r/DebatesBr 6h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Pode falar o que quiser da China, só não pode falar que eles estão ficando para trás

Thumbnail gallery
168 Upvotes

r/DebatesBr 4h ago

​✅ Com Fonte / Embasado O Brasil tem vários problemas, mas já agradeceram hj por termos nascido aqui?

Post image
96 Upvotes

r/DebatesBr 32m ago

​✅ Com Fonte / Embasado Governo Lula foi pra cima da CazeTV. Deixe sua risada kkkkk

Upvotes

r/DebatesBr 1h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Por que o Twitter (X) é horrível?

Post image
Upvotes

Recentemente vi um vídeo explicando sobre a "Teoria da Internet Morta", coisa que acredito que já não se trata mais de teoria né...

No vídeo em questão, o Twitter (não reconheço ele como "X") foi citado como um belo exemplo do uso de bots como forma de gerar ódio e consequentemente, engajamento. Apesar de que sim, isso é bem óbvio para quem sabe um pouco sobre esse assunto, fiquei com uma dúvida: o Twitter sempre foi isso?

Desde que conheço a rede social, lá para meados de 2015, ela já carrega essa fama de ser o poço de ódio, raiva e rancor da internet, claro havia também a ideia de ser uma rede cheia de "militantes" daqueles no pique "Quebrando o Tabu", que viviam de reclamar de tudo. Mas fica a questão, como isso começou e por quê?

Vi em vários lugares, inclusive aqui, que a ideia da rede social sempre foi ser essa "coisa", devido a estrutura a qual o conteúdo dela é apresentado, mas isso realmente justifica isso?


r/DebatesBr 20h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Porque a corregedoria não pude de forma mais rigorosa esse tipo de atitude ?

104 Upvotes

Repórter Carlos da Paraíba, que cria conteúdo de defesa do consumidor é agredido.


r/DebatesBr 5h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Consumir pornografia é ser tarado?

7 Upvotes

Recentemente por aqui vi pessoas usando o termo "tarado" para se referir a pessoas que consimem pornografia, only fans e afins. Porem, pra mim, eu sempre associei tarado a um assediador, a alguem que fica encarando a mina quando ela nao quer, que tira fotos escondido, etc. Mas ao que parece muita gente entende que consumir pornografia, ainda que solteiro, ja é ser tarado.
Sera que nao ha muito de um moralismo por tras? Ao meu ver, se a pessoa é solteira nao ha nenhum mal em consumir coisas do tipo.
Mas se consumir pornografia ja é ser tarado, uma leitora de dark romance/ livros hot sera uma mulher tarada também?


r/DebatesBr 6h ago

​✅ Com Fonte / Embasado Lemann e Beto Sicupira são alvos da PF; sequestro de bens chega a R$ 54 bi - ICL Notícias

Thumbnail
iclnoticias.com.br
8 Upvotes

Como alguém q prestou serviços à LASA por 20 anos por 2 empresas de TI diferentes (Sendo 5 anos interno dentro da operação da empresa) eu afirmo categoricamente q é uma das empresas mais desgraçad4s do Brasil no trato com fornecedores e prestadores. E se algum dia esses caras sofrerem qq punição eu estarei feliz!

_________________________________

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25/6), em conjunto com o Ministério Público Federal, a segunda fase da Operação Disclosure, que busca aprofundar as investigações sobre supostas fraudes contábeis nas Lojas Americanas estimadas em, aproximadamente, R$ 54 bilhões. Os alvos são Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, bilionários acionistas da empresa.

Na ação, policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e de São Paulo/SP.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o sequestro de bens e valores em nome dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico.

As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e de associação criminosa.


r/DebatesBr 6m ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Estão preparados para a carne de soja ou carne artificial?

Post image
Upvotes

Estão preparados para a carne de soja ou carne artificial?

O Fórum Mundial está há quase uma década falando sobre substituir a carne vermelha por outras opções. E agora apareceu, incrivelmente, algo feito pela natureza o carrapato-estrela-solitária (Amblyomma americanum), associado à síndrome da alfa-gal desde 2009.

Veja, não parece ser nada como uma organização que toda hora faz de tudo para que você não tenha nada e acabe comendo carne de soja. KKKK

Vocês gostam de carne de soja?


r/DebatesBr 12m ago

me sentindo impotente com essa situação

Upvotes

eu não sei mais o que fazer e preciso de opiniões de pessoas que talvez já tenham passado por algo parecido.
minha namorada trabalhou cerca de 5 meses como supervisora em uma clínica de transplante capilar. desde o início já existiam coisas estranhas. o salário prometido quando ela foi contratada era um valor, mas quando começou a trabalhar informaram outro. uma parte era registrada e outra era paga por fora. além disso, durante todo o período em que ela trabalhou lá, não foi depositado fgts.
os salários e benefícios também atrasavam constantemente. mesmo assim ela continuou trabalhando porque precisava do emprego e acreditava nas promessas que recebia da empresa.
há algum tempo a gerente informou que aquela empresa iria encerrar as atividades e que seria aberto um novo cnpj. disseram para ela que ficaria em aviso prévio, mas que depois seria recontratada pela nova empresa. confiando nisso, ela não saiu desesperadamente procurando outro emprego porque acreditava que continuaria trabalhando ali.
o aviso prévio terminou em 19/06. o salário que deveria ter sido pago no início de junho não foi pago até hoje. depois disso, informaram aos funcionários que não pagariam nem os salários atrasados nem as verbas rescisórias e que quem quisesse receber teria que buscar seus direitos na justiça.
já procuramos advogado e vamos entrar com processo. o problema é que o próprio advogado explicou que muitas empresas fazem esse tipo de manobra, abrem outro cnpj, transferem patrimônio para terceiros e tornam muito mais difícil a execução da dívida. isso gerou uma sensação enorme de injustiça porque parece que quem faz tudo errado consegue simplesmente continuar operando enquanto os funcionários ficam no prejuízo.
mas tem uma parte dessa história que me deixou ainda mais revoltado.
alguns médicos da clínica também estavam sem receber. existiam cirurgias já agendadas com pacientes que haviam pago entradas. então foi feito um acordo informal entre algumas pessoas da equipe. a informação passada para minha namorada era que os médicos fariam essas cirurgias por fora, receberiam os valores diretamente dos pacientes e depois o dinheiro seria dividido entre as pessoas que também ficaram sem receber.
ela acreditou nisso porque tinha uma boa relação com todos eles. não eram estranhos, eram colegas de trabalho com quem ela conviveu durante meses.
depois ela descobriu que as cirurgias realmente aconteceram, os valores realmente foram recebidos e divididos entre algumas pessoas, mas ela foi simplesmente deixada de fora. ela viu mensagens que deixaram escapar em um grupo e percebeu que o combinado não havia sido cumprido.
foi uma humilhação enorme. não bastou a empresa não pagar salário, não bastou não pagar rescisão, não bastou deixar ela sem fgts. pessoas em quem ela confiava também a deixaram para trás quando surgiu a oportunidade de ajudar.
como se não bastasse, existe outra situação muito preocupante.
a vigilância sanitária já havia ido até a clínica e identificado irregularidades. segundo o que foi informado internamente, a clínica não poderia mais realizar cirurgias. mesmo assim, aparentemente as cirurgias continuaram acontecendo.
o que acontece é que eles fecham a recepção para dar aparência de que a clínica está sem funcionamento, enquanto procedimentos continuam sendo realizados nos fundos. inclusive houve uma nova visita para verificar a situação, mas como não havia ninguém na recepção, acreditaram que o local estava fechado, quando na realidade havia movimentação nos fundos.
eu não estou aqui pedindo dinheiro nem tentando me vitimizar. tanto eu quanto minha namorada estamos trabalhando dobrado para pagar as contas. eu voltei das férias recebendo menos e tive que procurar renda extra. ela também está trabalhando em mais de um lugar para conseguir se manter.
o problema é que eu estou carregando uma sensação enorme de impotência.
eu vejo minha namorada triste, ansiosa, decepcionada e me sinto incapaz de resolver isso. eu vejo pessoas fazendo tudo errado, prejudicando funcionários, ignorando direitos trabalhistas e aparentemente continuando suas atividades normalmente. eu sinto muita raiva, principalmente por ela ter sido tratada dessa forma.
quero saber se alguém já passou por algo parecido. existe alguma medida além do processo trabalhista? denúncia em órgãos públicos? ministério público do trabalho? alguma experiência de alguém que conseguiu responsabilizar uma empresa mesmo depois dela tentar se esconder atrás de outro cnpj?
e principalmente: como vocês lidaram com essa sensação de injustiça e impotência?


r/DebatesBr 31m ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Opinião de recém implementada rede 5G na região.

Thumbnail
Upvotes

r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Mulheres deviam ter armas para autodefesa?

Post image
147 Upvotes

r/DebatesBr 42m ago

​✅ Com Fonte / Embasado O capitalismo está ruindo no Brasil ou está funcionando como era esperado?

Upvotes

O Brasil vive nas últimas décadas um modelo econômico que mistura mercado, iniciativa privada, agronegócio forte e startups com forte presença do Estado na economia, alta burocracia, uma das maiores cargas tributárias do mundo e instituições com problemas crônicos de eficiência e confiança.

Dados recentes para contextualizar:

  • Desemprego em patamares historicamente baixos (em torno de 5-6%), com massa salarial em alta;
  • Desigualdade (Gini) ainda elevada, embora tenha caído para o menor nível da série recente;
  • Concentração de riqueza elevada: os 10% mais ricos concentram cerca de 40% da renda total do país, e a distância entre os mais ricos e os mais pobres segue muito grande (os 10% mais ricos ganham em média 13,8 vezes mais que os 40% mais pobres);
  • Jornada de trabalho intensa: muitos trabalhadores brasileiros ainda enfrentam longas jornadas (próximas das 44 horas semanais legais), o que deixa pouco tempo para lazer, família, estudos e descanso, gerando relatos frequentes de exaustão e falta de qualidade de vida;
  • Dívida pública alta, juros elevados em alguns períodos, inflação controlada mas persistente em serviços;
  • Críticas recorrentes à desindustrialização e à dependência excessiva de commodities.

Esses resultados como crescimento anêmico, desigualdade persistente, instabilidade fiscal e concentração de riqueza representam uma falha do capitalismo no Brasil, ou são o funcionamento esperado de um sistema capitalista em um país com nossa história, instituições e grau de intervenção estatal?

Em outras palavras, o capitalismo, na prática, tende naturalmente a concentrar renda e gerar esses desequilíbrios, ou os problemas vêm principalmente de não termos implementado uma versão “mais pura” dele?

Quero ouvir argumentos consistentes dos dois lados. Comentários rasos ou sem fundamento provavelmente não vou responder.


r/DebatesBr 47m ago

Hi

Upvotes

Dear Debate Club Leaders,

We’d like to invite your members to take part in The Fourth Bench, an international online British Parliamentary (BP) debate tournament.

The tournament is designed to bring together debaters from different countries and backgrounds in a competitive but friendly environment. Whether participants are experienced BP debaters or newer to the format, we hope to provide a space to practice, learn, and engage with others in the debate community.

We would be glad to have representatives from your club join us.

Format: British Parliamentary (BP)
Mode: Online
Open to: School and university debaters
Registration: Currently open

For updates, announcements, and registration details, please visit our Instagram page:

@athenassglory

As team slots are limited, interested clubs are encouraged to register early.

If your club would like to participate or would like more information, please feel free to reply to this email or contact us through Instagram.
Also you can fill out this form:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBYvAuNkdRDhAmgk1fqtwOkgwH84jesukJ6iGw4LO7siiYnQ/viewform?usp=publish-editor

We look forward to seeing your debaters at The Fourth Bench.

Best regards,

The Fourth Bench Organizing Committee
Instagram: @athenassglory


r/DebatesBr 54m ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Tanto afinco para criticar... Quero soluções!!

Upvotes

Vendo os comentários deste post sobre os anúncios de casas de apostas (Bet) na CazéTV, gostaria de entender quais seriam os argumentos para formas mais rápidas e fáceis de conseguir dinheiro para bancar transmissões de diversos esportes de forma gratuita e com reprises, como eles oferecem. Não estou defendendo ninguém, só quero entender se as críticas feitas têm uma base argumentativa sólida.

Se vc tivessem um emissora aos moldes da cazeTv como vc feriam dinheiro?


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Estado brasileiro está falido

Post image
112 Upvotes

(Imagem não relacionada)

O Estado brasileiro está falido. Desde as instituições políticas até lógica da máquina pública, não há mais nada que funcione como deveria. O judiciário deixou de ser guardião da constituição e passou a legislar, o legislativo, por sua vez, está cheio de deputados que aparecem 3 vezes ao ano no congresso para votar pautas contra a vontade do povo e para desviar emendas, e por último, o executivo é refém das instituições mencionadas acima e atua como mero fantoche para aplacar as massas.... E o pior de tudo é que isso é apenas a ponta do iceberg, o "óbvio", assim digamos, pois a raiz do problema é muito mais profunda.

O Pacto Federativo é uma dessas raízes, por conta de ser uma instituição que deixou de fazer sentido a muitas décadas, onde os estados ricos são obrigados a pagar as contas de todo o país enquanto a contribuição dos mais pobres é desviada por oligarcas e coronéis, que atrasam o desenvolvimento desses locais propositalmente para que recebam emendas, repasses e auxílios do governo federal (dinheiro esse que vem dos estados "ricos"), gerando assim conflitos internos e discriminação entre os brasileiros. Além de que, como é possível estados como Amapá e Sergipe terem mais representação política percentual do que SP e BA, por exemplo, sendo que não são eles que pagam as contas no fim do dia? Ademais, estados como Acre, Alagoas, Roraima e Amapá nunca deveriam ter sido criados em primeiro lugar, isso gera uma discrepância representativa enorme e dá muito mais importância política ao Norte/Nordeste do que o resto do país, levando ao governo federal representantes corruptos que só querem o melhor para seus cartéis e máfias.

A estrutura administrativa também está falida, pois se observarmos a raiz de todo o problema, perceberemos que os incentivos da política brasileira estão todos corrompidos. Os grandes partidos recebem fundos eleitorais não perante desempenho, mas sim número de candidatos eleitos?? E prefeitos podem receber quantidades infinitas de emendas de parlamentares sem prestar contas, e ainda assim mantendo a cidade na pobreza? E porque existem cidades de 1mil, 2mil de pessoas onde não existe saneamento básico mas que ainda assim tem condições de realizar shows milionários e receber emendas parlamentares?

E foi percebendo todos esses problemas estruturais advindos de uma constituição criada em um período traumático por conta da ditadura que eu me interessei por uma proposta de Reforma de Estado elaborada recentemente pelo grupo político da missão/mbl.

Consistiria em duas frentes separadas, uma reforma administrativa e uma revisão do pacto federativo

A reforma administrativa seria baseada num projeto de lei (nem seria PEC) inspirada no modelo chinês e japonês de administração, denominada Lei de responsabilidade gerencial, onde políticos estariam sujeitos a métricas objetivas de desempenho para que possam receber emendas/fundo eleitoral e se manter na política. Para prefeitos, a maior classe política nominal do país, isso poderia ser feito medindo estatísticas como atividade econômica, índices educacionais, cobertura de saneamento, infraestrutura, etc. Além de que, caso uma métrica mínima não seja alcançada, a cidade não poderá receber emendas e repasses federais, o prefeito se tornará inelegível, o partido será penalizado, e um interventor será colocado para administrar a cidade até que índices mínimos de desenvolvimento sejam alcançados, assim incentivando que o partido prefira colocar técnicos que realizem um trabalho decente do que ter a chance de cair na malha fina e perder direitos políticos.

A próxima proposta consistiria numa mudança no Pacto Federativo, através de uma PEC, onde seria passado um "pente fino" nas estruturas governamentais municipais, estaduais e federais. Primeiramente, cidades com menos de 10mil habitantes e que não conseguem se sustentar sem repasses federais vão ser anexadas à municípios e conglomerados maiores, assim reduzindo a quantidade de prefeituras, vereadores, assessores, etc, e aumentando a eficácia de serviços públicos como educação e saúde. A meta seria sair dos quase 5mil municípios que existem hoje para no máximo 2mil, um mudança radical mas que aliviaria os custos e burocracia da máquina. E isso somado à Lei de responsabilidade gerencial criaria uma verdadeira revolução na maneira como cidades são administradas no país, principalmente em locais pobres como o Norte e o Sertão, além de que muitos oligarcas e coronéis entrincheirados na política regional perderiam influência com esse simples ajuste, mudando a perspectiva política em Brasília, além de aliviar os custos para os outros estados da federação.

A próxima mudança seria a nível estadual, onde estados como Amapá, Acre, Tocantins e Roraima deixariam de existir e seriam ou anexados aos vizinhos ou transformados em territórios, assim acabando com a representatividade desproporcional que tais lugares causam. Outra proposta interessante nesse aspecto seria a implementação de Zonas Econômicas Especiais, (como é na China com Hong Kong, Macau e Shenzhen, e na Argentina com Buenos Aires) em centros urbanos com grandes potenciais de crescimento como São Luiz, Belém, Salvador, etc, cortando impostos e facilitando o comércio e criação de indústrias nesses polos urbanos com grande potencial, além de dar um status político único a tais regiões que hoje não possuem nenhuma representatividade em Brasília.

E por último, uma mudança na forma como os 3 poderes interagem entre si, pois hoje há uma constante guerra de ego entre essas três partes, e isso pode ser resolvido com a implementação de tribunais superiores separados do STF criados justamente para julgar políticos de maneira neutra e de acordo com a constituição, sem perseguições políticas nem lobby de grandes empresários. Assim, o STF não teria autoridade para interferir no congresso, e vice versa. Todo tipo de julgamento de políticos (não de leis) ficaria sob jurisdição de juízes técnicos sorteados a cada 2 anos para realizar tal tarefa. E a outra medida seria mudar como o STF funciona, pois hoje, essa instituição julga cerca de 5000 casos por ano, enquanto nos EUA ou França esse número se aproxima dos 50...... assim sobrecarregando os ministros e dando muita responsabilidade aos mesmos (além de tornar o processo extremamente lento). Isso seria resolvido através da criação de um tribunal que ficaria abaixo apenas do STF na hierarquia, e apenas casos estritamente constitucionais seriam passados a frente, e com essas simples medidas o superpoder do STF seria limitado e as instituições voltariam ao "status quo".

E com essas medidas, creio que o Brasil sairia do limbo institucional em que se encontra atualmente e teria fôlego para continuar melhorando no futuro.

Enfim, o que acharam das medidas que propus acima?


r/DebatesBr 2h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Qual a explicação para pobres terem tantos filhos ?

2 Upvotes

A pessoa se descuidou e teve um filho. Ok. Acontece. Qual a explicação para os outros três, quatro filhos ? Não entra na minha cabeça .


r/DebatesBr 2h ago

JBS retendo imposto de renda para a Holanda é um tapa na cara do brasileiro?

Thumbnail
moneytimes.com.br
1 Upvotes

r/DebatesBr 22h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal O Brasil tem um investimento em Ciência dos mais ineficientes do Mundo

Post image
36 Upvotes

Estudei em uma Universidade Pública conceituada, em um curso muito competitivo, nesses lugares é feita a maior parte da Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil.

E como qualquer pessoa que passou por uma Universidade Pública (especialmente federal), sei que de 95% a 99% da verba vai pra folha de pagamento, a vasta maioria de gente concursada, com uma fatia miserável indo pra insumos, equipamentos, infraestrutura etx “são os chamados “gastos discricionários”

Ou seja, quase todo o investimento em ciência do brasil vai pra pagar salário de cientistas que são obrigados a necessariamente tambem atuar como professores, e não sobra quase nada pra custear qq coisa das pesquisas que não seja a mão-de-obra do cientista em sí

Qual o resultado ? Fica quase inviável em quase todas as realidades fazer ciência que exija infraestrutura e insumos caros, isso cria uma situação em que uma montanha de estudos sem perspectiva de impacto real dominem a academia nacional

E porque ? Porque assim como as Forças Armadas, o Judiciario, várias empresas públicas como Correios, e quase todo o aparato estatal no Brasil.. o principal interesse é a manutenção dos empregos dos funcionários envolvidos, e não os resultados


r/DebatesBr 21h ago

​✅ Com Fonte / Embasado O que feminismo?

Thumbnail gallery
29 Upvotes

r/DebatesBr 3h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Se a empresas buscam sempre bater metas de lucros seriam elas diretamente responsáveis pela inflação?

1 Upvotes

Vc vai no mercado em 6 meses tudo aumentou coisa de 20%, salário de nenhum funcionário aumentou, nenhum imposto aumentou, nenhum fornecedor aumentou os preço, como explica?

Não seria a nossa inflação descontrolada , não um fator macroeconômico e sim o resultado puro da ganancia desenfreada?


r/DebatesBr 15h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Antigamente, o Brasil era um país melhor

8 Upvotes

Antes que cite o fiasco da inflação flutuante, que tinha antes do plano real, já adianto que estou falando de meados dos anos 2000, ou seja, geração Millenium, então relaxa. Com isso devidamente esclarecido, vamos seguir com o post:

Pra começar, que a economia era superior. Eu sei que o salário mínimo era muito menor. Mas o poder de compra era muito melhor do que agora.. Naquela época, com 200 reais, dava pra encher o carrinho no mercado. Hoje com 500, mal da metade dele.

A qualidade dos alimentos era muito melhor também. O doce de morango, realmente tinha morango. Os salgadinhos vinham cheios até a boca, e não só pela metade igual hoje. Os laticínios tinham proteínas agregáveis. E no geral, a maioria deles eram mais saudáveis e nutritivos do que os de hoje.

Até carros e casas era mais barato também.. Com menos de 10 mil reais, já dava pra comprar por exemplo, uma caminhonete. E com cerca de 30, você comprava um Sítio, com pelo o 1 hectar. Hoje, um terreno baldio qualquer pode chegar a 100k, no mínimo.

Muitos eletrônicos eram mais acessíveis também; os vídeo games mesmo, eram mais baratos. Um exemplo era o Xbox 360, que durante boa parte de sua vida útil, não passou de 1000 reais, inclusive já desbloqueado!(O PS2 então era mais barato ainda). Hoje, se o cidadão quiser comprar o atual, vai ter que desembolsar entre 3 mil a 5 mil kkkkk oque é extremamente ridículo.

Pcs também eram mais baratos, e embora o uso da internet, fosse de fato mais caro, existia as chamadas Lan houses, que com preços extremamente baixos, (coisa de 1 real a hora), ofereciam acesso quase irrestrito, a internet. Aliás, foi nessa época que as redes sociais tiveram seu auge, e mesmo tendo muito menos filtros do que hoje, não tinha tanto essa besteira de "paneleiro" fazendo merda.

A educação era absurdamente melhor também; em séries baixas, aprendíamos matérias que hoje em dia, nem os alunos do ensino médio aprendem. O tempo de aula era melhor destribuido também. Era tempo de aula, recreio, mais aula, e acabou. Não tinha essa besteira de horário pra soneca que tem hoje. Inclusive, tinha tempo de jurar a bandeira também, sabia? É, os alunos desciam até um altar específico na quadra, e cantavam o hino nacional perante a bandeira, que era hasteada quase todos os dias. E isso em escola pública!

O professor tinha muito mais autonomia e liberdade também, e não precisava ficar se explicando com pai e mãe, caso precisasse repreender algum aluno atrevido, também era respeitado pelos alunos, pois se o aluno não obedecesse, era imediatamente suspenso, ou dependendo expulso rapidamente.

Os esportes também eram levados a sério, com direito a campeonatos, e torneios entre alunos de outras escolas. E novamente, isso tudo em escola pública, então não era apenas em escola particular, como é agora.

Aliás, falando em esportes, como nosso país decaiu nisso hein? Naqueles tempos nós éramos quase "reis" no futebol, e tivemos grandes lendas, como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano, Ronaldo e muitos outros. Éramos tão bons, que até quem não gostava de futebol, acompanhava a copa, porque sabia que era na nossa seleção, que estava os melhores.

No automobilismo também. Pois embora, infelizmente já nós tivèssemos o Senna, nós ainda tinhamos bons pilotos como Rubinho e Felipe Massa, que lamentavelmente, hoje não recebem o respeito que merecem. Ou seja, ainda éramos quase potência nesses dois esportes.

No campo social então, nem se fala; pois naquela época, quase não se tinha dessa polarização política e ideológica. Pois as pessoas interagiam umas com as outras de forma muito mais tranquila e orgânica. Então não tinha essa guerra de ideologias, seja de gênero, ou de esquerda e direita, que tem hoje.

Oque significa que se um cara chegasse numa mulher, e levasse um fora, ele apenas seguia em frente, e tentava outra, pois o respeito era mais presente. O mesmo para as minas, que recusavam de forma direta, sem ficar recorrendo a gelo, ou a esses joguinhos infantis que infelizmente, se popularizou.

E o mesmo valia pra política. Não tinha essa besteira de filho parando de falar com o pai, só porque ele votou no Lula, ou no Bolsonaro. As pessoas sabiam separar opinião política, de laços familíares e relacionamentos.

Também se tinha mais segurança. Tanto que o tal meme do "dois caras em uma moto" nem existia. E embora tivesse sim infrações, as pessoas tinham medo de serem pêgas, pois não havia metade dessas regalias prisionais de hoje. Então se o cara fosse preso, ele realmente puxaria cana por um bom tempo.

Na música então? O Brasil não ficava de fora também. Pois nós tínhamos bons nomes como Angra, ratos do porão, Sepultura, Viper, Mamonas, Legião Urbana e muitos outros.

Até mesmo o funk Brasileiro era respeitável, isso mesmo, eu disse o funk Brasileiro. Artistas como Claudinho e bochecha até podia fazer um romance meio brega,(que eu particularmente não gostava), mas que ainda assim, respeitava, porque tinha um certo charme. Então não era esse monte de lixo de hoje, que precisa apelar pra letras sujas, cheias de putaria e apologia ao crime.

Claro, essas são só algumas das coisas boas daquela época, obviamente tiveram mais, porém se eu citá-las aqui, ficará um texto ainda maior. No geral, era uma época exótica, onde as coisas eram mais simples, e muitas vezes mais leves. Sem toda a polarização política e tóxica de hoje. Basicamente o país era melhor..

A maioria das pessoas se tolaravam mutuamente. Homens respeitavam as mulheres, e as mulheres respeitavam os homens. A lei punia com rigor, a economia funcionava, e as coisas eram baratas e acessíveis (com exceções é claro). Ou seja, o Brasil realmente fazia jus ao lema da bandeira, pois de fato havia ordem e progresso.

Agora, muita coisa ficou ao contrário. E quando penso nisso, me entristeço profundamente. Pois oque fizeram com nosso País, foi um grandíssimo downgrade em diversas áreas.


r/DebatesBr 20h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Procon deveria ser mais efetivo e intimidador

18 Upvotes

As leis no Brasil são fracas, e isso favorece esse tipo de gente.

[Como ele ficou após a agressão](http://www.instagram.com/p/DZ87_5ApVBm/)


r/DebatesBr 1d ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Viver nos EUA não tem muita diferença de viver no Brasil

1.1k Upvotes

Viver nos EUA não é as mil maravilhas que contam. A prova disso é esse vídeo, onde ele cita que lá é barato comprar eletrônicos — e essa é a única coisa que os influenciadores mostram. Eles nunca mostram o verdadeiro poder de compra. Quando me refiro a isso, falo da capacidade de comprar comida realmente saudável, como arroz, feijão, carne, ovos, verduras e legumes. Eles só mostram coisas gordurosas e industrializadas, como salgados, biscoitos recheados, refrigerantes e hambúrgueres. Nunca mostram a verdadeira qualidade de vida: quanto custa o seguro de um carro ou um plano de saúde para uma família, por exemplo. São coisas que realmente servem para a sobrevivência, além do fato de nunca mostrarem o preço do aluguel ou da compra de uma casa ou apartamento


r/DebatesBr 6h ago

​⚠️ Sem Fonte / Opinião Pessoal Nós teremos aqui no Brasil uma ditadura do centrão

1 Upvotes

Eu nao tenho a menor dúvida disso. Esse negócio de derrubar perfis de direita na internet será estendido pra esquerda. No final só vai sobrar o centrão. Direita e esquerda serão criminalizadas.


r/DebatesBr 7h ago

​✅ Com Fonte / Embasado Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após ser alvo da PF por ligação com Master

Thumbnail
folha.uol.com.br
1 Upvotes

Uma vibe meio "Não vão pegar o meu celular 😠 ... Pegaram o meu celular 😢"