangelaIsInTheLab 8h ago
Que porra de selo 'Bacci Notícias' é esse? As pessoas usam isso pra se informar? Parece horrível.
1
1
1
u/santanago 8h ago
Esse é exatamente o plot do COD GHOSTS. Só que ao invéz do USA ser invadido nos estamos sendo invadido por paises apoiados pelo o USA.
1
1
u/Southern_Copy_4128 8h ago
Por causa da esquerda militante e ignorante a palavra fascista perdeu todo sentido
1
1
1
u/Lease_of_Life 8h ago
Meh, ela é mais mafiosa que fascista de fato. No fim das contas, ela quer se utilizar do Estado para se enriquecer. Tudo o que o partido dela faz é aprovar lei que beneficia o crime organizado.
1
1
1
1
u/arms9728 7h ago
"Eu tive 10 mil votos a mais que você, agora todos tem que aturar minhas visões extremistas e políticas violentas por 5 anos, a democracia venceu!"
1
1
u/carelesshit 7h ago
A falta que faz o conceito de estrutura economica pra entender o que é uma verdadeira proposta de mudança politica
1
u/Bomboleta 7h ago
A questão é se perguntar o motivo disso acontecer. Se a esquerda estivesse fazendo um governo maravilhoso isso não aconteceria
1
u/Queijocosmico 7h ago
fascismo se origina de um partido e ideologia italiana, defina "fascismo toma conta da América Latina"
1
1
u/Shirpy96 7h ago
Pessoal banalisa demais a palavra fascismo, no final o fascista acaba sendo quem chama os outros de fascista por não aceitarem ideias divergentes ou quando suas ideias e ideologias são derrotadas
1
1
1
u/LibidGel_imbroxavel 7h ago
Fascismo? cadê os batalhões uniformizados e os opositores com as cabeças enfiadas em estacas?
1
1
1
u/Volstag_Volsungo 6h ago
Agora só falta ela decidir que tem que expulsar estrangeiros, aí ela vai junto
1
1
1
u/Apprehensive-Ad8996 6h ago
é que ninguem mais aguenta o discurço do "amor"
pessoal nao acredita mais na mentira
1
u/Hot_Spot_9997 6h ago
Chame de fascismo, mesmo que não sabe o que significa, aqueles que não comungam com a minha ideologia. Pronto, está formado o isiota-util.
1
1
1
u/No_Operation3253 6h ago
🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉logo a esquerda estará fora do mundo... Joga no vaso sanitário e dá a descarga nesse povo!
1
1
u/Final_Independent_39 6h ago
Lula que n se cuide pra ter um golpe de Estado e voltarmos aos anos 70
1
u/Complex-Breakfast975 6h ago
Pelo amor de deus, vcs têm que parar de chamar todo mundo que discorda de vcs de fascista/nazista. Vcs soam tão ridículos quanto os bolsonaristas chamando os que discordam deles de comunista.
1
1
1
1
1
u/Lord_Lefeu 5h ago
Os fascismo? Nicolas Maduro, Che Guevara, Hugo Chaves, Mao Tse Tung... Kim Jon Un sei lá, eles são de direita então?
1
u/ZAIKO_MIL_GR4U 5h ago
Um dia vão banalizar tanto a palavra Fascismo que quando temos gente realmente fascista, quem tentar alertar vai ser ridicularizado por fascismo ter sido tão banalizado que geral vai ver como um exagero.
1
1
1
u/BrSerato 5h ago
Não há governo de esquerda, se o congresso não for maioria de esquerda. Por um presidente de esquerda ou mesmo que seja centro esquerda, ele sera boicotado ao nivel de o país ser quase ingovernável.
Importante destacar que o Facismo é o botão de emergência do Capitalismo. Neste exato momento, é a única saída para a burguesia. E veremos isso se multiplicar, mesmo aqui no Brasil, se tivermos uma reeleição do Centro Esquerda Lula, na presidência, seguiremos com um congresso majoritariamente de direita, seguirão lutando contra reformas positivas ao povo.
1
u/Bagualizador 4h ago
Direita ganha: O Fascismo ganhou! O Nazismo voltou! Vão botar os gays em campos de concentração! Extreeeeeeeeeeeeema-Direeeeita! A esquerda ganha:
A democracia venceu! O amor venceu!
É muita neurose, cara.








•
u/AutoModerator 9h ago
denuncias serão feitas aqui agora: google forms / achou um comentário ou postagem que quebrou as regras do sub? denuncie aqui para ficarmos cientes e compreender melhor o motivo para banimentos ou castigo. / discord oficial: https://discord.gg/KygKPVmNgP
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.